Termina hoje (10) às 23h59 o prazo para quitar, via débito em conta, a cota única do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021. O prazo limite vale também para os contribuintes que desejarem a opção de débito para o pagamento da primeira cota do que é devido.
Após esta data, quem não entregou a declaração optando pelo débito automático da cota única ou da primeira cota só poderá pagá-las via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).
As demais cotas poderão ser pagas por débito em conta.“Vale lembrar que as cotas têm vencimento até o último dia útil de cada mês”, informa a Receita.
Até às 11 horas de ontem (9), o Fisco já havia contabilizado 20.079.294 declarações entregues. A expectativa é de que 34,1 milhões sejam enviadas até o final do prazo, em 31 de maio.
Considerando a situação da saúde pública como sendo “dramática”, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) pediu para que o Ministério Público do Rio Grande do Norte intervenha junto ao governo do Estado para tentar solucionar o problema que atinge centenas de potiguares que precisam e não têm acesso a realizar cirurgias de amputação de membros, muitos desses procedimentos já determinados por ordem judicial.
“Peço o apoio do Ministério Público para que se tome as devidas providências”, disse Tomba, destacando que o governo Fátima Bezerra (PT) tem recursos para tudo, inclusive para autopromoção nos meios de comunicação, mas não tem para atender as necessidades médicas da população.
“Tenho diariamente clamado ao governo que encontre soluções para que as pessoas tenha o direito de amputar os seus membros. Em Santa Cruz tem um caso da paciente Sandra Maria da Silva, que estava com os dedos do pé necrosados, e que, só agora, por ordem judicial, foi autorizada a realização de uma consulta, onde se constatou que, pela demora, ela não terá apenas os dedos amputados, como também o seu pé”, revelou o parlamentar.
Lembrando que recente matéria jornalística veiculada pela Intertv Cabugi mostrou o drama vivido por quem precisa de amputação, Tomba Farias questiona até quando a população do Estado vai conviver e passar por esse tipo de situação, que, segundo ele, vai de encontro ao direito que todo cidadão tem de ter um atendimento de saúde digno.
“O governo do Estado fechou o Hospital Ruy Pereira e jogou os pacientes aos ‘trancos e barrancos’ no Hospital da Polícia Militar, onde a reportagem da Intertv Cabugi mostrou que naquela unidade hospitalar não tem papel higiênico nem alimentação para os usuários.
“Não aceito esse tipo de coisa que está acontecendo no estado do Rio Grande do Norte”, protestou.
O parlamentar revelou ainda a ocorrência de uma situação gritante de descaso com a saúde pública, ao declarar no Plenário da Assembleia Legislativa que um paciente – José Nilson Bezerra – teve a sua prótese para uma cirurgia de quadril erradamente destinada para outro paciente. A prótese que seria utilizada no senhor José Nilson Bezerra foi comprada através de decisão judicial, mediante bloqueio de recursos do Estado para a aquisição do equipamento.
“Sabe o que aconteceu, senhores deputados? A prótese foi usada em outro paciente. E então, até hoje, o paciente que tinha o direito a utilização da prótese, graças a uma decisão judicial, não teve a sua cirurgia feita e se encontra em uma cadeira de rodas”, ressaltou.
Projetos de lei com tema central do Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram aprovados pelos deputados durante a sessão plenária desta terça-feira (10). Todos eles são de iniciativa do deputado Kleber Rodrigues (PSDB).
Um dos projetos do deputado Kleber institui a Semana de Conscientização sobre o Autismo; o segundo projeto do parlamentar cria o Programa Estadual de Orientação sobre autismo para profissionais das áreas de Educação e Saúde e o terceiro projeto cria o Selo Empresa Amiga dos Autistas.
“Apresentamos os projetos com o objetivo de estimular o acesso da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho proporcionando a inclusão e estimulando as suas habilidades. Ao mesmo tempo em que nos preocupamos com a qualidade do atendimento nas unidades de saúde e escolas. O projeto torna o atendimento mais humanizados para as pessoas do Espectro”, disse.
Durante a discussão das matérias, Kleber Rodrigues afirmou que o objetivo da criação da Semana de Conscientização e do programa estadual é “humanizar ainda mais o atendimento e divulgar todas as ações que são feitas no RN”.
Sobre o Selo Empresa Amiga dos Autistas, o deputado afirmou que busca ampliar a inclusão social através da inserção no mercado de trabalho. “E também para que possamos mostrar as empresas que levantam essa bandeira e têm esse olhar diferenciado para as pessoas como autismo”, afirmou o deputado, que preside, no Legislativo do RN, a Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
O nome da governadora Fátima Bezerra não consta, até o momento, na lista de convidados vips, divulgada pelo colunista do UOL, para o casamento do ex-presidente Lula com a socióloga Rosângela da Silva, marcado para o próximo dia 18.
De acordo com pessoas próximas, a expectativa da governadora do RN é que, nos próximos dias, o seu nome será incluído na listagem pelo cerimonial do evento.
Convidados que irão de outros estados para a cerimônia, que vai ser realizada em São Paulo, estão sendo instruídos a se hospedarem no mesmo hotel do noivo, na Zona Sul de São Paulo. O local da celebração segue mantido em sigilo.
De acordo com as informações da coluna de Alberto Bombig, do UOL, entre 100 e 150 convidados devem estar presentes, entre eles, na lista de confirmados já consta: os casais Chico Buarque e Carol Pronner, Gilberto Gil e Flora Gil e Daniela Mercury e Malu Verçosa.
A disputa mais intensa, porém, está entre os políticos. Por ora, fazem parte da lista e já receberam o “save the date” os ex-governadores Geraldo Alckmin (PSB-SP) e Jaques Wagner (PT-BA), o governador Wellington Dias (PI), o ex-prefeito Fernando Haddad (PT-SP), os deputados federais Rui Falcão (PT-SP) e Márcio Macedo (PT-SE) e o ex-ministro Gilberto Carvalho (PT-SP).
Vale ressaltar que a cota de políticos foi drasticamente reduzida para dar lugar a amigos e a familiares.
A Advocacia Geral da União (AGU) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma manifestação na qual afirmou que o perdão de pena concedido pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) é constitucional e não gera crise entre poderes.
“Tendo em vista que o decreto presidencial de 21 de abril de 2022 observou todos os parâmetros que lhe foram impostos pelo poder constituinte originário, não tratando de crimes vedados pela Constituição, entende-se que tal ato não padece de inconstitucionalidade, não havendo qualquer violação a direito fundamental”, diz trecho do documento.
“O indulto é uma ferramenta que se amoldada ao modelo de freios e contrapesos […]. Sua concessão, por conseguinte, não revela crise entre os poderes, mas mera oposição tipicamente constitucional”, acrescenta o documento em outro trecho.
Agora, com a manifestação do governo, o STF deve encaminhar a ação para parecer da Procuradoria Geral da República.
A ministra Rosa Weber já definiu que as ações serão julgadas diretamente pelo plenário do Supremo. Ainda não há data.
O colunista do g1 Valdo Cruz informou que o governo foi avisado por interlocutores do STF que, mesmo com o perdão de pena concedido por Bolsonaro, Daniel Silveira seguirá inelegível.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), indicou ao menos R$ 357,477 milhões em emendas parlamentares do orçamento secreto nos últimos dois anos. O montante representa quase 10 vezes mais do que o valor permitido a cada deputado para destinação por emenda individual.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), indicou ao menos R$ 357,477 milhões em emendas parlamentares do orçamento secreto nos últimos dois anos. O montante representa quase 10 vezes mais do que o valor permitido a cada deputado para destinação por emenda individual.
O levantamento foi feito pelo Metrópoles, com base em ofícios enviados na noite de segunda-feira (9/5) pelo Senado Federal e Congresso Nacional ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) descobriram dinossauro mais antigo do Nordeste durante pesquisa. Os pesquisadores identificaram que a vértebra de um terópode (dinossauro bípede) encontrada próxima à cidade de Ibimirim, no sertão pernambucano, em 2019 é comparável com um Dilophosaurus de tamanho médio.
Segundo relatos essa espécie de dinossauros foi um dos maiores predadores de sua época, apesar de provavelmente se alimentar também de carcaças.
A descoberta do ‘novo’ dinossauro aconteceu através do trabalho de Mestrado do pesquisador Leonardo.
“Estávamos fazendo um trabalho de mapeamento geológico, em que a gente só via as rochas, além de coletar fósseis diversos. Mas calhou de encontrarmos esse fóssil, que já tínhamos a expectativa de encontrar há muito tempo”, disse ele em entrevista à Folha de SP.
Na semana passada, circulou nas redes sociais um áudio de uma cantora gospel, dizendo ter tido um caso com o pastor Luiz Antônio, vice-presidente da AD Brás em Pernambuco.
Após a repercussão, a mulher, que também faz parte da denominação, gravou um vídeo pedindo perdão. Ela se chama Kamila Rozendo.
No vídeo, a cantora se desculpa com a membresia e com os obreiros da AD Brás e confessa que caiu em pecado e cometeu adultério.
“Venho me desculpar com vocês, dizer que errei, que pequei, e que falhei, com Deus acima de tudo, com o pastor da igreja. Eu falhei, eu errei e eu pequei sim, caí em pecado, caí em adultério… Não tem sido nada fácil pra mim vir aqui falar com vocês e se desculpar de todo o meu coração, mas aquele que confessa alcança misericórdia”, disse ela.
Após tomar conhecimento do caso, o pastor presidente Eliseu Virginio marcou uma reunião com a Mesa Diretora para resolver a situação. O pastor Luiz Antônio foi disciplinado e destituído das suas funções na Mesa e na Convenção Estadual.
Comentários