SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 6, 2022

UTI de hospital em Goiás retrata gravidade da Covid em crianças

Foto: Portal Metrópolis

Na linha de frente da Covid-19 em pediatrias Brasil afora, uma coisa é dada como certa: a doença é capaz de acometer crianças de maneira tão grave quanto adultos e idosos. Com o avanço da pandemia e a proliferação de novos casos de coronavírus, os leitos pediátricos de unidades de terapia intensiva (UTI) têm sido o destino de diversos pacientes infantis contaminados – de bebês a adolescentes.

Em Goiás, hoje um dos cinco estados com a menor taxa de vacinação infantil (2,55%), entre pequenos de 5 a 11 anos, já foram registradas internações de menores que ultrapassaram o período de um mês. Para além da doença em si, que deixa sequelas, a longa permanência em um leito de paciente grave está longe de ser a situação ideal para uma criança.

Vitória Araújo Gomes, de apenas 5 anos, ficou 21 dias internada em um hospital de Aparecida de Goiânia, na região metropolitana de Goiânia. A mãe dela, a secretária do lar Juscilene Araújo de Oliveira, 26, chegou a pensar que a filha não sobreviveria. A pequena não tem comorbidades. Ela pegou Covid-19 e influenza H3N2, ao mesmo tempo, e precisou ser intubada.

“Foi um desespero total. Achei que ela não teria chance de voltar para casa, que era algo completamente impossível de acontecer. É um desespero tão grande que você acha que tudo acabou. Ver uma filha frágil e pequena naquela situação faz a gente querer estar no lugar dela. Vê-la intubada, sem poder beber e comer, foi um desespero total”, conta Juscilene.

Na unidade de referência: de bebês a adolescentes

Na ala pediátrica da UTI da Covid do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), na região noroeste de Goiânia, os profissionais já lidaram com situações bastante delicadas desde o início da pandemia. Já aconteceu, por exemplo, de filhos estarem internados na UTI pediátrica, enquanto o pai ou a mãe se via na UTI para adultos, e todos morrerem. O coronavírus destruiu famílias.

Metrópolis


O “camaleão” Carlos Eduardo se diz arrependido de ter votado em Bolsonaro para agradar o PT de Fátima Bezerra

A postura de camaleão de Carlos Eduardo foi revelada por ele mesmo,  em uma entrevista concedida ao jornalista  Everton Dantas, da Tribuna do Norte. 

“Eu, na realidade, apoiei Bolsonaro e votei no segundo turno. No primeiro turno votei em Ciro Gomes. No segundo turno votei em Bolsonaro. Mas me arrependi. Cometi um erro. Até porque a linha do meu partido sempre foi de oposição ao Bolsonaro. Quem não cometeu erros? Eu cometi. Há uma frustração grande e eu já fiz essa autocrítica, há muito tempo”

Carlos também fez uma crítica forte ao governo federal. Indagado sobre como ele avalia a atuação gestão do presidente, ele disparou: “ o brasileiro vive pior do que há três anos”.

“Hoje, o brasileiro vive pior do que há três anos. A inflação de dois dígitos engole salários e o trabalhador tem sua pior renda desde 2012. Na educação, os jovens já nem sonham mais com a universidade. O ENEM teve, no ano passado, o menor número de inscritos desde 2005”

O “esquerdista”, ainda falou sobre a atuação do presidente na pandemia, e responsabilizou Bolsonaro pelas mortes da COVID.

“É o principal responsável por termos mais de 620 mil mortes por covid, a maior taxa de mortos entre os 40 países mais populosos do mundo, fala por si. O presidente Bolsonaro ataca incessantemente os pilares da democracia brasileira. Bolsonaro é inimigo da democracia. É um projeto de ditador. Vivemos hoje um presidencialismo de orçamento, com o orçamento secreto, sem controle e sem transparência, onde estamos vendo emendas paroquiais da ordem de R$ 35 bilhões, uma verdadeira orquestra de horrores regida pela batuta de um dos maiores líderes do Centrão, Ciro Nogueira. A população que lide com os cortes em saúde, educação e infraestrutura, em meio a uma crise na qual não há crescimento nem emprego. Mas não falta recursos para comprar parlamentares para a defesa desse governo que está aí. O governo Bolsonaro não tem planos nem projetos, só uma ação eleitoreira em detrimento de um projeto para a coletividade. O Brasil precisa eleger um governo que dialogue com a maioria da sociedade e promova as reformas, inclusive, rediscuta a reforma trabalhista, que foi proclamada como uma reforma que ia reduzir o desemprego e o que a gente registra, pelas estatísticas, aumentou o desemprego e diminuiu a renda do trabalhador”

Conforme divulgado pelo Blog do FM, o pedetista  está de malas prontas para uma forte aliança com a petista Fátima Bezerra. Composição política que pode deixar de fora  o defensor ferrenho da governadora, se adotasse Jean Paul Prates, que corre o risco de virar um petista sem mandato.

Senadora Zenaide Maia nega informação sobre conversas com o PSB e faz “juras de fidelidade” ao PROS

SENADORA ZENAIDE MAIA DIZ QUE NÃO TEM INTERESSE DE TROCAR O PROS PELO PSB Foto: Agência Senado

A senadora Zenaide Maia (PROS) não gostou de o BLOG DO FM revelar que ela teria mantido conversas com a direção nacional do PSB, com o objetivo de aderir a legenda e assumir o comando do partido no Rio Grande do Norte, hoje liderado pelo deputado federal Rafael Motta.

Através de sua assessoria, Zenaide nega a informação, que considera “falsa”. A parlamentar faz juras de “fidelidade” ao PROS e diz que não tem qualquer interesse no PSB.

“A Assessoria de Comunicação da senadora Zenaide Maia entrou em contato com o Blog do FM para esclarecer e repudiar a nota sobre acusação que a parlamentar tem interesse no PSB. É totalmente falsa a informação. A senadora Zenaide é vice-presidente estadual do Pros e não tem nenhum interesse em mudar de partido”, diz a nota.

NOTA DA REDAÇÃO: Apesar da senadora Zenaide Maia negar, a fonte do BLOG DO FM, em Brasília, reafirma que houve, sim, conversas com a cúpula do PSB nacional. Em breve, outros detalhes.

Júlia Arruda quer se eleger deputada estadual fazendo dobradinha com o “camarada” Pedro Gorki

JÚLIA ARRUDA , DE OLHO EM UMA CADEIRA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A titular da Secretaria Estadual das Mulheres, da juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos – Semjidh, Júlia Arruda (PC doB), vai tentar emplacar uma vaga na Assembleia Legislativa. Ela pretende fazer uma dobradinha com o vereador Pedro Gorki, do mesmo partido, qua vai sair para federal. A ideia é, emplacar os dois nomes para que Pedro, que é vereador suplente de Júlia, possa ganhar a titularidade do mandato, caso ele não se eleja para federal, e Júlia consiga chegar ao Legislativo estadual. Uma vez que, na condição de Secretária de Estado, o mandato de Gorki, tem um “prazo de validade”.

O PCdoB no RN vai conversar com PT, PSB e PV na proxima semana para juntos pensar como funcionará a federação aqui no estado. As siglas estão refletindo a composição das chapas de Deputados Federais, que só comporta 9 nomes e chapa deputados estaduais, que comporta 25 nomes. Segundo o presidente municipal do PC do B, Jan Varela, será preciso dividir essas vagas com os 4 partidos.

“Lógico que cada candidatura terá liberdade pra suas dobradinhas, mas é natural Pedro dobrar com ela pra elege-la e Pedro conquistar a titularidade de vereador. Mas a candidatura de Pedro a Federal tem o objetivo de mobilizar a juventudeu na defesa de um programa de governo que enfrente o desemprego, o deficit educacional da juventude” disse Jan Varela.

O PCdoB trabalha os seguintes nomes para o próximo pleito. Para deputados estaduais apresentará : Julia Arruda, Luciclaudio (vereador em Santa Cruz), Paulinho Silva (prof da UERN em Mossoro), Arcelino Fernandes (Advogado), Airene Paiva (Tabeliao em Parnamirim). Para Brasília, o partido pretende mandar; Pedro Gorki (Vereador de Natal) e Tercia Leda (ex vereadora em Currais Novos).

Prefeito de Macau desrespeita e quebra regras da vacinação para favorecer Neta

Foto: Redes sociais

O município de Macau iniciou sua campanha de vacinação infantil para Covid-19 no início desta semana. Com tem mostrado em seu portal oficial, a vacinação iniciou-se e permaneceu até este sábado, dia 05, para crianças na faixa de 6 a 11 anos completos.

Porém, a página oficial do município publicou e divulgou o prefeito Zé Antônio aplicando vacina em sua própria neta, de apenas 5 anos de idade, e, que de acordo com as regras anunciadas pelo próprio município, ainda não estaria contemplada para receber a 1ª dose da vacina.

O curioso é que nessa sexta-feira, dia 04, algumas mães procuraram a UBS do Valadão para informações sobre a faixa de idade contemplada e a informação correta foi confirmada por um agente de saúde: SOMENTE CRIANÇAS DE 6 A 11 ANOS COMPLETOS estarão autorizadas a receber a 1ª dose da vacina no município de Macau.

Uma das mães ainda reforçou a pergunta, questionando se somente crianças com 6 anos completos é que estariam autorizadas a se vacinar. A resposta do agente foi categórica: SIM, SOMENTE 6 ANOS COMPLETOS.

Diante do fato, mães, pais e os cidadãos macauenses estão questionando o motivo de um familiar do prefeito receber tratamento diferenciado.


Qual o critério adotado pelo município, ao decidir furar e desrespeitar a regra para favorecer uma criança pelo simples fato de ter nascido neta de prefeito e da Secretária de Sáude?

Ao favorecer seu familiar, o prefeito Zé Antônio desrespeita as regras da vacinação infantil, além de usar a página oficial do município para promoção pessoal e de sua família, manchando assim a sua conduta de chefe do Executivo municipal.

O fato deverá chegar ao conhecimento do Ministério Público.