O presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, declarou nesta terça-feira (19) apoio à pré-candidatura do ex-presidente Lula. A decisão de Paulinho deixou o grupo do Solidariedade no Rio Grande do Norte, em uma situação difícil. O anuncio foi feito exatamente no dia em que o Solidariedade do Rio Grande do Norte montou um palanque bolsonarista com o lançamento da pré-candidatura de Fábio Dantas, também do Solidariedade, ao governo do RN, passando, assim, a liderar a oposição a governadora Fátima Bezerra (PT).
No lançamento de hoje, Fábio Dantas recebeu apoio total da ala bolsonarista, principalmente do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e do ex-ministro, Rogério Marinho, além de uma penca de deputados estaduais, prefeitos e lideranças políticas que apoiam Bolsonaro.
Em encontro com a presidente nacional do PT, deputada Glesisi Roffman, e com o ex-presidente Lula, Paulinho declarou apoio total a candidatura presidencial do petista.
“É o desejo da Gleisi e do Lula juntar lideranças, esse é um papel que eu pretendo cumprir na campanha. Hoje, selamos aqui nosso compromisso, vamos fazer o evento da direção da Executiva nacional no próximo dia 3, conforme havia combinado com a Gleisi, para definitivamente selar a aliança com Lula e vamos ao lançamento da candidatura no dia 7”, disse.
Resta saber qual será o posicionamento do grupo bolsonarista aqui no Estado depois desse anúncio na maior liderança nacional do Solidariedade.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste anual da tarifa da Companhia Energética do Rio Grande do Norte em 20,36% na média de todas as categorias. O reajuste entra em vigor no dia 22 de abril.
Para os consumidores residenciais o reajuste foi de 19,87%. Na baixa tensão, o reajuste será de 20,55% e para alta tensão, 19,75%.
Segundo a Aneel, com a aplicação conjunta dos dois efeitos – o reajuste e bandeira verde -, as tarifas residenciais serão praticamente mantidas.
O reajuste anual da tarifa é definido pela agência reguladora, tendo como base o contrato com a concessionária.
De acordo com a Aneel, os itens que mais afetaram a correção foram os encargos setoriais, os custos de distribuição e a retirada de financeiros anteriores. Os custos de transmissão, por sua vez, geraram impacto negativo.
A combinação do reajuste tarifário aprovado nesta terça com o término da cobrança da bandeira de escassez hídrica resultou em um impacto tarifário para o consumidor B1 residencial convencional de -4,11%, segundo a Aneel.
Na última quarta-feira (6), o governo federal anunciou outra iniciativa que ajudará a aliviar a pressão sobre a conta de energia: o fim da bandeira de escassez hídrica no dia 16/04 e que gerava uma taxa extra de R$ 14,20 na conta a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
A partir desta data, passa a vigorar a Bandeira Verde, que não cobra adicional na fatura.
O ex-governador Robinson Faria (PL) defende com ‘unhas e dentes’ o nome do seu ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade) como melhor opção para concorrer ao governo na disputa com a governadora Fátima Bezerra (PT).
“Fábio tem história de trabalho no Rio Grande do Norte. É um nome para combater esse governo que está aí. Ele tem capacidade suficiente para tirar o Estado do buraco em que se encontra”, afirmou.
Robinson é pré-candidato a deputado federal pelo PL, partido do presidente da República. Ele tenta junto com o filho, o ministro Fábio Faria (PL) fortalecer um palanque bolsonarista no Rio Grande do Norte.
A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal apreciou e aprovou, em reunião extraordinária nesta terça-feira (19), o relatório sobre a análise dos vetos do Executivo ao projeto de revisão do Plano Diretor de Natal. O parecer foi dado pela presidente da comissão e relatora dos vetos, vereadora Nina Souza (PDT)
“O relatório foi bastante extenso, haja vista que tivemos que rebater ponto a ponto do que foi suscitado. Vários vetos foram de artigos que estipulam prazos, e como já existe um entendimento do STF de que há sim ilegalidade no tocante ao Legislativo estar fixando prazos para o Executivo, de pronto optamos pela manutenção dos vetos nesses casos. Houve vetos relacionados a artigos que davam outras atribuições a Conselhos Consultivos e a Fundos que não têm poderes legais de deliberação e decisão. Então, também demos parecer pela manutenção desses. Houve vetos também em relação à outorga onerosa e à transferência de potencial construtivo, que também dei parecer sobre a manutenção, haja vista existirem incongruências com as legislações originárias. Houve vetos ainda com relação às Zonas de Proteção Ambiental, que entendemos que, se há alguma irregularidade com elementos geográficos e cartográficos, também devem ser mantidos. Mas existem outros vetos que não tinham razão de existir e demos parecer pela derrubada, como é o caso das garagens que, ao contrário do entendimento do Executivo, entendemos que deve sim ser computado no quociente de adensamento e potencial construtivo”, explicou a relatora.
Aprovado pelos vereadores Klaus Araújo (Solidariedade), Camila Araújo (União Brasil), Kleber Fernandes (PSDB), Preto Aquino (PSD) e Aldo Clemente (PDT) membros da Comissão presentes, o relatório, que manteve os vetos integrais e/ou parciais em mais de 40 artigos e derrubou os vetos integrais e/ou parciais em outros cerca de 10 artigos, deve ser votado em plenário na próxima terça-feira (26).
Durante a discussão do relatório, o vereador Kleber Fernandes lembrou que o PDN é fruto de amplo debate na Câmara e de participação popular, para o desenvolvimento social e econômico da cidade. A vereadora Camila Araújo lamentou a queda da isenção de outorga onerosa para templos religiosos, mas disse compreender que tal benefício acarretaria em queda de arrecadação para o Município. “O parecer da relatora é técnico e de robustez incontestável”, avaliou a parlamentar, corroborada pelo vereador Klaus Araújo, que elogiou ainda os vetos enviados pelo Executivo.
Também participou da reunião extraordinária da Comissão de Justiça a vereadora Brisa Brachi (PT), que elogiou o parecer da relatora e os vetos do Executivo quanto à regulamentação das ZPAs e quociente de adensamento.
Uma carreta que transportava uma carga de fraldas pegou fogo na tarde desta terça-feira (19). O incêndio aconteceu por volta das 15h20, no km 48 da BR-304, em Mossoró.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o fluxo de veículo no sentido Natal precisou ser interditado para o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte. O material é considerado altamente inflamável.
Imagens gravadas por populares mostram uma extensa coluna de fumaça preta saindo do veículo e os militares do Corpo de Bombeiros trabalhando para conter as chamas.
Com o bloqueio da rodovia, um longo congestionamento se formou. Segundo a PRF, ainda não há previsão para a liberação do tráfego.
Um soldado da Aeronáutica foi preso em Valparaíso de Goiás, no Entorno do DF, depois de fazer ameaças de morte a sua ex-namorada. O suspeito utilizava transferências, via Pix, de centavos de Real, para enviar mensagens.
A prisão foi feita em flagrante na manhã desta segunda-feira (18/4), depois de o militar passar a madrugada enviando ameaças para a chave Pix da vítima. Ele foi autuado por perseguição qualificada e por descumprimento de medida protetiva.
O casal teve um relacionamento de três meses, e, após o término, a mulher passou a ser perseguida pelo ex-namorado nas redes sociais e na porta da casa dela, segundo a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).
De acordo com a Polícia Civil, o militar chegou a enviar mensagens para um conhecido da vítima, nas quais ameaçou matar a ex-namorada e o pai dela. Ele também criou perfis falsos no Instagram para se comunicar com a mulher.
Ameaças via Pix
A vítima conseguiu bloquear o homem em todas as redes sociais, mas o soldado ainda encontrou uma forma de persegui-la. O homem passou a madrugada de segunda enviando mensagens anexadas em transferências de centavos via Pix.
“Esquece não que tem até (nome tarjado) atrás de vocês, de segunda você não passa”, ameaçou o ex-namorado em uma transferência de seis centavos.
“Botei 10.000 pela tua cabeça filha da (xingamento tarjado). Amanhã acho bom tu nem sair de casa se não eu te mato”, escreveu o soldado em outra mensagem para a ex, em um Pix de cinco centavos.
A mulher procurou a delegacia logo pela manhã, e o homem foi preso em flagrante. Quando a polícia chegou à casa dele, descobriu que o militar estaria usando atestados falsos para faltar ao trabalho. A Aeronáutica foi informada, e ele pode responder por crime contra a administração militar.
O Algarve, em Portugal, faz campanha para atrair trabalhadores para o próximo verão europeu. É uma das regiões de Portugal mais atingidas pela falta de mão de obra no turismo.
Presidente da Associação de Turismo do Algarve, João Fernandes, disse ao Portugal Giro que precisa de aproximadamente três mil trabalhadores para hotelaria, gastronomia e serviços relacionados com o turismo.
Para cobrir parte da lacuna, Fernandes faz um apelo aos brasileiros. Ele diz precisar tanto de trabalhadores quanto de turistas do Brasil para ajudar na retomada do setor.
— Meu apelo aos brasileiros é: venham trabalhar, conhecer e estudar no Algarve, que é um bocado do Brasil em Portugal. Aqueles que trabalhavam aqui e foram embora na pandemia, chegou a hora de voltar — disse Fernandes, que também espera preencher as vagas com imigrantes de outras nacionalidades.
Fernandes informou que a ocupação hoteleira na Páscoa foi de 90%. A previsão para o verão, segundo ele, é superar ou chegar perto dos números de 2019, o último ano antes da pandemia de Covid-19.
— Precisamos garantir mão de obra para hotéis, restaurantes, agências de turismo e locadoras de automóveis. São três mil pessoas de imediato, porque estamos falando de uma perspectiva a nível de 2019, quando batemos recorde de 21 milhões de pernoites em hotéis e nove milhões de passageiros no aeroporto de Faro — garantiu Fernandes.
Em 2021, brasileiros chegaram a acumular três trabalhos devido à falta de mão de obra na região.
Apesar dos esforços recentes para atrair população e trabalhadores durante todo o ano, os baixos salários seguem como obstáculo. Vítima da mão de obra sazonal, a economia ancorada no turismo praticamente inexiste fora da alta temporada.
— As empresas começaram a subir os salários porque há falta de recursos humanos, o que já aconteceu antes. E também porque começam a ganhar alguma perspectiva sobre a saúde financeira após dois anos difíceis. A Páscoa já foi boa — afirmou Fernandes.
O Governo do Rio Grande do Norte lançou nesta terça-feira (19), em solenidade no Centro de Convenções de Natal, cinco cursos de qualificação profissional e técnica para 46 cidades potiguares. As capacitações, promovidas por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), somam investimento de R$ 1 milhão do Projeto Governo Cidadão, com recursos viabilizados pelo empréstimo junto ao Banco Mundial.
A partir de maio, serão realizados cursos de Técnicas para Garçom, Gestão de pequenos negócios em comércio e serviços, Boas Práticas no Manejo de Alimentos, Instância de Governança Municipal e Turismo de Base Comunitária.
“Um maior acesso à formação encaminha para uma maior profissionalização da atividade turística, e com isso naturalmente teremos maior qualidade nos produtos turísticos oferecidos no estado. Esse é um ciclo virtuoso que toda gestão deve incentivar”, afirmou a governadora Fátima Bezerra durante o lançamento.
Participaram da solenidade o vice-governador Antenor Roberto; a secretária estadual de Turismo, Aninha Costa; o secretário estadual de Infraestrutura e da Secretaria Extraordinária para Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais (Segri) Gustavo Coelho; além do vice-presidente do sistema Fecomércio RN, Itamar Manso.
Entre as cidades contempladas estiveram presentes à solenidade, representações de Acari, Areia Branca, Assú, Baía Formosa, Baraúna, Barcelona, Brejinho, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Currais Novos, Extremoz, Felipe Guerra, Florânia, Galinhos, Guamaré, Macau, São José do Campestre, Tibau do Sul e Touros.
“A gente agradece ao Governo do Rio Grande do Norte por levar essas formações para o litoral norte. Nossa cidade está recebendo o curso de Técnicas para Garçom, o que vai capacitar nossos trabalhadores a receber melhor o turista que vem do exterior e de todo o Brasil. A gente tem certeza que esses são cursos de qualidade e que os nossos jovens serão bem capacitados para garantir um atendimento de excelência para os turistas”, disse Renato de Doquinha, Prefeito de São Miguel do Gostoso.
O Senac foi contratado para ministrar as capacitações. Ao todo serão ofertadas 1500 vagas em cursos com duração que variam entre 16h e 80h. Essa é a segunda leva de cursos ofertados pela Setur. No ano passado, entre setembro e dezembro, outra série de cursos capacitaram 332 pessoas em 24 cidades potiguares.
“Os lançamentos desses cursos fortalecem uma diretriz que temos assumido na Setur: a de levar formação técnica para os municípios potiguares a fim de melhorar a capacitação dos trabalhadores e servidores públicos do turismo. Queremos com isso pavimentar o caminho para a regionalização do turismo potiguar, ampliando o impacto positivo dessa indústria na economia de todas as regiões do estado”, analisa a secretária Aninha Costa.
Assinatura de Ordem de Serviço dá início a consultoria em turismo
Aproveitando a presença da governadora Fátima Bezerra, também foi assinada uma ordem de serviço para início de consultoria em turismo em três municípios potiguares: Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande. O projeto conduzido pela empresa de consultoria Turismo 360 vai realizar um diagnóstico das atividades e potenciais dessas localidades para desenvolvimento de novas experiências turísticas.
Além da governadora, estiveram presentes na solenidade de assinatura os prefeitos dos municípios contemplados: José Renato Teixeira de Souza (São Miguel do Gostoso), Pedro Ferreira de Farias Filho (Touros) e Pedro Henrique de Souza Silva (Pedra Grande). O vice-governador, Antenor Roberto, a Secretária de Turismo, Aninha Costa, e a Líder de Estratégia da Consultoria Turismo 360, Marcela Pimenta, também participaram da assinatura do documento.
O projeto terá três fases, partindo de uma avaliação situacional dos produtos e atrativos turísticos das três cidades, passando pelo desenho de experiências turísticas sustentáveis e, ao final, também será realizado um seminário para transferências de resultados. A partir da assinatura da ordem de serviço, o estudo nos três municípios passa a ser desenvolvido.
“Nosso governo tem investido no desenvolvimento do turismo, e tem buscado ajudar a diversificar os atrativos do nosso estado. Tenho certeza que essa consultoria vai revelar novos potenciais nessas três cidades, ajudando na construção de novas experiências para o turista que escolhe o Rio Grande do Norte”, afirmou Fátima Bezerra.
Comentários