SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 27, 2022

Em meio a racha no partido, MDB confirma candidatura de Tebet à Presidência

SIMONE TEBET, PRÉ-CANDIATA A PRESIDÊNCIA (MDB)-FOTO-DIVULGAÇÃO

A convenção partidária do MDB, realizada nesta quarta-feira (27), confirmou o nome da senadora Simone Tebet como candidata à Presidência da República. A votação durou cerca de 5 horas e ocorreu de forma virtual. Foram 262 votos favoráveis e 9 votos contrários à candidatura de Simone Tebet. Apenas delegados de dois estados não votaram: Alagoas e Paraíba, que juntos somam 19 votos.

Esta é a primeira vez que Tebet entra na disputa presidencial, sendo uma das candidatas da chamada “terceira via”.

Em seu discurso, Tebet se apresentou como uma alternativa para a polarização, atualmente centrada entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT).

Para resguardar o sigilo do voto, que foi registrado de forma remota, o presidente do MDB ficou em uma sala separada do local aberto para a imprensa, junto com demais integrantes do partido. E para evitar novos questionamentos na justiça, foi contratada uma empresa para cuidar da segurança no momento da votação. Cada delegado e suplente do partido recebeu um link para fazer o registro do voto.

Na segunda-feira (25), um filiado ao MDB de Alagoas apresentou uma ação junto ao Tribunal Superior Eleitoral para cancelar a convenção do partido, alegando que a votação remota iria violar o sigilo do voto. O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, negou o pedido, e decidiu que não há como afirmar que o sigilo do voto será desrespeitado e que nada impede que a questão seja reavaliada caso seja constatada, posteriormente, a “efetiva violação do direito do voto durante a convenção”.

Apesar da confirmação, o MDB vem enfrentando divisões no partido. Na última semana, lideranças da sigla anunciaram apoio ao ex-presidente Lula na corrida eleitoral e tentaram articular o adiamento da data da Convenção para o dia 5 de agosto, último dia permitido pelo calendário eleitoral para a realização das Convenções.

Para conquistar mais apoio na votação, o presidente do MDB, Baleia Rossi, manteve a postura de garantir autonomia aos estados que desejarem fazer palanque para outros candidatos na corrida presidencial. E apesar da divisão no partido, o nome de Tebet também foi aprovado, por unanimidade, na convenção da Federação PSDB-Cidadania. Os dois partidos também se reuniram nesta quarta, e validaram a coligação com o MDB por unanimidade.

SBT NEWS

‘É como fumar 20 cigarros por dia’: os riscos dos cigarros eletrônicos que viraram ‘moda’ entre jovens e adolescentes

FOTO: BRENDAN MCDERMID

Tratar a dependência por cigarros eletrônicos já virou rotina para a cardiologista Jaqueline Scholz. “Cada vez mais recebo no meu consultório jovens de 16 a 24 anos que usam esse produto e têm uma taxa de nicotina no organismo equivalente ao consumo de mais de 20 cigarros por dia”, calcula.

Para ter ideia, o fumante brasileiro consome em média 17 cigarros “convencionais” por dia, segundo um levantamento do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Diretora do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo do Instituto do Coração (InCor), a médica mostra-se preocupada com o apelo desses dispositivos, especialmente entre os adolescentes e os adultos jovens.

Um levantamento publicado neste ano mostrou que quase um em cada cinco brasileiros de 18 a 24 anos usaram o cigarro eletrônico pelo menos uma vez na vida, mesmo que a comercialização desse produto seja proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Nosso país tinha uma taxa de iniciação do tabagismo muito baixa entre adolescentes, mas vemos que essa política está em risco agora”, analisa Scholz, que também é professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). “Se não cuidarmos desse problema agora, o uso desses dispositivos tem tudo para virar uma epidemia em breve”, complementa.

BBC News Brasil

Styvenson critica aliança PT-MDB e ataca Fábio Dantas: “Era comunista até um dia desse”

FOTO: REPRODUÇÃO

O senador Styvenson Valentim (Podemos) criticou seus dois principais adversários em uma eventual disputa pelo governo do Estado nas eleições de 2022. Em entrevista ao podcast “Opinião”, da Cena TV, o senador ironizou a aliança entre PT e MDB em torno da candidatura à reeleição da governadora Fátima Bezerra e criticou indiretamente o ex-vice-governador Fábio Dantas, hoje pré-candidato do Solidariedade.

A crítica aos oponentes foi feita no momento em que Styvenson questionava alianças políticas para as eleições. Ele disse ser contra a formação de coligações e voltou a declarar que, se decidir ser candidato a governador, será em chapa pura do Podemos. O senador afirmou que tem repulsa a apoios políticos, sugerindo que partidos, prefeitos e demais lideranças manifestam “apoio” a candidatos em troca de vantagens pessoais, como cargos comissionados para aliados.

Neste momento, o entrevistador ressaltou que alianças políticas também podem ocorrer por afinidade ideológica. Mas Styvenson rebateu: “Será? MDB e PT? Porra! O outro candidato era comunista até um dia desse e virou agora do outro lado? Qual o interesse de você manifestar publicamente (apoio)? Por que ninguém está comigo? Por que nenhum prefeito me apoia?”.

Fábio Dantas foi vice-governador na gestão do governador Robinson Faria (2015-2018). Na época, ele era filiado ao PCdoB. Em 2014, Robinson e Fábio foram eleitos na mesma chapa da então candidata a senadora Fátima Bezerra. Hoje, o ex-governador (atualmente filiado ao PL) e o ex-vice-governador são oposição à petista.

“Eu não penso política da forma como os outros pensam. Eu não penso como querer, vontade pessoal. É muita gente. A máquina pública está totalmente pesada, mais do que o próprio elefante”, afirmou Styvenson, citando como exemplo a quantidade de cargos comissionados no Detran – segundo ele, um número elevado.

Portal 98 FM

Projeto Município Mais Empreendedor já conta com 80 cidades potiguares inscritas

REUNIÃO ENVOLVEU DIRIGENTES DO SEBRAE E O PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO NORTE (FOTOS: JOÃO GILBERTO)

O Projeto Município + Empreendedor deve chegar em dezembro com todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte com uma sala do empreendedor – aquele local destinado na cidade para atendimento ao empreendedores e potenciais empresários para abertura e encerramento de empresas – implantada e em funcionamento. A meta foi estabelecida nesta quarta-feira (27), durante reunião na Assembleia Legislativa do Estado entre o diretor superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, José Ferreira de Melo Neto, e o presidente da casa legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira.

O encontro foi programado para avaliar o andamento do programa, que é desenvolvido em parceria entre as duas Instituições e conjuntamente com a Federação dos Municípios do RN (Femurn) e prefeituras. Até agora, o projeto Município + Empreendedor já conta com 80 municípios inscritos, onde em casa um será instalada uma sala do empreendedor, cobrindo 100% das cidades potiguares até o fim do ano.

“Esta é uma grande iniciativa que deve contribuir para uma verdadeira revolução na economia das pequenas cidades do Estado. Vamos levar para todas as cidades do RN a orientação, informação e capacitação necessária para que os empreendedores potiguares possam ter sucesso com seus negócios onde quer que estejam”, disse Ezequiel.


O encontro contou ainda com as presenças do presidente do Conselho do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, e do diretor de operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano, da diretora-administrativa da ALRN, Dulcinéia Brandão, do diretor da Presidência da ALRN, Fernando Rezende, e do chefe de gabinete do presidente da ALRN, Fernando Maia.

Secretaria de Saúde prepara protocolo contra varíola dos macacos no RN

FOTO-DIVULGAÇÃO

Diante do cenário mundial e nacional, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) publicou uma nota técnica que orienta os serviços de saúde para notificação, investigação, medidas de prevenção, tratamento e controle da Monkeypox, conhecida popularmente como Varíola dos Macacos, no Rio Grande do Norte.

No Brasil, o primeiro caso confirmado foi em 9 de junho, em São Paulo. Atualmente o país apresenta seis confirmados, nove suspeitos e 15 descartados.

A nota da Sesap orienta que, se houver caso suspeito, deve ser notificado imediatamente através dos canais do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e solicitar o isolamento do paciente para um dos dois serviços preparados para esta situação. Os serviços de referência no RN são os hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, e Rafael Fernandes, em Mossoró.

No momento do acolhimento na unidade de saúde, sendo classificado como caso suspeito, o paciente deverá ser orientado quanto ao seu caso clínico, receber uma máscara cirúrgica, com orientação quanto ao uso correto, e ser conduzido para um local de isolamento. As lesões de pele em áreas expostas devem ser protegidas por lençol, vestimentas ou avental com mangas longas.

“Estamos vigilantes e preparados para caso o estado do Rio Grande do Norte venha a ter casos da doença, que necessita de cuidado, atenção e isolamento. Elaboramos um plano de ação para orientar os serviços de saúde do estado sobre a necessidade de implementar medidas de preparação e resposta com base na prevenção e controle da transmissão dentro desses serviços, para o alinhamento de condutas, fluxos assistenciais, exames complementares para diagnóstico e medidas de precaução e isolamento, frente a um possível aparecimento de casos no Rio Grande do Norte”, disse Lyane Ramalho, secretária-adjunta da Sesap.

A doença é uma zoonose viral (vírus transmitido aos seres humanos a partir de animais) com sintomas semelhantes aos observados no passado em pacientes com varíola, porém com uma apresentação clínica de menor gravidade. O período de incubação é de 6 a 16 dias, podendo se estender até 21 dias. Os sintomas são febre de início súbito, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios e exaustão.

Identificação de casos suspeitos

Indivíduo de qualquer idade que, a partir de 15 de março, apresente início súbito de erupção cutânea aguda sugestiva, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital), associada a relato de febre. Histórico de viagem a país endêmico ou com casos confirmados de varíola dos macacos nos 21 dias anteriores ao início dos sintomas, ou ter tido contato com pessoas com histórico de viagem a país endêmico ou país com casos confirmados da Monkeypox, desde 15 de março, nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas.

Prefeitura dá ordem de serviço para construção do Residencial Mãe Luíza

FOTO: ALEX RÉGIS

As famílias do bairro de Mãe Luíza que perderam suas casas em virtude do desastre ocorrido na rua Guanabara, em 2014, quando várias casas desabaram com a força das chuvas que atingiram Natal naquele período, estão próximas de poder ter novamente uma moradia própria. O prefeito Álvaro Dias assinou nesta quarta-feira (27) a ordem de serviço para o início das obras do Residencial Mãe Luíza, que será erguido no final da rua João XXIII, no próprio bairro. Ao todo, serão 29 unidades habitacionais de interesse social, beneficiando todos os afetados pela tragédia. A gestão municipal vai investir R$ 4,5 milhões em recursos próprios. O cronograma prevê a execução da obra em 12 meses.

“Essa era uma grande prioridade da nossa gestão. O nosso planejamento foi afetado pela pandemia, e também enfrentamos as dificuldades financeiras para viabilizar o projeto. Felizmente, com muito esforço e zelo pelos recursos públicos, estamos garantindo com dinheiro do próprio Tesouro Municipal a execução dessa obra que tem uma importância social enorme”, relatou o prefeito Álvaro Dias, durante a solenidade em que deu a ordem de serviço.

As unidades habitacionais terão 49,89m² e contarão com dois quartos, sala, banheiro, cozinha e acessibilidade para pessoas com deficiência. Além disso, o residencial Mãe Luíza será entregue com toda a estrutura de área comum, academia da terceira idade e diversos outros equipamentos de lazer, esporte e convivência.

“Esse é um avanço muito significativo. Estamos concretizando um sonho para todas essas famílias. Elas terão à disposição uma habitação digna, bem estruturada, com equipamentos de alta qualidade para seguirem com suas vidas. Infelizmente, a pandemia impossibilitou que a gestão municipal implementasse essa medida há mais tempo, mas agora vamos agilizar todos os procedimentos para que logo, logo os moradores recebam as chaves dos seus imóveis”, disse a secretária municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, Shirley Cavalcanti.

Alguns dos futuros beneficiados com a obra estiveram presentes na Prefeitura. Marcos Barbosa Correia, representante dos moradores, agradeceu à Prefeitura por tirar o projeto do papel. “Quero agradecer em nome de todos. Ficamos numa situação muito difícil naquele período e agora todos passamos a ter esperança de viver melhor com nossas famílias”, disse ele.

Déficit habitacional

Pesquisa recente apontou o déficit habitacional como um dos graves problemas urbanos do Brasil. Diante disso, por determinação do prefeito Álvaro Dias, Natal passou a investir forte em programas de habitação popular. Somente no Complexo Habitacional Village de Prata, no Planalto, Zona Oeste da capital potiguar foram construídos oito blocos de apartamentos, com 1.792 unidades, numa parceria com o Governo Federal, investindo cerca de R$ 110 milhões.

A obra permitiu morada digna aos cidadãos de assentamentos como Camboim (Bom Pastor), antigos moradores das favelas do Fio e Alemão, ocupantes da área de risco da Chesf (Bom Pastor), Assentamento 8 de março (Planalto) e famílias que ocupavam o terreno da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), no Guarapes. Ainda foram beneficiadas pessoas do Maruim, Jacó e área na ZPA-4 (Guarapes).

A Prefeitura também regularizou uma série de propriedades na cidade. De 2018 até este ano, foram entregues cerca de 5.000 títulos de propriedades de imóveis a população de bairros como Passo da Pátria, Nossa Senhora da Apresentação, Conjunto Pirangi, Comunidade da África, Guarapes, Planalto, Leningrado, Comunidade Aliança e Alto da Torre.

Em breve, numa parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional, serão realizadas melhorias habitacionais para 2.763 imóveis, nos bairros de Felipe Camarão, Nossa Senhora da Apresentação e Pajuçara, além de permitir a regularização fundiária nesses locais, através do Programa Casa Verde e Amarela.

Em Currais Novos Ezequiel caminha com Fátima Bezerra, Walter Alves e reafirma compromisso com Rogério Marinho

PROCISSÃO DE SANT’ANA EM CURRAIS NOVOS . FOTO-REPRODUÇÃO INSTAGRAM

(Da redação do BLOG do FM) – O deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), está de boa com todo mundo. Em suas redes sociais ele esbanja a cordialidade com os dois lados da política mais relevantes do estado. Em Currais Novos, durante a procissão de Sant’Ana, ele caminhou com a governadora Fátima Bezerra e seus aliandos.

CURRAIS NOVOS . FOTO-REPRODUÇÃO INSTAGRAM

Ainda cumprindo agenda no município, o presidente da Assembleia também encontrou Rogério Marinho, que passou o dia cumprindo agenda no Seridó. Em uma rede social ele escreveu.

 “Currais Novos fez uma festa linda na última noite do Pavilhão de Sant’Ana com uma multidão nas ruas. Reencontramos amigos e conversamos com o prefeito Odon Júnior, vereadores e lideranças, que também dialogaram com o amigo e pré-candidato ao Senado Rogério Marinho. A noite, encerra os festejos da nossa padroeira em Currais Novos. Viva Sant’Ana e que Ela nos abençoe”, declarou Ezequiel.

Prefeitura de Guamaré lança programa com cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo SENAI-RN

FOTO: REPRODUÇÃO

A prefeitura de Guamaré dá largada nesta quarta-feira (27) à terceira edição do programa “Conquiste”, que vai promover cursos profissionalizantes gratuitos no município, com foco, na primeira fase, em 120 vagas para cursos técnicos de Automação, Eletrotécnica, Eletromecânica e Petróleo e Gás, com carga horária de 1.400 a 1.620 horas.

O programa será executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN), principal referência do SENAI no Brasil em educação profissional para as indústrias de energia e do gás.

Como concorrer às vagas

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas a partir das 19h, desta quarta-feira (27), até o dia 3 de agosto, no site (https://guamare.rn.gov.br/conquiste), ou presencialmente – das 8h às 12h, de segunda à sexta-feira, na sede da Secretaria de Indústria e Comércio, no Centro de Guamaré, ou no prédio do Centro de Inclusão Digital(CID), em Baixa do Meio.

Os pré-requisitos para concorrer às vagas variam, mas há possibilidade de participação para pessoas a partir de 16 anos, com ensino médio concluído ou em andamento, e residência comprovada no município.

Na primeira fase, os cursos são voltados a pessoas que buscam a primeira formação técnica.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Energia e Serviços Especiais, Raphael Olegário, o programa de capacitação foi formatado a partir de pesquisa realizada pela prefeitura, junto à população do município, para identificar as áreas de qualificação que mais despertam interesse e demanda.

“Este é um programa audacioso, que receberá investimento de aproximadamente R$ 2,02 milhões da prefeitura, e que tem o objetivo de entregar mão de obra qualificada e aprimorada para o mercado de trabalho”, disse Olegário.