SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 2, 2022

Linhas 51 e 52 retomam itinerário após reclamações de passageiros

FOTO: JOSENILSON RODRIGUES/BUSÃO DE NATAL

Após uma enxurrada de reclamações de passageiros e uma mudança não autorizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), a Via Sul retomou os itinerários originais das linhas L-51 e L-52 nesta quarta-feira (02). Em comunicado nas redes sociais, a empresa confirmou o retorno das linhas.

“Em comum acordo em uma reunião realizada na sede da STTU, ficou decidido que as linhas 51 e 52 VOLTAM a fazer seu itinerário normal. Portanto, voltaremos ao terminal das Rocas”, afirmou a Via Sul.

No último dia 21 de fevereiro, as duas linhas saíram do terminal das Rocas, na zona Leste, e passaram a iniciar as viagens no terminal do Serrambi, na zona Sul da capital. Além da mudança no ponto de partida, foram feitas mudanças nos percursos das linhas.

A L-51 estava fazendo o percurso de ida pela Praça Cívica e a volta pelo Alecrim. Já a L-52 fazia o caminho inverso, sem passar pela avenida Engenheiro Roberto Freire, um dos pontos bastante criticados pela população. Agora, com a retomada do percurso normal, a L-51 vai e volta pela Praça Cívica e a L-52 segue pelo Alecrim e passa pela av. Roberto Freire.

Portal da Tropical

“O espírito do anticristo opera em Putin”, diz líder ortodoxo ucraniano

FOTO: REUTERS

A medida que as tensões entre a Rússia e Ucrânia continuam a crescer após a invasão russa, o bispo ortodoxo na Ucrânia, Yevstratiy Zoria, comparou o presidente russo Vladimir Putin ao Anticristo

Zoria descreveu o presidente russo como não messiânico, mas realmente o Anticristo do nosso tempo atual.  O bispo alega que Putin é o Anticristo porque tudo que ele faz é totalmente contra o Evangelho, contra a lei de Deus.

A medida que as tensões entre a Rússia e Ucrânia continuam a crescer após a invasão russa, o bispo ortodoxo na Ucrânia, Yevstratiy Zoria, comparou o presidente russo Vladimir Putin ao Anticristo

Zoria descreveu o presidente russo como não messiânico, mas realmente o Anticristo do nosso tempo atual.  O bispo alega que Putin é o Anticristo porque tudo que ele faz é totalmente contra o Evangelho, contra a lei de Deus.

Além disso, em um artigo publicado pela The Gospel Coalition, Perry Glanzer, professor de fundações educacionais da Universidade baylor, afirmou que ex-comunistas controlam em grande parte a Igreja Ortodoxa Russa, e eles usam esse poder para apoiar uma versão russa do nacionalismo cristão.

“A Igreja Ortodoxa Russa dominante piora as coisas”, afirmou Glanzer de acordo com The Christian Post.

Ele observou que a Rússia proibiu o evangelismo e persegue protestantes, bem como ortodoxos russos que pressionam por reformas morais. Ele argumentou que o governo russo “matou” a Universidade Cristã Russa Americana.

Gospel Prime

Puma e Neymar lançam chuteira em homenagem ao Batman

FOTO: REPRODUÇÃO

A Puma lançou oficialmente no último sábado (26/2), em parceria com o brasileiro Neymar, uma chuteira em homenagem ao super-herói Batman. O atual atacante do time francês Paris Saint-Germain (PSG) usou a The Batman FUTURE Z em uma partida do Campeonato Francês, contra o Saint-Étienne. O novo modelo aproveita o lançamento do novo The Batman, que chega aos cinemas do Brasil na quinta-feira (3/3).

Quem assistiu à última partida do Campeonato Francês, quando o PSG venceu o Saint-Étienne por três a um, vislumbrou pela primeira vez a The Batman FUTURE Z, chuteira da alemã Puma, nos pés de Neymar Júnior. O lançamento embarca no buzz gerado pelo novo Batman, agora estrelado pelo ator Robert Pattinson.

A colaboração é praticamente uma realização de fã. Em comunicado à imprensa, Neymar disse que o super-herói da DC Comics “é um ícone”. “Eu coleciono itens dele há muitos anos, adicionar essa chuteira especial à minha coleção é perfeito. A chuteira é linda e estou muito feliz em usá-la em campo”.

Metrópoles

Reunião entre Rússia e Ucrânia para negociar fim da guerra é adiada para quinta-feira

FOTO: AFP

A segunda rodada de negociações entre Ucrânia e Rússia foi adiada para quinta-feira (3). Segundo a agência russa Tass, o encontro inicialmente previsto para hoje, foi remarcado para possibilitar a chegada da delegação ucraniana a Belovezhskaya Pushcha, na região de Brest, próxima a Polônia.

As negociações entre os dois países devem colocar a possibilidade de um cessar-fogo na agenda. “Esperamos os executivos ucranianos amanhã, já estão a caminho”, afirmou o líder prova delegação russa, Vladimir Medinski.

Segundo a mesma fonte, o exército do país governado por Vladimir Putin está também providenciando um corredor de segurança para a delegação ucraniana. De acordo, com várias agência de notícias russas, estará em cima da mesa um possível cessar-fogo.

Metrópoles

Após escândalo do desfile do “Bloco dos Tornozelados”, em Natal, Governo do RN diz que foi tudo ‘fiscalizado’

FOTO: REPRODUÇÃO

Um verdadeiro absurdo foi divulgado pelo BLOG DO FM e demais veículos de comunicação na manhã desta segunda-feira (02). Vídeos que chegaram à redação do Blog, mostram foliões com ‘fantasias’ que lembram uniforme de presidiários  do RN, pessoas com tornozeleiras eletrônicas, além de armas, que em algumas imagens, pareciam  simulacro.

Após a divulgação dos vídeos,  a Secretaria de Administração Penitenciária do RN (Seap) emitiu Nota dizendo que a “Operação Carnaval da SEAP fiscalizou presídios e ‘tornozelados’ no RN”.

Na prática, até aqui, o governo não conseguiu explicar de quem é a responsabilidade dos absurdos mostrados nos vídeos.

Nota

“A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) realizou no período do Carnaval uma operação para aumentar o nível de segurança dentro e fora das unidades prisionais do Rio Grande do Norte. Todos os estabelecimentos passaram por revistas minuciosas e estruturais nas celas e tiveram reforçados o patrulhamento externo. A Polícia Penal também intensificou o monitoramento dos presos do regime semiaberto que utilizam tornozeleiras eletrônicas.

Nenhuma anormalidade foi detectada no sistema prisional.

A ação foi determinada pelo secretário da SEAP, Pedro Florêncio, e comandada diretamente da Central Integrada de Gerenciamento Operacional do Sistema Penitenciário (CIGOSPen), em Natal. Nos estabelecimentos prisionais, os servidores retiraram os internos das celas para uma revista pessoal, seguida de fiscalização de toda estrutura. Grades, cadeados, colchões, paredes, pias, sanitários e objetos de uso pessoal foram submetidos a procedimento de revista. No CIGOSPen, o diretor da Polícia Penal, Zemilton Pinheiro, coordenou a ação em tempo real através das mais de 1.400 câmeras instaladas nos presídios.

A operação ocorreu na Penitenciária Estadual de Alcaçuz e Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta; Cadeia Pública de Natal, Penitenciária Central Doutor João Chaves masculino e feminino; Penitenciária Estadual de Parnamirim; Cadeia Pública de Ceará-Mirim; Cadeia Pública de Nova Cruz; Centro de Detenção Provisória Feminino de Parnamirim; Central de Recebimento e Triagem; Cadeia Pública de Apodi; Penitenciária Estadual do Seridó; Cadeia Pública de Caraúbas; além da Penitenciária Doutor Mário Negócio unidade masculina e feminina, Cadeia Pública de Mossoró, Penitenciária Regional de Pau dos Ferros e Unidade Prisional de Custódia e Tratamento. Nada de ilícito foi localizado nas unidades prisionais.

Os presos do regime semiaberto que utilizam tornozeleiras eletrônicas também foram fiscalizados pela Central de Monitoramento Eletrônico (CEME). Entre os dias 25 de fevereiro a 2 de março foram registrados 13 casos de rompimento de equipamento. A CEME monitora 2.916 “tornozelados”. Todos os casos de violações e em desconformidade com as regras de uso do equipamento de monitoramento serão comunicados ao judiciário, podendo resultar em regressão do preso para o regime fechado.

A ação contou com a participação dos policiais das unidades e de plantão, além de reforço do Departamento Tático Operacional (DOT), Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo Penitenciária de Operações com Cães (GPOC) e Grupo de Escolta Penitenciária (GEP). O sistema prisional do RN tem 11.729 internos”

Desafeto político da governadora Fátima Bezerra, Fernando Lucena vai deixar o PT e se filiar ao PSB

FOTO: ELPÍDIO JÚNIOR

O ex-vereador Fernado Lucena, um do nomes mais fortes do Partido dos Trabalhadores aqui no estado, vai deixar a sigla e se filiar ao PSB, hoje liderado no Rio Grande do Norte pelo deputado Federal Rafael Mota e o estadual Hermano Morais.

Lucena foi um dos fundadores do PT no RN, e passou mais de 30 anos filiado. No PT ele ganhou cinco eleições para vereador, chegou a concorrer em 2020, mas, segundo os bastidores, após uma manobra radical de Fátima Bezerra, sua companheira de partido, Lucena perdeu a eleição.

O futuro ex-petista, se tornou persona non grata no Partido dos Trabalhadores, após fazer fortes pronunciamentos contra o governo de sua ex-companheira Fátima  Bezerra, e também contra  a atual gestão da Secretaria Estadual de Saúde. Em seu último mandato como vereador, Lucena era presidente da Comissão de Saúde da Câmara, ele tinha a prerrogativa  de fiscalizar  recursos da área da saúde, direito que lhe  rendeu muitos ganchos para fortes denúncias e perda do que poderia ser mais um mandato como vereador.

O BLOG DO FM apurou que,  Lucena está de malas prontas para ir pro PSB, e será candidato já nas eleições  desse ano pela silga. Ele irá concorrer junto com Hermano Morais para duas cadeiras na Assembleia.  A ficha de filiação de Lucena deverá ser assinada em um evento já marcado para o mês de março em uma data ainda a ser marcada, com a presença do deputado estadual pelo PSB- RJ, Marcelo Freixo.

Estudante do IFRN Campus-Central conquista 1º lugar geral na Olimpíada de Matemática nacional

FOTO: REPRODUÇÃO

A 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foi bastante promissora para estudantes de todo o IFRN. Após a divulgação do resultado, alunas e alunos de 17 dos 22 campi do Instituto tiveram seus nomes divulgados entre medalhistas ou menções honrosas. É o caso de Klaus Reiginer, do Campus Natal-Central (CNAT).

Destaque dessa edição, o estudante do curso integrado de Informática para Internet obteve a maior nota de todo o Brasil nessa edição e conquistou o primeiro lugar geral entre os medalhistas de ouro. Para Klaus, que cursa Informática para Internet, a premiação vem laurear um trabalho em conjunto de alunos e docentes.

“Fico feliz com o resultado, não só o particular como também o do grupo do campus como um todo. Esse resultado foi potencializado por causa dos ensinamentos dos professores Dayvid Marques e Emanuel Gomes. Logo no começo, quando entrei no IFRN, isso me ajudou a fortificar minha base em matemática e a melhorar meus resultados”, explica Klaus, que sempre participa de outras olimpíadas acadêmicas.

“Esse resultado é fruto também dos primeiros anos nos quais participei da Obmep, que foi um período intenso de treinos em matemática. Foi um momento de ganhar experiência, consolidar a base e ir obtendo resultados melhores. Tenho gratidão a Deus pelo resultado e pelo treinamento que os professores me propiciaram, me ajudaram bastante”, concluiu.

Formação humana e técnica de excelência

A visão de Klaus sobre esse processo converge, exatamente, ao que pensa o professor Jonas Lemos, diretor-geral do Campus Natal-Central. Ao avaliar a performance dos alunos na Olimpíada, ele aponta a boa relação professor-aluno como um dos pilares institucionais.

“O resultado alcançado por estudantes do Campus em olimpíadas dessa natureza é fruto de uma formação humana e técnica de excelência que eles adquirem aqui, graças ao estreito relacionamento entre o docente e discente presente em nosso cotidiano”, destacou Jonas.

Romana Galvão, estudante do terceiro ano do curso integrado de Administração, garantiu, também, uma medalha de ouro na Obmep e traduz a experiência de forma muito positiva.

“A Obmep é a olimpíada mais conhecida do país e a maior olimpíada de matemática do mundo, então fiquei extremamente feliz pelo resultado individual e da instituição. Desde o sexto ano eu participo da olimpíada e costumo dizer que ela é um divisor de águas na vida de qualquer pessoa que a ‘abraça’ genuinamente. Além disso, ela abre muitas portas para os alunos, como ofertar cursos de iniciação científica e ser um bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por fim, foi um resultado extremamente positivo para a instituição e que incentivará outros talentos do IFRN”, contou.

“O Campus Natal-Central tem tradição nessas premiações de matemática de um modo geral, em particular na Obmep. Sempre o nosso campus vem obtendo destaque no nível 3, que é a categoria do nível médio. Nessa última edição conseguimos trazer 10 medalhas”, relata o professor Dayvid Marques, que é coordenador de olimpíadas de Matemática do Cnat e que, também, acompanhou de perto estudantes que participaram da Olimpíada.

Com informações do Agora RN

Fumar maconha acelera o envelhecimento, diz novo estudo

FOTO: SHUTTERSTOCK

Fumar maconha pode provocar uma aceleração do processo de envelhecimento biológico, de acordo com um novo estudo publicado na revista Drug and Alcohol Dependence. Depois de analisar os epigenomas (conjunto de marcas químicas presentes no DNA) de 154 pessoas nos EUA, os pesquisadores descobriram que, quando atingem 30 anos, pessoas que fumam maconha com regularidade tendem a exibir padrões de ativação genética comuns em pessoas com mais idade.

Está bem estabelecido pela ciência que a velocidade com que envelhecemos não depende apenas do tempo. Fatores ambientais desempenham um papel fundamental na determinação de nossa taxa de maturação. Essas influências externas provocam mudanças na expressão de certos genes e, portanto, contribuem para nossa idade epigenética.

Nos últimos anos, pesquisadores desenvolveram ferramentas conhecidas como “relógios epigenéticos”, que analisam os padrões de metilação do DNA para determinar a idade biológica de uma pessoa. Os autores do estudo, portanto, decidiram fazer uso dessas medidas para investigar se fumar maconha traz uma discrepância entre o epigenoma de um indivíduo e sua idade real.

Os participantes tinham apenas 13 anos quando foram recrutados. Durante o estudo, eles tinham que relatar seu nível anual de uso de maconha até atingirem a idade de 30 anos. Neste ponto, os pesquisadores usaram dois relógios epigenéticos separados para analisar amostras de sangue de cada voluntário.

Os resultados mostraram uma clara correlação entre fumar cannabis e envelhecimento epigenético acelerado, com usuários mais frequentes exibindo a maior aceleração de seu relógio biológico. “Houve uma relação dose-efeito observada de tal forma que apenas dentro da população de usuários de maconha, níveis mais altos de uso na vida estavam ligados a uma maior aceleração epigenética da idade”, escrevem os autores.