SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 9, 2022

Trem que descarrilou em Natal é colocado na linha, mas dano em trilhos mantém viagens suspensas

PARA COLOCAR O VLT NOVAMENTE NOS TRILHOS, OS FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA UTILIZARAM UMA ESPÉCIE DE MACACO HIDRÁULICO. FOTO: HUGO MONTE

O trem que fazia a linha de Natal para Parnamirim e descarrilou no fim da manhã dessa quarta-feira (08) foi recolocados no trilhos apenas nesta quinta-feira (09), após mais de 24 horas do incidente. O serviço foi realizado por uma equipe da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

As causas do descarrilamento ainda não foram confirmadas pela companhia. No entanto, técnicos da CBTU informaram extraoficialmente ao repórter Hugo Monte que o incidente pode ter sido provocado por uma avaria nos trilhos.

É possível que a via férrea tenha cedido e deixado espaço maior do que o necessário para a passagem do trem. No momento do descarrilamento, o disco de freio da composição foi danificado.

Para colocar o VLT novamente nos trilhos, os funcionários da companhia utilizaram uma espécie de macaco hidráulico. O vagão foi levantado e deslocado para a posição de viagem. O serviço foi acompanhado de perto por moradores da área onde houve o descarrilamento, no bairro de Felipe Camarão, entre as estações de Cidade da Esperança e Promorar.

Em entrevista à TV Tropical nessa quarta-feira (08), pouco tempo após o descarrilamento, o condutor do trem declarou que não sabia o que poderia ter acontecido. Ele relatou ainda que o incidente poderia ter causado danos maiores.

As viagens entre Parnamirim e Natal estão suspensas desde então. Segundo a CBTU, apesar de o VLT ter sido recarrilado, a via férra ficou bastante danificada. A recuperação já foi iniciada. Contudo, os serviços devem se estender até, pelo menos, a tarde desta sexta-feira (10).

A companhia frisou ainda que as chuvas podem atrasar ainda mais a retomada das viagens. A expectativa é que o trem volte a circular no sábado (11) ou na segunda-feira (13), já que no domingo não há operação no sistema de trens urbanos de Natal e Região Metropolitana.

Portal da Tropical

STTU disponibilizará linha expressa durante jogo do ABC neste domingo 

DECISÃO FOI TOMADA EM REUNIÃO NESTA QUINTA-FEIRA ENTRE A STTU E DIRIGENTE DO CLUBE. FOTO: STTU

Torcedores do ABC contarão com o “Expresso Frasqueirão” para assistir o jogo contra o Mirassol (SP) neste domingo (12), às 17h, no estádio Maria Lamas Farache – Frasqueirão. Trata-se de uma linha expressa entre Ponta Negra e o estádio onde ocorrerá a partida de futebol.

A decisão foi tomada durante reunião entre os secretários adjuntos de trânsito e de transporte da STTU, Walter Pedro e Lincoln Werner, respectivamente, e o representante do ABF FC, engenheiro Wilson Cardoso.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o serviço contará com quatro veículos e começará a operar duas horas antes, às 15h, no sentido da Ponta Negra/Estádio, saindo do Bar Varandinha.

Na volta para casa, os torcedores contarão com mais oito viagens – com os veículos saindo do estádio no sentido Frasqueirão/Ponta Negra, até uma hora depois do término da partida.

O serviço será gratuito, mas o acesso aos veículos somente será permitido para os torcedores com o ingresso para o jogo.

VÍDEO: Professor é preso na Grande Natal por assédio sexual contra aluna

O PROFESSOR FOI SOLTO NO MESMO DIA APÓS PAGAR FIANÇA E VOLTOU A DAR AULAS. FOTO: DIVULGAÇÃO

Um professor da rede estadual de ensino foi preso em flagrante após ser acusado de praticar assédio sexual contra uma aluna da Escola Estadual Professora Lígia Navarro, em Pitangui, município de Extremoz, na Grande Natal. O caso aconteceu na última sexta-feira (3). O professor foi solto no mesmo dia após pagar fiança e voltou a dar aulas.

De acordo com a estudante, que é adolescente e teve a identidade preservada, o professor passou a mão nos seus seios durante uma atividade, em plena sala de aula. O caso foi visto por outros estudantes, que confirmaram a prática do assédio.

Em entrevista à TV Tropical, a jovem falou sobre o caso. Veja o relato:

“Eu entrei, fui para a sala. Depois, ele entrou com a atividade. Era para a gente tirar foto. A gente tirava foto e copiava do celular. Quando eu fui tirar foto, ele falou que era melhor se fosse na mesa. A gente estava indo lá para ele colocar as folhas na mesa, para a gente tirar as fotos. Eu peguei, fui. Quando eu fui passar por ele, ele olhou para o lado para ver se eu estava chegando perto. Quando ele viu que eu cheguei perto, ele esticou o braço e encostou no meu peito. Pegou e falou: ‘maciozinho’”.

Com informações do Portal 98 FM

Natal vai receber maior evento científico de energia solar do Brasil

CANDIDATURA FOI DEFENDIDA PELA PESQUISADORA LÍDER DO LABORATÓRIO DE ENERGIA SOLAR DO INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS, SAMIRA AZEVEDO. FOTO: DIVULGAÇÃO

Natal vai sediar a 10ª edição do Congresso Brasileiro de Energia Solar (Cebens), o maior evento científico com foco em energia solar no Brasil.

A candidatura foi defendida pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), do Sistema FIERN, e a escolha da capital potiguar como sede foi confirmada pela Associação Brasileira de Energia Solar – ABENS, entidade promotora do Congresso.

O Cebens é realizado a cada dois anos. Em 2022, ocorreu em Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. A edição potiguar será em 2024.

“O assunto energias renováveis como um todo é muito forte no Nordeste. Então trazer o Congresso para a região fortalece o laço com o ambiente mais limpo de geração de energia e, do ponto de vista da ciência, da tecnologia, traz uma série de ganhos”, diz o diretor regional do SENAI-RN e diretor do ISI-ER, Rodrigo Mello.

Ele lista, entre os benefícios com o evento, “a congregação de professores/as, pesquisadores/as e especialistas da área, do Brasil e do mundo, na cidade, a possibilidade de troca de experiências e de ampliação de laços entre entidades, sejam nacionais ou internacionais, para novos projetos que se apresentem no futuro”.

Apresentação

A pesquisadora líder do Laboratório de Energia Solar do ISI, Samira Azevedo, fez a apresentação que culminou na confirmação de Natal como próxima sede e do ISI-ER como instituição que irá coordenar o evento. “Esse era um desejo antigo”, diz ela.

A apresentação incluiu detalhes sobre as atividades do Instituto, realizadas dentro da maior rede de institutos privados do Brasil para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da indústria – a rede de Institutos SENAI de Inovação – e alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que buscam alcançar, entre outras metas, o fim da pobreza, a redução das desigualdades, o fomento à educação de qualidade e combater as mudanças climáticas no mundo.

Potenciais locais para visitas técnicas durante o Congresso além de possíveis espaços para sediar o evento, bem como infraestrutura hoteleira, turística e gastronomia também entraram como argumentos.

Apresentação e votação ocorreram durante Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira de Energia Solar – Ciência e Tecnologia, no dia 25 de maio. A Assembleia integrou a programação do IX Cebens.

Produção científica

A conquista da próxima edição não foi, entretanto, a única realização do ISI no Congresso. A produção científica do Instituto também ganhou destaque, com Samira Azevedo, André Luiz de Oliveira Lira, Alan Rodrigues de Sousa, Bruno do Nascimento e Silva, Julliana L. M. Freire e Maria de Fátima Alves de Matos, da equipe, entre os/as autores/as de cinco artigos apresentados no evento.

Os trabalhos tiveram como títulos Avaliação da degradação de módulos fotovoltaicos policristalinos na cidade de Natal após 4 anos de exposição ao ar livre; Geração de séries sintéticas de radiação solar a partir de dados de insolação horária no Nordeste brasileiro; Avaliação das previsões numéricas de curto prazo da irradiância solar para região de Ilha Solteira – SP; Análise comparativa entre albedo espectral derivado de satélite e medições de albedo em campo: um caso de estudo para validação de bancada móvel e Contribuições no algoritmo de rastreamento do ponto de máxima potência em locais com grande variação de irradiância.

“O Congresso foi muito proveitoso para a equipe do ISI, pois reuniu os principais nomes da comunidade científica na área de energia solar, tanto do Brasil quanto grandes referências internacionais. E foi possível, com o evento, a realização de minicursos, o contato com outros centros de referência, o treinamento da equipe, tudo num único local, além de poder acompanhar o que as comunidade vêm trabalhando e publicando”, diz Samira. “Isso promove uma renovação das ideias para desenvolver novos projetos”, acrescenta.

Também dentro da programação do evento, a pesquisadora participou como convidada do “Solar-Speed-Dating”, uma sessão especial em que especialistas do setor são chamados/as para discutir e esclarecer dúvidas de estudantes e jovens cientistas/profissionais da área de energia solar, sobre o desenvolvimentos em tecnologia, negócios e outros temas.A sessão foi promovida pela ABENS, em conjunto com a Young ISES (International Solar Energy Society) e o Instituto Ideal.

Dados divulgados pelo IBGE aponta que RN tem maior redução na produção de leite industrializado do NE

DADOS REFERENTES A PRODUÇÃO DE LEITE NO RIO GRANDE DO NORTE FOI DIVULGADO NESTA QUINTA 9. FOTO: REPRODUÇÃO

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio Grande do Norte foi o estado do Nordeste que apresentou maior redução na produção de leite no comparativo entre o primeiro trimestre de 2022 e o último trimestre de 2021, a produção caiu 9,7% no RN no primeiro trimestre deste ano.

Nos meses de janeiro a março deste ano, o estado produziu 16,7 milhões de litros de leite industrializado. Em comparação aos dois trimestres anteriores, houve uma diminuição no volume de leite. Foram 17,7 milhões de litros no terceiro trimestre de 2021 e 18,5 milhões de litros no trimestre seguinte.

Os dados são da Estatística da Produção Pecuária, divulgada nesta quinta-feira 8 pelo instituto. Também apresentaram reduções, porém inferiores ao RN, os estados do Maranhão (-4,9%) e Piauí (-2,9%). Entre todas as unidades da federação, o Rio Grande do Norte teve a quinta menor produção de leite industrializado do Brasil no período.

Natal participa de campanha sobre combate ao trabalho infantil

FOTO: REPRODUÇÃO

Aderindo à campanha do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FNPETI, com o tema “Proteção Social para Acabar com o Trabalho Infantil” , a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) promove neste mês uma programação especial para marcar a data 12 de junho – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. As atividades são organizadas pelo Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) e pelo setor de Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), além das unidades descentralizadas da secretaria.

O objetivo da Campanha é dar visibilidade à ilegalidade e aos danos causados pelo trabalho infantil na vida de crianças e adolescentes exploradas, através da sensibilização e mobilização social, dando continuidade às ações estratégicas de prevenção e combate ao trabalho infantil realizadas no município, durante todo o ano, como ações socioeducativas e intersetoriais: feiras livres e com as famílias trabalhadoras da área do transbordo, além de manter parceria com o IRFN por meio do projeto academia e futebol

A programação inclui o lançamento da Campanha de Combate à Mendicância no instagram @Petinatal como uma das ações alusivas ao 12 de junho. Além disso, o AEPETI promoverá uma qualificação com a temática: “A complexificação do Trabalho Infantil no contexto pandêmico: Construindo estratégias de enfrentamento” para os profissionais da Semtas que trabalham no atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de Trabalho Infantil. A atividade acontecerá no dia 21 de junho, no Centro Municipal do Trabalho e Empreendedorismo – CMTE (Alecrim).

“A data marca a luta e o engajamento de todos no enfrentamento, prevenção e combate ao trabalho infantil, sendo hoje um dos principais desafios da nossa sociedade. Para vencer essa luta, precisamos do envolvimento de todos, do setor privado, da sociedade civil e do Estado. Todas as ações da Semtas são pautadas na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), reafirmando o compromisso da gestão do prefeito Álvaro Dias, na defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes do nosso município”, ressalta a titular da pasta, Ana Valda Galvão.

As atividades com as famílias acompanhadas também ocorrem nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e nos Centros de Convivência para crianças e adolescentes com apresentação do tema de combate ao trabalho infantil e exibição de vídeo ensinando a construir o cata-vento, ícone da luta pela erradicação do trabalho infantil no mundo.

12 de junho

Foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, como Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil,  data que foi apresentado o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na conferência anual do trabalho. No Brasil, a data foi instituída como dia nacional de combate ao trabalho infantil em 2007, pela lei nº 11.542.

O Disque 100 é um canal de denúncia oficial para comunicar caso suspeito ou confirmação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. É um serviço nacional de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas por dia, nos 7 dias da semana. As denúncias recebidas são analisadas, tratadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.

Os Conselhos Tutelares também recebem denúncia e notificação de casos de trabalho infantil. Em Natal, estão disponíveis os telefones 98870-3861 ou 98870-3327 do Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS que realiza o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e violação de direitos nas ruas e em espaços públicos. O serviço é ofertado de segunda a domingo, das 8h às 24h.

Danos do trabalho infantil

São inúmeras as consequências para o desenvolvimento de crianças e adolescentes submetidas ao trabalho infantil. Os danos são de ordem físicas, psicológicas, sociais e educacionais. Para a coordenadora do AEPETI, Riane Feitosa, “O trabalho infantil é uma das formas de exploração mais prejudiciais ao desenvolvimento humano, expõe crianças e adolescentes a uma série de violências: evasão escolar, isolamento, atropelamento, abuso sexual, tráfico, acidentes, doenças, e até a morte. É urgente afastá-las dessa forma de violação que desprotege, vulnerabiliza e limita oportunidades futuras de empregos, perpetuando o ciclo da pobreza, da exclusão social, gerando consequências que podem perdurar até a vida adulta. Precisamos protegê-las dessa violação tão cruel! O tempo que temos é agora! E a responsabilidade é de todos nós!”

Alameda é entregue pela Prefeitura no bairro de Capim Macio

OS SERVIÇOS DE AMPLIAÇÃO DE ESPAÇOS DE LAZER, ESPORTES E CONVIVÊNCIA SEGUEM AVANÇANDO PELA CIDADE. FOTO: DIVULGAÇÃO

Mais uma alameda para a prática de exercícios foi entregue nesta quarta-feira (08) pela Prefeitura de Natal. Desta vez, a população de Capim Macio foi beneficiada com a entrega do equipamento instalado no entorno da lagoa de captação do bairro. Além do investimento na iluminação em led, o espaço foi reurbanizado, ganhou novos bancos, pintura e projeto paisagístico.

Os serviços de ampliação de espaços de lazer, esportes e convivência seguem avançando pela cidade. Este ano, a Prefeitura já entregou também alamedas no bairro Nordeste e nas Quintas. Além disso, estão sendo executados os serviços de requalificação na praça do Cruzeiro, na Vila de Ponta Negra, do Parque Ecológico de Capim Macio e da Praça Abel Lira, no Tirol.

“Esse é mais um equipamento público moderno, estruturado e funcional entregue pela gestão do prefeito Álvaro Dias que tem um claro compromisso com a melhoria da qualidade de vida da nossa cidade, ampliando esses espaços onde as pessoas poderão praticar suas atividades esportivas, de lazer e convivência. Esses investimentos vão seguir acontecendo em toda Natal”, detalhou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega, que coordenou a cerimônia de entrega da alameda, representando o chefe do executivo municipal. Em função de outros compromissos, o prefeito Álvaro Dias não pôde participar.

Ação judicial sobre reordenamento dos quiosques da Redinha integra projeto piloto da Corregedoria do TRF5

FOTO: DIVULGAÇÃO

A ação civil pública que discute o reordenamento dos quiosques da Redinha, diante das obras de revitalização da orla daquela região, integra o piloto de um projeto inédito, desenvolvido conjuntamente pela Presidência e Corregedoria Regional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

O Corregendo tem o objetivo de prestar apoio técnico e administrativo a ações complexas e estruturais que tramitem na 1ª instância e cujo objeto esteja alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

O processo em questão tramita na 4ª Vara da JFRN e encontra-se em procedimento de mediação conduzido pela Juíza Federal Gisele Leite.

Esta semana, o Corregedor Regional, Desembargador Federal Élio Siqueira Filho, participou da visita técnica que foi realizada na área do conflito, conjuntamente com a Juíza Federal Gisele Leite e as instituições participantes da mediação – MPF, União, Município de Natal e IDEMA,  além dos próprios quiosqueiros e sua advogada.

Durante a visita, foi apresentado o projeto do novo Mercado da Redinha e do Centro de Artesanato. Além disso, o grupo visitou a área ocupada pelos atuais quiosques, dialogando com os quiosqueiros, identificando sua situação  sócio-econômica, assim como as condições de funcionamento da sua atividade.

Na ocasião, o Corregedor Regional Élio Siqueira, que também é Coordenador da Conciliação na 5ª Região, e a juíza federal Gisele Leite realçaram a importância do diálogo e da colaboração para a solução das questões discutidas nas demandas estruturais, diante da complexidade que as caracterizam.

A mediação discute a possibilidade de integração dos quiosques ao projeto em execução, de forma que a atividade seja contemplada no plano de reurbanização da Redinha.