O candidato ao Senado pelo PSB, Rafael Motta, tem incluído em seu discurso pelo interior do Rio Grande do Norte o pedido de voto para o que ele chama de “chapa do coração”, com Lula para presidente, Fátima Bezerra para o Governo e ele para o Senado.
No discurso que tem repetido em diversos municípios, Rafael afirma que “essa é a chapa que as pessoas querem votar, porque enxergam sintonia e sabem que a parceria será firme e duradoura”.
Rafael também tem dito que o RN está prestes a ter o “alinhamento completo durante todo o mandato”, com Presidência, Governo e Senado compartilhando os mesmos objetivos.
O discurso feito por Rafael encontra eco no fato de muitos eleitores da governadora terem simpatia pela sua candidatura e por ele ser o único candidato ao Senado que acompanha a chapa Lula-Alckmin no RN.
O prefeito Álvaro Dias reuniu na tarde desta segunda-feira (22) a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME), arquitetos e outros técnicos, para detalhar o projeto da Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen. A escola terá modelo diferenciado de ensino público, sendo também a primeira instituição com estrutura auto-sustentável do Município e a maior em estrutura da rede pública de Natal.
Na concepção da futura unidade educacional, a proposta é também implantar um programa-piloto de incentivo à leitura. Para auxiliar no projeto, será construída a maior biblioteca pública de Natal. Além disso, serão disponibilizados para os alunos serviços médicos, odontológicos e três refeições. A Escola Municipal de Tempo Integral Padre Tiago Theisen será construída na comunidade Alto da Torre, no bairro da Redinha, Zona Norte, numa área de 20 mil metros quadrados.
“Vamos construir uma escola que será referência no país, capaz não apenas de preparar os estudantes, mas também de integrar e beneficiar toda a comunidade da região”, disse o prefeito Álvaro Dias. O gestor anunciou ainda que a biblioteca da futura escola será aberta ao público externo. “Teremos a nossa primeira Biblioteca Municipal no acesso público, para atender estudantes de todas as escolas e a população”, acrescentou.
Quando ficar pronta, a unidade de ensino irá atender a estudantes da Educação Infantil (grupos IV e V), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos matriculados no programa EJA. Na parte educacional, a secretária municipal de Educação, Cristina Diniz, ressaltou a proposta de ampliação do ensino para outras línguas, como inglês e espanhol, e para o sistema Libras, assim como o programa-piloto de incentivo à leitura.
A estrutura terá blocos de salas do ensino fundamental, multimeios, salas do ensino infantil, área de convivência e administrativa. Será dotada de equipamentos de energia solar e sistema de reuso da água em jardins, além da criação de uma grande área verde. “Ampliamos o projeto para integrar um mini-bosque à área construída”, explicou o prefeito Álvaro Dias. Os recursos para a obra virão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e da própria Prefeitura de Natal.
O prefeito também explicou a decisão dar à escola o nome do Padre Thiago Theisen, falecido em outubro do ano passado. “Tomamos a decisão de prestar uma justa homenagem ao saudoso Padre Thiago Theisen, como reconhecimento ao grande trabalho social que ele realizou ao longo da vida, em doação às pessoas menos favorecidas”.
A partir das 10h desta quarta-feira (24), o contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até o fim de maio poderá consultar o quarto dos cinco lotes de restituição de 2022. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Ao todo, 4.462.564 contribuintes receberão R$ 6 bilhões. Desse total, R$ 265.909.045,61 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 7.855 idosos acima de 80 anos de idade; 60.575 entre 60 e 79 anos; 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
O restante do lote será destinado a 4.362.766 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 30 de maio deste ano.
O dinheiro será pago em 31 de agosto. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal da internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.
Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio para diminuir os efeitos da pandemia da covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.
A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
A unidade móvel de atendimento odontológico do Serviço Social do Comércio (Sesc RN) estará, a partir desta sexta-feira, pelos próximos 90 dias no município de Tibau, a 40 quilômetros de Mossoró, realizando tratamento em saúde bucal gratuito à população. Com apoio do Sistema Fecomércio, o OdontoSesc tem a meta de realizar 4.800 atendimentos ao público, entre tratamentos dentários e ações educativas.
A instalação ocorrerá no dia 26 de agosto, às 11 horas, na Rua do Pargo, 76 – Centro, em frente à prefeitura Municipal de Tibau. Os agendamentos terão início no mesmo dia e seguem enquanto houver vagas, nas segundas-feiras, das 13h às 19h e de terça a sexta-feira, das 7h às 13h.
O serviço é extensivo para toda a população, oferecendo vagas para procedimentos que envolvem tanto a parte curativa, como as restaurações e extrações dentárias, quanto a preventiva. Além dos atendimentos, a unidade móvel fornece também o acesso a informações sobre diversas áreas da saúde. A expectativa é que sejam realizados 2.800 atendimentos odontológicos e 2.000 ações educativas abordando temas como pressão arterial, diabetes, obesidade, fumo, álcool, entre outras.
A OdontoSesc é uma unidade móvel equipada com aparelhos de ponta. Possui quatro consultórios, sala de esterilização, de escovação e de raios-X com revestimento, som ambiente e acessibilidade. A estrutura permite a capacidade para 53 atendimentos diários. Um dos diferenciais do serviço oferecido é que os pacientes recebem o tratamento completo, independentemente do número de consultas que sejam necessárias. Entre 2001 e julho de 2022, a OdontoSesc realizou cerca de 646 mil atendimentos, entre procedimentos clínicos e atividades curativas, em 34 cidades potiguares.
“Se a gente não muda a cultura de tratamento ao sexo feminino, os homens vão achar que ainda são proprietários, que ainda podem controlar vocês. O problema da violência contra a mulher é cultura. Começa até pelas músicas que chamam vocês de cachorras”. Esta foi uma das declarações de Styvenson Valentim, candidato ao governo do Rio Grande do Norte pelo Podemos, em entrevista à jornalista Micarla de Sousa, apresentadora do Jornal do Dia 1ª Edição, nesta terça-feira (23), durante a rodada de entrevistas com os governadoráveis realizada pelo Sistema Ponta Negra de Comunicação. O candidato fez essa colocação após ser questionado sobre as propostas para combater a violência contra a mulher e sobre uma declaração feita anteriormente sobre o caso de uma mulher potiguar que tinha sofrido violência do marido e na época, o senador disse que precisavam saber o que a mulher tinha feito para merecer aquilo.
Styvenson Valetim afirmou que o intuito dele ao fazer aquela declaração era de realmente saber o que houve. “Naquela operação era um questionamento sobre o que tinha acontecido. Precisamos descobrir a origem desse tipo de violência, que começa com a cultura como já falei. Existe uma série de músicas depreciativas e vocês não falam nada, não têm impacto nenhum”, destacou.
Ressaltando essa questão de cultura e educação, o candidato reforçou a importância da escola cívico-militar na formação do cidadão e defende a implantação desse modelo em sua proposta de governo.
Sobre o horário eleitoral e o tempo de espaço na televisão, que ele abdicou, Styvenson explicou que abriu mão dos 19 segundos para ser coerente com seu posicionamento. “Coerência é o que se busca na política, não é que se vê aqui nesse chiqueiro”, afirmou o candidato.
Styvenson afirmou que a solução para todos os problemas públicas está dentro deles mesmo. “Se olharmos a disposição orçamentária do nosso estado, vamos enxergar que o peso está no próprio custeio da máquina pública”, destacou. O candidato explica que a primeira providência a ser tomada se eleito é a racionalização da estrutura administrativa do estado. “Vamos fazer uma reorganização administrativa, que passa por uma redução ou readequação do número de secretarias”, ressaltou.
Os trabalhos originais realizados por artesãos de Natal, através do projeto Lugares de Charme para a repaginação da loja Natal Original, serão apresentados pela primeira vez e em formato inédito no “Desfile Original é Ser”. Com apoio da Prefeitura de Natal, a apresentação acontece na próxima quinta-feira (25), das 15h às 17h, no Jardim do Convento Santo Antônio, Cidade Alta. A entrada é gratuita mediante doação de 1kg de alimento não perecível para a própria comunidade religiosa.
O desfile é resultado dos trabalhos desenvolvidos a partir da implementação da metodologia autoral “Ser Especiário” da designer social Cris Ribeiro, que por meio da economia criativa valoriza artesãos e artistas imprimindo suas próprias histórias em cada objeto. Nesta primeira edição, estão sendo contemplados os artesãos da “Loja de Artesanato Natal Original”, projeto que tem o apoio da Prefeitura de Natal por meio da Semtas – Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e do Sebrae-RN. A realização do desfile, por sua vez, conta com o apoio da Prefeitura por meio da Funcarte/Secult, Semtas, Loja Natal Original, Convento Santo Antônio (Igreja do Galo) e Restaurante Camarões.
“Esse projeto é de suma importância para o artesanato da cidade do Natal, e estamos resgatando a história da nossa cidade, sua essência e suas características de como SER Natal. O nome do projeto já fala de como é importante o que estamos fazendo em parceria com os lugares de charme. Estamos gerando emprego e renda, fomentando o artesanato natalense e empreendedorismo”, afirma a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.
Coleções
Serão três coleções de produtos de moda, acessórios, decoração e utilitários: A coleção “Certidão de Nascimento” tem peças inspiradas nos marcos da história da cidade, como a Cidade Alta e suas construções históricas representadas principalmente pelas janelas. A segunda coleção é “Ore Potiguara”, na qual honra os Tupis Potiguares, povos originários desta terra. Esta coleção teve consultoria da comunidade Gamboa do Jaguaribe. E a coleção “POP”, que situa Natal como cidade receptiva, urbana, solar e colorida. Assim, Luís da Câmara Cascudo e Newton Navarro, dois nomes da arte e da cultura, estarão presentes também com sua arte e escrita.
“Os produtos foram inspirados na originalidade do Ser Natal, resgatando memórias da sua história junto à sua colonização e sua personalidade identitária como POP, multiplural, colorida e autêntica na sua forma de existir”, comentou Cris Ribeiro. Para o titular da Secult, Dácio Galvão, é uma “reafirmação etnológica dos fazeres de atores históricos que estruturam a identidade de Natal, com os artistas sendo marca de territórios criativos locais”, analisou.
Grafite e música
O “desfile performático” será conduzido pelos músicos autorais Carlos Zens, Fernandinho Regis, Valério Felipe e Gilson do Acordeon, com um repertório especial, conceitual, inspirado nas temáticas das coleções que serão apresentadas. Um cenário vivo irá conectar grafiteiros, artesãos, atores e músicos, em uma interação harmônica, a partir das inspirações que traduzem as narrativas das coleções.
O restaurante “Tapiocaria da Avó” estará presente no cenário, vendendo pratos da gastronomia de raiz, como a “tapioca com ginga”, oferecidos em três formatos. Mais algumas surpresas originais acontecerão na tarde!”, promete a diretora do evento. Na ocasião, será possível prestigiar os artesãos da Loja de Artesanato Natal Original com a compra de produtos conceituais apresentados no desfile, disponíveis para venda no local.
Na tarde da última sexta-feira (19/08), a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) de Macaíba entregou a minuta do futuro Código Municipal de Meio Ambiente ao chefe do Poder Executivo, prefeito Emídio Júnior. Macaíba passará a ser 12ª cidade em todo o Rio Grande do Norte a possuir competência para emissão de licenciamentos ambientais, que atualmente é um procedimento feito somente pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA).
Desde os primeiros dias da atual gestão foi planejado o desenvolvimento de uma legislação que garantisse uma maior proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais do município, promovendo, desta forma, o desenvolvimento sustentável.
Este instrumento visa regular a atuação do Poder Público Municipal no estabelecimento de normas de gestão ambiental, na preservação, conservação, restauração, defesa, melhoria, recuperação e proteção dos recursos naturais, no controle das atividades potencialmente poluidoras e degradadoras do meio ambiente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida, de forma a garantir o desenvolvimento sustentável e o equilíbrio ambiental.
De acordo com Billy Jean, secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, trata-se da primeira legislação ambiental elaborada em toda a história da cidade. Portanto, constitui-se num marco nesse setor. O Plano de Governo do prefeito Emídio Júnior já incluía a adoção dessa medida que trará benefícios significativos para a nossa economia, pois facilitará a atração de investimentos, gerará emprego e renda, além de permitir que taxas de licenciamento sejam recolhidas pelo Município e, consequentemente, sejam investidas em futuras ações e obras que beneficiem a população.
“É o primeiro passo para o município começar a emitir o licenciamento ambiental que trará desenvolvimento e fortalecerá nossa economia.”, explicou. Esta é mais uma das iniciativas inovadoras que a SEMURB tem feito durante esta nova gestão, como por exemplo: instalação de contêineres para coleta mecanizada, ampliação dos serviços de limpeza urbana, abrangendo mais 11 comunidades que até então não eram atendidas, projeto para arborização de canteiros e escolas e otimização dos trâmites processuais referentes aos pedidos de alvará e licenciamento urbanísticos, que hoje são emitidos em até 48 horas.
A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), afirmou nesta terça-feira (23), em entrevista à 98 FM, que é adepta da “chapa farinho” nas eleições deste ano no Rio Grande do Norte.
O apelido vem sendo dado ao palanque de lideranças políticas que apoiam, simultaneamente, a reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT) e a candidatura de Rogério Marinho (PL) ao Senado. Os dois são adversários políticos.
“Sou adepta da chapa farinho. Isso é uma coisa que já acontecia. Estou em busca do melhor para o nosso município”, destacou a prefeita, em entrevista ao programa “12 em Ponto 98”.
Sobre a governadora, Marianna afirmou que espera que Fátima seja reeleita no 1º turno. “A nossa governadora é Fátima Bezerra. Se Deus quiser, será eleita no 1º turno. A gente trabalha com fortes perspectivas nesse sentido”, enfatizou.
A respeito de Rogério, ela destacou que obras em execução em Pau dos Ferros foram viabilizadas por Rogério enquanto ministro do Desenvolvimento Regional. “Esse asfalto que está passando na lateral da nossa praça de eventos foi fruto de convênio do Ministério do Desenvolvimento Regional enquanto ele foi ministro. A gente tem muita gratidão por tudo que ele fez por Pau dos Ferros”, acrescentou.
Na entrevista, a prefeita ressaltou, ainda, seu apoio às candidaturas de Dr. Pio (MDB) a deputado federal, Galeno Torquato (PSDB) para deputado estadual e Lula (PT) para presidente.
Comentários