SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 10, 2022

Bolsonaro sobre ameaça de paralisação de caminhoneiros: “Lamento”

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quinta-feira (10/3), lamentar uma possível paralisação dos caminhoneiros devido à mega-alta de 24,9% no preço do diesel anunciado pela Petrobras.

“O preço tá caro. Tem muito caminhoneiro aí que vai parar. Eu sei disso, lamento isso daí. Vai parar porque não suporta mais essa carga tributária. E é uma questão mundial. Digo a vocês que o diesel aqui agora, mesmo com tudo isso, está mais barato que nos Estados Unidos”, disse Bolsonaro, em sua tradicional live de quinta-feira.

Líder dos caminhoneiros, Wanderlei Alves, conhecido como Dedeco, anunciou nesta quinta-feira (10/3) paralisações do setor em pelo menos quatro estados: São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Pará, começando nesta quinta-feira (10/3) e nesta sexta-feira (11/3).

“A promessa de governo do presidente Jair Bolsonaro até agora não se cumpriu. E isso não é uma pauta só dos caminhoneiros. Estamos juntos com o povo para fazer o melhor para o nosso país. O Brasil vai parar automaticamente, porque não se tem mais condições de rodar”, afirmou, por sua vez, o líder da greve dos caminhoneiros que parou o Brasil em 2018, Wallace Landim, o Chorão, ao Metrópoles.

Metrópoles

 *Câmara de Parnamirim mantém mandato de vereador preso na operação “Fura Fila”

Os vereadores da Câmara Municipal do Trampolim da Vitória, decidiram mantiveram  o mandato do vereador Diogo Rodrigues (PSD)preso em uma operação do Ministério público em 2021. Por 8 votos favoráveis, 8 abstenções e nenhum voto contrário, foi mantido o mandato de Diogo. Para a cassação eram necessários 12 votos a favor.

O parlamentar foi preso e denunciado em 2021, pelo Ministério Público por liderar um esquema de fraudes no sistema de regulação de marcação de consultas através do Sistema Único de Saúde-SUS.

Operação Ffura Fila

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) denunciou um vereador e ex-secretários municipais de Saúde e Assistência Social por fraudes no sistema de marcação de consultas e exames do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Ao todo, oito pessoas já são rés em quatro processos distintos que resultaram da operação Fura-fila, deflagrada pelo MPRN no dia 20 de abril do ano passado.

As participações de um deputado estadual e de outras pessoas no suposto esquema ainda estão sob investigação. O vereador Diogo Rodrigues da Silva, da cidade de Parnamirim, é apontado como suposto cabeça do esquema. Ainda antes de se eleger em 2020, ele teria montado o esquema de inserção de dados falsos no Sistema Integrado de Gerenciamento de Usuários do SUS (SIGUS), sistema informatizado utilizado pela Sesap e por alguns municípios do Estado para regular a oferta, autorização, agendamento e controle de procedimentos ofertados pelo SUS, burlando a fila do SUS. A suspeita é que ele teria como braço-direito no esquema a própria companheira, Monikely Nunes Santos, funcionária de um cartório em Parnamirim. Diogo Rodrigues e Monikely Nunes foram denunciados pelo MPRN por corrupção passiva, peculato, inserção de informações falsas em banco da dados da administração pública e lavagem de dinheiro.

O vereador também responde pelo crime de fraude em licitação. Somadas apenas as quatro denúncias já oferecidas pelo MPRN e recebidas pela Justiça potiguar, Diogo Rodrigues responde 300 vezes por corrupção passiva, 300 vezes por peculato, 476 vezes por inserção de informações falsas em banco da dados da administração pública, 83 vezes por lavagem de dinheiro e uma vez por fraude em licitação. Além de Diogo Rodrigues e Monikely Nunes, o MPRN já são réus em processos após a denúncia do MPRN: Eliege da Silva Oliveira, ex-secretária de Saúde de Ielmo Marinho; Gleycy da Silva Pessoa, secretária de Saúde de Brejinho; Anna Cely de Carvalho Bezerra, secretária de Assistência Social de Brejinho; Alberto de Carvalho Araújo Neto, secretário de Saúde de Arês; Maria Célia Rodrigues da Silva, mãe do vereador Diogo Rodrigues; e Bruno Eduardo Rocha de Medeiros, que foi sócio da Medeiros e Rocha LTDA, empresa responsável pelo SIGUS. O MPRN ainda apura o suposto envolvimento do deputado estadual Manoel Cunha Neto, conhecido por Souza. Ele é investigado pela prática de peculato eletrônico, falsidade ideológica e corrupção passiva. Outras pessoas também estão sendo investigadas pelo MPRN.

Projeto Tamar: Idema acompanha soltura de tartarugas marinhas em Tibau do Sul

A FAIXA QUE COMPREENDE OS MUNICÍPIOS DE SENADOR GEORGINO AVELINO, TIBAU DO SUL, BAÍA FORMOSA E NÍSIA FLORESTA É A REGIÃO DE MAIOR INCIDÊNCIA DE DESOVA DE TARTARUGA DO ATLÂNTICO SUL. FOTO: CAROLINE MACEDO

Nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (10), a equipe do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema esteve em visita técnica para acompanhar uma soltura de filhotes de tartarugas-de-pente, na Praia das Minas, localizada em Tibau do Sul. Periodicamente, as pessoas têm a oportunidade de acompanhar a atividade realizada com os filhotes da espécie, que utiliza diversas praias do RN para concluir o ciclo reprodutivo. Hoje, cerca de 50 tartarugas bebês saíram da areia em direção ao mar.

A Praia das Minas está inserida na Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra (APABG), uma Unidade de Conservação Estadual administrada pelo Idema. No litoral do Rio Grande do Norte, essa é uma das praias que mais atrai as tartarugas, que vão ao local realizar a desova e, posteriormente, o nascimento dos filhotes, quando chega o período certo para eclosão dos ovos.

O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar e a Secretária de Meio Ambiente de Tibau do Sul, Laíra Sousa, estiveram presentes na ação, que também contou com a participação de alguns populares, membros do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação do Idema (NUC), representantes da Prefeitura e do Projeto Tamar.

De acordo com o pesquisador e membro do Projeto Tamar desde 1988, Eduardo Lima, as tartarugas escolhem áreas favoráveis à desova, considerando condições como áreas pouco habitadas, umidade, textura da areia e temperatura, para poderem ter o máximo de geração de filhotes. A tartaruga-de-pente é criticamente ameaçada de extinção.

O local visitado nesta quinta-feira, faz parte da maior área de ninhos de tartaruga-de-pente do litoral potiguar, considerado uma área de estudo integral. De acordo com o pesquisador, a faixa que compreende os municípios de Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul, Baía Formosa e Nísia Floresta é a região de maior incidência de desova de tartaruga do Atlântico Sul.

Eduardo Lima relatou sobre as ameaças no local e fez um apelo para que a população repense suas atitudes perante à Natureza. “Essa área sofre muito com o tráfego de veículos, gerando um grande problema nesse processo de conservação da espécie. Fazemos um pedido para a preservação dessa área e para muitas outras onde ocorre desova de tartaruga. De maneira bastante impensada, algumas pessoas pegam os tubos – fixados na areia para identificação de ninho, para apoiar varas de pescar, fazer trave de futebol e pendurar sacolas. É realmente triste ver que muita gente não se importa e não pensa que toda ação produz uma reação, interferindo diretamente na manutenção do ecossistema”, relatou.

Em 4km de praia, na Praia das Minas, existem 129 ninhos, monitorados pelo Projeto Tamar. Em toda a área, que compreende mais outras duas praias, em aproximadamente 19km existem 525 ninhos. “Estamos no auge da temporada”, disse.

Em Tibau do Sul, a região que compreende as praias do Madeiro, Cacimbinha e Baía dos Golfinhos é uma área que tem um maior sucesso de eclosão. No Rio Grande do Norte, de forma geral, a temporada reprodutiva inicia em meados de novembro, com as primeiras desovas, e se estende até junho, com o nascimento dos últimos filhotes. O pico reprodutivo ocorre nos meses de fevereiro e março. Durante esse período é redobrado o cuidado com a proteção desses animais.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, o trabalho de proteção e conservação da espécie é uma missão de todos nós. “Fazemos parte da Natureza e a responsabilidade de zelar pelo meio ambiente é individual e coletiva. O trabalho realizado pelo Projeto Tamar é fundamental para a sobrevivência da tartaruga-de-pente no território brasileiro, mas ele não é suficiente sem a sensibilização e a colaboração efetiva das pessoas”, comentou o diretor.

Ainda de acordo com o diretor, essas espécies são afetadas pelas mudanças climáticas e a tendência é que a cada geração que se passa, as pessoas compreendam a relevância desse tipo de trabalho. “Cada interferência que fazemos na cadeia alimentar afeta outras espécies, então as tartarugas precisam ser mantidas dentro de um equilíbrio. Alguns trechos não podem ter tráfego de veículo porque um simples rastro impede que a tartaruga se desloque até a praia e isso é um problema muito grande. Vamos continuar nossos projetos e ações de educação ambiental e, cada vez mais, nos aproximar e auxiliar na execução desse tipo de trabalho que só tem a contribuir com o meio ambiente”, relatou.

A secretária Municipal de Meio Ambiente de Tibau do Sul criou bloqueios com estacas de madeira para impedir o tráfego de veículos automotores. “O que precisamos é trabalhar em conjunto, sociedade e poderes públicos. Aqui, além da colocação dos bloqueios, fizemos a sinalização com a colocação de placas em parceria com a iniciativa privada. A associação de hotéis e pousadas de Tibau do Sul compreendem a importância dessa unicidade para mantermos nossa biodiversidade e o turismo de forma sustentável”, disse Laíra Sousa.

Além de acompanhar a soltura das tartarugas ao mar, o grupo foi à praia de Cacimbinha para verificar outros pontos que possuem ninho. Logo após, o diretor Leon Aguiar vistoriou a obra do Ecoposto do Parque Estadual Mata da Pipa (PEMP) e da sede administrativa da APA Bonfim-Guaraíra, em Nísia Floresta.

PF apreende 15 quilos de cocaína no aeroporto de Natal; Não houve prisão

MATERIAL FOI APREENDIDO E ENCAMINHADO À SEDE DO ÕRGÃO, EM NATAL. FOTO: CEDIDA

A Polícia Federal apreendeu na noite da última quarta-feira, 9/3, no aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, 15,3 kg de cocaína. A droga foi encontrada numa mala despachada em um voo que seguiria para Guarulhos/SP. Não houve prisão.

A apreensão acorreu após os controladores do aparelho de raios X daquele terminal de passageiros terem identificado, no embarque doméstico, uma bagagem abandonada com indícios de conteúdo orgânico suspeito.

De imediato, a PF foi acionada e com a chegada dos policiais, a bagagem “sem dono” foi aberta na presença de testemunhas da própria companhia aérea, ocasião em que foram achados os 15 tabletes da droga envoltos em peças de roupa. A constatação que era cocaína veio com a realização de exame preliminar do narcoteste.

O entorpecente foi então conduzido para ser periciado na sede do órgão, no bairro de Lagoa Nova, onde passou por trâmites de apreensão e se encontra sob guarda, em depósito.

A PF instaurou Inquérito Policial e busca agora identificar o passageiro responsável pelo transporte ilícito e a quem se destinava a droga.

De 2021 até hoje, a Polícia Federal já apreendeu 2,6 ton de drogas no Rio Grande do Norte. Desse total, cerca de 1,9 ton foi de cocaína.

Potigás mantém preço do gás natural mesmo diante da alta dos combustíveis

COMPANHIA NÃO FARÁ REAJUSTE PARA SEGUIR A ALTA DA PETROBRAS. FOTO: DEMIS ROUSSOS

A Companhia Potiguar de Gás (Potigás) informou hoje (10) que o preço do gás natural não será alterado diante da alta do petróleo impactado pela invasão russa à Ucrânia.

No Brasil, a Petrobras anunciou nesta quinta-feira aumento da gasolina em 18,7%; o do diesel, em 24,9%; e o do gás de cozinha em 16%, objetivando reduzir a defasagem da estatal em relação ao mercado internacional.

“No caso da Potigás, nosso principal contrato de suprimento do gás natural é com uma empresa local, a Potiguar E&P, que não sofre as variações de preço do petróleo no mercado internacional. Por conta disso, o preço do GNV vai se manter inalterado”, explicou Sérgio Henrique, diretor técnico e comercial da companhia.

O valor de venda do gás natural veicular pela Potigás para os postos de combustíveis reduziu R$ 0,10 no metro cúbico em 1º de março.

Foi a segunda vez que o GNV diminuiu em 2022, acumulando uma redução total de 12,85% ou de R$ 0,47 no metro cúbico.

Começou o processo de abandono a Carlos Eduardo. Paulinho Freire ganha liminar para deixar o PDT

O processo de abandono ao ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), teve início nesta quinta-feira (10) depois que o Tribunal Regional Eleitoral-TRE, concedeu uma liminar autorizando o Vereador Paulinho Freire quase ex-PDT, possa trocar  de partido. Tudo indica que o Presidente da Câmara de Natal, irá se filiar ao União Brasil do ex-senador José Agripino Maia.

Hoje na Câmara existem cinco vereadores da base de Carlos Eduardo, quatro deles estão de malas prontas para partir do PDT e da base do ex-prefeito. Há também indícios de que essa carrada de vereadores vá direto correndo para União Brasil, formar uma nominata   imbatível para eleger Freire, federal.

Os filiados do PDT, reclamam da falta de diálogo do ex-prefeito Carlos Eduardo, presidente do diretório estadual do partido. Uma situação que pode deixa-lo em sem o apoio do parlamento municipal, e consequentemente sem os votos dessas bases, que possa viabilizar sua  ida para o Senado federal.

Porém, um fato que ainda gera curiosidade, é a permanência da vereadora Nina Souza na direção da direção municipal do PDT. Ontem ela foi para Brasília tratar com o presidente nacional da silgla, Carlos Lupi,  uma saída  amigável dos outros vereadores do partido, mas, a reunião foi remarcada para próxima semana.

MAIS LETAL DO MUNDO: Atirador que mata ’40 inimigos por dia’ chega à Ucrânia

WALI, FAMOSO POR SUA ATUAÇÃO RECORDE NO AFEGANISTÃO, TEM SIDO USADO COMO PROPAGANDA PELA MÍDIA DO PAÍS. FOTO: KARINE DUFOUR/RADIO-CANADA

Em um país com uma força militar razoável, lutando uma guerra contra uma das maiores potências bélica do mundo, qualquer ajuda é muito bem-vinda. É por isso que a chegada de um atirador famoso, chamado Wali, está sendo explorada pela mídia ucraniana em meio aos conflitos com a vizinha Rússia.

Conhecido como o atirador “mais letal” de todos, Wali é capaz de entregar “40 inimigos mortos por dia”. Além disso, o sniper detém um recorde que tem sido explorado como propaganda na Ucrânia, nação que precisa de uma moral alta para combater seus vizinhos russos, atuais detentores da hegemonia nuclear.

Em 2009, na Guerra do Afeganistão, Wali eliminou um adversário no campo de batalha com um tiro disparado a uma distância de 3,5 km. Na ocasião, ele lutava no Oriente Médio pelo Regimento Real do Canadá.

Em entrevista ao La Presse, Wali explicou que viajou para a guerra na Ucrânia em resposta a um chamado do próprio presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski. “Ele precisava de um franco-atirador. Eu tive que ir. É como um bombeiro que ouve uma sirene tocando”, resumiu Wali.

Terra

Semurb abre vagas de estágio em Gestão de Políticas Públicas, Engenharia Ambiental e Estatística

VALOR DA BOLSA DE ESTÁGIO É R$800 (OITOCENTOS REAIS) E O ESTÁGIO É DE 6 HORAS DIÁRIAS. FOTO: REPRODUÇÃO

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) oferta três vagas de estágio de ensino superior, no Setor de Fiscalização Ambiental da pasta. As vagas são para estudantes dos cursos de Gestão de Políticas Públicas, Engenharia Ambiental e Estatística.

A seleção será composta de análise curricular e entrevista individual. Para participar do processo seletivo, os estudantes devem se candidatar enviando o currículo e o histórico escolar para o e-mail: [email protected]. Os interessados devem enviar os documentos por e-mail até a próxima quinta-feira (17)

Os pré-requisitos para as vagas são: no mínimo 40% da carga horária integralizada no currículo. Além disso, para o alunos de Políticas Públicas é necessário já ter finalizado as disciplinas de Ateliês I, II, III e IV e para os docentes de Estatística é necessário habilidades com Excel, Planilhas e Dashboards.

O valor da bolsa de estágio é R$800 (oitocentos reais) e o estágio é de 6 horas diárias, totalizando 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.