SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 19, 2022

Hospital Maternidade Araken Pinto registra primeiros nascimentos

FOTO: JOANA LIMA

O mais novo equipamento público da rede pública municipal de saúde de Natal entrou em funcionamento. O Hospital Maternidade Araken Irerê Pinto registrou os primeiros nascimentos nesta segunda-feira (18). A pequena Ana Júlia veio ao mundo às 12h35, de parto natural, para a alegria e emoção dos pais Alcione e Lindberg Lopes. A criança estreou os serviços de parto do moderno e estruturado prédio entregue na sexta-feira passada (15) pelo prefeito Álvaro Dias, marcando a ampliação da assistência materno-infantil na cidade. O local está em plena atividade e conta com 63 leitos, UTI com nove leitos, três salas de cirurgia e referência na assistência humanizada ao parto.

“Saudamos com muita alegria o nascimento de Ana Júlia. Esse é um momento especial para a nossa gestão. Ela e seus pais tiveram à disposição um serviço de excelência do momento em que deram entrada no Hospital Maternidade até a receberem nos braços. Quando transferimos os serviços para este prédio, o objetivo era melhorar o atendimento, prestar uma assistência diferenciada e de alto nível tanto para as mães quanto para os bebês. Temos uma equipe de profissionais atuando de forma multidisciplinar e muito competente”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

Se Ana Júlia foi a primeira criança a nascer, a bebê Emma, que veio à luz ainda nas antigas instalações da maternidade, foi transferida para o novo prédio.  A mãe Luciana e o pai Ricardo Câmara não esconderam a satisfação com o atendimento recebido. “Fomos muito bem acolhidos e recebidos. Não nos faltou nada e todos fizeram questão de tornar este momento especial”, disse o pai. Já a mamãe, não queria desgrudar da filha e estava se adaptando à nova realidade. “Aqui Emma só mama e dorme. Estou muito feliz”, contou a mãe. No quarto ao lado, Regina Barbosa de Souza, mãe de Dafne Vitória, necessitou ficar mais tempo hospitalizada por conta de uma cesárea de emergência. Ela contou que não vê a hora de receber alta. “Felizmente, já estou melhor”, contou.

A movimentação no primeiro dia de funcionamento estava concentrada na área ambulatorial, localizada no andar térreo. Lá, foram instalados oito leitos de pronto atendimento obstétrico e dois consultórios, uma sala de pré-parto e parto, um leito de estabilização e salas para ultra sonografia e cardiotocografia. Rafaela Aline Silva foi assistida no local ao sentir um desconforto e dores abdominais. Grávida de sete meses, está ansiosa pela chegada de Ana Cecília. “Felizmente está tudo bem com meu bebê e posso ir para casa tranquila”, pontuou, aliviada.

O Hospital Maternidade Araken Irerê Pinto conta com 25 leitos de enfermaria pós-parto para tratamento clínico da gestante e quatro leitos de clínica cirúrgica no primeiro andar, além de 16 leitos de enfermaria pré e pós-parto, cinco suítes pré-parto (humanizado), cinco salas pré e pós-parto, quatro leitos de recuperação pós anestésica e três salas de cirurgia no segundo andar. No quadro de funcionários, são 600 profissionais envolvidos diariamente na unidade. Os bebês recebem alta após 48 horas do parto e saem com a vacina exclusiva com os imunobiológicos da primeira infância, como a BCG (tuberculose) e Hepatite B.

Com a reorganização dos serviços, o atendimento ficará concentrado nas novas instalações do HMAIP, na Rua Joaquim Manoel, em Petrópolis. “Tivemos um dia movimentado, mas já estamos em pleno funcionamento”, informou a diretora Administrativa Aloma Fonseca. Para quem for ao antigo endereço, ela disse que uma equipe está no local para passar as devidas informações. Segundo a gestora, os serviços ofertados pelo Hospital Maternidade terão demanda aberta para todas as gestantes em trabalho de parto ou com alguma emergência. “Apesar do pré-natal ser feito nas Unidades Básicas de Saúde, aqui temos médicos para o atendimento ambulatorial na hora em que a gestante sentir algum risco”.

O secretário municipal de saúde, George Antunes, destaca ainda o reforço que a Prefeitura de Natal está realizando no atendimento pediátrico na rede pública municipal de Saúde. O Hospital Municipal Dr. Nivaldo Sereno Júnior, localizado na Rua Jaguarari, funciona com 35 leitos, sendo cinco deles exclusivos em saúde mental infanto-juvenil. Já para atendimento urgência e emergência, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com seis locais para atendimento de urgência e emergência infantil nas quatro Unidades de Prontoatendimento (Pajuçara, Cidade da Esperança, Potengi e Satélite); Hospital dos Pescadores e a Unidade Mista de Mãe Luiza. Todos os locais dispõem de atendimento pediátrico 24 horas por dia.

Filho de Andressa Urach denuncia fanatismo religioso da mãe: “Quase morri”

DE ACORDO COM ARTHUR URACH, ELE PASSOU MAL E SUA MÃE AO INVÉS DE LEVA-LO AO HOSPITAL FOI COM ELE PARA IGREJA. FOTO: REPRODUÇÃO

Arthur Urach, filho mais velho da influenciadora cristã Andressa Urach, fez um desabafo nas redes sociais e revelou que quase morreu por conta do fanatismo religioso de sua mãe.

De acordo com o jovem de 16 anos que é emancipado, Andressa se negou a leva-lo ao hospital após ele sentir uma forte dor na barriga.

Arthur conta que ela preferiu leva-lo para igreja onde ficou de 6 da amanhã até anoite. Enquanto isso, Andressa saiu para evangelizar em um presídio e só voltou a noite.

Após voltar do evangelismo, ele foi levado às pressas para o hospital, e os médicos disseram que o jovem quase teve uma sepse ( conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção).

“Um dia eu estava com muita dor na barriga e falei pra ela, sabem oq ela fez? Me levou pro hospital? Não. Me levou pra igreja 6 da manhã e foi pro presídio cuidar das pessoas como ela disse pra mim, me deixou com os pastores na igreja e voltou de noite, quando eu tava agoniando de dor ela me levou para o hospital e dps de alguns minutos fui atendido por minha situação, eu estava com a minha vida em risco, quase tive uma sepse (foi Oq os médicos disseram), tive q fazer uma lavagem estomacal se n me engano, pq quando os médicos abriram estourou. Basicamente quase morri por conta da fé fanática dela, dps ela fala q eu era prioridade mas preferiu ir em um evento da igreja do q cuidar de mim quando eu estava passando mal.”

Nova Lei de Improbidade não considera estupro em hospital como violação e promotora critica: ‘retrocesso na proteção’

MÉDICO GIOVANNI QUINTELLA BEZERRA FOI PRESO PELA DELEGACIA DA MULHER DE SÃO JOÃO DE MERITI, POR ESTUPRO DE PACIENTE QUE PASSAVA POR CESÁREA — FOTO: FABIANO ROCHA/ AGÊNCIA O GLOBO

A nova Lei de Improbidade Administrativa, promulgada em outubro do ano passado, especificou quais atos podem ser enquadrados como improbidade na gestão pública, o que, para os defensores da nova legislação, traz maior clareza e segurança jurídica para o assunto. Entretanto, críticos do novo texto alertam que uma das consequências é a ausência de punição, na esfera cível, para os casos de assédio sexual e estupro. Assim, Pedro Guimarães, ex-presidente da Caixa, e o anestesista Giovanni Quintella Bezerra não poderiam mais ser processados por improbidade administrativa, condenação que, dentre outras sanções, impede ocupação de cargos públicos e suspende direitos políticos.

Promotora do Ministério Público de São Paulo (MPSP), Beatriz Lopes de Oliveira afirma que o novo texto significa um retrocesso na proteção a vítimas de assédio sexual. Em agosto, o STF vai julgar a retroatividade na aplicação da nova lei – o que pode vir a beneficiar condenados por improbidade devido a casos de violência sexual – e o MPSP se habilitou como amicus curiae. A promotora vem preparando memoriais, a fim de sustentar que os novos dispositivos não possam alcançar atos praticados antes da nova lei.

— O que mais me deixa chocada é que esse sujeito (anestesista acusado de estupro) pode não perder o cargo. A lei não está protegendo de forma suficiente a administração — afirma a promotora.

A promotora Beatriz Lopes de Oliveira — Foto: Arquivo Pessoal
A PROMOTORA BEATRIZ LOPES DE OLIVEIRA — FOTO: ARQUIVO PESSOAL

Qual foi a principal modificação da lei, para esse tipo de caso?

A retirada do inciso 1 do artigo 11 da lei. Antes da modificação, era considerada figura típica ímproba “praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência”, o que dava margem para processos por desvio de finalidade. Era uma hipótese aberta, mas abrangia várias situações concretas, por exemplo o assédio sexual, o assédio moral, situações de perseguição. Sem esse artigo, a lei nova tira a possibilidade de punir isso na esfera cível. Claro que a lei, que é de 1992, precisava ser reformada, mas no final a modificação acabou suprimindo algumas hipóteses de atos ilícitos que eram super relevantes quando pensamos em moralidade.

Quando pratica ato ilícito, a pessoa pode ser responsabilizada em diversas esferas, inclusive criminalmente. Ou até, nesses casos, responder internamente. Mas a lei de improbidade traz o âmbito cível de punição. Hoje a gente se vê engessado na punição desse tipo de conduta. O que mais me deixa chocada é que esse sujeito pode não perder o cargo. A lei não está protegendo de forma suficiente a administração.

A condenação criminal já não seria suficiente? Giovanni Bezerra e Pedro Guimarães continuam podendo ser impedidos de ocupar cargo e de ter seus direitos políticos suspensos?

Podem ter essas sanções sim, com condenação criminal. Mas só com condenação definitiva, agora. Mas a natureza das sanções é diferente, a Constituição estabelece que as esferas são independentes, e que o ato ilícito seja considerado em todas as esferas. Nosso ordenamento jurídico prevê instâncias diferentes na responsabilização. Muitas vezes há situações em que de repente não há condenação no âmbito criminal por falta de provas, mas que seria suficiente para condenação civil, dando um exemplo, ou que o processo criminal é anulado. A corrupção passiva continua sendo punida no âmbito criminal e cível, por que para o estupro basta só o criminal? Então o argumento de que já tem o criminal e isso seria suficiente não é válido, se não nem precisaria da Lei de Improbidade e só o Código Penal resolveria tudo.

Pedro Guimarães pediu demissão da Caixa Econômica Federal mas nega todas as acusações — Foto:
PEDRO GUIMARÃES PEDIU DEMISSÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL MAS NEGA TODAS AS ACUSAÇÕES

Pedro Guimarães pediu demissão da Caixa Econômica Federal mas nega todas as acusações

Os defensores da modificação da lei dizem que antes o texto era muito subjetivo

A lei não tem como abarcar todas hipóteses no texto, é preciso ter senso crítico, e análise do caso para dizer se constitui desvio. Se a preocupação era ser mais objetivo, por que suprimir o inciso 1 do artigo 11, que trazia a possibilidade de punir servidor que pratica ato diverso daquele previsto? Falando de forma concreta, o anestesista deveria prestar serviço médico ao que foi contratado e não estuprar a paciente. Ele era perfeitamente enquadrável nessa situação. Só que hoje não tem mais essa hipótese. As críticas sobre insegurança jurídica não justificam supressão de hipótese tão importante.

Costumamos ver casos de assédio condenados criminalmente, as condenações por improbidade administrativa também aconteciam?

Sim, esse tipo de situação vinha sendo punida, inclusive com manutenção nos tribunais superiores. Tem uma decisão do STJ que puniu por improbidade um professor da rede pública de Mias que praticou atentado ao pudor contra três meninas, ao passar o pênis na cara delas. Ele foi condenado por improbidade. A lei agora não protege vítimas de assédio sexual no âmbito cível, me parece retrocesso na proteção. Quando olhamos para a Constituição, ela determina punição dos atos de improbidade administrativa, com perda de função pública, suspensão dos direitos políticos. Então não entendo o retrocesso.

Giovanni Bezerra e Pedro Guimarães não eram servidores concursados, a lei se aplicaria a eles ainda assim?

Sim. O artigo 2 diz que considera agente público não só o servidor e político, mas todo aquele que exerça, ainda que transitoriamente, por contratação, função nas entidades do poder público. Pessoa que possua algum vínculo.

O STF marcou para o dia 3 de agosto o julgamento que pode determinar retroatividade da nova lei a casos condenados no passado. Isso já vem gerando impacto?

Sim, desde que a nova lei foi promulgada, houve pedidos de aplicação retroativa benéfica em grande parte das ações de improbidade administrativa que está em tramitação nos Tribunais Superiores e que contam com condenação de primeiro e segundo graus. Também ensejaram o ajuizamento de diversas ações rescisórias para desconstituir condenações transitadas em julgado. Dependendo do que o STF fixar na tese poderemos ter retrocesso na tutela da probidade administrativa, afetando uma infinidade de condenações por improbidade administrativa. Mas o MP sustenta que a retroatividade das leis é hipótese excepcional no ordenamento jurídico e a Lei nº 14.230/2021 não contém norma expressa admitindo sua aplicação pretérita.

Tramitam também no STF Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI) que contestam a mudança na lei. O STF pode determinar o retorno da interpretação antiga?

Sim, há pelo menos três ADIs tramitando e a corte superior realmente pode analisar a própria revogação das novas disposições. Há entendimento de que a mudança legislativa foi inconstitucional pela proibição de retrocesso, de proteção insuficiente, e que não se poderia falar em retroatividade benéfica. O STF também poderia dar interpretação mais ampla ao texto, para incluir essas hipóteses na nova lei. Mas esses julgamentos ainda não estão marcados.

O GLOBO

Paulo Barreto, alvo de jingle polêmico em 2020, deixa o PT e anuncia apoio a Rafael Motta

BARRETO GANHOU MANCHETES NACIONAIS APÓS SER ALVO DE UM JINGLE NO QUAL ERAM IMPUTADOS CRIMES A ELE E A MEMBROS DE SUA FAMÍLIA. FOTO: REPRODUÇÃO

O empresário Paulo Barreto, alvo de um jingle que se tornou viral nas eleições de 2020, anunciou nesta terça-feira (19) que vai deixar o PT e se filiar ao PSB. Em publicação nas redes sociais (leia abaixo), o empresário e político disse que vai sair do PT após constatar que o partido, segundo ele, não tem um planejamento político que contemple o seu grupo na região do Vale do Açu.

“Diante disto, me retiro de cena, sem rancores e com o caminho descoberto de qualquer ódio ou ressentimento. Continuaremos navegando no mesmo Mar compartilhando de muitas ideias e ideais, mas agora em barcos distintos”, afirmou Barreto.

Em 2020, Paulo Barreto foi candidato a prefeito de Pendências, terminando a eleição em 2º lugar. Ele ganhou as manchetes nacionais após ser alvo de um jingle no qual eram imputados crimes a ele e a membros de sua família. Ele negou as acusações e acusou adversários de fazerem campanha de ódio contra ele.

Apesar de sair do PT, Paulo Barreto disse que vai manter seu apoio à eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que terá Geraldo Alckmin (PSB) como candidato a vice, e à reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT). Para o Senado, o apoio será dado à candidatura do deputado federal Rafael Motta (PSB). Além disso, ele anunciou apoio às candidaturas de Samanda Alves (PT) para deputada federal e Francisco do PT para deputado estadual.

Portal 98 FM

São Gonçalo do Amarante vai ganhar Superfácil Atacado

FOTO: DIVULGAÇÃO

A rede de atacadistas Superfácil estará em breve em São Gonçalo do Amarante, a solicitação de licença prévia para funcionamento já foi solicitada pela empresa que pertence ao grupo Nordestão

Essa será a quarta loja do Atacadista que já funciona em Emaús e Cidade da Esperança ambas em Natal e uma loja na capital da paraíba.

A localização do emprendimento será na Avenida Dr. Ruy Pereira dos Santos (BR 406) em Olho dagua do Carrilho, o terreno que vai receber a obra fica em frente à garagem do transporte Guanabara, ao lado do Atacadista Queiroz. A licença prévia solicitada pela empresa ainda abrange a possibilidade da loja ser um Nordestão mas as informações que o Alerta São Gonçalo recebeu garantem que está definido que será um Superfácil Atacado

Crescimento e geração de empregos são uma das marcas que um emprendimento como essa carregam, a região onde será construído o atacadista tem a maior taxa de habitantes da cidade e ainda é o caminho para moradores das cidades vizinhas como Extremoz, Ceará Mirim, Litoral norte e a região do Mato Grande.

Com informações de Alerta São Gonçalo

Covid: RN tem quase um milhão de pessoas com imunização em atraso

FOTO: JOANA LIMA

Quase um milhão de pessoas no Rio Grande do Norte não retornaram às unidades de saúde para tomar a D2 e D3 da imunização contra a Covid. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), as duas doses em atraso no estado contabilizam 986.186 cidadãos potiguares.

O número de pessoas que deixou de se vacinar com a D2 é de 246. 198, enquanto que no caso da D3 o dado é bem superior: 737.988 cidadãos. Para ser considerado em atraso com a D3, a pessoa tem que ser do grupo da população adulta com mais de 18 anos ou idosos e estar em atraso há mais de quatro meses com a vacinação.

Devido ao grande número de pessoas que ainda não tomaram a D2 e D3, o quantitativo de norte-rio-grandenses que tomou a quarta dose é pequeno: 421.393 pessoas, pois para tomar o reforço a pessoa tem que comprovar o período em que tomou as doses anteriores.

Faixa Etária

A faixa etária que está com maior atraso da D2 no RN são jovens e adultos com idade entre 18 a 29 anos (58.844 atrasados). As crianças com idade dos 5 a 11 anos contabiliza 56.720 atrasadas.

No caso da D3, as faixas etárias que estão com maior atraso também são dos jovens e adultos dos 18 a 29 anos com 243.303 atrasados e 30 a 39 anos com 184.012 atrasados.

Casal é preso em Natal após fazer aborto e jogar feto em lixo de condomínio de luxo

CASO ACONTECEU EM CONDOMÍNIO DA ZONA SUL DE NATAL – FOTO: REPRODUÇÃO

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), prendeu em flagrante, na manhã desta terça-feira (19), um homem de 27 anos e uma mulher de 25 anos pela prática do crime de aborto.

O casal foi detido por volta das 9h, em um condomínio em Ponta Negra, na Zona sul de Natal. A equipe da DHPP compareceu ao local, onde o feto do sexo feminino foi encontrado, e, após investigação preliminar, conseguiu identificar e flagrantear os autores do crime. O feto tinha aproximadamente 4 meses. A idade exata ainda vai ser apontada em perícia do Itep.

Segundo a investigação preliminar, o crime, praticado por meio de remédio abortivo em um quarto alugado em um condomínio em Ponta Negra, teve como principal motivação esconder a gravidez indesejada.

portal 98 FM

Tubarão tigre é pescado na Praia de Barreiras, em Macau

FOTO: DIVULGAÇÃO

Pescadores da Praia de Barreiras, localizada no município de Macau, distante 182 quilômetros de Natal (RN) tiveram uma surpresa durante a pesca na manhã desta terça-feira (19). Um tubarão foi fisgado em alto mar. A espécie em questão trata-se de um Tubarão tigre (Galeocerdo cuvier), femêa, de acordo com informações do biólogo Lucas Werver, diretor presidente da Associação Tubarões da Costa-RN @atdcrn e coordenador geral da RELASNE (Rede de Colaboração para Pesquisa e Conservação de Elasmobrânquios do Nordeste).

“Equipes do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB/UERN) nossos parceiros e responsáveis pelo monitoramento da área nos passaram as informaçõ de que o animal foi capturado ainda em alto mar e levado até o distrito de Barreiras em Macau, onde o animal foi repartido entre a comunidade”, explicou Werner.

Segundo o especialista, a espécie é comum no litoral potiguar e não consta na lista de espécies ameaçadas de extinção da Ministério do Meio Ambiente, por isso sua captura continua sendo permitida. Não caracterizando crime ambiental.