SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 20, 2022

Covid-19: Pfizer pede autorização de uso emergencial de nova vacina

GEOVANA ALBUQUERQUE/AGÊNCIA SAÚDE DF

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu da farmacêutica Pfizer o pedido de autorização de uso emergencial de uma segunda vacina contra covid-19. A nova vacina é do tipo bivalente, ou seja, age contra duas cepas do vírus. Neste caso, a vacina é constituída de uma mistura da cepa original, usada na vacina ComiRNAty, já aplicada no Brasil desde fevereiro de 2021, e da cepa Ômicron, subvariante BA.1.

Uma vez recebido o pedido de autorização de uso emergencial, a Anvisa tem 30 dias para concluir a avaliação. Este prazo é interrompido sempre que for necessária a solicitação à empresa de complementação de informações ou esclarecimentos sobre os dados de qualidade, de eficácia e de segurança apresentados.

O Reino Unido foi o primeiro país a aprovar uma vacina voltada para combater a Ômicron. A vacina bivalente, fabricada pelo laboratório norte-americano Moderna, teve aprovação confirmada nesta semana. A decisão do órgão regulador britânico, equivalente à Anvisa, foi baseada em ensaios clínicos que apontaram uma “forte resposta imune” contra a Ômicron desencadeada pelo imunizante.

PONTA NEGRE NEWS

Etapa de Natal do Circuito Brasileiro de vôlei de praia terá lançamento nesta segunda-feira (22)

VÔLEY DE PRAIA-FOTO-DIVULGAÇÃO

e 31/08 até 04/09, Natal vai sediar a 9ª etapa do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia (Top 8 e Aberto), principal competição da modalidade no Brasil, e a 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Seleções Sub-19 de Vôlei de Praia. As partidas vão acontecer na Praia do Forte em uma estrutura montada na área onde funcionou o Círculo Militar. O lançamento oficial dos eventos será feito pelo prefeito Álvaro Dias, às 12 horas, da próxima segunda-feira (22), em solenidade realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão.

“Natal está inserida no circuito dos grandes eventos esportivos do país e do mundo. Já é tradição a nossa cidade receber uma etapa do circuito brasileiro de Vôlei de Praia. Não tenho dúvida de que será mais um sucesso. Além disso, a realização de eventos dessa magnitude movimenta a nossa economia, gera emprego, renda e visibilidade, já que teremos um mídia espontânea muito forte com as transmissões das partidas. A Prefeitura está oferecendo todo o apoio possível para que tenhamos uma etapa de alta qualidade”, destaca o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

A gestão municipal é parceira da iniciativa ao lado da Federação Norte-Riograndense de Voleibol, Banco do Brasil, Governo do Estado e Câmara Municipal. A solenidade contará com a presença da CEO da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e medalhista olímpica, Adriana Behar.

As principais estrelas do vôlei de praia do país estarão presentes em Natal para a etapa. Vários medalhistas olímpicos, campeões e vice-campeões mundiais estarão em ação na capital potiguar entre eles: Ágatha; Barbara Seixas; Alison; Bruno Schimidt; Duda, Ana Patrícia, Álvaro Filho, Vitor Felipe e Renato. Estão programadas também a participação dos atletas em visitas sociais e sessões de autógrafos.

O evento terá entrada franca e a expectativa é de que o torcedor potiguar, que é um apaixonado pelo esporte, compareça em peso. As competições serão transmitidas para todo o Brasil pelo canal de TV por assinatura Sportv, além das páginas oficiais da Confederação Brasileira de Voleibol no Facebook.

Acidente entre VLT e caminhão deixa duas pessoas feridas em Natal

FOTO-CEIDA

Um acidente envolvendo um Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e um caminhão deixou pelo menos duas pessoas feridas, no início da tarde deste sábado (20) em Natal. As vítimas feridas estavam no caminhão.

O caso aconteceu na linha de trem que passa na rua Presidente Mascarenhas, no bairro Alecrim, na Zona Leste da capital potiguar. Além de atingir o VLT, o caminhão também se chocou contra um poste, segundo o Corpo de Bombeiros.

A corporação foi acionada e chegou ao local por volta das 13h para tirar uma pessoa que ficou presa às ferragens. Ainda de acordo com os militares, havia mais duas pessoas no caminhão modelo F4000, no momento do acidente.

Após as manobras de resgate, a vítima foi solta das ferragens e entregue aos cuidados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O coordenador do Samu Natal, Cláudio Macêdo, afirmou que as equipes atenderam duas pessoas feridas. Uma delas, que estava no banco de carona do caminhão, foi encaminhada em estado grave ao Hospital Walfredo Gurgel, na Zona Leste da cidade.

COM informações DO G1

Pesquisa da UFRN analisa impacto da pandemia no trabalho doméstico

PESQUISA FOI REALIZADA ENTRE MAIO E JUNHO DE 2020, MOMENTO CRÍTICO PARA OS CASOS DE INCIDÊNCIA E ÓBITO POR COVID-19.FOTO: REPRODUÇÃO

Uma pesquisa recém-publicada por pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) estuda os impactos da pandemia da covid-19 no emprego doméstico. O estudo foi publicado na Revista da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Abet), e foi realizado entre maio e junho de 2020, momento crítico para os casos de incidência e óbito por covid-19. A pesquisa mostra que babás e  cuidadoras  de  idosos em atividade continuaram,  em  sua  maioria,  trabalhando,  enquanto  as  diaristas foram as mais demitidas.

Esses são os primeiros dados de uma pesquisa mais ampla, que segue em desenvolvimento e cujo objetivo é compreender as contratações durante a pandemia em comparação ao período que antecedeu o distanciamento social, decretado pelas autoridades sanitárias. A pesquisa foi realizada em campo com contratantes de trabalhadores domésticos e coletou 1.857 respostas.

Elas identificaram ainda que o perfil no trabalho doméstico, em sua maioria, é composto por um grupo que vivenciou grande vulnerabilidade social, econômica e riscos à integridade física e mental durante a pandemia. De acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), apresentados no estudo, no ano de 2018, 6,2 milhões de brasileiros tinham como ocupação o trabalho doméstico. Desse total, 92,7% correspondiam a mulheres e 65% delas eram negras. Atrelado a isso, até o fim de 2019, 51% das trabalhadoras domésticas representavam o papel de principais provedoras do sustento familiar.

O estudo constatou também dois fatores importantes nesses grupos. Um deles é o risco à saúde, visto que, em 2019 e 2020, 46% das trabalhadoras domésticas no país tinham mais de 45 anos, faixa etária em que as comorbidades começam a ser mais presentes. O outro é a importância da renda dessas mulheres para suas famílias, em sua maioria (66,9%) compostas por marido e filhos.

A manutenção do profissional no serviço, mas com alteração do transporte, a necessidade de residir na casa do patrão ou de pedir demissão foram dinâmicas frequentes observadas durante o levantamento de dados. Durante a primeira onda da covid-19, momento da pesquisa, foi observado que quase metade (49%) das trabalhadoras domésticas contratadas pelos respondentes da pesquisa teve o direito de praticar o distanciamento, com os recursos necessários. No entanto, as pesquisadoras desconfiam que essas respostas podem ter incidência de questões morais, uma vez que, por terem sido coletadas dos próprios contratantes, a pergunta se refere a uma relação de trabalho, envolvendo a percepção do que é certo ou errado.

De acordo com a pesquisadora Luana Myrrh, houve situações em que a trabalhadora doméstica passou a residir com os patrões, o que limitou suas vivências com seus familiares e, em alguns casos, as expôs a relações de exploração do seu tempo de trabalho e até mesmo a violências. Além disso, “a necessidade do isolamento social, principalmente em 2020, e a permanência das mulheres no ambiente doméstico, onde geralmente também se encontra o possível agressor, aumentou a exposição à violência e dificultou o pedido de ajuda. A diminuição da renda também reduziu o empoderamento das mulheres em seus lares, o que pode ter contribuído para o aumento da violência doméstica para essas trabalhadoras”, completou.

AGORA RN

RN obtém autorização no STF para compensar perdas com teto do ICMS

FOTO: FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

O Rio Grande do Norte e os estados de Minas Gerais e do Acre obtiveram decisões cautelares (temporárias) no Supremo Tribunal Federal (STF) para compensarem as perdas de arrecadação que tiveram pela criação de um teto para as alíquotas de ICMS sobre combustível, energia elétrica, transporte coletivo e telecomunicações.

O ministro Gilmar Mendes concedeu as decisões nesta sexta-feira (20), permitindo que a compensação seja realizada a partir de agosto, com um abatimento nas parcelas de contratos de dívida dos estados com a União.

Antes, São Paulo, Piauí, Alagoas e Maranhão já haviam conseguido decisões semelhantes.

Ao menos 11 estados pediriam ao STF para suspender pagamento de dívidas com a União por causa da diminuição da arrecadação. Ao estabelecer a alíquota de 17% ou 18% para esses serviços, a legislação previu um gatilho para compensação, quando as perdas ultrapassarem o limite de 5% por mês.

O projeto de lei que cria o teto foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em junho.

As liminares de Gilmar Mendes dizem ainda que a União não pode colocar os estados em qualquer cadastro de inadimplentes ou “promover qualquer outro ato em desfavor” dos entes federativos em relação à dívida.

Com informações de O Globo

Larissa e Sandra Rosado anunciam apoio à candidatura de Rafael ao Senado 

SANDRA ROSADO, LARISSA ROSADO. FOTO-DIVULGAÇÃO

Larissa e Sandra Rosado, candidatas a deputada estadual e federal, respectivamente, pelo União Brasil, anunciaram apoio à candidatura de Rafael Motta (PSB) ao Senado, neste sábado, 20. Cumprindo agenda em Mossoró, Rafael foi recebido no comitê das duas, sendo abraçado pelo grupo de apoiadores de Sandra e Larissa. 

A campanha de Rafael tem crescido e recebido muitos apoios por todo o Estado. “Os apoios que se somam ao nosso projeto tornam a nossa candidatura mais forte em Mossoró e em toda a região Oeste. Eu vou ser o senador do povo do RN com apoio de Sandra e Larissa”, declarou o pessebista. 

Larissa Rosado afirmou que a decisão foi tomada após ouvir todo o grupo. “Estamos recebendo em nosso escritório de campanha e anunciando o nosso apoio a Rafael Motta que será o senador do nosso estado”, declarou durante o encontro.

Sandra convocou toda a militância e os mossoroenses a multiplicar os votos de Rafael. “Vamos fazer de Mossoró uma trincheira de luta para Rafael, o novo senador do Rio Grande do Norte”, disse. 

TRE-RN suspende atendimentos em centrais do cidadão de Natal

FOTO: VINICIUS MARINHO/INTER TV CABUGI

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) anunciou que vai suspender a partir da próxima segunda-feira (22), os serviços do posto de atendimento da Justiça Eleitoral na Central do Cidadão da Zona Sul de Natal.

De acordo com o TRE, os serviços também já foram suspensos nas centrais do cidadão do Alecrim e da Zona Norte.

Durante o período de suspensão, os atendimentos serão direcionados para o Cartório Eleitoral localizado na Av. Rui Barbosa, no bairro Tirol.

Os serviços da Justiça Eleitoral nas centrais do cidadão só deverão ser retomados após o processo eleitoral, quando todos os candidatos eleitos forem diplomados.

g1-RN

ALERTA: Agência internacional alerta para risco de desastre nuclear na Ucrânia após bombardeios

FOTO- REPRODUÇÃO/ TWITTER @IAEAORG

O argentino Rafael Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AEIA), admitiu temor pelos ataques à central de Zaporizhzhia, na Ucrânia, a maior da Europa, indicando a possibilidade de um ‘desastre nuclear‘ no local. “Estou extremamente preocupado pelo bombardeio de ontem na maior usina de energia nuclear da Europa, que destaca o risco muito real de um desastre nuclear que poderia ameaçar a saúde pública e o meio ambiente na Ucrânia e além”, disse Grossi, através de comunicado. Após os ataques contra a central nuclear de ZaporizhzhiaMoscou e Kiev se acusaram mutuamente de colocar em risco a segurança da instalação nuclear. Grossi recorda que, segundo as autoridades ucranianas, não houve danos nos reatores da unidade, nem emissões de radioatividade, mas sim, algumas imperfeições em outras partes da usina.

O diretor-geral da agência nuclear da ONU considerou “completamente inaceitável” colocar em perigo a central e garantiu que lançar qualquer projétil contra a unidade é “brincar com o fogo” e poderia ter “consequências potencialmente catastróficas”. “Faço um apelo enérgico e urgentes a todas as partes para que exerçam a máxima moderação nas imediações desta importante instalação nuclear, com seus seis reatores”, indicou o argentino.

Grossi voltou a propor que a AEIA realize uma missão de verificação na região e, dessa forma, “evitar que a situação saia ainda mais do controle”. O diretor-geral da agência se mostrou disposto, em junho, a visitar a central de Zaporizhzhia, controlada atualmente pela Rússia. A Ucrânia, contudo, criticou veementemente estes planos, por considerar que a viagem de um representante da ONU poderia representar algum tipo de legitimação à ocupação de Moscou. A Rússia, que controla a instalação, praticamente, desde os primeiros dias da chamada “operação militar especial”, denuncia que Kiev promove o “terrorismo nuclear”.

As autoridades pró-russas da região de Zaporizhzhia acusaram ontem as forças ucranianas de atacar com artilharia a central nuclear e danificar as linhas elétricas e os prédios industriais da usina.

JOVEM PAN