SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 23, 2022

Pesquisador diz que acordar entre 3h e 4h da madrugada é sinal de estresse e um fenômeno coletivo

“DOOMSCROLLING”, O ATO DE GASTAR UMA QUANTIDADE EXCESSIVA DE TEMPO DE TELA DEDICADO À ABSORÇÃO DE NOTÍCIAS NEGATIVAS, TAMBÉM É PREJUDICIAL AO SONO. FOTO: FREEPIK

O mundo moderno é tão marcado por divisões políticas acentuadas e desinformação desenfreada que levou à criação de um novo termo para descrever o fenômeno: a “lacuna da realidade”. Mas mesmo que não as pessoas não concordem sobre assuntos como governos e vacinas, uma coisa é quase unânime: entre 3 e 4 da manhã é o pior horário para estar acordado.

– Como terapeuta cognitivo, às vezes eu brinco que a única coisa boa de acordar às 3 da manhã é que isso nos dá um exemplo vívido de catastrofização – escreveu Greg Murray, diretor do Centro de Saúde Mental da Swinburne University of Technology, na Austrália – Acordar e se preocupar às 3 da manhã é muito compreensível e muito humano”, continuou ele em seu artigo de 2021 para The Conversation. “Mas, na minha opinião, não é um grande hábito para se adquirir, acrescentou.

Mas o que está por trás desse despertar coletivo de madrugada? Se você se vê regularmente olhando para o teto às 3 ou 4 da manhã, está em boa companhia: é um fenômeno relatado por cerca de um em cada três de nós e provavelmente mais desde o início da pandemia. Isso porque, de acordo com especialistas em sono, essas ruminações iniciais estão relacionadas ao estresse – embora não diretamente. Estar estressado não nos faz acordar mais à noite, explicou Murray, mas nos torna mais conscientes de que isso está acontecendo.

– Na verdade, acordamos muitas vezes todas as noites, e o sono leve é ​​mais comum na segunda metade da noite. Quando o sono está indo bem para nós, simplesmente não temos consciência desses despertares. Mas adicione um pouco de estresse e há uma boa chance de que a vigília se torne um estado totalmente autoconsciente – disse Murray.

E o estresse não é o único fator que pode nos acordar às 3 da manhã. Horários erráticos; doomscrolling (ato de gastar uma quantidade excessiva de tempo de tela dedicado à absorção de notícias negativas); e mesmo a falta de ar fresco pode atrapalhara higiene do sono o suficiente para nos acordar durante a noite.

Com informações de O Globo

Conselho de Medicina entrega resolução que trata da atuação médica no RN ao secretário de Segurança Pública

ATUALMENTE É CRESCENTE O NÚMERO DE EMPRESAS MÉDICAS RESPONSÁVEIS POR TERCEIRIZAÇÃO DE MÉDICOS PARA COMPOR AS ESCALAS DE SERVIÇOS. FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma das responsabilidades do Conselho Regional de Medicina do RN – CREMERN é a atuação da profissão médica em todo território do Estado. Nos últimos anos tem aumentado consideravelmente o número de denúncias referentes ao exercício ilegal da medicina, como também da atuação de falsos médicos. O Departamento de Fiscalização – DEFIS tem elaborado inúmeros relatórios constatando estas irregularidades por todo o RN. Diante do problema, o Conselho procurou a Secretaria Estadual de Segurança Pública, no início do último mês de abril, para levar o problema ao conhecimento do secretário Cel. Araújo. Nesta segunda-feira (23), o presidente do Cremern, Dr. Marcos Jácome, fez uma nova visita ao secretário para entrega da Resolução nº 002/2022, que regulamenta a obrigatoriedade da verificação da legalidade dos médicos por ocasião da sua contratação, inclusive de forma terceirizada por empresa médica.

Durante a reunião, o Cel Araújo apresentou resultados positivos nas ações que visam coibir o exercício ilegal das atividades médicas no território potiguar. Presentes, o titular da SESED, coronel Araújo, o presidente do Cremern, Marcos Jácome e o assessor jurídico do Conselho Regional de Medicina, Tales Rocha Barbalho.

Atualmente é crescente o número de empresas médicas responsáveis por terceirização de médicos para compor as escalas de serviços de assistência à saúde públicas e privadas. “Tanto os diretores técnicos das empresas terceirizadoras, quanto os responsáveis pelos serviços de saúde não tem impedido o exercício ilegal da medicina nem a atuação de falsos médicos”, argumenta o presidente.

O Cremern tem constatado a extrema necessidade de otimizar esforços para que estes atos ilegais possam ser extintos em todo o Estado, contando com o apoio de autoridades da segurança pública e do judiciário, e para isso foi atualizada e adaptada à normativa pertinente ao tema, ou seja, a Resolução nº 002/2022.

Governo do RN quita folhas atrasadas deixadas pela gestão Robinson Faria

GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA. FOTO- REPORDUÇÃO BLOG DO FM

A Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN) depositou nesta segunda-feira (23), R$ 109,68 milhões, no Banco do Brasil, antecipando a última parcela das quatro folhas de salários deixadas pela administração anterior, cujo pagamento estava previsto para o dia 31. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra no final da tarde.

“É um dia histórico para nós. Eu disse que não sossegaria um só minuto enquanto não quitasse cada centavo da dívida do Estado com os servidores. Eu sei o quanto os servidores sofreram. Imagine o que era viver sem saber quando iria receber os seus salários. Além da quitar a dívida, estamos cumprindo também o compromisso de nunca atrasar o pagamento de salários, disse a governadora, lembrando que as quatro folhas totalizaram R$ 1 bilhão.

Projeto “Rampa – arte museu paisagem” é apoiador do curta-metragem “Dionísia – Poema Além da Floresta”

FICÇÃO INSPIRADA NA HISTÓRIA DE VIDA DA INTELECTUAL POTIGUAR NÍSIA FLORESTA, TEM DIREÇÃO DE NILSON ELOY E PRODUÇÃO DE THALITA VAZ E, ESTREIA EM JUNHO NA CASA DA RIBEIRA. FOTO: REPRODUÇÃO

O projeto Rampa – arte museu paisagem tem orgulho em fazer parte de mais um lançamento de fomento à cultura, especialmente no que diz respeito à produção potiguar, esteja ela em qualquer uma das vertentes da arte. O projeto é apoiador do curta-metragem “Dionísia – Poema Além da Floresta” que retrata a infância e a adolescência da escritora, educadora e poeta Nísia Floresta Brasileira Augusta (1810-1885) – nascida em solo potiguar, em um pequeno povoado chamado Papary.  O filme tem elenco, direção e produção potiguar e estreia no dia 03 de junho, na Casa da Ribeira, em Natal/RN, em duas sessões, às 19h e às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla https://www.sympla.com.br/produtor/casadaribeira.

A história se passa no período de 1817 a 1824, e traz para o público uma Nísia pouco   conhecida – a criança, que ao lado dos pais, aprendeu a amar e respeitar a todos, sem distinção; e a jovem, que resolveu enfrentar valores impostos por uma sociedade preconceituosa, e quebrar paradigmas comportamentais em nome da liberdade feminina.

“O filme mostra como Nísia se transformou em uma mulher tão importante e forte. A educação que ela teve na infância, vinda dos pais, principalmente do pai dela, que tinha uma visão sobre a vida de vanguarda. Isso foi fundamental para ela se tornar quem ela se tornou”, destaca Thalita Vaz, produtora do filme.

Segundo o diretor Nilson Eloy, a construção do roteiro contou com a consultoria da escritora Constância Lima Duarte, estudiosa de Nísia e autora do livro – Nísia Floresta Presente: Uma Brasileira Ilustre. “Conversei muito com ela, que também nos orientou quanto à construção do figurino”, comentou o diretor. Ele conta que a pesquisa ainda teve a ajuda do pesquisador Luiz Carlos Freire na organização das informações. “É uma ficção baseada na história de uma personagem real. A ideia é que este curta seja um ponto de partida para captar recursos para um longa-metragem ou minissérie”, adiantou o diretor.

O curta foi rodado nas fazendas Engenho Lagoa do Fumo e Olho D’água, ambas no município de São José do Mipibu. O elenco principal conta com os atores: Titina Medeiros, como Antônia Clara (mãe de Nísia), Rogério Ferraz, como Dionísio (Pai de Nísia), Alice Dantas, como Dionísia aos 07 anos, Isadora Gondim, como Dionísia aos 14 anos e ainda Maria Di Lia, como Dionísia em sua fase adulta. Também compõem o elenco: Thazio Menezes, Stefany Tavares, Alex Benigno, Nilson Eloy, Camilla Natasha, Thalita Vaz, João Gabriel Medelima, Gabriel Tavares, Doc Câmara, Enio Cavalcante, Paulo Lima Firmino, Francisco Júnior, Fernanda Cunha, Marcelo Chaves, Janine Vaz, Lucas Gabriel Vaz, John Evangelista, Sebastião da Cunha, Dayse Emanuela, Fernanda Abreu e Renatho Andriolla.

A direção de fotografia é de Johann Jean; figurino: Rosângela Dantas; direção de arte: Romy Rauen; som direto: Paolo Araújo; preparação de elenco: Márcia Lohss; produção executiva: Thalita Vaz e direção de produção: Paulinha Maux; realização: Engenho Audiovisual e coproduções: Com Arte Cultural e Praia Filmes HD.

O filme “Dionísia – Poema Além da Floresta” conta com recursos via Lei Aldir Blanc do município de Nísia Floresta, através da Secretaria de Esporte, Laser, Cultura e Turismo, e do estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

RN investiga 1º caso suspeito de “hepatite misteriosa” em criança de Mossoró

PRIMEIRO CASO DE HEPATITE MISTERIOSA – FOTO: REPRODUÇÃO

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte notificou um caso em investigação da hepatite aguda de origem ainda desconhecida em criança, com características semelhantes aos relatados em diversos locais do mundo. O caso foi registrado em Mossoró.

A situação é acompanhada pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde da Sesap.

É importante reforçar junto à população a importância de estar atenta aos sinais como: sintomas gastrointestinais, como dor abdominal, diarreia e vômitos, e icterícia (quando a pele e a parte branca dos olhos ficam amareladas). Quando forem identificados tais sintomas, procurar imediatamente assistência médica.

A Sesap ressalta que é necessária a manutenção da tranquilidade, das medidas de prevenção e higiene, assim como a atenção permanente com os sinais da doença.

DANOU-SE: Ex-padre americano larga a batina e vira estrela pornô gay as 88 anos

EX-PADRE, QUE TAMBÉM FOI MILITAR E SERVIU COM O EXÉRCITO AMERICANO NA GUERRA DA COREIA, REVELA O PRAZER DE MINISTRAR O AMOR DE OUTRAS FORMAS. FOTO: REPRODUÇÃO

O americano Norm Self levou mais de 80 anos para encontrar sua verdade e vocação em uma vida que incluiu o ofício como clérigo e um casamento heterossexual, mas que sofreu uma reviravolta ao assumir a homossexualidade e a passar a estrelar fitas eróticas.

Hoje, aos 88, ele também é reverendo, ministrando ‘intimidade sagrada’ a pessoas que pagam de US$ 75 a US$ 375 por sessão.

Hoje também trabalhando como ‘reverendo’, o ex-padre, que também foi militar e serviu com o exército americano na Guerra da Coreia, revela o prazer de ministrar o amor de outras formas. “Se aceito o ‘título’ de ‘ministro da educação erótica’, significaria a erradicação das falsas mensagens instaladas pela sociedade de que o sexo é, na melhor das hipóteses, suspeito e, na pior, maléfico – e que sua prática é severamente constrangida à reprodução do espécies e não para ser apreciado”, afirmou Norm.

De acordo com o site para o qual ele trabalha, ele passou por três anos de treinamento intensivo em Tantra, uma das técnicas usadas em seus atendimentos – que podem ser feitos por telefones ou presencialmente.

Norm cresceu em uma família religiosa na Carolina do Norte, entrando para a Igreja aos 18 anos. Posteriormente, ele foi casado com uma mulher por 28 anos, mas percebeu que era gay em 1997, quando se deparou com um grupo de homens enquanto trabalhava como ministro de um campus universitário. Ao vê-los sair, pensou: “Sou gay”. Vinte anos depois, em 2017, ele fez seu primeiro filme pornográfico.

Ele lembrou: “Meu colega de casa me perguntou se eu participaria de um filme. Fui convidado e de repente toda essa atenção vem para mim. É quase como fazer uma festa, isso é uma das coisas que admiro nesse jeito de fazer pornô. Nós vamos fazer sexo de qualquer maneira, então por que não fazer disso uma experiência libertadora e de união em vez de escondê-la nas sombras?”, defendeu o idoso de 88 anos.

Com informações do site Ric Mais

Após ajudar pagar o casamento da filha, mãe vai junto para a lua de mel, rouba genro e engravida dele

OS DOIS ESTAVAM SE RELACIONANDO HÁ POUCO MAIS DE 2 ANOS E TIVERAM UMA FILHA. FOTO: REPRODUÇÃO

Lauren Walls, uma moradora do Reino Unido, decidiu ceder uma entrevista para o conhecido jornal Mirror e contou uma história que surpreendeu muita gente. Ela relatou a traição de seu ex-marido com a sua própria mãe.

Lauren explicou que a traição começou de fato em sua lua de mel, pouco depois de se casar oficialmente com Paul White. Os dois estavam se relacionando há pouco mais de 2 anos e tiveram uma filha.

Na época a solução encontrada pelos dois foi o casamento. Porém, eles não tinham dinheiro suficiente para bancar tudo.

Foi neste momento que Julie, mãe de Lauren, entrou na história oferecendo ajudar para a filha e o genro. Ela ajudou a pagar o casamento e o casal decidiu convidar Julie para a viagem da lua de mel.

Tudo aconteceu no ano de 2004 e meses depois da lua de mel, Paul decidiu que não iria mais morar com sua atual esposa, Lauren. Com a decisão do rapaz, Walls começou a notar um comportamento diferente em seu marido.

A traição foi descoberta depois que sua irmã viu mensagens de White no celular da mãe. Julie negou que tenha cometido tal traição com a própria filha, porém, Lauren não deixou a história morrer e foi atrás do pai de sua filha para obter respostas.

Foi conversando com Paul que ela acabou descobrindo toda a verdade. Marido e mãe tiveram um caso ainda na lua de mel.

A história de Lauren fica cada vez mais surpreendente e o ápice ocorre quando sua mãe acaba engravidando de seu ex-marido. Alguns anos depois Julie decide se casar com Paul e convida a filha para ir na cerimônia. “Era muito para aguentar, mas fui por causa da minha filha. Fui ver minha mãe se casar com o mesmo homem com que eu me casei cinco anos antes”, comentou Walls sobre o casamento.

Com informações do site Minuto Info via Paraíba Polêmica

Semtas participa do 23º Dragão Fashion Brasil Festival

ARTESÃOS DA LOJA NATAL ORIGINAL IRÃO REPRESENTAR O ARTESANATO NO MAIOR ENCONTRO DE MODA AUTORAL. FOTO: JOANA LIMA

Os artesãos da Loja Natal Original irão participar do maior encontro de moda autoral da América Latina. O 23º DFB (Dragão Fashion Brasil) Festival acontece de 25 a 28 de maio, no aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza. A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) será representada por cinco artesãos da loja Natal Original simbolizando o artesanato de Natal.

A escolha dos artesãos foi feita por uma curadoria entre o Sebrae e a Semtas. “Em tempos de transformação do mercado, a economia passou a basear-se também na capacidade intelectual dos trabalhadores e na inovação dos seus produtos. Agradecemos a parceria com o Sebrae para a difícil escolha dos artesãos. A economia criativa só cresce e poder inserir nossos artesãos no maior encontro de moda autoral da América Latina representa muito para todos nós nordestinos”, ressalta a secretária da Semtas, Ana Valda Galvão.

O DFB Festival contribui para a oxigenação do mercado e o avanço comercial ao incentivar novos talentos. Da Loja Natal Original foram selecionados Edilson Carneiro da Silva – Escultura em Ferro, Igo Silva de Azevedo; Pirogravura em Madeira, Jean Frank da Silva; Crochê, Maria das Graças Soares Calixto; Roupas com Bordados, Maria Jaqueline Bezerra de Lima; Bonecas em Tecido.

Para Igo Azevedo, que trabalha com pirogravura e peças autorais há 30 anos, participar de uma feira de moda e designer autoral representando o município de Natal é, de certa forma, um reconhecimento do seu trabalho. “É realmente um privilégio ir representar Natal e levar um pouco da nossa arte que tem um conceito de sustentabilidade. A expectativa é de que seja um momento não só de Network com outras leituras artísticas, mas também poder propagar, comercializar a minha arte e dos outros artesãos do município. A Semtas tem investido no artesanato de Natal com conhecimento e qualificação e isso tem aberto portas para outros estados. E meu sentimento é de gratidão por todo esse cuidado”, afirma.

Os negócios culturais movimentam recursos, geram empregos e possibilitam o descobrimento de novos talentos. O evento mantém a tradição de convergir moda, design, economia criativa, formação educacional, inovação, gastronomia e turismo. Ainda mais, serão oferecidas palestras, apresentações e workshops nas áreas de styling, design, marketing, gastronomia e beleza.

O DFB Festival foi fundado em 1999 e vem sendo realizado anualmente em Fortaleza. Ele é um dos mais importantes eventos multidisciplinares da América Latina, reunindo moda, cultura e atividades formativas.