27 de junho de 2022 às 18:02
28 de junho de 2022 às 06:13
FOTO: JOANA LIMA
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) está dando prosseguimento às melhorias no app Natal Digital com vista à maior interação com os cidadãos e suas demandas no campo da infraestrutura pública. De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Seinfra, as equipes estão trabalhando no planejamento das ações de manutenção, conservação e melhorias das ruas e avenidas da cidade.
“Nessa direção, a Prefeitura investe em tecnologia para tornar eficiente o controle das suas demandas, desde o recebimento até a execução. Com isso, toda a logística da operação tapa buracos, por exemplo, é feita de modo responsável, abrangente e com efeito prático na ponta final: com trabalho rápido em ruas, avenidas e lagoas de captação”, enfatizou Carlson Gomes.
O app Natal Digital ultrapassou, nos últimos meses, o contato via telefone nas interações entre a Prefeitura e a comunidade. “Aqui na Seinfra a resposta é muito positiva. As mensagens vindas dos bairros são completas. Com fotos, vídeos e todas as informações necessárias para o nosso trabalho fluir com maior rapidez. Com isso, agilizamos nossas equipes e conseguimos dar uma pronta resposta aos cidadãos”, explicou o secretário adjunto de Conservação da Seinfra, Diogo Alexandre.
Quem ainda não tem o aplicativo Natal Digital pode baixá-lo na loja virtual do seu smartphone (AppStore ou Playstore) e se conectar à cidade.
27 de junho de 2022 às 17:47
27 de junho de 2022 às 18:13
ALYSSON BEZERRA, PREFEITO DE MOSSORÓ. FOTO-DIVULGAÇÃO
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), declarou nesta segunda-feira (27), durante uma entrevista ao programa Meio Dia RN da rádio 96FM, que vai apoiar o candidato do Solidariedade, Fábio Dantas, ao governo do estado.
Procurado anteriormente para falar sobre o assunto, Alysson disse que só iria se pronunciar sobre apoios ao governo depois do Mossoró Cidade Junina. Promessa cumprida.
A cidade de Mossoró hoje tem o segundo maior colégio eleitoral do estado, e pode fazer uma grande diferença na campanha de Fábio Dantas. Na eleição de 2014 o voto do leitorado mossoroense foi praticamente responsável pela eleição do ex-governador Robinson Faria, que se elegeu no segundo turno com o apoio da govenadora Fátima Bezerra. Na época Fábio Dantas era do PCdoB e foi eleito vice-governador na chapa com Robinson.
27 de junho de 2022 às 17:30
27 de junho de 2022 às 17:27
NAS ELEIÇÕES DE 2020, ALLYSON DERROTOU A PREFEITA ROSALBA CIARLINI (PP), TIA DE BETO ROSADO. FOTO: REPRODUÇÃO
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (Solidariedade), criticou nesta segunda-feira (27) o deputado federal Beto Rosado (PP), pré-candidato à reeleição. O prefeito reclamou que o parlamentar deixou de destinar recursos para Mossoró depois que houve mudança no comando da prefeitura.
Nas eleições de 2020, Allyson derrotou a prefeita Rosalba Ciarlini (PP), tia de Beto Rosado.
“Mandou (recursos) em anos passados, quando tinha familiares no poder. Aí mandava. ‘Você tem sua tia no poder, você manda o recurso. Quando sua tia sai do poder, não manda mais nada’”, afirmou o prefeito, em entrevista à 96 FM.
Durante a entrevista, o prefeito citou que pediu aos 11 parlamentares do Rio Grande do Norte que informassem quantos recursos foram destinados a Mossoró pelos respectivos mandatos. Ele disse que todos os deputados e senadores que fizerem o envio serão lembrados e citados publicamente.
O prefeito disse que não se lembra de recursos enviados diretamente para a prefeitura por Beto Rosado, pelo deputado federal Rafael Motta (PSB) e pelo senador Jean Paul Prates (PT). Ele agradeceu o envio de verbas por parte da senadora Zenaide Maia (Pros), da deputada federal Natália Bonavides (PT) e também do ministro das Comunicações, Fábio Faria, que é deputado licenciado.
27 de junho de 2022 às 17:16
27 de junho de 2022 às 17:17
DINHEIRO, REAL MOEDA BRASILEIRA. FOTO-JOSÉ CRUZ AGÊNCIA BRASIL
O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, disse hoje (27) que “o pior momento da inflação já passou”, e que, graças ao histórico de convívio que o Brasil teve com altos índices inflacionários, a autoridade monetária brasileira conseguiu “sair na frente”, adotando ferramentas capazes de frear o processo inflacionário.
As afirmações foram feitas durante o painel Erosão da Ordem Pública Internacional e o Futuro, no Décimo Fórum Jurídico de Lisboa, na capital portuguesa. Durante o discurso, Neto lembrou que o Brasil “é um dos poucos países que no meio desse processo está tendo revisões para cima” do Produto Interno Bruto (PIB).
“Inclusive a nossa última revisão no BC aumentou [a previsão de crescimento do PIB] de 1,5% para 1,7% [em 2022]. Provavelmente teremos PIB forte no segundo trimestre. Obviamente, em algum momento, tudo que estamos fazendo vai gerar alguma desaceleração no segundo semestre. Mas ainda assim o crescimento é bastante melhor do que se esperava no início do ciclo de ação”, disse Campos Neto.
A experiência que o Brasil tem com o combate à inflação tem ajudado na definição estratégica para amenizar este problema. “Como nós no Brasil entendemos que era problema mais de demanda, na minha opinião, até um pouco antes dos demais países, o BC do Brasil saiu na frente porque temos memória de inflação muito maior, e mecanismos de indexação muito mais vivos”, disse.
Campos Neto ressalta que todos os países estão subindo juros e que, enquanto alguns países estão no meio do caminho, o Brasil já está muito perto de ter feito o trabalho todo. “Vamos ver ainda alguns países subindo bastante os juros”, acrescentou.
Ainda segundo Campos Neto, o Brasil ainda apresenta um “componente de aceleração de inflação”. Ele, no entanto, disse acreditar que o pior momento da inflação já passou. “Temos algumas medidas desenhadas pelo governo que ainda precisamos entender os efeitos delas no processo inflacionário, o que ainda não está claro, mas o Brasil fez o processo antecipado e acreditamos que nossa ferramenta é capaz e vai frear o processo inflacionário”.
Na avaliação do presidente do BC brasileiro, os índices inflacionários que estão sendo registrados em diversos países têm como origem uma “desconexão entre preços e investimentos” que vai além do petróleo, abrangendo também os alimentos.
“Os governos estão enfrentando o dilema de garantir segurança energética e alimentar para a população”, disse. Nesse sentido, “muitos países, em função da guerra, estão adotando medidas protecionistas que estão contaminando o resto da cadeia de inflação”. “E o anseio de gerar segurança alimentar e energética dos governos está sendo feito de maneira descoordenada e gerando queda de investimento”, acrescentou.
Segundo Campos Neto, a falta de coordenação está gerando queda em investimentos tanto em energia quanto em alimentos. “Precisamos entender que quem produz alimentos e energia não é o governo, mas o setor privado e que o governo tem de endereçar o problema das classes sociais mais baixas, mas não pode se desviar das práticas de mercado, porque, no final das contas, são os mercados que produzem alimentos e energia”, completou.
27 de junho de 2022 às 17:15
27 de junho de 2022 às 17:08
FOTO: DIVULGAÇÃO
Roberta Miranda divertiu os convidados do programa “Que História é Essa, Porchat” ao contar como perdeu a virgindade. Dando risada, a artista explicou que o caso aconteceu quando ela tinha 14 anos, época em que precisava se esconder de seus irmãos para conseguir ficar com alguém.
“Eu arrumei um namoradinho e falei pra ele que precisávamos achar um lugar escondido. Daí fomos para o meio do mato, e na hora que eu fui embora, eu olhei pra trás, Porchat, e ele estava tentando fechar o zíper, e aquela coisa enorme, com a cabeça vermelha, não deixava”, riu ela.
A cantora comentou que após o ato deixou o rapaz. “E eu fui embora, não quero nem ver. Estou indo embora e ele: ‘filha da put*, sua vaca’. Olhei para trás e falei: ‘mas eu put* e vaca?’ [Quando] olhei para trás, Porchat, ele estava tentando fechar o zíper, e o luar muito lindo, e aquele coisa enorme, com aquela cabeça vermelha, e ele tentando fechar o zíper. O que que aconteceu: ele pegou a urtiga e foi limpar o trem e quando eu olho, aquela coisa vermelha, inchando, aquela coisa enorme. O negócio foi brabo e eu acho que daí nasceu o meu trauma pintal”, completou.
27 de junho de 2022 às 17:06
27 de junho de 2022 às 17:06
FOTO-EMANUEL AMARAL TRIBUNA DO NORTE
Combater o trabalho infantil é um dever de todos! Marque na agenda. Na próxima terça-feira (28) acontece na capital potiguar, a 1ª Marcha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Zona Oeste – Natal/RN. A concentração acontece às 15h, na Av. Capitão Mor-Gouveia, bairro Cidade da Esperança, em frente ao Comando de Polícia Rodoviária Estadual – CPRE. Trata-se de uma ação alusiva ao mês de combate ao trabalho infantil (12 de junho – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil) e é realizada pela Rede Entrelaços.
A Rede Entrelaços é uma rede de proteção e promoção dos direitos humanos da Zona Oeste de Natal formada por várias instituições com foco, principalmente, nas crianças e adolescentes da região.
Para a 1ª Marcha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, projetos sociais e outros equipamentos públicos das áreas da assistência social, educação e saúde se uniram, entre eles: o COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Natal, a Prefeitura do Natal, a Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, a Atitude Cooperação, o Lar Fabiano de Cristo, Missão ALEF, Oficina Social, entre outras parceiras. Conta com apoio da Boku’s, Movimento de Luta por Moradia Popular – MLMB e Memorial da Capoeira de Natal/RN.
O intuito da Marcha é provocar e sensibilizar a sociedade natalense em torno da necessária efetivação do regramento jurídico existente, de proteção à infância e à adolescência e da criação e ampliação dos investimentos em programas e políticas sociais com fins de redução à pobreza e à vulnerabilidade socioeconômica que incide sobre as famílias brasileiras e que, na maioria dos casos, resultam no trabalho infantil.
27 de junho de 2022 às 16:45
27 de junho de 2022 às 16:42
COTA PARLAMENTAR DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2022 REGISTROU O MAIOR VALOR DESTINADO A GASOLINA, EM COMPARAÇÃO AOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS. FOTO: RAFAELA FELICCIANO
Enquanto discute alternativas para baratear os preços de gasolina, diesel e etanol, a Câmara dos Deputados tem aumento considerável nos gastos das cotas parlamentares apenas com combustíveis. Somente no período de janeiro a junho de 2022, os deputados desembolsaram R$ 8.663.898 para abastecer carros oficiais e veículos alugados.
Já é a maior despesa do tipo contabilizada pela Casa Legislativa em um primeiro semestre, em comparação aos últimos quatro anos (2019 a 2022). A tendência, porém, é de que esse número suba ainda mais.
O levantamento feito pelo Metrópoles com dados do Portal da Transparência da Câmara dos Deputados calcula as despesas realizadas de janeiro ao presente momento, a uma semana do fim de junho. Além disso, os parlamentares dispõem do prazo de 90 dias para apresentar documentos comprobatórios dos valores.
Para se ter uma ideia, o uso da cota parlamentar exclusivamente para abastecimento de automóveis já é 28% – em torno de R$ 2 milhões – mais alto do que o montante referente ao mesmo período do ano passado, sem considerar o mês de junho por encerrado.
27 de junho de 2022 às 16:36
27 de junho de 2022 às 16:36
FÁBIO DANTAS, PRÉ-CANDIDATO AO GOVENRO DO RN. FOTO THALES ÍCARO
(Da redação do BLOG do FM) – o pré-candidato ao governo do estado Fábio Dantas (Solidariedade), disse nesta segunda-feira (27) que não vai discutir sobre a ideologia de gênero. A fala de Dantas foi proferida durante um encontro com representantes do setor de turismo na sede ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.
“Não vou discutir ideologia de gênero. O cidadão é livre para ter suas ideologias e suas posições. Eu defendo e respeito as posições de todas a pessoas, classes, religiões, e opções sexuais. Só acho que um candidato ao governo deve falar sobre o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
Sobre a fala do deputado Michael Diniz (Solidariedade-RN) na semana passada onde disse que “despreza o movimento LGBT” e afirmou que as pessoas não heterossexuais precisam de tratamento psiquiátrico, Fábio disse que.
“Foi uma fala infeliz do deputado. O partido soltou uma nota repudiando a fala dele e eu acompanho o posicionamento do partido”
Comentários