SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 19, 2022

Governo inaugura Central do Cidadão em Ceará-Mirim

A UNIDADE É DE MÉDIO PORTE, VAI ATENDER OS 74 MIL MORADORES DAQUELA CIDADE. FOTO: SANDRO MENEZES

O Governo do Estado dá continuidade ao Programa Central do Cidadão com a construção de novas sedes e reformas nas unidades próprias para melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços públicos já prestados e agregar novos serviços para a população do Rio Grande do Norte. Nessa sexta-feira (18) a governadora Fátima Bezerra inaugurou a Central do Cidadão no município de Ceará Mirim. A unidade é de médio porte, vai atender os 74 mil moradores daquela cidade e também dos municípios vizinhos como Maxaranguape, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ielmo Marinho, Taipu e Pureza.

“Nosso Governo trata com muito carinho o programa Centrais do Cidadão. Elas reúnem um conjunto de serviços públicos para atender a população em um só lugar, com conforto, bom atendimento, dignidade e facilitam a vida das pessoas”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A Governadora anunciou, no ato da inauguração, que a Central vai ganhar uma Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM). “Em 2019 só haviam quatro DEAMs em todo o Estado. Vamos instalar mais sete em todas as regiões, uma delas aqui em Ceará Mirim”, disse, ressaltando a importância do combate à violência contra a mulher. Além da DEAM o município também vai ganhar uma Delegacia de Homicídios. “Serão três delegados e suas equipes atuando em Ceará Mirim, o que vai melhorar muito a segurança pública”, pontuou Fátima Bezerra que ainda lembrou a ampliação da estrutura da Polícia Militar com a instalação do batalhão.

O secretário de Metas, Gestão de Projetos e Relações Institucionais (Segri) e coordenador do programa Governo Cidadão, Fernando Mineiro disse que “por determinação da Governadora Fátima Bezerra estamos organizando a gestão e entregando equipamentos como este. Quando assumimos em 2019 o prédio estava incompleto, com problemas de infiltrações e não tinha habite-se. Foi preciso acionarmos a empresa construtora e refazer contratos. Aqui o investimento foi de R$ 2,2 milhões com recursos do empréstimo ao Banco Mundial dentro do programa Governo Cidadão”, informou.

O gerente da Central em Ceará Mirim, Renato Martins ressaltou a qualidade das instalações: “agora temos um ambiente de trabalho à altura das necessidades da população, atendimento com conforto, eficiência, tecnologia e segurança para o usuário. Prestamos um serviço de excelência e atendemos não só a população de Ceará Mirim, mas também dos demais municípios da região do Mato Grande”.

Centrais do Cidadão inauguradas no Governo atual:

1. Natal / Alecrim – setembro 2021

2. Santa Cruz – setembro 2021

3. Macau – agosto 2021

4. Caicó – agosto 2021

5. Alexandria – julho 2021

6. Nova Cruz – julho 2021

7. São José de Mipibu – setembro 2020

8. Assú – outubro 2019

9. João Câmara – agosto 2019

10. Currais Novos – julho 2019

11. Apodi – julho 2019

12. Pau dos Ferros – julho 2019

13. São Gonçalo do Amarante – julho 2019

14. Caraúbas – 2019

15. São Paulo do Potengi – 2019

Mulher de personal trainer diz ter tido alucinações ao manter relação sexual com sem teto

A DESCRIÇÃO DO CASO É COMPATÍVEL COM A ALUCINAÇÃO. FOTO: REPRODUÇÃO

A mulher do personal trainer que agrediu um sem-teto ao vê-lo tendo relações sexuais com a esposa, em Planaltina (DF), disse ter enxergado Deus e o seu próprio marido ao olhar para o homem em situação de rua. A família afirma que a vendedora sofre com problemas psicológicos e “surtou”, e que agora está internada para se tratar. A descrição do caso é compatível com a alucinação.

Segundo o psiquiatra Adiel Rios, pesquisador no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, a alucinação é a percepção de alguma coisa que não existe, mas que parece real. A sensação é criada pela mente da pessoa.

O problema pode alterar e deixar confusos um ou todos os sentidos que quem alucina: visão, tato, olfato, paladar e audição. Isso significa que a pessoa pode ver, ouvir e sentir coisas que não existem.

— A pessoa entra em um delírio, em que acredita fortemente numa ideia irreal, mesmo quando já foi comprovado que não é verdade. São crenças exageradas, irrefutáveis. O paciente tem certeza de algo, mesmo sem nenhuma evidência real disso. Portanto é possível eu mesmo ser o próprio Jesus Cristo ou ver Jesus em outra pessoa — afirma Rios.

O médico explica que as alucinações podem ser causadas por uma disfunção do neurotransmissor dopamina. Ela atua no sistema nervoso central e influencia o humor, as emoções e a atenção.

— A hiperatividade dopaminérgica provocaria agitação, aceleração do pensamento, com produção de crenças e conteúdos irreais, além de alucinações. Neste momento, tudo é possível, até achar que sou um enviado de Deus para salvar o mundo.

As alucinações podem aparecer em pessoas que não sofrem com nenhuma patologia psiquiátrica. No entanto, o quadro é mais comum em pessoas diagnosticadas com esquizofrenia, bipolaridade e depressão. A alucinação poder ser, também, resultado de reações a drogas e medicamentos, síndromes associadas ao estresse, medo, fadiga, perturbações do sono (especialmente sua privação) e infecções (febres), detalha Rios.

O Globo

Em livro polêmico, homens comparam traição com “quebra de dieta”

AUTOR DA OBRA ENTREVISTOU 61 HOMENS, ENTRE 20 E 60 ANOS, E CONCLUIU QUE ELES NÃO SE SENTEM ARREPENDIDOS APÓS TRAÍREM SUAS ESPOSAS. FOTO: GETTY

Um livro polêmico publicado recentemente revelou as justificativas por trás de traições cometidas por homens. Intitulado Cheatingland: The Secret Confessions of Men who Stray, o conteúdo é surpreendente, mas o autor da obra preferiu lançá-la de forma anônima.

Conforme o jornal britânico The Mirror, o autor entrevistou 61 homens nos últimos quatro anos. Apesar de a maioria dizer que ama suas esposas, eles declaram não conseguir resistir a uma tentação, mesmo que isso “arrisque suas vidas”.

Na obra, os homens comparam traição a uma simples quebra de dieta. Um dos entrevistados, inclusive, diz que as amantes oferecem “qualidades” que sua esposa não consegue. Um dos exemplos usados por ele são as roupas de uma das amantes: sensuais e provocantes. Com outra, o rapaz se delicia com o perfume, e aí por diante.

Os homens entrevistados têm idades entre 20 e 60 anos e diferentes ocupações. Mesmo diante de atitudes controversas, eles não se mostram arrependidos de terem traído suas esposas, conforme concluiu o autor do livro.

“Traição é tipo, ‘Ok, vamos comer um cheeseburger duplo gorduroso, mesmo sabendo que é ruim para o meu coração, meu colesterol, meu estômago, meu peso, tudo”, diz um dos personagens, acrescentando que a comida parecia “tão boa no momento” que ele não se importava.

Metrópoles

Ícone do cinema, Alain Delon pede a filho que providencie sua eutanásia

A INFORMAÇÃO FOI REVELADA POR ANTHONY DELON À REVISTA FRANCESA LE POINT.  FOTO: CHRISTOPHE SIMON / AFP

O ator Alain Delon, de 86 anos, ícone cinema francês e europeu, decidiu recorrer à eutanásia, de acordo com um de seus filhos, Anthony, incumbido de organizar todo o processo e acompanhá-lo em seus momentos finais. A informação foi revelada por Anthony à revista francesa Le Point.

Alain Delon tem afirmado em entrevistas recentes que não hesitaria em recorrer à medida se necessário. Ele disse a um canal de TV que é a favor desse recurso, primeiro porque mora na Suíça e também porque acha que “é a coisa mais lógica e natural” a se fazer a partir de uma certa idade, de um certo momento.

“A pessoa tem o direito de sair tranquilamente, sem passar por hospitais, injeções e o resto…”

Delon anunciou o fim da carreira em 2017, aos 81 anos. Ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2019 e se recuperou em uma clínica na Suíça. O ator ainda mora no país, onde o suicídio assistido é legal.

Delon confessou em 2010 à revista Paris Match que perdeu “a paixão” pelo mundo que o rodeia e que passa a maior parte de seu tempo “à toa”, rodeado de seus animais de estimação enquanto tenta desfrutar ao máximo de seus filhos e seus netos para “não morrer sozinho”.

“Fui tão feliz como não se pode ser toda a vida. E quero compartilhar o máximo que puder com meus filhos. Não quero morrer sozinho”, afirmou.

Quando sua também ex-mulher Mireille Darc faleceu, em 2017, Delon disse que ela era a mulher de sua vida e que, sem ela, também poderia partir. A atriz francesa Nathalie Delon, que foi esposa de Alain Delon e mãe de Anthony, morreu em janeiro de 2021, aos 79 anos.

G1

CRESCENDO NO BRASIL: Uber sobe em duas rodas, desafia os mototáxis e dá desconto na chuva

EM TEMPOS DE COMBUSTÍVEIS E TARIFAS DE TRANSPORTE SUBINDO ALTERNATIVA É VÁLIDA. FOTO: ILUSTRAÇÃO

“Essa corrida é pra levar algum item?”, escreve o motorista da Uber após confirmada a viagem no celular. “O item sou eu”, digito. “Ok, a caminho”, responde. Quando ele chega, me dá um capacete, coloca sua mochila no peito para dar espaço na garupa e partimos. O aplicativo norte-americano oferece transporte sobre duas rodas em mais 90 cidades do Brasil, mesmo enfrentando resistência de algumas prefeituras.

No município de São Paulo, onde o serviço ainda não está disponível, alguns motoqueiros parceiros da Uber relataram que já levaram passageiros (com ou sem produto) após o pedido ser feito pela opção de entrega “Flash Moto”. “O cara ia mandar um anticoncepcional para a namorada e pediu para ir junto. Chegamos lá, e ele fez a garota tomar a pílula na nossa frente”, relata um piloto que já realizou mais de 200 viagens com passageiros agarrando sua cintura pela Grande São Paulo.

Outro motoqueiro, que trabalha também para o iFood, fez o cliente colocar o bag térmico nas costas para realizar a viagem por São Paulo. “Foi minha primeira viagem. Não estava preparado. Ainda bem que ele tinha capacete próprio. Se não, não ia rolar”, conta.

Em tempos de combustíveis e tarifas de transporte subindo, oferecer até metade do preço e do tempo para determinado trecho parece algo atrativo, não é? Mas algumas promoções têm sempre seus poréns: quando chove, o valor do Uber Moto desce, enquanto a versão convencional, sobre quatro rodas, sobe. A cultura do conforto e a tal “tarifa dinâmica” podem chegar a triplicar a diferença de um para o outro — a diferença, em geral, é de 30%.

Os motoqueiros devem contar com capacete extra (higienizado antes cada viagem), roupa impermeável e toucas descartáveis — nas viagens feitas pela reportagem do TAB a touca não estava presente.

Com informações do UOL

Jovem de 18 anos se diz nazista e promete “massacre” em IF de Campo Grande

CASO GEROU PÂNICO NA CAPITAL DO MATO GROSSO DO SUL E ESTÁ SENDO INVESTIGADO PELA POLÍCIA CIVIL. FOTO: REPRODUÇÃO

A Polícia Civil está investigando um estudante de 18 anos do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) que teria “prometido” a colegas do curso que faria “um massacre” no campus de Campo Grande da instituição. Autointitulando-se nazista, o jovem teria listado as vítimas que mataria, justificando os alvos com argumentos racistas, por eles serem negros.

“O IF é um lugar propício para um massacre. Eu tenho uma lista de quem eu mataria primeiro. O (primeira vítima) seria o 1º porque ele é negro e maior. (Segunda vítima) seria o segundo porque ele é negro e o (terceira vítima) eu vou torturar”, seriam as frases ditas pelo acusado e que constam num Boletim de Ocorrência registrado em 28 de fevereiro na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (Cepol), da capital sul-mato-grossense, como injúria racial e ameaça.

Uma investigação também foi instaurada na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), já que um dos ameaçados, em outra situação semelhante, é menor de idade. O acusado teria dito ao adolescente, durante uma discussão, que “tu não é ariano, te coloco pra assar”.

O aluno agressivo, segundo discentes do IFMS e funcionários, já vinha falando insultos racistas e enaltecendo o nazismo de forma recorrente, antes das ameaças aos frequentadores do local e até depois da ocorrência ter sido formalizada na polícia.

Forum

PT vai focar na polarização e já descarta desgaste com a terceira via

CONFORME A ÚLTIMA PESQUISA GENIAL/QUAEST, DIVULGADA EM 16 DE MARÇO, BOLSONARO GANHOU ALGUM FÔLEGO ELEITORAL. FOTO: REPRODUÇÃO

Enquanto as eleições ainda não começam oficialmente, as pesquisas de intenção de voto divulgadas por diferentes institutos são termômetros do pleito deste ano -, já polarizado entre o ex-presidente Lula e o atual Jair Bolsonaro.

Conforme a última pesquisa Genial/Quaest, divulgada em 16 de março, Bolsonaro ganhou algum fôlego eleitoral. Lula se mantém na liderança com 46% das intenções de voto, contra 26% de Bolsonaro, mas o mandatário ganhou dois pontos percentuais no limite da margem de erro da pesquisa em relação à pesquisa do último mês.

Já a pesquisa do Instituto Ipespe divulgada em (11/3), também apontou uma redução entre ambos. Lula com 43% e Bolsonaro com 28%, 15 pontos percentuais. A redução foi de 5 pontos percentuais em relação à primeira pesquisa do ano, divulgada em janeiro. Na época, a diferença era de 20 pontos percentuais.

De acordo com Camila Moreno, membro da Comissão Executiva Nacional do PT, a expectativa é que a eleição seja polarizada, devido à ausência de uma terceira via competitiva, “explica um pouco também essa última subida de Bolsonaro nas pesquisas, Sergio Moro e Ciro Gomes não crescem”, disse. Ela ainda explicou que o foco da campanha do ex-presidente será a retomada econômica e políticas sociais. “Curioso que o Auxílio Brasil justifique justamente o crescimento dos que foram contra as políticas de transferência, não eram eleitorais”, observou.

Ainda ao Correio, Jilmar Tatto, secretário nacional de Comunicação do partido, contou que na próxima semana haverá uma reunião sobre a tática eleitoral que a sigla adotará neste pleito. “Avaliamos que esta será uma campanha plebiscitária. Iremos debater palanques estaduais. A terceira via não preocupa o partido, só Jair Bolsonaro, devido ao ambiente polarizado”, pontuou. Para o secretário, em função dessa polarização, o eleitor acabará decidindo entre os dois. “Vamos trabalhar dentro deste quadro eleitoral”, afirmou. Os eleitores de Lula e Bolsonaro são difíceis de mudar. O grande desafio para o partido é pegar os indecisos”, destacou.

Correio Braziliense

Justiça Federal marca leilão para venda de imóveis, carros e até carga de telhas no RN

LEILÃO VAI ACONTECER NO DIA 30 DE MARÇO E RECURSOS SERÃO USADOS EM PAGAMENTO DE DÍVIDAS DE TRIBUTOS FEDERAIS. FOTO: DIVULGAÇÃO

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte marcou para o dia 30 de março um leilão com 20 lotes, entre imóveis, veículos e até cargas de tijolos.

O edital, assinado pelo Juiz Federal Caio Diniz Fonseca, da 6ª Vara Federal, já foi publicado. Segundo a Justiça, os recursos arrecadados com as vendas serão aplicados na quitação de dívidas dos proprietários com tributos federais.

Entre os lotes há um prédio comercial no bairro da Ribeira, em Natal, avaliado em R$ 472 mil. Um outro lote é integrado por quatro imóveis na cidade de Assu que juntos são avaliados em mais de R$ 3,4 milhões. Também há lote de terrenos entre os produtos a serem leiloados.

Automóveis leves e pesados, como ônibus, motos e milheiros de telhas também estão entre os produtos à venda.

O primeiro leilão será dia 30 de março às 9h e o segundo no mesmo dia às 10h. O evento será todo eletrônico através site de leilões (aqui).

G1RN