SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 31, 2022

Mossoró Cidade Junina: MPRN move ação civil para que verba de shows seja destinada para a educação especial

MOSSORÓ CIDADE JUNINA.FOTO-DIVULGAÇÃO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) quer assegurar que o déficit de profissionais para o atendimento educacional de alunos com deficiência na rede pública municipal de Mossoró seja sanado. Para isso, está pedindo em uma ação civil pública que a Justiça local conceda tutela provisória de urgência e suspenda as apresentações dos cantores Wesley Safadão e Xandy Avião, determinando o bloqueio judicial dos valores que seriam pagos aos artistas nas contas da Prefeitura.

Os shows fazem parte da programação do Mossoró Cidade Junina 2022, evento que acontece em junho.  A 4ª Promotoria de Justiça de Mossoró tentou celebrar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município. A proposta, contudo, foi recusada e não restou outra alternativa ao MPRN a não ser ajuizar a ACP, diante da negligência com a educação de alunos com deficiência.

A finalidade do bloqueio é alocar tais recursos para a realização de concurso público para professores do ensino regular, professores auxiliares e profissionais de apoio da educação especial, uma vez que há carência desses profissionais na Secretaria Municipal de Educação de Mossoró.

Os preparativos para a realização do concurso de professores se estendem há mais de dois anos. Assim, quer o Ministério Público que o Município seja obrigado a publicar o edital para este certame, no prazo de três meses.

O MPRN apurou que há déficit de professores do ensino regular, de professores especializados e capacitados em Atendimento Educacional Especializado (AEE), de professores auxiliares da educação especial, de profissionais de apoio, de intérpretes de Libras, de guias intérpretes e de equipes multidisciplinares formada por psicólogos assistentes sociais, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

Entre os pedidos feitos pelo Ministério Público, na ACP, consta que seja determinada à Prefeitura a apresentação das despesas com o evento Mossoró Cidade Junina 2022 (destacando o montante a ser pago para as apresentações dos cantores mencionados).

Problema histórico em Mossoró
A 4ª Promotoria de Justiça de Mossoró realizou uma  ampla e complexa investigação sobre a  violação a direito individual, provocada por queixas de pais de alunos, sobre a falta de oferta de profissional de apoio nas escolas. Foi instaurada uma série de procedimentos para averiguar o relato de falhas no quadro de servidores da Secretaria Municipal de Educação de Mossoró. As denúncias se intensificaram no início do ano letivo de 2022 quando muitas escolas voltaram às aulas presenciais sem o quadro completo de professores e sem profissionais de apoio para auxiliar os alunos com deficiência.

Na prática, muitos estudantes ficaram sem aula. A falta destes profissionais é um problema histórico no Município de Mossoró. É uma omissão que se arrasta desde antes da entrada em vigor d a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que instituiu a Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência (conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência). Ao longo dos últimos anos a rede municipal vem enfrentando o problema com recursos paliativos, alternativas temporárias e medidas ineficientes.

O Município tem contratado, a cada ano letivo, um número crescente de estagiários para fazer o acompanhamento dos alunos com deficiência.  Antes da pandemia, havia cerca de 250 estagiários, mas até o final de 2022 o número deve superar 400 contratos de estágio. O programa de estágio não pode ter como finalidade a substituição de mão de obra especializada. O problema apresenta diversas complexidades. Os alunos com deficiência, com transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação e aqueles com transtornos específicos de desenvolvimento também conhecidos como transtornos funcionais de aprendizagem apresentam, cada um, demandas específicas de auxílio em sala de aula ou em atividades complementares nos serviços de AEE.

O número reduzido de educadores ameaça a implantação do programa Escola em Tempo Integral, que precisa ter início com urgência. Isso porque é uma obrigação do Município de Mossoró de levar a iniciativa a 50% das escolas até 2025, conforme o disposto na meta 6 do Plano Municipal de Educação (Lei Municipal nº 3.298/2015). Porém, até o momento nenhuma unidade municipal implantou o programa, considerando que faltam professores para a escola regular e, por consequência, para os programas de aprimoramento do ensino de qualidade.

Medidas necessárias para garantir a realização do concurso
Para assegurar que o concurso seja feito, o MPRN incluiu na ACP a solicitação para que o Juízo ordene à Prefeitura o encaminhamento à Câmara Municipal de Mossoró, no prazo máximo de 60 dias, do projeto de lei (PL) que cria os cargos citados. O PL, por sua vez, deve estabelecer as funções, o número de cargos necessários para atender a demanda e os requisitos para o provimento, fixando critérios compatíveis com a natureza de suas atribuições; além de promover a formação de um quadro de recursos humanos para garantir a educação especial e o Atendimento Educacional Especializado (com a previsão obrigatória de todos os profissionais que hoje o Município não dispõe).  Até lá, também quer o MPRN que o Município contrate, no prazo de 30 dias, pelo menos 15 intérpretes de Libras para a rede municipal de educação de Mossoró.

Pedidos finais na ACP
Por fim, o MPRN pede na ACP que haja a implantação da modalidade de ensino em tempo integral em pelo menos 15% das escolas municipais em 2023, agregando mais 15% das unidades em 2024 e mais 20% em 2025, de modo a garantir que no mínimo 50% das instituições tenham, a partir de 2025, os dois turnos de atividades e que 25% dos estudantes sejam beneficiados; a regulamentação, através de resolução a ser aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, no prazo máximo de 30 dias, dos programas da educação especial e os serviços do AEE; a implantação de um plano de capacitação de sua rede de ensino para a educação especial e o AEE; o desenvolvimento de um programa municipal para a integração dos serviços das Secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência Social, com o objetivo de facilitar o diagnóstico precoce, a emissão de laudos e o tratamento de saúde e garantir a colaboração entre os profissionais das respectivas áreas; e a redução em pelo menos 50%, no prazo de um ano, o número de estagiários atuando na função de professor auxiliar em sala de aula.  Leia a ACP na íntegra, clicando aqui.

Com protesto de auditores da Receita, fiscalização do Porto de Natal vive caos

MOVIEMNTO GREVISTA AUDITORES FISCAIS. FOTO- INTERNTE

O grande protesto organizado pelos auditores da Receita Federal, que alertam sobre o risco do órgão paralisar devido aos cortes orçamentários, já traz um reflexo direto no Porto de Natal. Indignados, os inspetores da fiscalização responsável pelo Porto de Natal pediram exoneração. O titular e o substituto foram desligados a pedido e, com isso, não há mais quem coordene a atividade no terminal.

O protesto dos auditores da Receita Federal acontece em todo país e tem nos pedidos de exoneração das chefias um dos pontos alto. No Rio Grande do Norte, das 14 chefias, 12 pediram exoneração.

Insistem também para seja cumprido o acordo assinado em 2016, com a publicação do decreto que regulamenta a Lei 13.464/17, e que haja a realização de concurso público para Auditor-Fiscal, para a recomposição do quadro defasado.

Assú recebe representantes de projeto para desenvolvimento de negócios na agricultura

FOTO: DIVULGAÇÃO

Hoje (31), um novo projeto que trata sobre a importância e iniciativas para atuação do homem do campo foi apresentado à Prefeitura do Assú. Trata-se do projeto Bom Negócio Rural, iniciativa que leva informação técnicas de boas práticas no agronegócio e comerciais do segmento, além de compartilhar e gerar oportunidades com foco para pequenos e microprodutores rurais e agricultura familiar.

O programa trabalha com grupos colaborativos conectando empresas associadas, universidades e entidades proporcionando um ambiente de troca de informações e construção de relacionamentos e negócios. A reunião de hoje contou com a presença do prefeito Gustavo Soares, de Luzia Luana Berto (sec. de desenvolvimento econômico), de Raulino Cardoso (engenheiro agrônomo da sec. de agricultura) e de representantes do projeto Bom Negócio Rural, Nelson Dantas e Aparecida Dantas.

Prefeito abre Semana do Meio Ambiente de Natal nesta quarta no Parque da Cidade 

ABERTURA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE SERÁ NESTA QUARTA-FEIRA NO PARQUE DA CIDADE. FOTO: SEMURB

Nesta quarta-feira (1), a Prefeitura abre oficialmente a programação da Semana do Meio Ambiente de Natal (Sema) 2022. O evento conta com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, entre outras autoridades. E será realizado, a partir das 15h30, no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Candelária.

Com o tema “Uma Só Terra: cuide e preserve. Está é nossa casa!”, a programação vai trazer como parte da agenda de atividades exposições fotográficas, feira de artesanato sustentável, oficinas e palestras em diversos locais da cidade e acontece até o dia 9 de junho. Coordenada pela Semurb, a programação mobiliza várias secretarias municipais e órgãos da administração direta e indireta.

Na programação de abertura está o lançamento de sementes por drone em uma área de recuperação ambiental do Parque, a abertura da exposição fotográfica “Observando a Natureza: A beleza captada pelas lentes” de Luciano Capistrano e Carla Belke. E ainda, a apresentação cultural da Big Band Jerimum Jazz da UFRN.  Antes, pela manhã, o projeto Planta Natal inicia o plantio de árvores nas escolas da rede municipal de ensino.

Em 2022 comemora-se 50 anos da célebre Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, que instituiu o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente.

PROGRAMAÇÃO

O dia 2 de junho será dedicado a palestras que serão realizadas no auditório do Parque da Cidade. Pela manhã, a partir das 9h, acontece a primeira com o tema: “Não se vive sem educação” apresentada pelo chefe do setor de Educação Ambiental da Semurb, Otávio Escóssia.  Em seguida, às 10h,  a discussão será sobre ” O papel das unidades de conservação na manutenção do clima “, ministrada pelo engenheiro ambiental, Luiz Augusto Correia, atual chefe do setor de Manejo do Parque. E por fim, às 11h, o tema será mudanças climáticas, ministrada pelo secretário da Semurb, Thiago Mesquita.

Já no dia 3, as atividades se estenderão ao Partage Norte Shopping, com a exposição fotográfica “Observando a Natureza: A beleza captada pelas lentes” de Luciano Capistrano e Carla Belke, que ficará até o dia 5, na praça de alimentação do Shopping. Também será exposto os equipamentos e em banner o trabalho realizado pela fiscalização da Semurb, como também sobre as atividades realizadas pelo setor de mudanças climáticas e áreas verdes para manutenção do microclima da cidade.

Para o fim de semana, no sábado (4), a população poderá fazer as trilhas naturais guiadas, no Parque da Cidade. E participar do DRIVE-TRHU de Conscientização, que será realizado pela URBANA e SEMURB, em frente ao CCAB-sul, na Av. Engenheiro Roberto Freire. À tarde, o público poderá conferir os escritores do “Sociedade dos poetas vivos”, que estarão na biblioteca do Parque e ainda assistir à apresentação do Coral Santa Cecília, regida por Edvaldo Ribeiro. O dia será encerrado com uma aula de Yoga “Pôr-do-sol”.

E, no Domingo (5) a partir das 15h, teremos mais uma apresentação dentro do “Projeto o Parque é Nosso!”, edição especial Sema 2022, com a cantora Renata Paiva.

Governo do RN recupera parte dos recursos investidos na compra frustrada dos respiradores  

RECURSOS BLOQUEADOS SERÃO DEVOLVIDOS AOS COFRES DO GOVERNO DO RN. FOTO: DIASSIS OLIVEIRA

O governo do estado recuperou parte dos valores utilizados para compra frustrada de respiradores utilizados na recuperação de pacientes acometidos pela Covid-19. Dos quase R$ 5 milhões utilizados para a compra dos equipamentos, a atual gestão conseguiu bloquear mais de R$ 3,5 das contas das empresas envolvidas no processo de compra.

Os recursos bloqueados serão devolvidos em breve as contas do estado do Rio Grande do Norte, que foi o primeiro a rever os danos, via judicialmente.

O detalhamento do processo acontece nesse momento em uma coletiva de imprensa. 

Ex-cantora gospel revela que foi abusada sexualmente na infância por um pastor evangélico

A EX-CANTORA GOSPEL CONTOU QUE, AOS 8 ANOS DE IDADE, UM PASTOR AMIGO DE SUA FAMÍLIA LHE ABUSOU SEXUALMENTE. FOTO: DIVULGAÇÃO

A ex-cantora gospel Jotta A, que se identifica como mulher trans, confirmou através dos stories do seu Instagram que já sofreu abuso sexual na infância.

Jotta abriu a caixa de perguntas de sua rede social, e após ser questionada por um seguidor se já havia sofrido abuso, ela acabou confirmando. No entanto, não entrou em detalhes, pois disse que esse era um assunto muito sério, e que em outro dia contava mais.

Tendo sido uma das maiores revelações da música gospel, Jotta A convive com a fama desde pequena, pois aos 11 anos, ganhou o concurso jovem Talento Kids promovido por Raul Gil. Pouco tempo depois, ela assinou contrato com a Central Gospel Music, gravadora do pastor Silas Malafaia.

Em uma recente entrevista da cantora ao UOL, ela revelou algumas coisas que presenciou nos bastidores do mercado gospel. A artista disse que viu muitos pastores com amantes, e que sua irmã até sofreu assédio de alguns religiosos.

Nesta mesma entrevista, Jotta A contou mais detalhes sobre o abuso que sofreu na infância. Ela disse que tinha 8 anos de idade quando foi vítima de um pastor que era amigo de sua família.

De acordo com a artista, no dia em questão, o líder religioso a levou para a casa dele. Os dois se trancaram em um cômodo, e a mulher do pastor ficou em outro ao lado. Uma coisa que ela lembra é que “ele (o pastor) tinha muitos vídeos no computador, algumas coisas eram infantis”, disse Jotta A.

A ex-cantora gospel assumiu ser bissexual durante a pandemia de 2020. E neste ano, revelou ser mulher trans.

Casal esquece câmera ligada durante cerimônia religiosa e transmite cenas de sexo durante 45 minutos

O CASAL AINDA TENTOU DE TODA FORMA EVITAR QUE AS IMAGENS VAZASSEM. FOTO: REPRODUÇÃO

Uma sinagoga de Minnesota, nos Estados Unidos, estava realizando um bat mitzah – cerimônia que passa a passagem da infância para a adolescência na cultura judaica – de forma online no último final de semana. Uma das participantes do evento religioso contou que poucos participantes estavam com a câmera ligada, principalmente porque a maioria era um pouco mais velha e não tinha muita intimidade com aparelhos tecnológicos.

Dentro os poucos com a câmera ligada estava um casal, que sem querer, transmitiu uma live de quase 45 minutos de cenas de sexo. “Ela estava andando nua, ela se vestiu, ela entrou e saiu do Zoom, ele estava na cama, ele tirou, ela começou a agir… Alguém no Zoom viu e ligou para ela, dizendo: ‘O que você está fazendo? Você está na câmera’. E ela surtou”, contou a testemunha à publicação. E como quase todos os presentes estavam com suas câmeras desligadas, a janela transmitindo a “Live” apareceu ainda maior para os demais participantes, deixando tudo mais constrangedor.

O casal ainda tentou de toda forma evitar que as imagens vazassem, assim como outros membros da sinagoga. Mas já era tarde: prints das telas acabaram se espalhando rapidamente pelas redes sociais. O diretor do Templo disse estar ciente dos acontecimentos, mas que não iria comentar mais o assunto com a revista.

Com informações do site Bola Vip

Retomada do turismo passa por momento difícil, avalia setor hoteleiro do RN

ENTIDADE VEM BUSCANDO PARCERIAS COM O SETOR PÚBLICO-PRIVADO AFIM DE ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA TAIS PROBLEMÁTICAS. FOTO: FLÁVIO REZENDE

A pandemia no Brasil já tem duração de 2 anos, o setor do turismo sofreu grandes perdas. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), realizou uma pesquisa entre seus associados e constatou que a ocupação vem sofrendo um declínio no período de calamidade.

Em maio deste ano, a rede hoteleira teve ocupação de 38,4% que, se comparado com 2019 – antes da pandemia (43,5%), houve uma queda de 11,7%. Já em relação a 2021, a hotelaria teve uma pequena melhora, atingindo 12% a mais dos leitos ocupados.

Para o presidente da ABIH-RH, Abdon Gosson, os hoteleiros estão preocupados.  “Estamos vivendo uma estagnação no setor, ou melhor um retrocesso. Os turistas não estão chegando e isso afeta diretamente a renda de centenas de potiguares. As passagens aéreas com destino à Natal possuem as tarifas mais caras do Nordeste, o que prejudica drasticamente o turismo local. O momento é extremamente difícil para o setor”, disse Gosson.

Segundo o presidente, a entidade vem buscando parcerias com o setor público-privado afim de encontrar soluções para tais problemáticas. Além disso, a associação desenvolve ações de divulgação do destino, entre outras estratégias.