Ex-deputado federal e ex-ministro, Henrique Eduardo Alves (PSB) admitiu que deve mesmo ser candidato a deputado federal.
Durante agenda em Mossoró, entrevistado no Enfoque Político (Super TV) desta sexta-feira, de camisa verde, da cor do MDB, seu antigo partido, Henrique disse que deve definir até o próximo mês de maio a sua candidatura.
“Eu quero saber se posso ainda ajudar o RN, com meu patrimônio político, pessoal, emocional. Se acharem que sim, eu estou pronto para a luta”, disse, ao ser questionado sobre eventual candidatura.
“De zero a 10, qual a chance do senhor sair candidato?“, questionei.
“É 9,5”, respondeu.
Outros pontos da entrevista
Na entrevista, Henrique falou também sobre sua saída do MDB, após 52 anos de filiação. Respondeu ainda sobre a relação com Garibaldi Filho (MDB) e Walter Alves (MDB), após rompimento político-familiar.
Avaliou ainda o governo Fátima Bezerra (PT), aliada de seu novo partido, o PSB.
Disse ainda que não possui, pelo menos ate aqui, preferência de nome ao Senado.
Horas após oficializar a saída da Globo após 32 anos na emissora, Chico Pinheiro afirmou que não vai se envolver com candidaturas, mas pretende usar “a arma da caneta” para lutar “pela civilização e contra a barbárie”.
“Se precisar me envolver com alguma bandeira para lutar, com a arma da caneta, pela civilização e contra a barbárie, estou aqui. Porque eu não estou a serviço de candidatos, mas da democracia. Na minha opinião, o golpe está sendo dado, mas não é mais com tanques nas ruas, e sim com a desmoralização das instituições”, disse o jornalista em entrevista à Cristina Padiglione, colunista da Folha.
Na noite desta sexta-feira (30), Chico Pinheiro participou de um jantar na casa de Caetano Veloso onde estava presente o líder do Movimento Sem Terra (MST), João Paulo Rodrigues, e a cantora Daniela Mercury, uma das principais articuladoras da candidatura Lula (PT) no meio artístico.
Na entrevista, Pinheiro comentou sobre o áudio vazado em 2018, em que se mostra indignado com a prisão de Lula. O caso fez com que o diretor-geral de jornalismo, Ali Kamel, divulgasse um comunicado advertindo jornalistas da Globo a não se pronunciarem politicamente.
“Às vezes eu causava sustos, digamos. Cheguei a chamar de golpe, no Bom Dia Brasil, a comissão formada para o processo de impeachment da Dilma, que era liderada pelo Eduardo Cunha, deputado cassado pouco depois do impeachment. Eu disse textualmente: ‘Não vejo nenhuma autoridade moral nessa comissão de Eduardo Cunha porque todos os envolvidos estão com suspeitas de corrupção. Como eles querem ter autoridade para cassar uma presidenta democraticamente eleita? Isso é golpe. Ninguém aí tem autoridade moral pra isso'”.
Ao final, o jornalista sinalizou mais uma vez que entrará na campanha eleitoral deste ano. “É uma defesa em nome das instituições, não de fulano ou beltrano. É a defesa da civilização contra a barbárie”.
Nas reuniões da direita bolsonaristas, o nome do Coronel Hélio Oliveira, do PL, vem ganhando força, impulsionando a ideia de sua candidatura à Câmara dos Deputados.
Hélio participou ativamente da campanha bolsonarista que elegeu o Presidente da República, o deputado federal Girão e o deputado estadual, Coronel Azevedo.
Na última eleição municipal, Hélio foi candidato a Prefeito do Natal, tendo surpreendido com uma campanha propositiva e empolgante.
Nome novo em um cenário receptivo às ideias de seriedade, defesa da pátria e respeito à família, Hélio encampa uma candidatura que pode prosperar.
Série médica de grande sucesso, Plantão Médico (ou ER) teve no elenco uma atriz brasileira: Jossara Jinaro. Responsável por interpretar a enfermeira Andrea Clemente na trama, ela enfrentava na vida pessoal sua própria batalha médica. Diagnosticada com câncer, ela faleceu no último dia 27.
A informação foi revelada pelo marido da artista, Matt Bogado, em uma publicação no Facebook. “Com grande pesar, informo o falecimento de minha esposa, Jossara Jinaro, nesta data, 27 de abril de 2022. Jossara lutou bravamente contra o câncer e voltou para casa cercada pela família”, escreveu ele.
Além de ER, ela também atuou em Judging Army e Strong Medicine. Jossara nasceu no Rio de Janeiro e cresceu na Colômbia. A família da atriz se mudou para os Estados Unidos.
“Jossara era uma esposa, mãe, artista e amiga incrível. Ela tinha a alma mais linda e gentil, e não aceitava um não como resposta. Mesmo em seus últimos momentos, ela ainda estava lutando. Ela agora está descansando em paz e será lembrada para sempre. Eu, Liam e Emrys sentiremos muito a falta dela, embora saibamos que ela está em nossos corações e nos guiando a cada passo do caminho”, lamentou Matt.
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está com inscrições abertas até domingo (1º) para preenchimento de 101 vagas renascentes em cursos superiores de graduação.
As vagas são de licenciatura e tecnologia e estão ofertadas nos campi de Apodi, Ipanguaçu, Natal-Zona Norte, Nova Cruz, Santa Cruz, e São Paulo do Potengi.
As oportunidades são para o primeiro semestre letivo de 2022.
Para este processo seletivo, serão avaliadas as notas das edições 2019, 2020 e 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado final será divulgado na terça-feira (3) no Portal do Candidato.
Inscrições
A inscrição é feita exclusivamente no Portal do Candidato até 17h do domingo (1º). Para se cadastrar, é necessário possuir conta de e-mail ativa. No Portal, o candidato terá apenas um único cadastro para gerenciar suas inscrições em editais no IFRN.
Interessados podem verificar os procedimentos para cadastro e inscrição no tutorial disponível. No ato da inscrição, deve-se realizar as seguintes operações:
Escolher, no menu superior do SGC, a opção “Entrar”;
Preencher corretamente o CPF e senha e confirmar, clicando em “Submeter”;
Na caixa “Inscrições”, selecionar o concurso ao qual deseja concorrer, clicando em “Acesse”;
Escolher uma das ofertas de cursos listados na caixa “Ofertas”;
Uma vez escolhido o curso/Campus/turno, iniciar a inscrição escolhendo a opção “Realizar inscrição”; e
Preencher corretamente os dados solicitados e enviar o questionário, clicando em “Enviar”.]
Os planetas Vênus e Júpiter, considerados os mais brilhantes, vão se encontrar no céu neste fim de semana. Segundo o Observatório Nacional, para ver o encontro basta olhar para o céu antes do amanhecer e na direção do nascer do Sol.
A conjunção ocorrerá tanto na madrugada de sábado (30), quanto na madrugada de domingo (1º de maio).
De acordo com a tecnologista sênior do Observatório Nacional, Josina Nascimento, a conjunção propriamente dita será às 16h (hora legal de Brasília) do dia 30.
“O que vai diferir é somente a altura dos astros de acordo com a localidade. No Rio de Janeiro, às 4h30 da manhã, eles já estarão a uma altura de 18 graus e vão ficando cada vez mais altos em relação ao horizonte, até que a claridade do dia fará com que não possamos mais vê-los. É impossível não reconhecê-los. São os astros mais brilhantes do céu”, disse Josina.
Segundo o observatório, em 11 de fevereiro de 2021 houve uma conjunção de Vênus com Júpiter, mas os planetas estavam muito próximos do Sol e não foi possível ver. Em 2 de março de 2023 haverá outra conjunção entre os dois planetas, logo após o pôr do Sol, mas a distância será bem maior entre os planetas.
Quem puder utilizar um telescópio conseguirá ver, neste fim de semana, o alinhamento de três planetas: Netuno, Vênus e Júpiter. O observatório vai fazer duas transmissões ao vivo do evento por meio do canal do YouTube do Observatório Nacional.
Eclipse
Em 2022, haverá dois eclipses do Sol, ambos parciais e não visíveis no Brasil. O primeiro será em 30 de abril e terá início às 15h45 (horário de Brasília). O único eclipse da Lua deste ano será de 15 para 16 de maio e será um eclipse total e totalmente visível em todo o Brasil.
Segundo o observatório, apenas em outubro de 2023 haverá eclipse anular do Sol visível no Brasil.
O eclipse parcial do Sol de hoje será visível no extremo sul da América do Sul, partes da Antártica e parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico. Em média, o eclipse total ocorre a cada 18 meses.
Entenda
Um eclipse do Sol ocorre quando a Lua fica entre o Sol e a Terra projetando uma sombra sobre a Terra. A sombra mais escura, onde toda a luz solar é bloqueada, é chamada umbra. Em torno da umbra se define a sombra mais clara, a penumbra, onde a luz solar é parcialmente bloqueada. Se o observador está na estreita faixa da Terra atingida pela umbra, ele vai ver o eclipse como total. Se está na área atingida pela penumbra, verá como parcial.
A observação de eclipses somente pode ser feita com instrumentos especiais usados por astrônomos ou com técnica de projeção. Conforme o observatório, não se deve olhar diretamente para o Sol com o uso de filme de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro por risco de danificar o olho de modo irreversível.
O Real Madrid conquistou neste sábado (30) seu 35º título do Campeonato Espanhol, um recorde, após dois gols de Rodrygo no primeiro tempo, o que o levou a uma vitória por 4 a 0 em casa sobre o Espanyol.
A vitória também fez de seu treinador, o italiano Carlo Ancelotti, o primeiro técnico a conquistar títulos em cada uma das cinco principais ligas da Europa –Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França.
Os dois gols de Rodrygo deram ao Real uma vantagem de dois gols no intervalo, antes de Marco Asensio somar um terceiro aos 10 minutos do segundo tempo e o artilheiro do campeonato, Karim Benzema, fechar o placar a nove minutos do fim.
O capitão Benzema levantou o troféu depois de sair do banco no final do segundo tempo, quando Ancelotti descansou vários titulares por causa da partida de volta em casa contra o Manchester City na semifinal da Liga dos Campeões na quarta-feira, após a derrota por 4 a 3 na Inglaterra.
O Real tem 81 pontos com quatro jogos pela frente no campeonato. Eles estão 17 pontos à frente do segundo colocado Sevilla e 18 à frente do Barcelona. A equipe precisava apenas de um ponto contra o Espanyol para conquistar o título faltando quase um mês da temporada.
O título também marca a 24ª taça conquistada pelo lateral-esquerdo Marcelo com a camisa do Real Madrid, fazendo com que ele supere Gento como o jogador a conquistar mais títulos com o Real nos 120 anos de história do clube.
Neste sábado (30), a Prefeitura de Natal realizou o Dia D de imunização contra a influenza e o sarampo. O movimento nas 29 Unidades de Saúde que abriram suas portas para vacinar o público alvo foi considerado satisfatório. A abertura oficial da iniciativa foi realizada na UBS São João, no Tirol. Já nas primeiras horas do dia, idosos, profissionais da saúde e crianças formavam filas para atualizar os seus esquemas vacinais. As campanhas nacionais contra a influenza e sarampo foram iniciadas em 04 de abril e seguem até 03 de junho.
A vacinação contra a influenza vem atendendo a trabalhadores da área da saúde, idosos acima de 60 anos, crianças entre 06 meses a menores de 05 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Os imunobiológicos contra o sarampo estão disponíveis para profissionais da saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos. Além disso, a vacinação contra a Covid-19 continua nos pontos extras durante o sábado (30). Todas as informações oficiais podem ser consultadas em vacina.natal.rn.gov.br . É necessário que os responsáveis levem a caderneta de vacinação e um documento com foto, no caso das crianças; e os trabalhadores das categorias contempladas devem levar algum documento que possa comprovar que integram esse grupo (crachá, carteira de trabalho, escala de trabalho, carteira funcional).
A funcionária pública Patrícia Lessa foi uma das primeiras a se imunizar. Ela aproveitou a oportunidade para colocar em dia o seu cartão vacinal e recebeu as vacinas contra a Influenza, Tríplice Viral e a 4ª dose contra a Covid: “Fui muito bem recebida, fiz meu cadastro rápido e não demorou nem dez minutos para me imunizar. Estou mais tranquila e protegida agora. Toda a equipe do posto São João está de parabéns”, disse.
O programa familiar de sábado da dona de casa Marleide Rodrigues e seu casal de filhos foi ir até a unidade de saúde em busca da vacina. Maria Beatriz, 5, e Pedro Lucas, 3, agora estão protegidos contra a Influenza e o Sarampo: “Doeu um pouco na hora da furada, mas é para o meu bem”, contou resignada a pequena Maria. Já Pedro Lucas resistiu um pouco à agulha, porém com o carinho da mãe e com o atendimento afetuoso da profissional de saúde que aplicou a vacina tudo transcorreu bem: “Agora posso brincar à vontade e vou ganhar um pirulito porque minha mãe prometeu”, contou.
A Diretora do Departamento em Vigilância e Saúde da SMS, Vaneska Gadelha, acompanhou a abertura do Dia D e fez um chamamento à população, reforçando a necessidade de todos os grupos prioritários aptos a se imunizar se dirigirem aos postos de vacinação: “A nosso cobertura vacinal ainda está aquém do desejado. É fundamental que a população se conscientize e busque a imunização. A vacina contra a Influenza foi atualizada e muita gente que tomou o imunizante no final do ano passado está protegido, mas não está. É preciso tomar a vacina para combater as cepas que estão circulando neste ano. Venham, procurem as salas de vacinação e se protejam”, falou Vanessa.
Comentários