A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou ação especial na loja Ferreira Costa voltada para o uso das vagas especiais reservadas para os idosos e as pessoas com mobilidade reduzida. Durante a atividade, os clientes do estabelecimento comercial contaram com o trabalho de emissão de cartões de estacionamento e esclarecimentos sobre o uso das vagas.
Essa tem sido uma prática da STTU para facilitar o acesso das pessoas que precisam retirar os cartões e não encontro tempo para acessar o benefício. As ações descentralizadas ajudam os beneficiários em pontos específicos como shoppings, supermercados e hipermercados de construções, entre outros locais.
Para emitir o cartão, é necessário levar uma cópia de Identidade, CPF e comprovante de residência. O idoso precisa ter mais de 60 anos. Já o cartão de estacionamento para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é necessário levar uma cópia da Identidade, do CPF, do comprovante de residência e um laudo médico que ateste a deficiência. A gestante com risco na gravidez também têm direito ao benefício.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se encontrará nesta terça-feira com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para discutir a relação entre os dois Poderes. A reunião, marcada para acontecer no próprio Supremo, acontece em meio à crise institucional com o Executivo, após o indulto presidencial concedido por Jair Bolsonaro (PL) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). Os atritos se agravaram após a participação do presidente nos atos do dia 1º de Maio, que tinham, entre as pautas, o fechamento do STF e intervenção militar.
O encontro acontecerá na presidência do Supremo, às 15h de terça-feira.
O senador tem mantido contato direto com Fux e com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, tanto por conta da crise institucional quanto pelas preocupações a respeito das eleições. Os chefes das três Casas receiam que, por conta das alegações infundadas de Bolsonaro sobre a lisura do pleito, haja um aumento de tensão durante o período eleitoral.
Na semana passada, Pacheco, Fux e Fachin conversaram por telefone um dia depois que o presidente voltou alegar que eleição pode ser fraudada, embora não tenha apresentado provas que deem base ao seu argumento. Tanto o Senado quanto a Câmara têm trabalhado em conjunto com o TSE na defesa do sistema eleitoral e das urnas eletrônicas, frequentemente atacadas pelo presidente.
A relação entre Bolsonaro e o STF voltou se tensionar após o presidente conceder o indulto a seu aliado, um dia após a Corte condenador Silveira a oito anos e nove meses de prisão por ameaçar e incitar à violência contra ministros do Supremo. A medida de Bolsonaro foi vista como uma provocação ao Tribunal.
Um suspeito de ter participado do assassinato da vendedora Ana Bruna Rodrigues, de 22 anos, foi conduzido ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN), nesta segunda-feira (02), para passar por um exame residuográfico. O homem, que ainda não teve o nome revelado, seria ex-namorado da vítima. A mulher foi morta a tiros, na última sexta-feira (29), dentro de um armarinho no Centro de Parnamirim.
A chegada do suspeito à sede do Itep-RN foi registrada, com exclusividade, pela equipe de reportagem da TV Tropical. Nas imagens, é possível ver o homem de camisa branca entrando na unidade. Sem utilizar algemas, ele é acompanhado por dois policiais da Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Parnamirim.
Natal é uma das 12 capitais brasileiras totalmente aptas a operar a quinta geração da internet móvel, o 5G, tanto do ponto de vista tecnológico quanto do jurídico. Segundo o Ministério das Comunicações (Mcom), além da capital potiguar, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aracaju e Boa Vista já atualizaram suas legislações e estão em condições de ofertar a nova internet.
O restante das 27 capitais está parcialmente adaptado ou ainda preparando a atualização da legislação municipal, que deverá ser modernizada e ajustada principalmente à Lei Geral das Antenas, pondo fim a alguns entraves técnicos. A nova tecnologia 5G, por exemplo, necessita da instalação de um número muito maior de antenas para assegurar um sinal com mais abrangência, rapidez e qualidade.
Segundo Carolina Barbosa, secretária adjunta de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), no âmbito do município de Natal a competência para autorizar a instalação de antenas é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). “No final do ano passado, o prefeito sancionou a lei complementar nº 206/2021, uma legislação moderna que cria as condições para a Semurb simplificar o processo de autorização de licenciamento para instalação das infraestruturas das novas antenas 5G”, disse Carolina Barbosa.
A secretária Municipal de Planejamento, Joanna Guerra, afirma que, nesse sentido, “a Prefeitura do Natal, na gestão do prefeito Álvaro Dias, vem dando uma atenção especial para que a cidade esteja sintonizada com os avanços tecnológicos, fazendo os investimentos necessários e, por isso, está figurando entre as primeiras capitais com condições de começar a operar a tecnologia 5G.”
Para se entender a complexidade técnica, é preciso saber que na internet 4G, a utilizada atualmente no Brasil, uma torre manda o sinal para um bairro inteiro, enquanto na 5G serão necessárias dez vezes mais dispositivos para cobrir a mesma área. Isso resultará em uma internet com maior velocidade para baixar e enviar arquivos pelo celular e com mais qualidade, por exemplo, na transmissão de arquivos de imagem.
Alguns países já utilizam a tecnologia de conexão móvel 5G há pouco mais de três anos. No Brasil, a demora poderá ter fim em julho próximo, quando, pelas metas estabelecidas, todas as capitais do país deverão estar em condições de lançar a nova tecnologia. Em 2023, serão atendidas as cidades com mais de 500 mil habitantes e, na sequência, aquelas com mais de 100 mil. A previsão é que, em 2029, as operadoras de internet móvel estejam ofertando 5G em todos os 5.570 municípios brasileiros.
Um dos suspeitos de matar a vendedora Ana Bruna Rodrigues, de 22 anos, foi conduzido ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN), nesta segunda-feira (02), para passar por um exame residuográfico. O homem, que ainda não teve o nome revelado, seria ex-namorado da vítima. A mulher foi morta a tiros, na última sexta-feira (29), dentro de um armarinho no Centro de Parnamirim.
A chegada do suspeito à sede do Itep-RN foi registrada, com exclusividade, pela equipe de reportagem da TV Tropical. Nas imagens, é possível ver o homem de camisa branca entrando na unidade. Sem utilizar algemas, ele é acompanhado por dois policiais da Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Parnamirim.
Autora da lei estadual 11.055/22, que valida o tratamento e estimula estudos e a divulgação da cannabis medicinal, a deputada Isolda Dantas (PT) anunciou a destinação de R$ 300 mil em recurso para a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern). Os recursos são para que a Fundação possa lançar edital e promover pesquisas sobre o uso terapêutico da cannabis no RN, fazendo assim com que o debate possa avançar e promover informação.
O anúncio foi feito pela deputada no primeiro Seminário de estímulo à pesquisa sobre uso medicinal e industrial da cannabis no RN, na última quinta-feira (28). “Só tenho a agradecer a todo mundo que participou e vamos seguir na luta para derrubar o preconceito e as barreiras que ainda existem. Quem necessita ter acesso ao remédio que salva tantas vidas não pode esperar”, afirmou a deputada.
Mais de 300 pessoas participaram presencialmente do debate que aconteceu na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sobre uso medicinal da cannabis, que é benéfico para diversos tratamentos, mas ainda é de difícil acesso.
Compreender a anatomia do Sistema Nervoso é um passo fundamental para o desenvolvimento de soluções e o estudo das patologias que o acometem. Com o objetivo de facilitar a compreensão da Neuroanatomia para pessoas das diversas áreas do conhecimento que se relacionam às Neurociências, das Engenharias às Ciências da Saúde, o Instituto Santos Dumont (ISD) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio de seu Departamento de Morfologia, lançam nesta segunda-feira (2) o Guia Ilustrado da Neuroanatomia. Inovador, o material traz, em uma linguagem simples e com mais de 200 ilustrações, os principais aspectos que precisam ser conhecidos por estudantes e pesquisadores.
Lançado nos formatos de ebook (livro digital) e livro físico, disponíveis na plataforma de vendas Amazon, o Guia foi concebido por uma equipe especializada que, além de ilustrar diversas peças anatômicas selecionadas, estabelece também correlações entre os componentes teóricos e práticos da disciplina, a fim de promover uma visão ampla para estudantes de diferentes áreas, de forma que eles consigam associar os conteúdos com temas vistos em sala de aula.
O livro foi organizado pelos professores-pesquisadores Bento Abreu, professor de Anatomia Humana do Departamento de Morfologia da UFRN, e Edgard Morya, atual gerente do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das unidades do ISD em Macaíba (RN).
O processo de produção do material levou cerca de quatro anos, e os especialistas precisaram buscar figuras, ilustrações e formas de relacionar o conteúdo explanado com situações diversas que fizessem sentido para diferentes públicos. “O livro consiste em 15 capítulos que apresentam a anatomia do Sistema Nervoso. Falamos desde o imaginário geral da população do que é o cérebro, e explicamos de forma bem básica todas essas estruturas”, diz Bento Abreu. Segundo ele, o livro vai permitir que a Neuroanatomia seja introduzida aos estudantes da graduação à pós-graduação, dentro e fora da área Biomédica. “É um livro que, apesar de robusto, é muito acessível, voltado para quem ainda não teve contato com a área anatômica ou biomédica, mas que vai poder se aventurar a partir daí e buscar mais nessa área”, completa.
Segundo Edgard Morya, melhorar a integração entre os campos de Exatas, Ciências da Saúde e Biológicas é uma necessidade para áreas interdisciplinares, como é o caso da Neuroengenharia. “O Guia tem um diferencial: ele une um pouco da fisiologia e também da aplicação. Então, além de ver as peças anatômicas e seus nomes, o aluno vai poder relacioná-las com casos clínicos e aplicações futuras”, afirma. Na unidade do ISD coordenada pelo pesquisador, está situado o primeiro Mestrado em Neuroengenharia reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), onde estudantes e profissionais de diversas áreas como Fisioterapia, Fonoaudiologia, Engenharia Biomédica e Ciência da Computação, entre outras, se integram para tentar compreender de forma ampla o funcionamento do Sistema Nervoso, suas patologias, e desenvolver soluções voltadas para a reabilitação e condições relacionadas ao seu funcionamento.
Comentários