A RedeTV! decidiu cancelar o debate presidencial marcado para o dia 2 de setembro. O programa seria transmitido em formato de pool, em parceria com os portais Metrópoles e O Antagonista. A informação foi confirmada à reportagem pela assessoria de imprensa da emissora. Como a Jovem Pan mostrou, a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) procurou a empresa na noite da terça-feira, 23, para informar a decisão do chefe do Executivo federal de não comparecer. Um integrante da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto, disse à Jovem Pan que o petista também não comparecerá. Em razão da ausência dos candidatos mais bem colocados nos levantamentos divulgados até o momento, o debate foi cancelado. De forma oficial, porém, a RedeTV! se limitou a dizer que o cancelamento ocorre “porque não houve a confirmação de todos os convidados”.
Está marcado para o domingo, 28, o primeiro debate presidencial da campanha eleitoral. O programa será transmitido por um pool de veículos, formado por todos os canais de rádio e televisão do Grupo Bandeirantes, além do portal UOL, o jornal Folha de S. Paulo e a TV Cultura. A campanha de Bolsonaro ainda não decidiu se irá comparecer. Lula, por sua vez, deve comparecer. Aliados do petista, no entanto, destacam que a presença do ex-presidente não está condicionada à participação do atual presidente da República. Os dirigentes do PT admitem, porém, que o ex-mandatário do país se beneficiaria da ausência de seu maior opositor. “Lula sem Bolsonaro no debate é ponto para o Lula falar sozinho para milhões de brasileiros. E ainda [dá a oportunidade de] dizer que o Bolsonaro foge do debate”, disse à reportagem um interlocutor do ex-presidente.
O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 119% nos casos de violações dos direitos das crianças no primeiro semestre de 2022. Os dados, levantados pelo Instituto Santos Dumont (ISD), a partir do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH), confirmam a escalada da violência contra as crianças que vem sendo registrada há pelo menos dois anos no Brasil.
O RN segue uma tendência nacional de aumento dos casos de violações. Em todo país, o primeiro semestre de 2022 registrou um aumento de 125% nesses casos em relação ao primeiro semestre do ano anterior, de acordo com a plataforma. Segundo especialistas, esse cenário tem sido reforçado pelo contexto da vulnerabilidade socioeconômica crescente no Brasil desde o começo da pandemia da Covid-19.
Em números absolutos, o RN teve 4.911 violações registradas até junho de 2022. No mesmo período de 2021, 2.235 casos foram registrados. Nacionalmente, 98.035 violações foram computadas em 2021, ao passo que 221.079 aconteceram em 2022 de acordo com a plataforma federal. O número de violações não foi o único que apresentou crescimento: as denúncias no Rio Grande do Norte foram de 555 em 2021 para 958 em 2022, um aumento de 72.6%.
Uma possível explicação para o aumento de denúncias e violações registradas, segundo a preceptora assistente social do ISD Alexandra Lima, é a flexibilização das medidas de isolamento, que possibilitou às crianças ter mais contato com agentes terceiros, como profissionais da educação, amigos ou outros familiares. O aumento dessa socialização de potenciais vítimas permite que a atenção sobre esses casos aumente e chegue aos órgãos responsáveis.
As violações dos direitos humanos da criança consistem em qualquer interferência que se comete contra a integridade física e psíquica, desde maus tratos físicos até a omissão do cuidado que seria necessário para que a criança tenha um desenvolvimento saudável, explica Alexandra Lima. Os casos de denúncias e violações registradas contra esse grupo, atualmente maiores que os índices para adolescentes e idosos, surgem em um contexto mais amplo, que ultrapassa a violência em si.
Como denunciar
Ao perceber que uma criança está sofrendo violência, maus tratos, ou omissão de algum tipo, denuncie por canais de denúncia anônima, como o Disque 100, que é gratuito, ou por órgãos especializados, como Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e Delegacia de Defesa da Criança e do Adolescente.
Abaixo, listamos os canais e contatos de atendimento e denúncias:
Para denúncias anônimas, disque 100
Delegacia Especializada na Defesa da Criança e Adolescente do RN
(84) 3232-6184
Conselho Tutelar Natal Zona Norte
(84) 3232-7789
Conselho Tutelar Natal Zona Sul
(84) 3232-8458
Conselho Tutelar Parnamirim
(84) 3644-8326
Conselho Municipal dos Direitos Criança Adolescente – Natal
(84) 3223-3333
Conselho Municipal dos Direitos Criança Adolescente – Parnamirim
Rafael Motta, candidato a senador pelo PSB, destacou em entrevista, que o voto para o Senado é livre e que sua campanha será pautada em propostas para o Rio Grande do Norte. As declarações foram dadas aos comunicadores Artur Dutra e Patrícia Ferreira, no programa Jornal da Manhã, da Jovem Pan Natal, nesta quarta-feira (17).
Sobre a liberdade do eleitor na escolha pelo senador, Rafael pontuou que “o voto do Senado é um voto livre. Talvez o voto mais crítico. É onde o eleitor às vezes não sabe quem são os candidatos ainda e, de repente a campanha começa, e ele começa a se interessar. Nós temos pesquisas mostrando o nosso potencial de crescimento muito grande. A gente precisa divulgar nossas propostas e as pessoas saberem que somos candidato”.
O candidato do PSB lançou o programa #RN2030, sendo o primeiro candidato ao Senado a fazer uma campanha propositiva. “É um apanhado de compromissos baseado no que a gente escuta pelo Rio Grande do Norte, dentro do RN 2030. São dez compromissos públicos contra a retirada de direitos, as parcerias com as prefeituras e o Estado de um modo geral, a questão da saúde mental, a reindustrialização, a atenção à nossa juventude, a diversidade, a valorização da cultura, a questão das chuvas e das estiagens. São compromissos públicos para trazer um pouco mais de eficiência para o Rio Grande do Norte. Somos um Estado pequeno, mas temos tantos potenciais que não são desenvolvidos, também, por falta de debate mais aberto no Senado Federal”, argumentou Rafael.
Na opinião de Rafael, é necessário discutir o papel de um senador e sua proximidade com a população. “A nossa ideia é aproximar o Senado da população, trazer um pouco mais de oxigênio, de diálogo e de presença. São oito anos de mandato e nós precisamos saber como vai se comportar cada senador, se ele realmente vai ter compromisso com o Estado, se vai estar presente nos municípios, se ele vai saber quais dificuldades passam as regiões. Esse embate gratuito, de picuinha entre candidatos A, B ou C, não cabe no momento”, comentou.
Ainda na entrevista, a respeito das pesquisas eleitorais, Rafael disse ser importante focar nos percentuais de indecisos, entre 40% e 50% na maioria das sondagens para o Senado, e de rejeição, na qual ele apresenta o menor percentual entre os três candidatos melhor colocados nas intenções de voto.
Com estoque de sangue em baixa, o Hemocentro do RN (Hemonorte) está convocando doadores e a população em geral para abraçar esta causa. No momento a unidade conta com apenas 400 unidades, estando os tipos sanguíneos O-, A+, B-, AB+ e AB- em estado crítico.
Para ser doador, é preciso ter entre 16 e 69 anos, (Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal), pesar mais de 50 quilos, estar com boa saúde, estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis.
Os interessados em doar sangue devem se dirigir à sede do Hemonorte localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol ou ao Posto de coleta no Partage Norte Shopping.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) apresentou, nesta quinta-feira (25), o protótipo do Selvagem Elétrico, o primeiro buggy elétrico concebido no Brasil para uso em regiões de dunas.
A apresentação foi realizada no Workshop Brasil-Alemanha de Veículos Elétricos, promovido presencialmente, em Natal, na Casa da Indústria, e transmitido ao vivo no canal HIT – Hub de Inovação e Tecnologia, no YouTube. (Clique aqui para assistir)
“O buggy está criado. Concluímos a etapa de montá-lo e fazê-lo rodar”, disse Rodrigo Mello, diretor do departamento regional do SENAI-RN, do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI.
“Estamos lançando o produto hoje e segue, agora, o processo de evolução do carro, com testes, análises de desempenho e a definição da política comercial por parte da Selvagem”, complementou.
O desenvolvimento do projeto é realizado em parceria com a indústria de veículos Selvagem, como parte do Projeto Verena, que o SENAI-RN e o CTGAS-ER executam, desde 2018, no Brasil, com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade de Trier (EIC Trier), da Alemanha.
O projeto do veículo é liderado pelo CTGAS-ER, e realizado em parceria com especialistas alemães e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Competitividade
O presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo, destacou, no início do Workshop, que o Rio Grande do Norte tem nas energias renováveis uma nova fonte de força para a economia e que ver o primeiro carro desenvolvido no estado movido à eletricidade é motivo de orgulho.
“O papel da FIERN (Federação das Indústrias do estado) é provocar o desenvolvimento e espero que a gente possa transformar essa energia em mais competitividade para as indústrias e benefícios para as pessoas”, disse ele.
Rodrigo Mello, do SENAI, ressaltou que a sociedade vive um momento de mudanças, que isso demanda produtos diferentes e mais sustentabilidade – o que também se aplica à indústria de veículos. “Isso virou ponto de competitividade”, frisou.
Andreas Dohle, consultor da EIC Trier, por sua vez, ressaltou a importância da proximidade de instituições que promovem pesquisa e inovação tecnológica com a economia e que o projeto é “um ponto de partida” nesse sentido. “Quando a gente faz projetos desse tipo a gente cria provocações para que a realidade aconteça”, disse ele, no evento.
Zanarde Neves, sócia-proprietária da Selvagem, definiu o desenvolvimento do buggy elétrico como “uma conquista revolucionária e inovadora”. “E não vamos manter o projeto na prototipagem. Vamos levá-lo adiante”, antecipou.
O veículo, agora montado, segue em fase de testes e uma das perguntas que deverá ser respondida no decorrer do projeto é o preço estimado do modelo.
A expectativa, segundo a indústria, é incluir o veículo na linha de produção e enviar o novo Selvagem – assim como ocorreu com o convencional – não só para outros estados do Brasil, mas também para o exterior.
O Selvagem Elétrico
O carro tem velocidade máxima estimada em 120 quilômetros por hora (Km/h). A autonomia, no atual estágio do projeto – ou seja, a distância que conseguirá percorrer com baterias cheias, antes de precisar de recarga – é estimada em 100 km. A partir dos testes que serão realizados e de possíveis alterações futuras no veículo, o número poderá ser elevado.
“Esse é um protótipo, um estudo inicial que será desenvolvido. Vamos estudar e ver as melhorias necessárias”, disse o coordenador do projeto no CTGAS-ER, Davinson Rangel.
O carregamento do buggy é possível em tomadas domésticas, com necessidade de 3 a 4 horas para uma recarga completa.
Capacitação
O projeto de desenvolvimento nasceu em 2020 e tem previsão de conclusão no final de 2023, diz Rodrigo Mello, diretor do SENAI. “Nós esperamos ter um carro capaz de cumprir toda a rota de turismo que hoje os passeios fazem, com o mesmo conforto e desempenho que originalmente as unidades do Selvagem possuem”, acrescenta.
O desenvolvimento teve largada com um período de capacitações da equipe, promovido pela Alemanha.
Agora, a experiência gerada com o projeto alimenta a construção de outra iniciativa, de olho no setor: o primeiro curso de formação profissional do Brasil em conversão de veículos elétricos. O programa de capacitação está sendo concebido no CTGAS-ER.
Expansão alemã
Os professores alemães Norbert Sudhoff e Thomas Brack, que ajudaram a treinar a equipe e também puseram a mão na massa na fase de montagem do buggy, participaram do Workshopp destacando o desenvolvimento da eletromobilidade da Alemanha na indústria, no comércio e na formação profissional.
O crescimento, segundo Sudhoff, ocorre de forma expressiva, especialmente a partir de 2017, com tendência de ritmo acelerado também nos próximos anos. Hoje, acrescentou ele, há filas de espera por carros elétricos no país. “É preciso esperar um ano para receber um carro elétrico. É um mercado excepcional”, disse.
Brack, por sua vez, frisou que a tecnologia passa por mudanças e a formação de profissionais no país acompanhou esse movimento, mas há desafios.
“Há ‘cabeças de gasolina’ que ainda precisam se adaptar às novidades tecnológicas e a trabalhar em alta voltagem”.
O Workshop Brasil-Alemanha de Veículos Elétricos contou com a presença do Cônsul Honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert, de diretores da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, de representantes de indústrias e de instituições de ensino e pesquisa.
Gilson Piovesan, Global Head of Commercial eMobility da WEG, André Pinto, Diretor de Operações do Grupo PGPRIME, Paulo Rocha, da Buda Motors Mitsubishi, e José Antonio de Souza Brito, Gerente Corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Neoenergia, participaram de painéis inseridos na programação do evento.
Dados técnicos do Selvagem Elétrico
Autonomia estimada: 100 km
Velocidade máxima de 120 km/h
Potência do Motor: 23,5 kW, aproximadamente o dobro da potência existente em kits de conversão de veículos disponíveis no mercado para carros de passeio.
Potência da bateria: 11.2 kW
Vantagens
Redução de ruído;
Redução no custo com manutenção;
Economia no gasto com combustível de 80% em relação ao veículo a combustão;
Uma jovem turista entrou em pânico ao se deparar com um sósia do cantor Michael Jackson em um bar da cidade de Agia Napa, no Chipre. Tudo porque, segundo compartilhado pela irmã da moça no TikTok, ela “tem fobia” do Rei do Pop.
“Nossa primeira noite em Agia Napa piorou”, diz a legenda da publicação na rede de vídeos curtos.
A música não poderia ser a mais apropriada para a situação totalmente inusitada, o clássico Thriller (1982).
Ruby Marriott, como a jovem se identifica no TikTok, também postou sobre o incidente no perfil mantido por ela: “Há um tributo a Michael Jackson, e estou apavorada”, admitiu.
Segundo Ruby Marriott, o trauma surgiu aos 5 anos, quando sua irmã e seu primo mostravam vídeos assustadores sobre o cantor, além de teorias da conspiração que negavam sua morte. Para ela, o que mais lhe dá medo é a música “Thriller”.
“‘Thriller’ é a música que mais me assusta, principalmente por eu ter assistido ao videoclipe quando eu era mais jovem”, acrescentou. O clipe foi lançado em 1983 e o astro aparece como um zumbi.
A britânica também relembrou que o medo era reforçado pela família. Como falavam bastante de Michael Jackson, a mulher teve diversos pesadelos. “Todas as noites, durante três semanas, eu tive o mesmo pesadelo dele saindo do guarda-roupa e vindo atrás de mim enquanto eu dormia. Foi horrível!”.
Woman with a phobia of Michael Jackson goes viral after a tearful reaction to an impersonator. pic.twitter.com/kR7U30yjgn
(Da redação do BLOG do FM) – Após ser inocentada pela justiça, a ex-prefeita de Natal Micarla de Sousa, fez uma desabafo durante a apresentação do Jornal do Dia exibido pela Tv Ponta Negra. O pronunciamento foi feito na tarde desta quinta-feira (25).
Em uma decisão publicada na noite desta quarta-feira (24), os desembargadores da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte negaram um pedido do Ministério Público e mantiveram a absolvição da ex-prefeita na época filada ao PV, além de outras quatro pessoas. Os magistrados foram unânimes na decisão. Micarla e os outros réus eram acusados de improbidade administrativa no aluguel de um prédio onde funcionou um hotel para sediar as secretarias municipais de Saúde e Educação.
Fui absolvida, totalmente absolvida, a justiça foi feita”, declarou Micarla de Sousa.
Veja o pronunciamento na íntegra no vídeo a baixo.
O trecho da Romualdo Galvão, entre as avenidas Amintas Barros e Miguel Castro, está ganhando um canteiro central. O trabalho faz parte de uma série de correções e adequações viárias que estão sendo realizadas na cidade com objetivo de minimizar os acidentes e conflitos viários.
De acordo com o órgão, mesmo com a sinalização com faixa dupla informando sobre a proibição de conversão à direita a partir do cruzamento com a avenida Amintas Barros, os motoristas insistiam em desobedecer a sinalização.
“Agora com o canteiro central e o trabalho de arborização de todo esse trecho, a expectativa é que o fluxo de veículos siga pacificado, sem conflitos, nos dois sentidos da via”, destaca o diretor de Planejamento da STTU, Newton Filho.
A via é um dos principais corredores viários de grande fluxo e que liga importantes regiões da cidade. O objetivo da obra é disciplinar o trânsito e aumentar a segurança viária, uma vez que o local já foi cenário de inúmeras imprudências e acidentes.
Comentários