SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 29, 2022

Rio Grande do Norte está em alerta para possível chegada de óleo na costa

PRAIA DE PONATNEGRA-FOTO-DIVULGAÇÃO

Fragmentos de óleo encontrados em praias de nove cidades de Pernambuco geraram um alerta, dado os riscos ambientais que esse tipo de material representa ao ecossistema marinho e à população. Os primeiros registros ocorreram na última sexta-feira (26) na orla de Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, e o material foi recolhido pela  Agência Pernambucana do Meio Ambiente (CPRH) e Capitania dos Portos para análise. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) do Rio Grande do Norte, já estão sendo realizados monitoramentos geoespaciais no estado face a possibilidade de chegada dos fragmentos no estado pelas correntes marinhas.  

No sábado (27), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) de Pernambuco deu início ao monitoramento local e, no domingo (28), verificou a chegada de fragmentos do material ao litoral da Paraíba. O Ibama-RN informou que o monitoramento realizado pelo órgão na região potiguar ainda é precoce, mas já foram recolhidas amostras do fragmento de óleo que apareceram nos dois estados atingidos. No momento, elas estão em análise e o resultado deve ser concluído em relatório até o fim desta semana. 

De acordo com o Ibama-RN, o importante no momento é compreender do que se trata a substância recolhida, a fim de verificar se ela pode ou não significar uma emergência ambiental. A investigação do material está sendo realizada pela equipe do Instituto. Já no litoral de Pernambuco, a Semas local conta com o auxílio do Ibama  e da Marinha do Brasil. No boletim de domingo (28), foram encontrados fragmentos nos municípios de Serinhaém, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá e Goiana. 

Fonte: Portal Grande Ponto

Moraes autorizou operação contra empresários baseado em conversas de Whatsapp

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, divulgou nesta segunda-feira (29) a decisão que autorizou uma operação de busca e apreensão contra oito empresários bolsonaristas na semana passada. O documento cita um pedido feito pela Polícia Federal pela operação.

“Em virtude da presença de fortes indícios e significativas provas apontando a existência de uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleo de produção, publicação e financiamento e político absolutamente idênticos aos investigados no inquérito das milícias digitais, com a nítida finalidade de atentar contra a democracia. Por tanto, em face das circunstâncias apontadas é imprescindível a realização de diligências, inclusive com o afastamento de garantias, que não podem ser usadas como escudo para a prática de atividades ilícitas.”

A operação foi deflagrada após o portal Metrópoles revelar trocas de mensagens em um grupo de WhatsApp em que os empresários defendiam um golpe de Estado. Na decisão, Moraes cita os diálogos.

Segundo o ministro, a Polícia Federal também solicitou o afastamento do sigilo telemático e bancário dos empresários e a apreensão dos aparelhos celulares.

A PF afirmava que as medidas precisavam ser tomadas com celeridade, diante do “momento pré-eleitoral, de acirramento da polarização”. Segundo o pedido, as condutas podem resultar na adesão de voluntários.

CNN

43 motoristas são flagrados dirigindo sob efeito de álcool e três são presos neste final de semana no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

Três condutores foram presos nas rodovias do Rio Grande do Norte, neste final de semana (27 e 28/08), conduzindo seus veículos sob efeito de álcool, durante comandos de alcoolemia da Operação Rota Brasil 2022, que contou com o apoio da Polícia Civil.

A Operação Rota Brasil teve início em março deste ano e tem como objetivo intensificar as ações de policiamento com foco no enfrentamento qualificado à criminalidade, aumentando a segurança viária, prevenindo e reduzindo a gravidade dos acidentes de trânsito.

Neste final de semana, as ações foram direcionadas para a fiscalização de alcoolemia e contaram com o apoio da delegacia móvel da Polícia Civil. Foram fiscalizados 357 veículos e 421 pessoas, das quais 43 foram flagradas dirigindo sob efeito de álcool. Dos 288 testes de etilômetros realizados, três atingiram concentração igual ou superior 0,34 mg/l (miligrama de álcool por litro de ar alveolar), configurando crime de trânsito.

Na tarde do sábado (27/08), o primeiro condutor foi preso no km 295 da BR 304, em Macaíba/RN, após se envolver em um acidente, conduzindo uma motocicleta, com a qual colidiu na traseira de um automóvel. O condutor apresentava sinais visíveis de embriaguez que foi confirmada por teste de etilômetro com resultado de 0,96 mg/l. Durante revista pessoal dos condutores envolvidos no acidente, foi encontrada cerca de 5g de maconha com o condutor da motocicleta, que foi encaminhado para a Delegacia Central de Flagrantes por embriaguez ao volante e porte de droga para consumo.

Na madrugada do domingo (28/08), o segundo condutor foi preso no km 55 da BR 427, no município de Jardim do Seridó/RN. Após ser abordado trafegando com velocidade incompatível com a segurança e desobedecer ordem de parada, o condutor realizou teste de etilômetro no qual foi constatada a concentração de 0,8 mg/l. O condutor foi preso por embriaguez ao volante com perigo para a vida ou saúde de outrem, desobediência e trafegar com velocidade incompatível com a segurança.

O terceiro condutor, com 67 anos, foi preso em Natal/RN, na madrugada do domingo, no km 94 da BR 101, conduzindo um voyage sob efeito de álcool, com concentração de 0,52 mg/l, sendo encaminhado à Delegacia Móvel de Polícia Civil, presente no local.

A Operação Rota Brasil continuará, em ação integrada com outras instituições, até novembro de 2022, buscando o aumento da percepção de segurança nas rodovias federais.

Portal 96FM

Prefeitura dará ordem de serviço para consultoria sobre transporte de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), fará parceria com a Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) para elaborar um plano de melhoria e diagnóstico da real situação do transporte de Natal. A ordem de serviço para a consultoria será assinada pelo prefeito Álvaro Dias nesta terça-feira, 30, às 11 horas, no Palácio Felipe Camarão.

A Associação Nacional do Transporte Público (ANTP) deverá trazer técnicos para Natal e acompanhar dados operacionais, bilhetagem e também seus respectivos itinerários para que possa elaborar um plano de melhorias para o sistema. O prazo para a elaboração do diagnóstico é de 120 dias, contando da data de realização da primeira reunião de trabalho, que aconteceu no dia 23 deste mês. O investimento total na consultoria será de R$ 525 mil.

O contrato ainda prevê uma análise criteriosa do atual sistema e deverá propor melhorias no serviço atual ofertado para a população em regiões que perderam serviços de transporte. De acordo com a titular da STTU, Daliana Bandeira, “a consultoria irá trazer um diagnóstico do sistema atual, para que possamos melhorar serviços que sejam apontados durante o relatório”.

Juros para famílias e empresas sobem em junho, diz Banco Central

ECONOMIA, MOEDA REAL,DINHEIRO, CALCULADORA-FOTO-MARCELO CARSAL-AGÊNCIA BRASIL
 

As famílias e as empresas pagaram taxas de juros mais altas em junho deste ano, segundo as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas hoje (29) pelo Banco Central (BC). A taxa média de juros para pessoas físicas no crédito livre chegou a 51,5% ao ano, com aumento de 1,1 ponto percentual em relação a maio e de 11,7 pontos percentuais em 12 meses.

Nas contratações com empresas, a taxa livre cresceu 0,7 ponto percentual no mês e 8,1 pontos percentuais em 12 meses, alcançando 22,6% ao ano.

Para pessoas físicas, o destaque foi o cartão, com alta de 2,1 pontos percentuais no mês, alcançando 78,7% ao ano. No crédito rotativo, que é aquele tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão e dura 30 dias, houve aumento de 1,6 ponto percentual no mês, para 370,4% ao ano. Após os 30 dias, as instituições financeiras parcelam a dívida. No caso do cartão parcelado, os juros subiram 0,5 ponto percentual, para 173,2% ao ano.

Também influenciaram o aumento dos juros para as famílias as taxas do cheque especial, com alta de 1,3 ponto percentual (129,2% ao ano). e o crédito pessoal não consignado, que subiu 1,2 ponto percentual (87,5% ao ano). Os juros do cheque especial subiram 1,3 ponto percentual no mês para 129,2% ao ano.

No crédito livre às empresas, houve incrementos na maioria das modalidades, especialmente em capital de giro, alta de 1,3 ponto percentual, para 23,3% ao ano; cheque especial, aumento de 2 pontos percentuais, chegando a 316,9% ao ano; e desconto de cheques, que subiu 1,5 ponto percentual, alcançando 36,8% ao ano. Já o financiamento a importações caiu 3,7 pontos percentuais, para 8,8% ao ano, assim como o cartão de crédito, que teve recuo de 1,9 ponto percentual nos juros, para 29,9% ao ano.

Marcos do MLB sugere reforma urbana para acabar com déficit habitacional

MATEUS ROCHA/PORTAL PONTA NEGRA NEWS

Promover a reforma urbana a partir da regularização fundiária é uma das propostas do candidato a senador Marcos Antônio Ribeiro, conhecido como Marcos do MLB, Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas em Natal, para acabar com o déficit habitacional. Essa é a principal bandeira do candidato, primeiro a participar da série de entrevistas promovida pelo Sistema Ponta Negra de Comunicação com os 10 candidatos a senador pelo Rio Grande do Norte nas Eleições 2022.

Postulante ao Senado Federal pela Unidade Popular (UP), Marcos do MLB explicou que um dos motivos é que a Constituição diz que a propriedade privada é um bem alienável desde que cumpra seu papel social. “Temos muitos prédios vazios sem pessoas morando no centro da cidade e muitas pessoas sem casas”, declarou.

Além de ajudar a minimizar a falta de moradias, o candidato da UP afirmou que, se eleito, vai batalhar por todas as áreas sociais. Marcos citou a precarização das pastas da saúde e educação. “Quando os governantes fazem contratos de terceirização é uma forma de não investir no SUS que é um exemplo mundial. Nos últimos cinco anos os Institutos Federais perderam mais de R$ 21 milhões no orçamento. Se não pode investir na área ainda retira?”, pondera.

Marcos sugere a criação de Frentes Emergenciais de Trabalho em todas as áreas para os jovens de 18 a 25 anos como forma de gerar empregos e melhorar a economia do país. “Essas frentes melhorariam a insegurança alimentar, pessoas que vão dormir sem saber se terão alimento no café da manhã do outro dia”, disse.

Ponta Negra News

Fátima tinha mais força no governo Robinson do que Fábio Dantas, afirma Ivan Júnior

FOTO: REPRODUÇÃO

O candidato a vice-governador Ivan Júnior (União Brasil), integrante da chapa de Fábio Dantas (Solidariedade) ao Governo do Estado, afirmou nesta segunda-feira (29) que Fábio não pode ser responsabilizado por problemas da gestão do ex-governador Robinson Faria (2015-2018) porque ele não tinha “força” dentro da administração, apesar de ter sido vice-governador.

Em entrevista ao programa “Bom Dia RN”, da InterTV Cabugi, Ivan Júnior – que foi prefeito de Assu por dois mandatos – declarou que a atual governadora Fátima Bezerra (PT), na época senadora da República, tinha mais influência no governo Robinson do que o então vice-governador. Ele citou, ainda, que o próprio líder do governo na Assembleia Legislativa era do PT: o então deputado estadual Fernando Mineiro.

“Fábio nunca foi governador. Ele foi candidato e foi vice-governador. Não teve a gestão plena do governo, não teve a decisão. Se Robinson tivesse escutado Fábio Dantas, com certeza o rumo seria outro do governo. Em vez de escutar Fábio, foi escutar Fátima”, afirmou Ivan Júnior.

“Fátima era senadora, ligada a Robinson. O líder do governo era do partido de Fátima. Fátima tinha mais força no governo de Robinson do que Fábio. Se Robinson tivesse dado oportunidade de escutar a experiência que Fábio tem, com certeza o caminho era outro”, destacou o candidato a vice.

Durante a entrevista, Ivan Júnior criticou também a gestão da governadora Fátima Bezerra nas áreas de segurança pública e saúde e prometeu inovação na administração pública.

Portal 98 FM

Fecomércio RN entrega pleitos para o candidato Styvenson Valentim 

FOTO: DIVULGAÇÃO

A terceira etapa do “RN em Foco – Debatendo o Futuro da Economia Potiguar” ocorreu nesta segunda-feira, 29, no Hotel Escola Senac Barreira Roxa, em Natal. A iniciativa do Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte foi marcada pela entrega do documento que contém os principais pleitos do segmento do Comércio, Serviços e Turismo do RN ao candidato Styvenson Valentim, que concorre à disputa para o Governo do Estado nas eleições deste ano, pelo partido Podemos. 

No ato da entrega, o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, frisou a contribuição do setor para o fortalecimento da economia potiguar, responsável por mais de 75% do PIB e do ICMS recolhido no estado.

“Os nossos setores dependem fortemente de condições econômicas que podem e devem ser fruto de ações de governo. Essas ações precisam dar suporte para que possamos enfrentar um cenário que atualmente é bastante desafiador”, frisou o dirigente da Federação.

Queiroz também pontuou que o Rio Grande do Norte tem cerca de 210 mil empreendimentos optantes do Simples em todos os segmentos econômicos. “Estas empresas são as que mais empregam e geram renda no estado”, concluiu.

O documento também apresenta dados sobre os principais segmentos econômicos do Rio Grande do Norte, para que o futuro gestor possa aplicá-las nas áreas de gestão, segurança pública, turismo e empreendedorismo.

Ao falar para os empresários, Styvenson Valentim citou o Comércio como um dos principais setores econômicos geradores de emprego. “Sempre acreditei que a verdadeira área que promove empregos é a de vocês. Não dá para pensar em investimento sem pensar no segmento do Comércio e Serviços”, frisou o candidato.

O momento contou com a realização de perguntas, feitas pelos líderes empresariais presentes no encontro, ao candidato Styvenson, sobre as áreas contempladas no documento. O candidato falou da necessidade de uma “reforma legislativa e tributária”, argumentando que o estado necessita ter retorno financeiro com a revisão dos tributos arrecadados.

“Também é necessário rever todos os incentivos fiscais, aplicados até hoje, para saber se realmente esse investimento foi devolvido”, disse.

Os pleitos apresentados pela Fecomércio RN também incluem duas iniciativas propostas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços Turismo (CNC). Trata-se da “Agenda Institucional do Sistema Comércio” e o resultado do projeto “Vai Turismo – Rumo ao Futuro”, com foco no setor do turismo potiguar, principalmente após o impacto da pandemia.

O evento contou com a presença de presidentes dos sindicatos filiados à Federação, diretoria da entidade, empresários e representantes de instituições ligadas ao setor de Comércio, Serviços e Turismo.