O documento, que é uma espécie de mensagem à sociedade brasileira diante do cenário atual, ainda reitera “apoio incondicional” às instituições brasileiras que, segundo a entidade católica, são responsáveis “pela legitimação do processo e dos resultados das eleições.”
“A dinâmica da democracia nos coloca, mais uma vez, num processo eleitoral. Tentativas de ruptura da ordem institucional, veladas ou explícitas, buscam colocar em xeque a lisura desse processo, bem como, a conquista irrevogável do voto”, ressalta.
Um homem de 40 anos foi baleado dentro de uma igreja evangélica em Goiânia, nessa quarta-feira (31/9), após uma confusão que teria sido provocada por divergências políticas.
O caso ocorreu na igreja Congregação Cristã no Brasil (CCB), localizada no Setor Finsocial, bairro da região noroeste da capital goiana. O autor do disparo foi um cabo da Polícia Militar de Goiás (PMGO), que também frequenta o local, identificado como Vitor da Silva Lopes, 37.
As discussões entre os fiéis teriam começado há cerca de um mês, segundo parentes da vítima, depois que ele e um irmão passaram a se posicionar contra as falas políticas do líder da igreja. O pastor começou a pedir para que os integrantes da Congregação não votem em partidos “vermelhos”.
A vítima, Davi Augusto de Souza (foto), foi atingida por um tiro na perna. O caso aconteceu à noite, durante o culto evangélico. De início, houve tumulto e desespero, a celebração foi paralisada, mas logo em seguida o culto foi retomado e continuou, como se nada tivesse acontecido.
A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, sofreu um atentado em frente à sua casa em Buenos Aires, por volta das 21h de quinta-feira (1º).
De acordo com a Polícia Federal Argentina, um homem brasileiro, identificado como Fernando André Sabag Montiel, de 35 anos, foi detido. Ele é apontado pela polícia como o autor da tentativa de disparo.
Vídeos das pessoas que estavam na aglomeração ao redor da vice-presidente flagraram o momento em que um homem aponta a arma para a cabeça de Cristina e atira. Ela chega a levar as mãos para a cabeça, mas a arma falhou.
Segundo o presidente da Argentina Alberto Fernández, a pistola .380, tinha cinco projéteis e não disparou apesar de ter sido acionada.
Centenas de pessoas se reuniram próximo da casa de Cristina para demonstrar apoio. A vice-presidente está em meio a um julgamento por corrupção.
O presidente Jair Bolsonaro(PL) comentou sobre o veto do Tribunal Superior Eleitoral(TSE) em relação ao uso de celulares na cabine de votação. A Corte determinou que o eleitor, no dia da votação, terá de deixar o item em um local reservado antes de dirigir-se à urna eletrônica.
Em visita à Expointer – feira agropecuária em Esteio, no Rio Grande do Sul-, o mandatário ressaltou que as decisões do TSE prejudicam o “nosso lado”. “No meu entender é mais um abuso do TSE. Estão tomando mais medidas que prejudicam sempre o nosso lado. Lamentavelmente, o TSE tem agido desta maneira”, pontuou.
De acordo com resolução da Corte eleitoral divulgada na última quinta-feira, 1º, o eleitor que não aceitar deixar seu celular com o mesário antes da votação, será impedido de depositar seu voto. A polícia também poderá ser acionada em casos de confusão.
No local, Bolsonaro aproveitou para comentar a última pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha, em que o mesmo aparece na segunda colocação nas intenções de voto, com 32% da preferência do eleitorado, atrás apenas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT), com 45%. “Não acredito em pesquisas, mas o Datafolha ontem já falou que vai ter segundo turno. Se falou que vai ter é porque não vai. Vamos ganhar no primeiro turno”, declarou.
Os candidatos ao Senado Freitas Júnior (PSOL) e Rogério Marinho (PL) se desentenderam nos bastidores do debate da Band nesta sexta-feira (2). Na passagem do 2º para o 3º bloco, os dois começaram a trocar ofensas e quase saíram se agrediram fisicamente, enquanto Carlos Eduardo (PDT) e Rafael Motta (PSB) se preparavam para um embate.
Segundo apurou o PORTAL DA 98 FM, no momento da tensão assessores de Rogério Marinho tentaram entrar no estúdio da emissora, mas foram impedidos por funcionários da Band. A mediadora, Anna Ruth Dantas, interrompeu o debate para pedir calma aos candidatos.
“Candidatos, por favor! Estamos ao vivo. Peço que nós possamos manter a calma. Os candidatos que estão posicionados aqui e os candidatos que estão nos seus lugares de origem. Que possamos manter a calma. Este é um debate que quem vai ganhar é o eleitor”, disse Anna Ruth.
[VÍDEO] Freitas e Rogério se estranham nos bastidores do debate, e funcionários da Band precisam intervir
Na volta para o 3º bloco, os dois começaram a trocar ofensas e quase saíram se agrediram fisicamente, enquanto Carlos Eduardo e Rafael Motta se preparavam para embate. Veja: pic.twitter.com/gXSOtKWUuY
O candidato ao Senado Freitas Júnior (PSOL) provocou o adversário Carlos Eduardo Alves (PDT) logo no início do debate da Band nesta sexta-feira (2). O socialista perguntou ao ex-prefeito de Natal por que o candidato omite o sobrenome “Alves” do nome político.
[VÍDEO] Freitas provoca Carlos Eduardo: “Você tem vergonha da sua família, de Henrique Alves?”
O candidato ao Senado Freitas Júnior (PSOL) provocou o adversário Carlos Eduardo Alves (PDT) logo no início do debate da Band nesta sexta-feira (2). Veja: pic.twitter.com/oMIb47TCiq
Executivos da gigante americana Invenergy, a maior empresa global de capital privado de desenvolvimento e operação de projetos de energia sustentável, conheceram na quarta-feira (31), em Natal, os serviços e a infraestrutura disponíveis no SENAI-RN, em busca de soluções para o que chamam de “o grande desafio no mercado”: a oferta de profissionais qualificados/as para dar vazão à expansão do negócio.
“Nós temos grandes aspirações de crescer no Brasil e estamos buscando uma organização que nos dê o suporte necessário para treinar a força de trabalho existente e também para aumentar essa força de trabalho”, disse o vice-presidente executivo de Operações da companhia, James Raffarty. “Ainda é cedo para falar sobre números ou metas no país, mas, sem dúvida, nós queremos aumentar a equipe e o desafio, no setor, é encontrar gente qualificada”, acrescentou.
A Invenergy e as empresas afiliadas desenvolvem, possuem e operam em larga escala instalações de geração e armazenamento de energia limpa e renovável nas Américas, Europa e Ásia.
A operação no Brasil teve início em março deste ano, após aquisição da Alísios, empresa de serviços eólicos baseada no Rio Grande do Norte.
Qualificação
Em meio a atividades como inspeção de aerogeradores, comissionamento, operação e manutenção, a empresa quer expandir a atuação no mercado, cujo tamanho e tecnologias disponíveis já despontaram como “extremamente atrativos”, nas palavras do executivo.
A intenção, complementa o diretor de Operações Brasil, da Invenergy, Javier Pardiñas, é alcançar esse objetivo com investimentos em qualificação para a equipe já em campo e via contratação de novos técnicos de Operação & Manutenção (O&M).
“O propósito, com essa viagem e com as que estão por vir, é tentar compreender de maneira mais profunda onde nós estamos, como podemos expandir nossas operações, como podemos crescer no mercado e, também, entender a cultura de onde estamos operando”, acrescentou o diretor de Operações México da companhia, Miguel Catena, que também participou da visita. O objetivo, resume ele, é identificar in loco as particularidades da região para adaptar as políticas e padrões que nasceram na sede, nos Estados Unidos, à realidade local. Além da operação no Brasil, a companhia possui escritórios de desenvolvimento regional nos Estados Unidos, Canadá, México, Espanha, Japão, Polônia e Escócia.
Esta foi a segunda visita de representantes da empresa ao SENAI-RN, neste ano. Na primeira, realizada em julho, o vice-presidente, Asset Management e Country Manager no Brasil, Rodolpho Scheeffer, acompanhado de Pardiñas e do coordenador da companhia no país, João Manuel Sousa Camilo, já havia antecipado ao diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, e ao coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Antonio Medeiros, a necessidade de expansão do número de profissionais de nível técnico no estado para dar vazão aos planos de crescimento da companhia.
Na visita desta quarta, os executivos foram recebidos no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN pelo pesquisador líder do laboratório de Energia Eólica do ISI, Luciano Bezerra, pelo assessor especial da diretoria, Benilton Medeiros, pela coordenadora de educação, Rubia Lahm, e pela supervisora pedagógica do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN, Patricia Mello.
Rafael Motta, candidato a senador pelo PSB, demonstrou a coerência dos seus posicionamentos, fez um balanço da sua atuação parlamentar em defesa dos direitos dos trabalhadores e aposentados, além de trazer temas como juventude e diversidade durante debate da Band, realizado nesta sexta-feira (2). “Uma das pautas que acho mais necessárias no debate público hoje é a diversidade. Vivemos em um país plural e as políticas públicas precisam refletir isso”, comentou.
Rafael cobrou transparência do postulante ao Senado Carlos Eduardo em relação ao voto a presidente da República “Eu voto em Lula, Carlos vota em…” afirmou Rafael, ao que Carlos se negou a responder. “Se você não tem condições de externar quem é o seu candidato a presidente, como quer ser senador por oito anos? Um candidato que tenta enganar o eleitor sobre o voto de presidente já demonstra o quanto é pouco confiável”, comentou Rafael..
O debate da Band entre os candidatos a senador foi uma excelente oportunidade para Rafael se apresentar. “Você tem opção, não precisa votar no menos ruim”, afirmou Rafael. O candidato a senador informou que seu mandato é recordista em projetos, bem como destinou R$ 180 milhões para obras e ações em todo o Estado.
Nas suas considerações finais, Rafael convidou o eleitor a fazer uma reflexão. “Não se esqueça que o mandato de um senador dura oito anos. Queremos saber o que você quer do seu representante: uma pessoa que vai tirar os seus direitos, penalizar o aposentado, o trabalhador, a dona de casa, alguém que não tenha nem se quer um compromisso com o estado do Rio Grande do Norte ou alguém que defenda o povo potiguar, as pessoas que precisam ser ouvidas no parlamento brasileiro? Por isso que nós estamos aqui imbuídos do mesmo sentimento de trazer um pouco mais de justiça social para o povo potiguar”, afirmou Rafael.
Comentários