SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 14, 2022

Saiba o que você pode e o que não pode fazer ao ir votar em outubro

É PROIBIDO ABORDAR, ALICIAR OU TENTAR PERSUADIR AS PESSOAS QUE ESTIVEREM INDO VOTAR, OU AINDA DISTRIBUIR BRINDES OU CAMISETAS. FOTO: JOSÉ ALDENIR/AGORA RN/ARQUIVO

Daqui a exatos 49 dias, serão realizadas as Eleições Gerais de 2022 e, pelo Brasil, eleitoras e eleitores estão ansiosos para se dirigirem às respectivas seções eleitorais – em muitos casos, pela primeira vez na vida – para depositar o voto na escolha dos líderes do país e dos estados pelos próximos quatro anos. Por isso, é importante estar por dentro do que pode e do que não pode ser feito na hora de ir votar. A matéria é normatizada pelas Resoluções TSE nº 23.669/2021, que regulamenta os atos gerais dos pleitos de outubro, e nº 23.610/2019, que trata da propaganda eleitoral.

Para começar, separe a documentação necessária para votar: o título eleitoral (vale a versão digital do aplicativo e-Título ou o documento impresso no Autoatendimento do Eleitor) e um documento oficial com foto, que pode ser o RG, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteiras emitidas por órgãos de classe, como da OAB, Crea, CAU, CFM, etc. Ao chegar à seção eleitoral designada (cujo endereço pode ser consultado no Portal do TSE), o eleitor deverá esperar na fila a sua vez de votar.

No dia da votação, a eleitora ou o eleitor pode manifestar a convicção político-ideológica de forma individual e silenciosa. Isso significa que é permitido o uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas. Contudo, é proibido promover aglomerações com pessoas uniformizadas ou portando quaisquer insígnias que identifiquem candidata ou candidato, partido, coligação ou federação.

E, é claro, é proibido abordar, aliciar ou tentar persuadir as pessoas que estiverem indo votar, ou ainda distribuir brindes ou camisetas, sob pena de cometer o crime de boca de urna, previsto no artigo 39, parágrafo 5º, inciso II da Lei nº 9.504/1997, a Lei das Eleições. A pena prevista para esses casos é detenção de seis meses a um ano, conversíveis à prestação de serviços à comunidade e multa.

Todo mundo já sabe, mas não custa nada relembrar: é expressamente proibido levar para a cabine de votação aparelho de celular, walkie-talkie, radiotransmissores ou outros equipamentos de telecomunicação, nem câmera fotográfica, filmadoras ou qualquer outro objeto que possa comprometer o sigilo do voto. Se a eleitora ou o eleitor for flagrado usando algum desses equipamentos na cabine de votação, incorrerá em crime eleitoral previsto no artigo 312 do Código Eleitoral, com pena prevista de até dois anos de detenção.

Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida poderão contar com a ajuda de uma pessoa de sua escolha, ainda que não tenha sido feito requerimento antecipadamente à juíza ou ao juiz eleitoral. A eleitora ou eleitor cego pode ainda receber orientações das mesárias e dos mesários sobre o uso do sistema de áudio disponível na urna eletrônica, com fone de ouvido descartável oferecido pela Justiça Eleitoral. Vale lembrar que a urna eletrônica em 2022 terá legenda em Libras para o eleitorado com deficiência auditiva.

Com informações do TSE.

Homem morre em acidente na estrada de Pitangui, litoral norte potiguar

FOTO-CEDIDA

Um acidente com vítima fatal foi registrado na manha deste sábado (13), na estrada entre Pitangui e Contendas, no litoral norte potiguar. 

De acordo com informações de testemunhas, um motoqueiro, identificado como Arthur Oliveira de Sales, de 27 anos, teria colidido frontalmente com um carro que vinha na direção contrária, vindo a óbito ainda no local do acidente. 

A Polícia Civil deverá investigar as circunstâncias do acidente. 

PORTAL DA TROPICAL

VÍDEO: Esposa traída usa faca e corta cabelo de ‘amante’ do marido

FOTO-REPRODUÇÃO

Um vídeo de quase dois minutos e meio mostra agressão de uma mulher contra outra. Ela dá tapas no rosto e chutes da oponente. O fato ocorreu em Candói, no Paraná. No vídeo uma mulher que não teve a idade informada, xinga a jovem de 23 anos, funcionária da agressora.O irmão da mulher grava tudo. O motivo seria traição. É possível ouvir a jovem chorar, pedir para parar. Mas a patroa diz: “Você acabou com a minha vida, vagabunda, desgraçada, dormindo com o meu marido na minha cama, cadela”.

Segurando a jovem pelo cabelo, a mulher pega uma faca de cozinha e começa a cortar o cabelo da empregada. A imagem é bizarra. Enquanto corta o cabelo ela volta a dizer: “Você nunca mais vai dormir com o marido de ninguém”.

A vítima pede por favor, mas não adianta. A agressora vai cortando mexas grandes do cabelo da jovem. E quando a agredida tenta se afastar, a agressora avisa: “Vem aqui senão te dou uma facada”. Além disso, a patroa bate com a lâmina da faca no corpo e na cabeça da funcionária. “Na hora que vocês estavam transando, você me chamou de trouxa, pra gozar da minha cara. Nunca mais ande com marido de mulher de verdade”.

O CASO

Conforme a Polícia Militar, a jovem de 23 anos – que após a agressão retornou a Candói -PR, compareceu ao destacamento da PM no município relatando a agressão. Ela contou que morava em Pato Branco com uma família, trabalhando para eles.


No entanto, a funcionária disse que o dono da residência ‘dava em cima dela’. De acordo com relato da jovem, ela então contou o caso para a patroa – esposa do denunciado por assédio e que aparece no vídeo fazendo as agressões. Porém a mulher não acreditou na empregada.
Após isso, a vítima disse que a mulher começou a agredi-la. Por fim, a jovem recebeu orientações quanto aos procedimentos cabíveiS.

Prefeito de Ouro Branco anuncia apoio a Adjuto Dias para deputado estadual

ENCONTRO EM OURO BRANCO-FOTODIVULGAÇÃO

No início da tarde deste domingo (14), o prefeito de Ouro Branco, Samuel Souto(PL), na região do Seridó, anunciou apoio a candidatura do jovem e ex-secretário de Trabalho, Habitação e Assistência Social de Natal, Adjuto Dias.

O ato de anúncio, ocorreu na Granja Caiçara, e contou com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias. Além do prefeito Samuel, Adjuto Dias conta com o apoio de mais cinco vereadores do município.

LUCIANO DO VALE

Em Pau dos Ferros Leonardo Rêgo anuncia apoio a Rafael Motta para o Senado

LEONARDO RÊGO, RAFAEL MOTTA-FOTO-REPRODUÇÃO ISTAGRAM

(Da redação do BLOG do FM) – Durante um encontro com apoiadores na cidade de Pau do Ferros, região do Alto Oeste, o ex-prefeito da cidade, Leonardo Rêgo (União-RN), anunciou para o grupo de apoiadores, seu apoio a candidatura do deputado federal Rafael Motta (PSB), para o senado.

Leonardo fez questão de colocar uma postagem em sua rede social, onde explanou seu apoio.

“Neste domingo (14), em Pau dos Ferros, no evento promovido pelo vereador @gordodobar25222, anunciei a todos os nossos amigos e amigas que o projeto de Rafael a senador é o melhor para o Rio Grande do Norte, por isso, #tmj!” escreveu.

Ex-senador José Agripino escapa de assalto porque foi reconhecido por criminoso

EX-SENADOR JOSÉ AGRIPINO-FOTODIVULGAÇÃO

O ex-senador José Agripino Maia foi vítima de uma tentativa de assalto durante uma caminhada na manhã deste domingo (14). Em suas redes sociais, José Agripino relatou que só não foi assaltado pois o criminosos o reconheceu.

“Hoje dia dos pais, caminhada na rua. Não aconselho. Só não levaram o celular porque o cara me reconheceu.”, escreveu o ex-senador na publicação em uma rede social.

No Dia dos Pais, mais de 20 mil pessoas são esperadas em cemitérios de Natal

A JORNALISTA MARIANA PINTO LEVOU O FILHO MATHEUS PARA HOMENAGEAR O PAI E AVÔ TARCÍSIO SILVA, QUE FALECEU HÁ 8 ANOS. — FOTO: CEDIDA

A manhã deste domingo (14) foi movimentada nos cemitérios no Rio Grande do Norte. Ao todo, mais de 20 mil pessoas são esperadas até o fim do dia para visitar os jazigos nas unidades do Morada da Paz em Emaús e na Zona Norte de Natal, segundo a empresa administradora das unidades.

O movimento intenso de visitantes no Dia dos Pais é considerado o segundo maior do ano – o primeiro é o Dia de Finados, 2 de novembro.

A jornalista Mariana Pinto levou o filho Matheus para homenagear o pai e avô Tarcísio Silva, professor de Matemática de diversas gerações de estudantes potiguares, que faleceu há 8 anos.

“Nas minhas orações, espero que ele receba a minha gratidão e o meu amor. Sempre conto para Matheus quem foi o avô ‘Tatá’ e como ele era especial. Ele foi o melhor pai que eu poderia ter”, contou.

Mariana relatou também que hoje viveu uma experiência inesquecível na chegada ao cemitério. “Assim que chegamos aqui ao Morada, disse a Matheus: ‘vamos encontrar vovô Tatá, onde será que ele está?’.

Ele saiu na frente e achou meu pai antes de mim, apontou e olhou como se dissesse: ‘está aqui’. Como explicar isso?”, revelou. Os momentos ficaram eternizados nas fotos do marido de Mariana e pai de Matheus, Marcel Dantas.

G1

Criança de 3 anos é baleada na cabeça por causa de briga por camisa

FOTO-REPODUÇÃO-PORTAL METRÓPOLES

Um menino de três anos foi baleado na cabeça, na noite desse sábado (13/8), no Jardim Cerrado, região oeste da capital de Goiás. O tio da criança, de 19 anos, que seria o alvo dos bandidos, também acabou sendo atingido.

Segundo a Polícia Militar, três homens em um carro chegaram atirando na direção do tio do garoto, que foi atingido na perna e nas costas. Eles teriam uma rivalidade relacionada a uma briga anterior no mesmo dia por causa de camisa de time.

A criança que estava no local acabou sendo atingida na cabeça. Ela foi levada para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol) em estado gravíssimo. A reportagem pediu uma atualização do estado de saúde do menino e aguarda resposta. O tio também foi hospitalizado na mesma unidade de saúde em situação estável. Vídeo de um morador enviado para a TV Anhanguera, afiliada da Globo, mostra o momento dos tiros.

Uma equipe da Polícia Militar conseguiu prender os três homens que teriam atirado na criança e no tio. Duas pistolas e drogas foram encontradas. O veículo que era utilizado no crime também foi apreendido. Eles confessaram o crime, segundo a polícia.

Metrópoles