SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 13, 2022

PGE-RN ganha reforço com posse de novos membros e Aspern comemora

NA FOTO, A PRESIDENTE LEILA CUNHA LIMA COM OS NOVOS PROCURADORES DO ESTADO – GABRIEL KUBRUSLY GONÇALVES E CLARISSA ABRANTES SOUZA. FOTO: DIVULGAÇÃO

Na sexta-feira (10) a Procuradoria Geral do Estado do RN realizou cerimônia de posse de dois novos Procuradores do Estado do RN: Clarissa Abrantes Souza (Brasília-DF) e Gabriel Kubrusly Gonçalves (Fortaleza-CE). No ato das assinaturas dos termos de posse estavam presentes p o Vice-Governador Antenor Roberto, o Procurador-Geral do Estado do RN Luiz Antônio Marinho, o Procurador-Geral Adjunto José Duarte Santana, a Procuradora Corregedora-Geral Eloisa Guerreiro, a Procuradora Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do RN – ASPERN Leila da Cunha Lima, além de outros gestores do Executivo e familiares dos empossados.

A ASPERN – Associação dos Procuradores do Estado do RN, representada pela Presidente Leila Cunha Lima, dá boas-vindas aos novos membros, mas destaca: “Veio numa hora excelente, pois atualmente, já com os novos membros, temos somente 59 procuradores na ativa para atender a todas as demandas do RN, e desses temos 18 em abono de permanência”.

PREVISÃO DE CONCURSO

O abono de permanência é um incentivo financeiro do Regime Próprio da Previdência Social, pago ao servidor público estatutário contribuinte que deseja continuar na ativa. Entretanto, estes podem pedir aposentadoria a qualquer momento – daí a gravidade da atual situação, de acordo com a presidente da ASPERN.

Atualmente o quadro da PGE-RN possui 70 vagas, porém em março deste ano houve uma decisão liminar da Segunda Vara da Fazenda da Capital, em favor da ASPERN, autorizando realização de concurso para preenchimento dos cargos vagos de Procurador do Estado. Concedida pelo Juiz Artur Cortez Bonifácio, o resultado foi considerado uma vitória da Associação dos Procuradores do Rio Grande do Norte, que repercutirá em benefício de todo o Rio Grande do Norte. Com a ação civil pública ajuizada pela ASPERN, que foi acolhida pela Justiça, será possível deflagar o processo para realização do concurso, que viabilizará o provimento dos cargos vagos.

No texto da liminar, o magistrado destaca que “a quantidade de cargos existentes não mais corresponde a um número satisfatório para atender às demandas institucionais, sem que isso implique em um grande acúmulo de funções exercidas pelos Procuradores do Estado, bem como, uma elevada carga de trabalho, com a diária convivência de prazos”. E explica ainda que, neste caso, não é facultado ao Estado se valer do “limite prudencial” para alegar a não realização do concurso, pois é preciso garantir as condições adequadas à plena aplicabilidade de direitos fundamentais ligados à atuação dos órgãos públicos.

 Sobre essa matéria, é possível observar a referência no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF), em que o Ministro Luís Barroso, na ADI n.º 6930/DF, deferiu medida cautelar, publicada em 29 de novembro de 2021, autorizando a realização de concurso para a reposição de cargos vagos em estados e municípios que se encontrem em regime de recuperação fiscal, precedente de real incidência ao caso.                                                                                                         

Gol confirma cinco novos voos para Natal a partir da próxima semana; confira os destinos

CONFIRA AS NOVAS ROTAS DA GOL. FOTO: ROVENA ROSA

A Gol Linhas Aéreas anunciou nesta segunda-feira (13) que vai operar cinco novas rotas ligando Natal a cidades das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Os novos voos vão conectar a capital potiguar diretamente a Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP).

As novas rotas somam-se às já operadas pela Gol com destino a São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Brasília, Rio de Janeiro (Galeão) e Salvador. No total, serão 10 destinos partindo do Rio Grande do Norte.

Diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Bruno Reis afirma que “as cinco novas rotas, oriundas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, são estratégicas para o destino e aumenta nossa competitividade no cenário nacional”.

“Essas novas rotas são estratégicas e devem aumentar o fluxo de turistas vindos de mercados importantes no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, excluindo a necessidade de conexão para chegar ao Rio Grande do Norte, diminuindo o tempo de viagem e aumentando a atividade econômica e turística da região”, afirma Bruno Balan, gerente de Planejamento Estratégico de Malha Aérea da GOL.

A partir do dia 25 de junho, as rotas Curitiba/Natal, Goiânia/Natal, Porto Alegre/Natal e Belo Horizonte/Natal entram em operação com uma frequência semanal de ida e volta. Já no dia 26, do mesmo mês, começa a operar Campinas/Natal, com a mesma frequência.

“A GOL cumpre seu papel de maior Companhia aérea doméstica do País ao direcionar-se pelo atendimento aos principais mercados brasileiros, como Natal, que tem sua malha ampliada e oferece ao Cliente mais opções e agilidade em seus deslocamentos sempre com confiança e Segurança, nosso valor número 1”, afirma Bruno.

Os bilhetes para os novos destinos saindo de Natal já estão disponíveis e podem ser adquiridos no site e no aplicativo da companhia, nas lojas GOL nos aeroportos, pelo telefone da Central de Relacionamento (0300 115 2121) e nas agências de viagem.

A partir de 25 de julho

Goiânia – Natal

17h25 – 20h20 (sábados)

Natal – Goiânia

21h10 – 0h10 (sábados)

Belo Horizonte – Natal

20h – 22h45 (sábados)

Natal – Campinas

23h25 – 2h45 (sábados)

Campinas – Natal

23h35 – 2h50 (sábados)

Curitiba – Natal

14h50 – 18h40 (sábados)

Porto Alegre – Natal

23h – 3h25 (sábados)

Natal – Porto Alegre

19h25 – 23h50 (sábados)

A partir de 26 de julho

Natal – Belo Horizonte

6h30 – 9h15 (domingos)

Natal – Curitiba

4h45 – 8h40 (domingos)                                             

RN Card lança recarga via Pix pelo WhatsApp e créditos poderão ser usados nos ônibus em até 10 minutos após a compra

FOTO-DIVULGAÇÃO ASSESSORIA

Quem utiliza o transporte na Grande Natal conta agora com muito mais comodidade e praticidade para recarregar seus cartões de passagens. A RN Card, empresa de bilhetagem que atua na Região Metropolitana de Natal, está ampliando seus sistemas de recargas, permitindo que os usuários possam comprar créditos para os cartões através do WhatsApp e realizar o pagamento com o Pix. A recarga estará disponível nos validadores dos ônibus em até 10 minutos após a confirmação do pagamento. A novidade está disponível para os cartões PASSE FÁCIL e ESTUDANTE.

Para acessar o serviço, o passageiro deve iniciar uma conversa com o WhatsApp da RN Card (84 99900-0823) e escolher a opção Recarga do cartão RN CARD. Após a confirmação dos dados do titular do cartão, será solicitado o valor da recarga e a forma de pagamento. Em seguida, será gerado um QR Code dinâmico que deverá ser copiado e colado na função Pix Copia e Cola do app do banco. Após o cliente realizar o pagamento via PIX, ele será informado pelo WhatsApp da RN Card do sucesso da operação e receberá mais algumas informações para concluir o procedimento.

Para realização de cada recarga será cobrada a taxa de R$ 3, e o valor mínimo da recarga deve ser de R$ 20.

A novidade já está em vigor e visa modernizar o sistema de transporte público e garantir mais conforto para os usuários. Para o diretor executivo da RN Card, Gino Costa, a novidade facilita ainda mais a vida de quem utiliza o transporte público.

“Temos um histórico de inovações e pioneirismo na bilhetagem eletrônica, e a recarga via WhatsApp para os usuários da RN Card é mais uma importante novidade, de modo a garantir praticidade e tranquilidade para quem usa o cartão. Rapidamente, de forma simples e segura, o usuário pode recarregar seu cartão de passagens. E o melhor é que, após a confirmação do pagamento, o seu crédito já estará disponível nos ônibus em até 10 minutos”, explica.

A novidade vai beneficiar milhares de usuários do transporte público das cidades onde a RN Card atua – Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Nísia Floresta, São José de Mipibu, Arêz e Várzea – nos sistemas de transportes municipais e intermunicipais.

Sobre a RN Card

Pioneira no sistema de bilhetagem eletrônica no Brasil, a RN Card iniciou suas atividades em 1996, através da bilhetagem eletrônica presente nos ônibus da empresa Trampolim da Vitória, que ligam Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante a Natal. Propondo soluções modernas, seguras e ágeis para que os usuários possam pagar as tarifas de ônibus, a RN Card visa atender com qualidade aos clientes do transporte de passageiros através do serviço de bilhetagem eletrônica embarcada nos ônibus, sempre aliando tecnologia e segurança à agilidade, comodidade e praticidade para o cliente. Atualmente, a empresa disponibiliza cartões do tipo Vale Transporte, Passe Fácil, Rodoviário, Estudante, Especial, PNE e Sênior.

O sistema de bilhetagem eletrônica é uma evolução tecnológica que utiliza cartões com um chip integrado que substituem eletronicamente os vales, tickets de papel ou dinheiro como meio de pagamento do transporte coletivo de passageiros. O RN Card funciona como um cartão de débito no qual são armazenados valores em reais, creditados como o usuário desejar, e que conforme ele for utilizando em suas viagens, será descontado o valor da passagem da linha.

Comissão de Justiça da Câmara aprova modificações no Código Tributário de Natal

A MATÉRIA CHEGA COM O OBJETIVO DE MELHORAR A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E FACILITAR A VIDA DO CONTRIBUINTE. FOTO: VERÔNICA MACEDO

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal deu parecer favorável, durante reunião nesta segunda-feira (13), ao projeto de lei encaminhado pelo Executivo que acrescenta e modifica artigos referentes ao Código Tributário de Natal. De modo geral, a matéria chega com o objetivo de melhorar a administração pública e facilitar a vida do contribuinte. 

“Trata-se de algumas alterações que visam atrelar a legislação municipal às federais. Além disso, existiam artigos que ofereciam interpretações lesivas à sociedade e, por este motivo, precisava ser feita uma correção. Enfim, temos uma peça tributária que nos deixa cheios de satisfação em aprovar porque vai gerar benefícios aos cidadãos, especialmente aos de baixa renda”, explicou a presidente da Comissão de Justiça, vereadora Nina Souza (PDT).

Na sequência, os parlamentares acataram um projeto da Mesa Diretora da Casa que trata do reajuste para os servidores efetivos e comissionados do Legislativo natalense. De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Klaus Araújo (Solidariedade), a iniciativa mostra o reconhecimento do bom trabalho realizado pelos funcionários da instituição. “A situação está difícil com o avanço da inflação, o que enfraquece o poder de compra do trabalhador. Dito isso, estamos dando um pequeno aumento para reduzir os impactos e retribuir o esforço desses profissionais”.

Outro destaque da reunião foi a aprovação de um texto apresentado pelo vereador Preto Aquino (PSD), que concede permissão em caráter precário em favor de Pessoas Físicas e Jurídicas habilitadas a realizar transporte de passageiros, nos limites do Município. Entre as exigências para a efetuação da proposta, o veículo destinado ao transporte de passageiros deve conter acessibilidade e não será permitida a cobrança de tarifa superior à executada pelas empresas de ônibus que atualmente prestam o serviço na capital.

“Segundo a matéria, os novos permissionários poderão explorar as rotas e linhas extintas ou modificadas unilateralmente pelas empresas de ônibus nos últimos seis meses. Os interessados em oferecer o serviço deverão fazer o cadastro na Prefeitura. Assim, acredito que podemos amenizar os problemas enfrentados pelas pessoas que precisam do transporte público”, concluiu Preto Aquino.

São Gonçalo recebe Selo Cidade Limpa do MP, PGE e Idema

FOTO: DIVULGAÇÃO

Na manhã desta segunda-feira (13), o Ministério Público do RN (MPRN), a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), realizaram solenidade de entrega do Selo Cidade Limpa− que reconhece o trabalho dos municípios que dão a destinação correta aos resíduos sólidos no estado. São Gonçalo foi uma das 24 cidades que receberam o prêmio, que aconteceu na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Natal, e contou com a presença do prefeito Eraldo Paiva.

“Muito feliz em receber o Selo Cidade Limpa e ter nossa São Gonçalo reconhecida com esse prêmio pela forma com que tratamos da destinação do lixo, colaborando com a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente. Agradeço ao Ministério Público, IDEMA e Governo do Estado pelo prêmio, ao qual compartilho com nossos servidores e a população da nossa querida cidade”, destacou Eraldo.

A procuradora-geral de Justiça, Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira, destacou a importância do prêmio como um incentivo para os demais municípios também adotarem medidas corretas de destinação dos resíduos. “Quando se tem muito a fazer, é importante começar. Tenho certeza que todos os municípios do nosso Estado têm demandas mil, mas é preciso escolher prioridades e adotar ações concretas para que as realidades que necessitam de mudanças possam ser transformadas. Que esse momento sirva de estímulo para outros municípios porque a realidade que precisa de transformação ainda é muito vasta. Nosso Estado é rico em potencial turístico e tenho certeza que nenhum município quer como portal de entrada um lixão ou um ambiente degradado”, ressaltou.

Participaram da solenidade promotores de Justiça que atuam na área de meio ambiente e outras entidades ligadas ao setor, além de outros prefeitos premiado e representantes dos municípios.

Vândalos atacam estação da Caern e deixam regiões do estado com abastecimento suspenso

APÓS RELIGAR O SISTEMA SÃO NECESSÁRIAS 72 HORAS PARA REGULARIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO. FOTO: DIVULGAÇÃO

Após ataque a uma de suas Estações Elevatórias de Água, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) suspendeu o abastecimento nas regiões de Guamaré e Baixa do Meio, além das comunidades da Cohab, Papagaio, Barreira e Diogo Lopes, em Macau. De acordo com a companhia, o dano foi casado por vândalos que depredaram o local.

A Caern informou que registrou boletim de ocorrência pedindo o empenho da polícia para encontrar os responsáveis pelos danos. Essa não é a primeira vez que unidades, estações e poços da companhia são alvos de bandidos.

Após religar o sistema são necessárias 72 horas para regularização do abastecimento.  A previsão é que o abastecimento seja retomado no final da tarde de terça-feira (14).

RN registra dois óbitos por COVID nas últimas 24H e 270 novos casos da doença

FOTO: ALEXANDRE BRUM/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

(Da redação do BLOG do FM) – Os números de casos da COVID-19 no Rio Grande do Norte, só cresce. Pelo quarto dia consecutivo o estado voltou a registar óbitos ocasionados pela doença. Nas últimas 24h foram dois 02, um em Natal e outro na cidade de Lagoa Nova. Ainda foram confirmados 270 novos casos da doença.

FOTO REPRODUÇÃO BLOG DO FM-PORTAL REGULA RN

A taxa de ocupação de leitos nesse momento está acima de 50% em todos as regiões que existem pacientes internados. A Secretaria de Estadual de Saúde afirma que, todos os internados ou que faleceram, não tomaram a vacina contra a COVID ou não completaram o esquema vacinal.

“Corte no ICMS é corte na saúde, educação, segurança”, afirma Senador Jean

JEAN PAUL PRTAES, SENADOR DO PT-RN.FOTO-DIVULGAÇÃO

O Senador Jean (PT-RN) apresentou, nesta segunda-feira (13), uma emenda que garante compensação das perdas de receita no Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) provocadas pelo PLP 18. A emenda determina que a União apure as perdas bimestralmente e compense estados e municípios. “De todo modo, considero que o Projeto de Lei Complementar 18 de 2022 não está maduro, e se espera do Senado Federal que empenhe esforços para melhor discussão sobre seus impactos”, complementou. Ao todo, Jean apresentou seis emendas ao projeto.

O parlamentar reforçou ainda sua posição contrária ao Projeto de Lei Complementar. “O texto aprovado na Câmara dos Deputados importa em perdas orçamentárias permanentes aos estados que, por sua vez, implicarão cortes severos em serviços públicos como saúde, educação e segurança pública, ainda mais necessários nesse tempo de crise econômica e carestia. É suficiente dizer que as perdas anuais para o Fundeb podem ser de até R$ 21 bilhões”, declarou Jean.

O Projeto de Lei Complementar 18 de 2022, aprovado na Câmara, limita a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustível e energia, e a justificativa é que a medida atenuaria a alta da gasolina, do diesel, do gás de cozinha. “Trata-se de uma solução equivocada para o problema da alta extraordinária do preço dos combustíveis”, afirmou o Senador Jean.

O parlamentar do Rio Grande do Norte argumenta que, diante das demais variantes que incidem sobre o preço final dos combustíveis é possível que o impacto do projeto seja ínfimo no valor pago pelos consumidores, mas cause “grande prejuízo” à estrutura dos serviços públicos. Isso porque o ICMS é utilizado pelos estados para custear os diferentes serviços gratuitos à população, dentre eles saúde e educação.

“A redução pretendida pelo corte no ICMS poderá ser totalmente anulada por dois fatores: o aumento do dólar e/ou da cotação internacional do valor do barril de petróleo cru (brent), ou a recomposição da defasagem do preço praticado no Brasil em relação ao preço internacional, já que não há alterações formais ao PPI (Preço de Paridade de Importação), adotado pelo Petrobras. De um jeito ou de outro, o sacrifício da população é certo, às custas de benefício duvidoso”, disse Jean.

Ainda de acordo com o senador, outro problema é que o Projeto de Lei Complementar 18 de 2022 também não traz mecanismos para garantir que a redução do imposto chegue às bombas de combustíveis, podendo resultar apenas em aumentos da margem de lucro na cadeia produtiva, em vez de economia para os consumidores.

Conta de estabilização

O Senador Jean lembra que o Projeto de Lei 1472 de 2022, que cria uma Conta de Estabilização de Preços de Combustíveis (CEP-Combustíveis), foi aprovado no Senado Federal em março, com apoio dos governos estaduais, e segue sem apreciação pela Câmara dos Deputados. Segundo ele, esse PL seria solução mais adequada ao problema da alta dos preços.

“O projeto representa uma solução muito mais consistente e transparente, e tem sido preterida em prol de soluções improvisadas e eleitoreiras. Não nos surpreende a fala, mais uma vez carente de embasamento, na qual o presidente da República reputa ao projeto o corte de R$ 2 no preço ao consumidor”, afirmou.