A maioria dos reeleitos em 2018 governava estados do Nordeste. Entre os 10 que não se reelegeram, a maioria (seis) não conseguiu sequer ir para o segundo turno.
Nas eleições de 2022, alguns dos atuais incumbentes dos Executivos estaduais têm, inclusive, chances de vencer ainda em primeiro turno, como é o caso de Romeu Zema (Novo), em Minas Gerais. Segundo pesquisa Real Time Big Data, Zema soma 45%, ante 36% do principal adversário, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD).
Os 15 governadores que lideram as consultas de intenção de voto são:
Policiais civis da Delegacia de Narcóticos de Natal (DENARC) deflagraram, na tarde desta sexta-feira (16), a operação “Zona Livre”, objetivando reprimir o tráfico e o consumo de entorpecentes na orla do bairro de Ponta Negra, nesta capital.
A ação policial resultou nas prisões em flagrante de Diego Freire da Silva, de 39 anos, Danilo da Silva, de 23 anos, e Arthur Eduardo Pereira de Melo da Silva, de 26 anos, suspeitos da prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, bem como na condução de outras cinco pessoas que estavam fazendo uso de entorpecentes, contra as quais foram lavrados termos circunstanciados de ocorrência.
O trabalho investigativo, iniciado com base em denúncias anônimas, já havia identificado, em diversas oportunidades, a comercialização ilícita de drogas na orla de Ponta Negra pelos três autuados em flagrante delito, consoante registros captados por câmeras de segurança, com eles sendo apreendidas porções de maconha, cocaína e LSD.
A operação contou, ainda, com a participação da 2ª DP, 4ª DP, 15ª DP, Delegacia Especializada de Defesa ao Meio Ambiente e Atendimento ao Turista (DEMAATUR), Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (DEPID), Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (DEFUR), Delegacia Especializada de Falsificações e Defraudações (DEFD) e o Núcleo de Operações com Cães (NOC/PCRN).
As autoridades policiais responsáveis pela operação afirmaram que a Polícia Civil permanecerá com trabalhos permanentes no local para coibir as práticas delitivas apuradas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na noite dessa sexta-feira (16), a ampliação de uso da vacina da Pfizer para imunizar crianças de 6 meses a 4 anos de idade contra covid-19. A aprovação permite o início do uso da vacina no Brasil para esta faixa etária. A partir de agora, cabe ao Ministério da Saúde a decisão sobre a incorporação da vacina no plano de imunização, com o estabelecimento do calendário para as faixas etárias específicas.
Segundo a Anvisa, a avaliação teve início em 1º de agosto e contou com análise criteriosa da área técnica com a celeridade solicitada. Para vacina registradas, a decisão da ampliação de indicação de uso ou faixa etária é da área técnica. Somente produtos em uso emergencial precisam de deliberação das diretorias.
Para a avaliação da ampliação da faixa etária dessa vacina, a agência contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas de sociedades médicas, que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório.“O olhar de especialistas externos foi um cuidado adicional adotado pela Anvisa para que o uso da vacina por crianças fosse aprovado dentro dos mais rigorosos critérios, considerando, para isso, o conhecimento de profissionais médicos que atuam no dia a dia com crianças e imunização”, ressaltou a Anvisa.
Na lista de especialistas que participaram da avaliaram a ampliação do uso da vacina estão a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), além da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A vacina da Pfizer está registrada no Brasil desde o dia 23 de fevereiro de 2021. Em 16 de dezembro de 2021, a Anvisa já havia autorizado a indicação da vacina para a faixa etária de 5 a 11 anos.
A vacina para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas. A formulação da vacina autorizada hoje deverá ser aplicada em três doses de 0,2 ml (equivalente a 3 microgramas). As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose. A tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias.
“A vacina tem 12 meses de validade, quando armazenada a temperatura entre -90 °C e -60 °C. Uma vez retirado do congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2 °C e 8 °C durante um período único de 10 semanas, não excedendo a data de validade original”, explicou a Anvisa em nota.
Em seguida, vem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 36,9%. O estudo também mostra que o candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) está com 7%, enquanto a candidata pelo MDB, a senadora Simone Tebet figura com 6,4%.
Votos Brancos e nulos somaram 3,3% e indecisos 3,2%. Quando a pesquisa eleitoral faz uma projeção para o segundo turno, Jair Bolsonaro aparece vencendo Lula, com 46,4% contra 44,5% das intenções de votos.
A pesquisa ouviu 2.000 pessoas entre os dias 5 e 6 de setembro. Ela tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais. Segundo o Instituto Futura, entrevistas foram realizadas por telefone utilizando uma central assistida por computadores.
O prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB), participou de uma reunião política na noite desta sexta-feira (17)), no bairro das Quintas em Natal.
Álvaro destacou a parceria que vem tendo com a deputada federal Carla Dickson (União Brasil), através de recursos enviados por seu mandato para a capital potiguar.
“Carla merece o voto do povo, tem ajudado bastante Natal, e sem dúvidas, poderá ser a deputada mais votada do Rio Grande do Norte”, destacou o prefeito.
Ao todo foram mais de 18 milhões de reais destinados para Natal em diversas áreas como Saúde, Segurança, Esporte, Pavimentação de Ruas, Combate às Drogas Agricultura Familiar, Educação e Proteção à Criança e Adolescente.
O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), assumirá por quatro dias a Presidência da República em virtude de viagens internacionais de Jair Bolsonaro e do vice-presidente, Hamilton Morão. Terceiro na linha de sucessão presidencial, é a terceira vez que o congressista assume o cargo.
O presidente Jair Bolsonaro viaja neste sábado (17) para participar do funeral da rainha Elizabeth II, em Londres, no Reino Unido. A cerimônia será realizada na próxima segunda-feira (19).
Já o vice-presidente, Hamilton Mourão, viaja para Lima, no Peru, neste sábado. Ele fica no país até o dia 20. O segundo na linha de sucessão, presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) vai para Nova York, nos Estados Unidos.
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) responde pela Presidência do Senado, neste período. De acordo com a legislação, candidatos não podem assumir o posto de presidente da República nos seis meses anteriores ao pleito. Hamilton Mourão disputa uma vaga no Senado, pelo Rio Grande do Sul, e Arthur Lira tenta a reeleição ao cargo de deputado federal.
Agenda
Lira também vai participar no evento da ONU e retorna ao Brasil com a comitiva presidencial. Já o vice-presidente Hamilton Mourão viaja ao Peru no fim da tarde deste sábado (17) e, no domingo (18), deve se encontrar com o presidente Pedro Castillo.A agenda em Lima também deve ter uma reunião com a vice-presidente peruana, Dina Boluarte. No país vizinho o vice-presidente vai ainda participar da Expoalimentaria Perú 2022. A feira de insumos alimentícios terá produtores brasileiros.
A partir deste sábado (17), os candidatos que disputam qualquer cargo nestas eleições não podem mais ser presos, a não ser que seja em flagrante. A legislação eleitoral estabelece que a regra entre em vigor faltando 15 dias para o primeiro turno das eleições, marcado para 2 de outubro.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o objetivo da medida é evitar que prisões sejam utilizadas como manobras para prejudicar um candidato por meio de constrangimento político ou o afastando de sua campanha.
A lei também proíbe que nos cinco dias que antecedem as eleições, no caso, a partir de 27 de setembro, até 48 horas após o término do pleito, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, com o objetivo de garantir o direito ao voto para o eleitor.
A exceção é se ele for pego em flagrante ou existir contra ele uma sentença criminal condenando por crime inafiançável, como racismo ou tortura, ou, ainda por desrespeito a salvo-conduto.
A regra também vale para o segundo turno, marcado para o dia 30 de outubro. A partir do dia 15, nenhum candidato que disputar o segundo turno para presidente ou governador poderá ser preso ou detido, apenas em flagrante delito.
Em relação aos eleitores, ninguém poderá ser preso a partir de 25 de outubro até 48 horas após o encerramento da eleição, salvo se for pego em flagrante ou possuir condenação por crime inafiançável ou descumprir regras de salvo-conduto.
A Prefeitura de Parnamirim, por meio de uma força-tarefa que envolve as secretarias municipais de Limpeza Urbana (Selim), Meio Ambiente e Urbanismo (Semur) e Defesa Civil Municipal, iniciou um trabalho de limpeza das manchas de óleo que apareceram no litoral do município.
As equipes estarão atuando durante todo o final de semana e enquanto as manchas estiverem aparecendo. A orientação é de que as pessoas podem freqüentas as praias, mas que evitem entrar no mar.
As autoridades ambientais do estado ainda estão investigando a origem do material e se ele é do mesmo tipo que apareceu no litoral do estado no segundo semestre de 2019.
A ação da prefeitura é realizada em parceria com o Idema que montou uma cartilha com as principais orientações para os banhistas. De acordo com a cartilha, é recomendado não entrar em contato com o óleo e em caso de contato com a pele deve ser feita a higienização da área com gelo e óleo de cozinha.
Em caso de ingestão ou reação alérgica, a orientação é que se busque a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e em seguida entrar em contato com a prefeitura através do número 156 para informar a localização das manchas.
Comentários