O União Brasil, partido que surgiu da fusão entre PSL e DEM, irá veicular nesta quinta-feira, 9, propaganda partidária anunciando que terá candidato próprio à Presidência.
A peça publicitária fala em “liberdade para apresentar ao Brasil um novo caminho”, onde “a democracia será inegociável e a liberdade econômica, uma realidade” e diz que a sigla apresentará um nome para concorrer ao Palácio do Planalto.
Antes da fusão, o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta colocou-se como o pré-candidato pelo Democratas. Luciano Bivar, ex-presidente do PSL e agora presidente do União Brasil, também acalentava o desejo de se firmar como pré-candidato.
A jogada do União Brasil neste momento insere-se nas negociações com MDB e PSDB para formar um bloco nas próximas eleições. O MDB tem a senadora Simone Tebet como pré-candidata. Já o PSDB tem o governador de São Paulo, João Doria.
A articulação para uma federação entre as siglas mostrou-se inviável, mas a costura de uma coligação ainda está em pauta. O Podemos, que lançou o ex-juiz Sergio Moro, também tem se colocado como interessado nas tratativas com o grupo.
RODRIGO PACHECO — FOTO: JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), desistiu da pré-candidatura à Presidência da República pelo Partido Social Democrata (PSD) nas eleições de 2022. Ele fez anúncio no plenário do Senado em sessão desta quarta-feira (9) ao fazer um balanço de sua atuação à frente da Casa durante a pandemia.
“A prioridade de todos os agentes públicos com responsabilidade é enfrentar a pandemia, permitir que todos tenham uma vida digna, remuneração justa, segurança, transporte eficiente e comida no prato […] tudo isso passa pela estabilidade do país com o combate aos extremismos, o radicalismo, passa pela moderação e responsabilidade dessa Casa quase bi centenária.
Rodrigo Pacheco anunciou que seria o pré-candidato do PSD em novembro de 2021. Na ocasião, em Brasília, ele declarou: “Convocado a esta missão de servir o PSD, eu o faço na condição de presidente do Senado e, em relação às eleições de 2022, eu repito: estarei de corpo, alma, mente e coração a serviço do partido e a serviço do Brasil”, declarou Pacheco.
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, insiste que o partido terá candidato próprio. Nos últimos meses, passou a ventilar também o nome do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, caso ele se filie à legenda.
Kassab estava presente na sessão e Pacheco agradeceu a “confiança” depositada em seu nome e recebeu, após o pronunciamento, palavras de apoio dos colegas parlamentares.
Pacheco afirmou ainda que irá lutar para que as eleições deste ano “tenham como resultado o fortalecimento institucional e democrático do país. E que se faça valer a soberania popular através do voto, livre, secreto, manifestação mais pura da democracia. Qualquer tentativa de retrocesso democrático deverá ser rechaçada com veemência”.
O presidente do Senado ainda declarou que é jovem e que tem “muito trabalho ainda a prestar ao país e à vida pública”. “Estou em meu primeiro mandato como senador. E, acima de tudo, sei de minha responsabilidade com o Brasil. Venho fazendo a minha obrigação com o diálogo permanente com as instituições e com a defesa intransigente da democracia, das liberdades e do estado de direito”.
Com a desistência de Pacheco, a expectativa é que a sigla de Kassab anuncie o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como nome à Presidência pelo PSD. Ele perdeu as prévias do PSDB para o governador de São Paulo, Joao Doria.
PRINCÍPIO DE INCÊNDIO NO DETRAN-RN /FOTO: VIA CERTA NATAL
Um princípio de incêndio atingiu uma sala no prédio do Departamento Estadual de Trânsito, Cidade da Esperança, em Natal, na tarde desta quarta-feira (09.
As chamas atingiram a controladora regional de trânsito (CRT), e as salas vizinhas foram evacuadas.
A assessoria de imprensa do DETRAN enviou uma nota a redação do BLOG DO FM, falando sobre o ocorrido.
NOTA
O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) informa aos usuários que estão com agendamento de PROVA TEÓRICA de Habilitação de Condutores programadas para a sede do Órgão, situada na Rua Perimetral Leste, 113, Cidade da Esperança, Natal-RN, que devem procurar as unidades do Detran do Via Direta (9h às 18h), Central do Cidadão Zona Norte (9h às 18h) ou Central do Cidadão Parnamirim (8h às 14h) para realização das provas (chegar com 1h de antecedência).
A medida se faz necessária devido ao acontecimento de um princípio de incêndio, na tarde desta quarta-feira (09), que atingiu a sala de Credenciamento de Centro de Formação de Condutores, vizinha a sala de Prova Teórica, situada no anexo do prédio novo onde funciona setores de Habilitação de Condutores.
A Direção do Detran ressalta que já estão sendo tomadas às providências para regularização das atividades de Prova Teórica na sede do Órgão e logo retornará à normalidade.
NA CAPITAL POTIGUAR, EM PARNAMIRIM E TOUROS A AÇÃO ACONTECE NESTE SÁBADO (12) E EM SANTA CRUZ NO DIA 19. FOTO: IMAGEM ILUSTRATIVA
Um mutirão que visa a conciliação extrajudicial para reconhecimento voluntário de paternidade acontece neste sábado (12) e no próximo (19) em Natal e outras três cidades do Rio Grande do Norte.
Em Natal, Parnamirim e Touros, o mutirão “Meu pai tem nome” acontece neste sábado (12) (confira os horários e locais mais abaixo). Já em Santa Cruz, ele será no dia 19 de março.
A ação é idealizada pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Público-Gerais (Condege) e foi ampliada para mais cidades pela Defensoria Pública do RN (DPE/RN).
Veja os locais e horários:
Em Natal, a ação irá acontecer das 9h às 14h, no Centro Educacional Dom Bosco, no Gramoré.
Em Parnamirim, será a partir das 8h30, na Central de Atendimento Social da cidade, na Rua Pedro Bezerra Filho, no bairro Santos Reis.
Em Touros, a ação acontecerá das 9h às 14h, na Escola Municipal Dr Orlando Flavio Junqueira Ayres, na Av. 27 de Março, 354.
Em Santa Cruz, das 9h às 14h, na Câmara Municipal da cidade, localizada na Av Senador João Câmara, 10.
O mutirão também dará orientação jurídica e educação em direito.
Em Natal, foram realizados agendamentos prévios de conciliações, mas também será feito atendimento a demandas livres. Nos demais núcleos, a inscrição prévia será dispensada com atendimento de porta aberta.
Dados no RN
De acordo com a Defensoria Pública do RN, somente em Natal nos últimos cinco anos, dos mais de 69 mil nascidos, 3.060 não tiveram o registro de paternidade na certidão de nascimento.
Em 2021, foram 643 registros com somente o nome da mãe do total de 10.590 nascidos. No RN, esse número foi o maior dos últimos cinco anos: 2.396, quase 6% das crianças nascidas no período, não tiveram registro de paternidade.
“A nossa ação busca corrigir falhas sociais e garantir direitos ao retificar o registro civil garantindo à criança a informação do nome do pai. Esse é o primeiro passo em um processo que tem potencial de gerar mudanças na vida da criança socialmente como também permitirá a garantia do direito de convivência, recebimento de pensão e, para além disso, gerar o sentimento de pertencimento”, explica a defensora Fabrícia Gaudêncio, coordenadora do NUTEC.
O mutirão será realizado em um dia com com ações semelhantes em diversos estados brasileiros por parte das Defensorias Públicas
Reconhecimento de paternidade
O reconhecimento voluntário de paternidade dispensa tramitação judicial, explica a Defensoria Pública. Por isso, a solicitação pode ser aberta pela mãe da criança, que deverá apresentar a certidão de nascimento do filho, comprovante de residência, comprovante de renda e seus documentos pessoais. Nesse caso, é preciso informar um contato do suposto pai da criança.
Se a iniciativa for do pai da criança menor de idade, será necessário o consentimento da mãe e também apresentar a certidão de nascimento do filho, comprovante de residência, comprovante de renda e seus documentos pessoais.
Se o filho for maior de idade, basta o consentimento dele e que sejam apresentados documentos pessoais, certidão de nascimento, comprovante de residência e de renda.
Nos casos em que não for possível a conciliação, a demanda será encaminhada para abertura de processos. Isso acontece nos casos em que o pai que for solicitar o reconhecimento não tiver o consentimento da mãe ou do filho maior de idade.
O mesmo acontece nos casos em que o atendimento é aberto pela mãe, mas o suposto pai não reconhece espontaneamente a paternidade.
O PRÓPRIO DECRETO, QUE EXISTE A POSSIBILIDADE DE REVISÃO DA NORMA, A QUALQUER TEMPO. FOTO: DIVULGAÇÃO
Ao publicar o decreto em que desobriga o uso de máscara em ambientes abertos e fechados, a Prefeitura de Natal esclareceu que a medida vale também para o transporte público da capital.
Ao portaldatropical.com.br, a assessoria de imprensa da prefeitura confirmou que o decreto não traz restrições. Dessa forma, não há mais a necessidade da utilização da proteção dentro dos ônibus que circulam na capital potiguar.
O Decreto levou em consideração a diminuição sistemática no número de atendimentos de casos com Covid -19 nas unidades de saúde da capital potiguar. Além disso, o Comitê Científico de Enfrentamento da Pandemia analisa passo a passo a abertura gradual e responsável do comércio e dos serviços no âmbito local, desde que respeitados os protocolos e regras de prevenção de contágio à doença.
A determinação do executivo municipal deixa claro, no próprio Decreto, que existe a possibilidade de revisão da norma, a qualquer tempo, de acordo com as taxas e índices de transmissibilidade da Covid – 19 em Natal.
AFIRMAÇÃO FOI DADA PELA VEREADORA EM UMA EMISSORA DE RÁDIO DE NATAL. FOTO: REPRODUÇÃO
Está marcada pra o próximo sábado (12), uma reunião com a executiva estadual do Partido dos Trabalhadores, para definir sobre a aliança com o MDB e o PDT do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, que é o possível candidato ao Senado, da governadora Fátima Bezerra do PT. Caso essa aliança se concretize, poderá haver um racha dentro do PDT, aqui no estado.
Nina e Carlos comandam o PDT no Rio Grande do Norte, mas as entrelinhas apontam um divisão no partido. Em uma entrevista recente à Rádio 98FM, a presidente do diretório Municipal do PDT, declarou que vai votar no deputado Ezequiel Ferreira para o governo e em Rogério Marinho para o Senado. Ou seja, Nina não irá acompanhar o próprio partido no pleito nas próximas eleições.
O ex-prefeito Carlos Eduardo foi reconduzindo a presidência do PDT e continua no comando até junho, período em que se encerra as convenções. Nina continua como Presidente do diretório municipal da sigla, por conveniência, uma vez que não será candidata este ano.
OS ÓBITOS FORAM REGISTRADOS EM NATAL E EM ALTO DO RODRIGUES. FOTO: FOTO: BRENO ESAKI/AGÊNCIA SAÚDE
O Rio Grande do Norte registrou nas últimas 24 horas mais 510 casos confirmados e duas mortes provocadas pela doença. Os números foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), em boletim epidemiológico nesta quarta-feira (09).
Os óbitos foram registrados em Natal e em Alto do Rodrigues. Ao todo, 8.079 pessoas já perderam suas vidas para a doença, desde o início da pandemia, há dois anos.
Segundo a secretaria, ainda são considerados 1.571 óbitos como suspeitos e outros 1.115 já foram descartados para a covid-19. Os dados suspeitos seguem em análise pelas equipes da saúde do estado.
Em relação às confirmações, já são 482.421 casos confirmados no Rio Grande do Norte. De acordo com a Sesap, 701 são considerados suspeitos e 912.486 foram descartados. Além disso, o estado tem 468.593 casos recuperados e 5.749 em acompanhamento.
A plataforma Regula RN mostrava, às 16h05 desta quarta-feira (09), que o estado tinha 24,8% dos leitos críticos ocupados com pacientes em tratamento da covid-19. Na Região Metropolitana de Natal, a ocupação era de 31,6%. No Oeste Potiguar, estava em 17,6%. No Seridó, apenas 13,3% dos leitos estavam sendo utilizados.
VÍTIMA TEVE MEBRO AMPUTADO, APÓS ACIDENTE. FOTO: DIVULGAÇÃO/CBTU
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciou que vai mudar o sistema de acesso à estação e o embarque de passageiros nos trens que circulam em Natal e Região Metropolitana. O novo procedimento entrará em vigor na próxima terça-feira (15).
Em comunicado divulgado nas redes sociais, a companhia explicou que ao pagar a passagem, que custa R$ 2,50, nas bilheterias das estações, os usuários receberão um Ticket Passagem, que deverá ser entregue ao vigilante, no momento do embarque.
“Ressalta-se que, só será permitido o embarque nos trens, mediante a comprovação do pagamento do bilhete, que se dará por meio da apresentação do Ticket Passagem aos vigilantes, que ao receberem, liberarão o acesso”, pontuou.
A mudança no processo acontece após um acidente na última segunda-feira (07), quando um adolescente perdeu parte da perna. De acordo com a CBTU, o jovem teria entrado na estação sem pagar a passagem e tentou entrar no trem com a composição em movimento.
Comentários