SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 20, 2022

DENÚNCIA: Lojas  abandonadas ameaçam  crianças por causa da dengue  

LOJAS ABANDONADAS NA AVENIDA NASCIMENTO DE CASTRO. FOTO – DIVULGAÇÃO

(Da redação do BLOG do FM) – Um conjunto abandonado de lojas, na Nascimento de Castro 1950, com água acumulada e sem cuidado pelos proprietários, está virando foco de dengue, contaminou professores e ameaça alunos de uma pré-escola.  Pais esperam sensibilidade do dono do imóvel. 

A denúncia chegou através de um leitor do  BLOG do FM.

“Este prédio é um foco de dengue vizinho a escola do meu filho de 2 anos. tem crianças de 3 meses a 3 anos, as tias(professoras)  já pegaram dengue!!!!  Me ajude a denunciar por favor. Nascimento de Castro 1950. 

Esta semana a prefeitura do Natal decretou estado de emergência por causa de uma epidemia de dengue no município.  Os números mostram um aumento de 800% no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado. 

Clija Chait inaugura seu primeiro empreendimento no Rio Grande do Norte

                            PRIMEIRA UNIDADE DO PRECIOSO SUPERMERCADOS ABRE EM SÃO JOSÉ DE CAMPESTRE JÁ COM PLANOS DE EXPANSÃO. FOTO: TIAGO JORDÃO

O interior do Rio Grande do Norte ganhará neste mês de maio uma empresa que exalta e celebra o povo sertanejo, a cultura e a história do nordestino. O Precioso Supermercados foi inaugurado hoje, dia 20, em São José de Campestre. A primeira unidade vai contar com o trabalho de profissionais locais e de cidades vizinhas, além de dispor de preço baixo, extensa variedade de produtos e excelente atendimento.

O negócio surgiu do reencontro e união de duas potiguares, Clija Chait e Priscilla Costa, que por muito tempo trabalharam juntas e, mesmo com trajetórias profissionais e pessoais seguindo por caminhos diferentes, nunca perderam o vínculo com suas origens sertanejas.

“A abertura do Precioso é para mim uma conquista ímpar. Um trabalho bonito e cheio de amor, tocado pelas mãos de nordestinos talentosos. Passa um filme na cabeça. Esse é meu primeiro empreendimento no Rio Grande do Norte e eu quero devotar toda a minha energia para que todos os nossos clientes tenham não só um atendimento impecável, mas também o melhor produto em sua mesa”, afirma Clija Chait.

A empresa, que em breve deve se tornar uma rede de supermercados com mais lojas pelo interior do Estado, pretende proporcionar ao povo do interior um conceito diferenciado do que é fazer compras. Além de estimular a economia local e gerar empregos e diversos outros benefícios para a população. A loja vai trazer excelentes produtos e ótimas condições de compra aos seus consumidores, se posicionando como varejista alimentar de preço justo.

A loja possui, em um espaço de 300 m2, uma variedade de produtos de mercearia, hortifruti, higiene e limpeza e padaria, além de entrega em domicílio. Também vai dispor de um mix diferenciado de produtos e busca pela excelência no atendimento, com profissionais qualificados e especializados.

Sobre Clija e Priscila

Clija e Priscilla trabalharam por muito tempo juntas em uma empresa em Natal/RN, e suas vidas e carreiras seguiram por caminhos diferentes, mas a relação de amizade e confiança permaneceu e as trouxe a esse momento de criação da rede Precioso Supermercados.

Clija Chait nasceu em Cerro Corá/RN e, desde 2016, mora e trabalha em Los Angeles, onde se tornou empresária do ramo gastronômico e sócia de mais de 20 empreendimentos nos Estados Unidos e Coreia do Sul, entre restaurantes, bares, loja de vinhos e padaria, ao lado do marido e sócio, Bill Chait.

A seridoense, mesmo vivendo em solo estrangeiro, sempre buscou manter o vínculo com suas raízes nordestinas e seu amado Rio Grande do Norte. A vontade de investir em um negócio no estado sempre esteve presente nos seus planos e se tornou realidade com a inauguração do Precioso Supermercados.

Priscilla Costa é administradora, nasceu em Canguaretama, mas aos três anos de idade se mudou para São José de Campestre, onde mora até hoje com o marido e o filho. Priscilla trabalha na área administrativa e financeira desde os 17 anos, tendo passado por várias empresas de Natal/RN, período em que conquistou muita experiência na área de gestão. Mesmo trabalhando na capital do RN, nunca deixou de morar em São José de Campestre.

Comissão da Câmara de Natal aprova LDO e regulamentação de ZPAs

OS VEREADORES SEGUIRÃO AS VOTAÇÕES DA REGULAMENTAÇÃO DAS ZPA’S E DA LDO OBEDECENDO O SEGUINTE CALENDÁRIO ABAIXO. FOTO: FRANCISCO DE ASSIS

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal aprovou, nessa segunda-feira (16), o Projeto de Lei 209/2022 que dispõe sobre a diretrizes orçamentárias para elaboração do Orçamento Geral do município para o exercício de 2023. Na mesma ocasião foram aprovados os Projetos de Lei Complementar que tratam da regulamentação da ZPA 8 (estuário do rio Potengi, entre as zonas Norte e Oeste), ZPA 9 (Ecossistema de Lagoas e Dunas ao longo do Rio Doce) e a ZPA 10 (Farol de Mãe Luiza e entorno).

“Aprovamos a Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) e vamos seguir com outros trâmites para a matéria, que já é de conhecimento de todos na Casa, seguir nas outras comissões até chegar em plenário dentro do cronograma já estabelecido, da mesma forma que as ZPA’s”, declarou a presidente da comissão, vereadora Nina Souza (PDT).

Sobre as ZPA’s, os relatores apresentaram pareceres favoráveis que foram seguidos pelos demais parlamentares da comissão presentes. “Temos um calendário que começou a ser cumprido. Nosso parecer analisa o aspecto constitucional e legal e seguiremos com as discussões nas outras comissões e apresentação de emendas”, disse o vereador Klaus Araújo (SD), relator do projeto da ZPA 8.

“Esperamos uma discussão técnica na Comissão de Planejamento Urbano para que, até o mês de agosto, possamos concluir essa votação e dar segurança jurídica a quem mora ou tem terrenos nessas áreas”, destacou o relator da ZPA 9, vereador Aldo Clemente (PSDB). “A discussão desses projetos já foi iniciada no âmbito do Plano Diretor, aprovado em dezembro passado e também já discutidos no âmbito do Concidade. A Câmara ainda vai proceder com audiência pública. Relatamos a admissibilidade do projeto, dada a inexistência de qualquer óbice legal e jurídico”, concluiu o vereador Kleber Fernandes (PSDB), relator do projeto da ZPA 10. Também participaram da reunião as vereadoras Camila Araújo (União Brasil) e Ana Paula (SD).

Os vereadores seguirão as votações da regulamentação das ZPA’s e da LDO obedecendo o seguinte calendário compactuado com as bancada:

Calendário ZPAs

  • 16 de maio: Votação dos Pareceres – Comissão de Justiça
  • 25 de maio: Audiência Pública das ZPAs 8 e 10 – Comissão de Finanças
  • 01 de junho: Votação Parecer – Comissão de Finanças
  • 07 de junho: AUDIÊNCIA PÚBLICA ZPA 09 – Comissão de Planejamento Urbano
  • 14 junho: Votação Parecer – Comissão de Planejamento Urbano
  • 01 a 17 de junho: PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DE EMENDAS
  • 20 de junho: Parecer das Emendas – Reunião Conjunta das Comissões
  • 09 a 11 de agosto: Votação em Plenário – Emendas; 1ª e 2ª Discussão

Calendário LDO 2023

  • 16 de maio: Votação parecer – Comissão de Justiça
  • 18 de maio Votação parecer – Comissão de Finanças
  • 25 de maio: Votação em Plenário – Primeira Discussão
  • 18 de maio a 03 de junho: Apresentação das Emendas – presencialmente no Depto. Legislativo
  • 08 de junho: Votação parecer Emendas – Comissão de Finanças
  • 14 de junho: Votação – Emendas
  • 15 de junho: Votação – Emendas
  • 21 de junho: Votação – Emendas e Segunda Discussão

MJ diz que Mastercard será investigada por elevar taxa de intercâmbio

DENÚNCIA FOI FEITA PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SUPERMERCADOS. FOTO: MARCELO CAMARGO

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que, diante de denúncia feita pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a administradora de cartões Mastercard Brasil será investigada “por possível elevação da taxa de intercâmbio cobrada sobre o uso de cartões de crédito e débito, utilizados para recebimentos nos supermercados”.

A taxa de intercâmbio é paga pela empresa usuária do cartão aos bancos emissores do serviço, pelo uso do sistema de crédito e débito.

Em nota, o ministério informa que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) encaminhou ofícios à Mastercard Brasil e ao Banco Central informando que deu início à apuração da denúncia dos supermercadistas. A Abras informou que o aumento dessa taxa será repassado ao consumidor.

A Mastercard informou à associação que a alteração da taxa de intercâmbio representa uma “busca de expansão do ecossistema de pagamentos eletrônicos, especialmente em transações com cartões, presencialmente ou virtualmente”.

O Ministério da Justiça acrescenta que a Mastercard e outra administradora têm sido alvo de ações coletivas, no Reino Unido, por abusividade da cobrança da taxa de intercâmbio. “Mais de cem mil empresas britânicas já entraram na justiça questionando o aumento de preço das taxas, alegando que as duas administradoras de cartão estão se prevalecendo da condição de dominantes do mercado naquele país”.

Contatada pela Agência Brasil, a Mastercard informou que “o aumento da taxa de intercâmbio não resulta, necessariamente, em aumento de preços ao consumidor”, e que “essa é uma decisão que os adquirentes [empresas com papel de liquidar as transações financeiras por meio de cartão de crédito e débito] devem tomar em conversa com os comerciantes, que foram beneficiados pelo investimento em segurança e melhor experiência do consumidor”.

A Mastercard acrescenta que as taxas de intercâmbio são pagas pelo adquirente ao banco do titular do cartão pelos serviços que ele fornece, como a garantia do pagamento, e por desempenhar seu papel na segurança, compensação e liquidação da transação. “Esta é uma troca entre essas duas entidades. A Mastercard não obtém nenhuma receita advinda de taxas de intercâmbio”.

Agência Brasil

Governo repassa R$ 7,7 bilhões do pré-sal para estados e municípios

VALOR SERÁ PAGO DE HOJE ATÉ A PRÓXIMA TERÇA-FEIRA. FOTO: SAULO CRUZ

O governo federal, por meio do Banco do Brasil, vai repassar R$ 7,7 bilhões para todos os estados, para o Distrito Federal e 5.569 municípios do valor relativo à arrecadação dos bônus de assinatura do leilão dos excedentes para exploração de petróleo e gás natural da cessão onerosa dos campos de Sépia e Atapu, no pré-Sal, de acordo com informações do Ministério de Minas e Energia.

O valor será pago desta sexta-feira (20) até a próxima terça-feira (24).

O leilão foi realizado pela Agência Nacional de Pétróleo (ANP) em dezembro de 2021 e rendeu bônus de assinatura total de R$ 11,1 bilhões. Segundo o ministério, os investimentos previstos são de R$ 204 bilhões.

Desde 2019, oito leilões de petróleo e gás natural garantiram investimentos de R$ 800 bilhões, com expectativa de criação de mais de 500 mil empregos.

Agência Brasil

Operação investiga juízes e advogados suspeitos de corrupção no Ceará

AGENTES CUMPREM MANDADOS EM QUATRO ESTADOS E NO DISTRITO FEDERAL. FOTO: MARCELO CAMARGO

A Polícia Federal deflagrou hoje (20) a Operação Skiagraphia com o objetivo de “desmantelar esquema de corrupção” que contaria com a participação de juízes federais, advogados, empresários e servidores públicos em Fortaleza (CE).

A operação conta com a participação de 90 policiais federais para o cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, Brasília (SP), São Paulo (SP), Recife (PE) e Dourados (MS). Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

De acordo com a PF, as investigações tiveram início em 2019 após informações fornecidas pela Procuradoria da Fazenda Nacional, apontando “indícios de participação de magistrados, advogados e empresários devedores do Fisco Federal em ações em curso na Justiça Federal entre os anos de 2012 a 2016 e que resultaram em prejuízo bilionário aos cofres da União”.

A PF acrescenta que foram investigadas “suspeitas de ilicitudes na condução de processos de execuções fiscais dos grandes devedores da União, vínculos suspeitos entre magistrados e advogados, fluxo financeiro suspeito e falsificação documental com simulação de intimações da União, com prejuízo à Fazenda Nacional em benefício de empresários”.

Caso as suspeitas se confirmem, os investigados poderão responder por crimes de corrupção ativa e passiva; lavagem de dinheiro; e organização criminosa. As penas podem chegar a 42 anos de prisão.

Agência Brasil

Divulgado o resultado do concurso para o Censo 2022, do IBGE

RECENSEADORES E AGENTES CENSITÁRIOS DO IBGE. FOTO-LÚCIA RUBNSTEIN- AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS

O resultado do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi divulgado hoje (20) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora do concurso.

Os candidatos para as vagas de recenseador, agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS) devem consultar o resultado no site da FGV.

Clique aqui e confira o resultado final dos aprovados para recenseadores.

Para o resultado final de pessoas pretas e pardas aprovadas, clique aqui.

O resultado final de pessoas com deficiência está disponível aqui.

De acordo com o IBGE, nos casos de empate na nota final foi respeitada a área de trabalho, o município e o estado escolhido, sendo o primeiro critério de desempate, em obediência ao Estatuto do Idoso, garantindo a vaga para quem tem idade igual ou superior a 60 anos completos até o último dia de inscrição. O segundo critério foi a nota na disciplina Conhecimentos Técnicos, seguida da nota em Língua Portuguesa e em Ética no Serviço Público. Todos os critérios de desempate constam do edital do processo seletivo.

Divulgado o resultado final, a próxima etapa será a de convocação e depois os aprovados serão chamados pelo IBGE para realizar treinamento.

De acordo com o órgão, mais de 621 mil pessoas concorreram às vagas distribuídas em 5.297 municípios do país, que se dividem em 206.891 servidores temporários para o Censo, dos quais 183.021 recenseadores, com treinamento previsto para 18 a 22 de julho; 18.420 para ACS e 5.450 para ACM, ambos com treinamento previsto de 6 a 15 de junho.

“Os demais candidatos aprovados serão mantidos em lista de espera, podendo ser chamados posteriormente, de acordo com o edital. O treinamento para recenseadores terá caráter eliminatório e classificatório e será realizado pelo IBGE em duas etapas: autoinstrução e presencial”, informou o IBGE.

Agência Brasil

Alexandre de Moraes determina bloqueio de todos os bens de Daniel Silveira

BRASÍLIA – O MINISTRO DA JUSTIÇA, ALEXANDRE DE MORAES (MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL)

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de todos os bens – móveis e imóveis – que estejam em nome do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) para pagamento das multas impostas ao parlamentar pelo Supremo.

Até então, Moraes havia solicitado apenas o bloqueio das contas do parlamentar. Ao todo, o ministro conseguiu reter R$ 122 mil de Silveira até o momento.

A decisão já foi encaminhada ao Conselho Nacional de Justiça – para levantamento todos os imóveis em nome do parlamentar-, ao Conselho Nacional de Trânsito – para confisco de veículos em nome dele – e para a Receita Federal para a disponibilização da última declaração de imposto de renda de Silveira.

Com informações do Antagonista