SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 8, 2022

Pacientes do Hospital Municipal são transferidos após Incêndio.

10 pacientes que estavam internados em uma UTI do Hospital Municipal de Natal, foram transferidos para o Hospital dos Pescadores, após um incêndio que ocorreu em uma das alas de internação da unidade hospitalar, na tarde desta terça-feira (08). O incêndio teve inicio após problemas em um gerador que estava instalado no local. O hospital ficou duas horas sem energia eléctrica.

A secretaria de Saúde do Município- SMS, emitiu uma nota sobre o corrido.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal informa que nesta tarde (08), por volta das 17h, foi observado pelos profissionais de saúde um odor no andar térreo do Hospital Municipal de Natal.
De imediato, foi acionada a equipe de Bombeiro Civil da unidade hospitalar, que justamente com a equipe técnica do Departamento de Engenharia da SMS Natal, detectou aquecimento nos cabos que fazem a ligação entre o gerador e a ligação da Cosern.

Por medida de precaução, o serviço de energia elétrica foi interrompido, e a SMS Natal procederá a transferência de dez pacientes que estão em ventilação mecânica para outras unidades hospitalares.

A SMS Natal reitera que todas as providências foram adotadas e estão em curso, para que o serviço seja normalizado com a maior brevidade possível.

Vereador de Natal quer proibir médicos e dentistas de fazer receita à mão para evitar “garranchos” e “rabiscos”

PROPOSTA É DO VEREADOR LUCIANO NASCIMENTO (PTB). FOTO: ELPÍDIO JÚNIOR / CMN

O vereador Luciano Nascimento (PTB) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de Natal que proíbe profissionais de saúde de escreverem receitas à mão. A proposta estabelece que médicos, dentistas e demais agentes de saúde sejam obrigados a digitar suas receitas em computadores, para facilitar a compreensão por parte dos pacientes.

Segundo o projeto de lei, a proibição de fazer receita à mão seria aplicada tanto à rede pública quanto à rede privada. Computadores teriam de ser instalados em todos os consultórios de unidades básicas de saúde, hospitais e clínicas da cidade de Natal. O médico também ficaria proibido de escrever abreviações e códigos pouco usuais.

A lei proposta por Luciano Nascimento estabelece, ainda, que todas as receitas médicas devem conter itens obrigatórios, para deixar claro para quem foi expedida a prescrição, qual o medicamento recomendado e seus respectivos tempo de uso e dosagem, entre outras informações.

O vereador justifica que a lei é necessária porque estudos mostram que um a cada quatro pacientes sai do consultório médico sem saber sequer qual medicamento foi prescrito. Ele afirma que a proposição evitaria receitas com “garranchos” e “rabiscos” – referência à caligrafia dos médicos.

“Mas, além de não entenderem o que foi dito durante a consulta, os pacientes sofrem com outro problema: a dificuldade em entender a letra do médico no receituário. Não é à toa que, quando alguém tem a caligrafia ruim, dizem que a pessoa tem ‘letra de médico’. A tarefa, na maioria das vezes, sobra para farmacêuticos e balconistas, que já estão acostumados aos garranchos dos médicos”, enfatiza o vereador.

Luciano Nascimento ressalta que há casso de pacientes que tomaram o medicamento errado, ou a dosagem errada, por não entender corretamente a letra do médico. Ele lembra que já há lei federal estabelecendo que a prescrição médica deve ser clara, mas isso é ignorado por profissionais de saúde.

“O próprio Código de Ética Médica, no artigo 39, também condena a emissão de receitas ilegíveis”, lembra.

Com informações do Portal 98 FM

Morre aos 82 anos, em Brasília, vítima de um AVC, o jornalista natalense Walter Gomes

EM NATAL, WALTER GOMES FOI COLUNISTA DURANTE ANOS NO EXTINTO VESPERTINO ‘O JORNAL DE HOJE’. FOTO: ARQUIVO PESSOAL

Apaixonado por política, ex-colunista do Correio Braziliense por anos e com passagem por veículos como O Globo, Tribuna da Imprensa, Jornal Brasil e outros, o jornalista Walter Gomes morreu, aos 82 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele deixa para a comunidade um legado de paixão pela profissão e compromisso com a informação.

Em coma há nove dias, desde 4 de março, o jornalista não resistiu às sequelas do AVC. O estado de saúde do jornalista era irreversível, segundo os médicos que acompanharam o quadro clínico. Durante os dias que ficou internado no Hospital Brasília, ele passou por duas traqueostomias, que não obtiveram sucesso.

Abalado, mas orgulhoso da trajetória do pai, o primogênito Luís Carlos Alcoforado contou que Walter sempre teve uma saúde sólida, por isso sua morte causou estranhamento. “Nós achamos que foi algo sintomático, em decorrência da covid-19. Meu pai sempre foi um homem saudável e não possuía doenças relacionadas a cardiopatia”, explicou.

Em 2021, o jornalista ficou internado por 29 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após contrair o novo coronavírus. Em coma, o homem lutou para continuar vivendo. Recuperou-se da doença, voltou para perto da família e seguiu.

“Ele conseguiu se recuperar e, agora, surpreendentemente, desmaiou. Por sorte, meu irmão não tinha saído ainda. Assim que ele me ligou, fui correndo para casa e com, a ajuda do SAMU, transportamos ele para o Hospital Brasília. É como os médicos dizem, ele está passando por uma transição humanitária”, contou Luís. O jornalista estava em casa quando passou mal.

Carreira

Crítico, dedicado e apegado à realidade governista, entre impressões de páginas jornalísticas e publicações no formato digital, Walter Gomes terminou a carreira sustentando argumentos no blog Walgom — referência às iniciais do nome. Na sua passagem pelo Correio, nos anos 1990, ele assinou a Coluna Brasília/DF.

O drama da jovem senhora, a coação irresistível, o gesto dos necessitados, uma casa sob vigilância, os parceiros da agonia, a crônica do desalento, entre outros, trouxeram o olhar apurado do comunicador para leitores da época. Segundo Luís, o pai amava ser repórter.

“Uma das primeiras colunas do meu pai se chamava Walter Gomes: o repórter. Ele era curioso em relação à política, pela notícia política, pela análise, ele tinha um conhecimento histórico muito profundo sobre a realidade política do Brasil, incluindo todas as regiões. Ele adorava falar sobre os partidos e suas composições”, ressaltou. Walter Gomes deixa quatro filhos e a esposa, Emiliana Brandão.

Com informações do Correio Braziliense

Enquanto continua em alta a “bolsa de aposta” em torno da candidatura de Ezequiel Ferreira ao governo, Fábio Dantas se resguarda como “plano B”

DEPUTADO EZEQUIEL FERREIRA CONTINUA FAZENDO MISTÉRIO SOBRE CANDIDATURA DO GOVERNO DO RN

Nos corredores da Assembleia Legislativa é grande a bolsa de apostas em torno da eventual candidatura do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), ao governo do Estado. Nos últimos dias, ao que consta, Ezequiel têm se mostrado animado com a possibilidade de ser candidato…

Na manhã de hoje, em contato com BLOG DO FM numa rápida conversa nos corredores da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Nélter Queiroz (MDB), que, aliás, vem causando insônia à governadora Fátima Bezerra (PT), se mostrou bastante otimista ao acreditar que o “sim” de Ezequiel se dará nos próximos dias.

Mas…

Ezequiel vem se mantendo calado, não diz nem que “sim”, nem que “não”.

Nesta segunda-feira, 7, Ezequiel se reuniu com o deputado Walter Alves (MDB), em seu gabinete na Assembleia Legislativa.

Foi o suficiente para que surgissem de imediato a especulação de que Ezequiel havia Ezequiel sinalizado para Walter que disputará o governo do Rio Grande do Norte contra a governadora petista Fátima Bezerra.

Walter confirmou o encontro, mas não falou se Ezequiel ia mesmo ser candidato, nem tampouco disse o contrário.

Enquanto isso…

Pessoas com ligação familiar com o ex-vice-governador Fábio Dantas colocam que ele se encontra pronto para assumir uma candidatura de oposição à Fátima Bezerra, como uma espécie de “Plano B”. para a oposição.

Diante desse “puxa-encolhe” nas searas oposicionistas, Fátima Bezerra continua livre, leve e solta diante da sua própria sucessão.

Campanha “Somos muitas e estamos juntas” é lançada no Dia Internacional da Mulher

PREFEITO ÁLVARO DIAS FOI REPRESENTADO PELA PRIMEIRA-DAMA, AMANDA DIAS. FOTO: RENNÊ CARVALHO

No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste 8 de março, a Prefeitura de Natal, por meio das Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres, de Segurança Pública e Defesa Social e de Comunicação, lançou oficialmente, na manhã desta terça-feira, no Palácio Felipe Camarão, a campanha “Somos muitas e estamos juntas”, que visa dar visibilidade à Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência no Município de Natal.

Na ocasião, a secretária de Políticas Para as Mulheres, Andréa Ramalho, apresentou uma pesquisa com o objetivo de aferir o conhecimento da população sobre a rede de atendimento às mulheres da capital e auxiliar também no desenvolvimento do Protocolo Municipal de Atenção às Mulheres em Situação de Violência no Município.

“O município de Natal cumpre com o seu papel.  Diante da escalada de violência contra a mulher nós elaboramos uma pesquisa com o Instituto Perfil de Pesquisas, onde identificamos se as mulheres de Natal, em primeiro lugar, conhecem a Lei Maria da Penha, que é um instrumento de defesa e de proteção do sexo feminino. E mais de 60% das mulheres natalenses responderam positivamente. No tocante à Rede de Proteção à Mulher do Município de Natal, ficou claro que a maioria não tem conhecimento da Rede que é de prevenção, proteção e de promoção às mulheres”, assinalou Andréa Ramalho.

A Rede de Proteção à Mulher conta com diversas instituições públicas, como o Centro de Referência Elizabeth Nasser (Cren), Casa Abrigo Clara Camarão (Cacc), Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), Patrulha Maria da Penha, Ministério Público, Juizados Especiais e Promotorias Especializadas, entre outras: “Informação é poder, principalmente no que se refere à violência doméstica. Então, a Prefeitura de Natal está buscando dar visibilidade aos equipamentos sociais que existem no município. A campanha objetiva dialogar com as mulheres e dizer que elas não estão sozinhas”.

Impossibilitado de estar presente ao evento, o prefeito Álvaro Dias foi representado pela primeira-dama do Município, Amanda Dias. Ela disse que o Dia Internacional da Mulher marca a inserção do espaço do sexo feminino no mundo moderno, que cada vez mais está avançando e conquistando o seu lugar. “A divulgação da campanha é importante para esclarecer às mulheres sobre o seu papel na sociedade, da importância delas na conquista de direitos e deveres”.

Preocupada com o crescente feminicídio no Rio Grande do Norte, a primeira-dama informou que em apenas dois meses e oito dias de 2022, oito mulheres foram assassinadas no Estado. “Precisamos dar um basta nessa violência. Neste sentido, a campanha é importante para esclarecer que o município de Natal tem uma rede de proteção e acolhimento à mulher em situação de violência doméstica. A Prefeitura está estruturada para o acolhimento da mulher vítima de violência”.  

“Oito de março é um dia que temos muito a celebrar, mas também um dia de muita tristeza, porque ainda vemos muitos feminicídios em nosso Estado e em todo o país. Porém a Patrulha Maria da Penha tem prestado seu serviço à mulher, e nesses dois anos de funcionamento da Patrulha nenhuma foi vítima de agressão. Então, as mulheres precisam denunciar abusos, maus tratos e violência pelo Disque 180 e 190 ou pelos nossos equipamentos sociais, como o Centro de Referência Elizabeth Nasser, Centros de Referência em Assistência Social e as DEAM’s, por exemplo. E a partir do momento que a mulher tenha uma medida protetiva, a Patrulha Maria da Penha está pronta para protegê-la. A Patrulha é preponderante na vida das mulheres vítimas de violência. Mas é preciso que ela denuncie, vá à justiça e que obtenha uma medida protetiva. Nós estamos com ela”, ilustrou a secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sheila Freitas.

PESQUISA

A pesquisa realizada pela Semul foi a campo nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, nas quatro regiões da cidade. Foram ouvidas 800 pessoas, sendo 55,25% mulheres e 44,75% homens. Os níveis de instrução são de 44,74% ensino médio, 36,88% ensino fundamental e 11,75% superior.

Quase dois terços, 64,12% dos entrevistados afirmam ter conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha.

Sobre a rede de atendimento montada pelo município de Natal, 30,75% afirmam já ter ouvido falar, 5,13% dizem que conhecem, e 64,12% afirmam que não conhecem a rede.

Quando questionados sobre quais medidas podem melhorar para evitar a violência contra a mulher, os três pontos mais citados são, mais rigidez/punição para os agressores (17,69%), mais denúncias (15,75%) e maior assistência à mulher com acompanhamento do caso e apoio com (9,25%).

Valentes

Ainda pela comemoração do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Políticas Para as Mulheres, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Natal), inaugura hoje à noite, às 18h, a loja temporária (Pop Up Store) Valentes, no Natal Shopping. São 34 mulheres empreendedoras, vítimas de violência, que estarão vendendo produtos e se fortalecendo financeiramente.

Governo Bolsonaro repassa mais de R$17 milhões para a continuidade de obras de saneamento em 11 estados, incluindo o RN

RECURSOS SERÃO DESTINADOS A OBRAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, ESGOTAMENTO SANITÁRIO, SANEAMENTO INTEGRADO E MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS. FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), vai repassar mais de R$ 17 milhões para a continuidade de obras de saneamento básico em 11 estados brasileiros. As intervenções ocorrerão no Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Ao todo, mais de 325 mil famílias serão beneficiadas.

“Nós sabemos o benefício que o tratamento de água, de esgotos, a canalização adequada dos córregos propicia às cidades. Então, estamos fazendo todo o esforço para que não haja nenhuma interrupção do cronograma físico-financeiro dessas obras”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Esperamos brevemente concluir essas obras e que elas sirvam à população”, completa.

Nordeste

A maior parte dos recursos — R$ 6,7 milhões — serão destinados a quatro estados do Nordeste. A cidade de Aracaju, em Sergipe, receberá R$ 2,1 milhões para ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário na Zona Norte do município. Também em Sergipe, o município de Lagarto terá R$ 1,1 milhão para ampliação do sistema integrado de abastecimento de água da Adutora do Piauitinga.

Para o Ceará, serão destinados R$ 382,8 mil, sendo R$ 96,9 mil para ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário em sete bacias do município de Camocim e outros R$ 285,9 mil para o sistema adutor e de reservação do Taquarão, em Fortaleza.

Já no Rio Grande do Norte, os investimentos chegam a mais de R$ 3 milhões. O repasse será utilizado na drenagem urbana sustentável na região da Arena das Dunas, em Natal.

Finalmente, no Maranhão, R$ 98,1 mil serão destinados para a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da sede municipal de Itapecuru Mirim.

Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste, a cidade de Goiânia, em Goiás, receberá investimentos de R$ 5,5 milhões, que serão utilizados na ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade. Já em Luziânia, R$ 28,6 mil serão destinados à promoção do saneamento integrado e urbanização nos parques Alvorada I, II e III e no parque JK.

Também em Goiás, o município do Novo Gama contará com R$ 163,9 mil para promover saneamento integrado da região de Lunabel, onde estão localizados os bairros América do Sul, Alphaville Paiva e Lunabel 3C.

Por fim, R$ 605,2 mil serão repassados a Rondonópolis, em Mato Grosso, para ampliação do sistema de abastecimento de água na sede municipal.

Sudeste

Em Minas Gerais, os investimentos da União em saneamento básico alcançam R$ 1,9 milhão. A maior parte desse valor será aportada em Sete Lagoas, que terá R$ 1,8 milhão para ampliação do sistema de esgotamento sanitário da sede municipal. Já Muriaé contará com R$ 61,5 mil para a realização de serviços de drenagem urbana sustentável.

Em São Paulo, cinco cidades receberão, juntas, R$ 563,4 mil para dar continuidade a obras de saneamento. Jahu contará com R$ 207,9 mil para a realização da drenagem urbana sustentável no Córrego dos Pires e no Córrego da Figueira. Para Santo André, serão destinados R$ 166,1 mil, que serão utilizados em saneamento integrado e na urbanização do Complexo Jardim Irene.

Para Campinas, R$ 108,3 mil serão repassados para dar continuidade ao saneamento integrado na Bacia do Ribeirão Quilombo, com execução de canais e reservatório de amortecimento, esgotamento sanitário e pavimentação.

Já Sorocaba contará com R$ 16,6 mil para ampliação da capacidade de tratamento e melhoras da eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba 1. Por fim, Carapicuíba irá dispor de R$ 64,4 mil para ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município.

Norte

Na região Norte, a cidade de Vilhena, em Rondônia, vai contar com R$ 518,5 mil para a continuidade das obras de ampliação e readequação do sistema de abastecimento de água da sede municipal. Além disso, também será realizada a implantação do sistema de esgotamento sanitário no perímetro urbano da cidade.

Sul

Na região Sul, Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, vai dispor de R$ 13,7 mil para elaboração de estudo de concepção e projetos de engenharia para manejo de resíduos sólidos urbanos e de águas pluviais na sede municipal. Já em Santa Catarina, Joinville terá R$ 931,7 mil para a implantação de rede coletora nas Bacias 8.1 e 9 da cidade.

Investimentos

Desde janeiro deste ano, R$ 102,1 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) foram empenhados e R$ 121,6 milhões foram repassados pelo MDR para garantir a continuidade de empreendimentos de saneamento básico pelo País. Outros R$ 167 milhões foram pagos para financiamentos por meio do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e de outros fundos federais financiadores.

Atualmente, a carteira de obras e projetos da Pasta no setor — contratos ativos e empreendimentos em execução ou ainda não iniciados — é de 1.101 projetos, somando um total de R$ 42,22 bilhões, sendo R$ 25,18 bilhões de financiamentos e R$ 17,04 bilhões de OGU.

Colunista expõe prejuízo de conceituada ótica em Petrópolis, após temporal nesse final de semana em Natal

VÍDEO MOSTRA GRANDE QUANIDADE DE OBJETOS DANIFICADOS COM AS CHUVAS. FOTO: REPRODUÇÃO

O colunista Toinho Silveira publicou em seu perfil no Instagram, vídeo mostrando o prejuízo de uma conceituada ótica de Natal, após o final de semana passado de intenso temporal na capital potiguar.

“Que tristeza!!! Hoje a Graciosa coloca na calçada as peças danifica das pelas água das chuvas que invadiram o “Vila Colonial. Prejuízo grande”, lamentou.

AÇÃO CRIMINOSA: deputado Girão se reúne com Bolsonaro e lamenta vandalismo do MST contra seu gabinete em Natal

GIRÃO DIZ QUE SE REUNIU COM BOLSONARO PARA TRATAR DE PROJETOS IMPORTANTES PARA O RN

O deputado federal General Girão lamentou os atos de vandalismo cometidos pelas mulheres integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), responsáveis pela pichação de seu escritório em Natal, na madrugada desta terça-feira, dia 8. As mulheres do MST foram recebidas pela governadora Fátima Bezerra (PT), na tarde desta segunda-feira, 7.

“Enquanto o gabinete em Natal sofre vandalismo, que propaga crime de ódio, intitulado de “protesto” por mulheres do MST, eu me reuni com o presidente Bolsonaro para tratar de projetos que beneficiam o RN e o Brasil. Enquanto uns depredam patrimônio, praticam violência e destilam ódio, nós trabalhamos incessantemente por um Brasil melhor e um RN melhor.

O interessante mesmo é a cara de pau das “vândalas” do MST que batizaram a depredação do patrimônio alheio como “protesto”, pelo fato de deputado Girão ter votado a favor do Projeto de Lei 6299/02, também batizado de “Pacote do Veneno”.

Tem mais…

Alegam que a ação contra o patrimônio privado integra a “Jornada de Lutas das Mulheres Sem Terra”, organizada durante o mês de março.

Se Girão fosse arrochado, as pichadoras do MST deveriam ter sido acusadas e processadas por crime ambiental e de vandalismo.