SELO BLOG FM (4)

Categoria: fevereiro 1, 2022

Câmara de Natal retoma atividades no próximo dia 15 com a presença do Prefeito Álvaro Dias para ler a mensagem anual

PREFEITO ÁLVARO DIAS VAI LER SUA MENSAGEM ANUAL NO PRÓXIMO DIA 15

A Câmara Municipal de Natal dará início aos trabalhos legislativos de 2022 no próximo dia 15 de fevereiro. A sessão especial ocorrerá com a mensagem anual do prefeito Álvaro Dias para os vereadores, ocasião em que ele prestará contas de sua gestão e revelará alguns de seus planos e metas para o exercício de 2022.

Entre os assuntos mais esperados pelo pessoal do magistério destaca-se o eventual anúncio do prefeito sobre se o município de Natal irá acatar o piso salarial dos professores, já sancionando recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro, que estipulou um reajuste de 30% no teto.

Na leitura feita pelo prefeito de Mossoró a segunda maior cidade do estado, Alysson Bezerra, o tema ficou de fora.

TÔ NEM AI: Na leitura da mensagem anual, prefeito Allyson deixa de fora o novo piso dos professores

O PREFEITO ALLYSON BEZERRA IGNOROU O NOVO PISO DOS PROFESSORES NA LEITURA DA MENSAGEM ANUAL, FEITA NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA

O novo piso salarial dos professores será implantado em Mossoró? Não há qualquer sinalização ou disposição, até aqui, da gestão municipal abrir diálogo com a categoria. Uma audiência solicitada em 15 de dezembro do ano passado pela diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISERPUM) ainda aguarda uma resposta do Palácio da Resistência.

O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) ignorou o tema na leitura da mensagem anual, feita na manhã desta terça-feira, 1º, no plenário da Câmara Municipal. Os professores não mereceram uma simples citação.

Conforme anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o novo piso nacional dos professores do ensino básico deve ter um reajuste de 33,24%, conforme regras previstas na Lei do Fundeb. Até aqui, a gestão municipal vem ignorando o assunto.

Já a reforma da previdência municipal, que é rejeitada pelos servidores municipais, teve espaço na leitura de Allyson. Ele confirmou que enviará à Câmara o projeto de lei que promove mudanças no regime previdenciário local. Uma delas é o aumento da alíquota de contribuição dos servidores, saltando dos atuais 11% para 14%.

De resto, a leitura não trouxe novidade. O prefeito voltou a repetir que recebeu Mossoró em calamidade e que já fez muito desde que assumiu o poder em 1º de janeiro de 2021. Voltou a requentar obras que foram anunciadas na gestão passada, como a reforma do Corredor Cultural (Praça da Convivência, Memorial da Resistência, Teatro Dix-huit Rosado e Estação das Artes), e a pavimentação asfáltica de dezenas de ruas e avenidas.

O prefeito também não citou as fontes de recursos que bancam essas obras para não admitir, de público, que são oriundos do Finisa, contratados na gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas), e de emendas parlamentares do deputado federal Beto Rosado (Progressistas).

A mensagem da leitura do anual marcou o inicio do ano legislativo na Câmara de Mossoro.

Fonte: Jornal de Fato

JANEIRO: chuvas superam expectativa dos meteorologistas, que já registram 57.9 milímetros de precipitação pluviométrica

EMPARN DIZ QUE CHOVEU EM 140 DOS 167 MUNICÍPIOS DO ESTADO

Finalmente as chuvas vem chegando como se espera. Nas primeiras semanas de janeiro, em todo o Rio Grande do Norte, já choveu 57.9 milímetros, um volume praticamente esperado para todo o mês de janeiro. A média inclui o volume de todos os municípios juntos. Na região Oeste as chuvas têm sido mais intensificadas e já passaram do esperado para todo o mês, com mais de 78 milímetros.

Após o ano de 2021 com as chuvas abaixo da média, em 2022 o estado do Rio Grande do Norte teve um acúmulo de mais de 160 % em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com a Emparn, a expectativa é de as chuvas nos demais meses do ano, cheguem dentro do esperado pela meteorologia.

Ainda de acordo com o sistema de monitoramento da Emparn choveu em 140 dos 167 municípios do estado, fato considerado acima do normal, segundo a Emparn.

RN registra 11 óbitos pela COVID em 24h e mais de 2. 300 casos da doença; mortes de não vacinados ou com imunização incompleta se destacam

A MAIORIA DOS ÓBITOS FORAM DE PESSOAS SEM O ESQUEMA DE IMUNIZAÇÃO COMPLETO OU SEM HISTÓRICO DE VACINAÇÃO

Os números de casos da COVID-19 voltam a preocupar no Rio Grande do Norte. Nas últimas 24 horas, o estado confirmou 11 óbitos ocasionados pelo vírus. Secretaria estadual de Saúde notificou também 2.304 novos casos da doença.

Desde o início da pandemia o estado confirmou 428.630 casos da COVID, 5.707 casos suspeitos 5.707 e descartados 863.755.

Em relação aos óbitos, foram registrados 7.739 mortes, sendo 11 confirmadas ocorridas nas últimas 24 horas nos seguintes municípios: 01em Doutor Severiano, 01 em Lagoa Nova, 01em Nísia Floresta, 03 em Natal, 02 Mossoró, 02 em Parnamirim e 01em Caraúbas.

A secretaria de Saúde ressalta que a maioria dos óbitos foram de pessoas sem o esquema de imunização completo ou sem histórico de vacinação.

É MEDO? Fátima Bezerra não aceita o desafio do deputado Kelps Lima e não vai a AL para ler mensagem anual; fará “on line”

DEPUTADO KELPS LIMA QUESTIONA SE GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA ESTARIA COM MEDO DE COMPARECER PESSOALMENTE À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA PARA LER A MENSAGEM ANUAL

A governadora Fátima Bezerra fará de forma “on line”, nesta quarta-feira (02), a leitura anual da mensagem do Executivo para os deputados que integram a Assembleia Legislativa do RN. A presença da governadora era esperada com expectativa em função do clima que se formou, após rumores da candidatura do deputado Ezequiel Ferreira, presidente da Casa, ao governo do Rio Grande do Norte. Fátima, aliás, foi desafiada pelo deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) a comparecer ao parlamento estadual. Kelps, um dos líderes da oposição, havia postado um vídeo em suas redes sociais, enfatizando que a governadora iria fazer a leitura de forma on line, insinuando que ela estava com medo de enfrentar os deputados.

Fátima Bezerra fechou sua agenda oficial na desta terça-feira, para dar os últimos retoques em seu discurso.

“Qual o medo de Fátima Bezerra ir à Assembleia? Nós perguntarmos sobre os R$ 5 milhões dos respiradores do Consórcio Nordeste? Nós perguntarmos sobre as viúvas dos policiais militares que estão sem receber a sua pensão?”, questionou.

O parlamentar reforçou ainda o seguinte desafio: “governadora, venha a Assembleia Legislativa, pois aqui estão os representantes do povo do Rio Grande do Norte. A gente quer recebê-la com respeito, com altivez, mas com perguntas”, disse.

Ao que parece que, Fátima Bezerra não aceitou o desafio de Kelps Lima e optou por ler a mensagem “entocada” na sede do governo, onde, em seguida, irá conceder uma coletiva de imprensa para jornalistas e Veículos de comunicação credenciados com antecedência.

Veja abaixo o vídeo.

EAJ abre inscrições para curso técnico em Aquicultura

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) abriu as inscrições para o processo seletivo do Curso Técnico em Aquicultura, na modalidade subsequente. Ao todo, são ofertadas 20 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2022. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 21 de fevereiro. O processo seletivo será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos da UFRN (Comperve). 

Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da Comperve e enviar o histórico e certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente, em que sejam apresentadas as notas das disciplinas de Língua Portuguesa/Português e Matemática ou disciplinas equivalentes.

A seleção será realizada por meio da análise do desempenho escolar nessas disciplinas ou por análise de desempenho das disciplinas mencionadas de acordo com o documento do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O Curso Técnico em Aquicultura está voltado para aqueles que pretendem atuar na área de manejo, beneficiamento e processamento de pescado.

O profissional técnico em aquicultura pode implantar sistemas de cultivo, orientar produtores, projetar fazendas e viveiros de aquicultura e aplicar normas de proteção ambiental. No curso, os estudantes aprendem, por exemplo, a formular e processar rações para organismos aquáticos, operar ferramentas de captura e monitorar o uso racional da água para o cultivo de pescado.

Prefeito Álvaro Dias recebe comenda do Centro Universitário Maurício de Nassau

FOTO: JOANA LIMA

O prefeito de Natal Álvaro Dias foi condecorado na noite dessa segunda-feira (31) pelo Centro Universitário Maurício de Nassau, por seus meritórios serviços prestados a todos os potiguares, durante a pandemia do Coronavírus. A homenagem ocorreu durante a cerimônia de coleção de grau dos universitários da instituição, realizado no Boulevard Hall, em nova Parnamirim.

A comenda tem grande valor simbólico e é oferecida apenas as personalidades que se destacaram por seu alto valor para a sociedade nos campos fundamentais de desenvolvimento, como a educação, a saúde e o compromisso social. A comenda foi entregue pelo Reitor Prof. André Lemos Araújo e pela Coordenadora Acadêmica Ariela Moreira dos Santos.

Em seu discurso, Álvaro Dias parabenizou os concluintes e destacou o empenho de sua equipe no combate da pandemia da Covid-19. “Passamos por momentos angustiantes durante a pandemia do coronavírus. Um vírus desconhecido, que surgiu do outro lado do mundo, e aqui chegou ceifando muitas vidas. UPAS e Hospitais públicos e privados superlotados. Ambulâncias em fila, aguardando vagas. Nesse momento desesperador, recebemos a noticia que um Hotel da Via Costeira estava indo a leilão. Prontamente procuramos o presidente do TRT-RN e conseguimos o espaço para equipar, instalar e transformar em nosso Hospital de Campanha. Em 40 dias estávamos funcionando com 100 leitos de enfermaria e 40 leitos de UTI. Começava ali nossa luta para salvar vidas”, disse.

MPRN pede que Estado recupere extensão da RN-233 que se liga a Triunfo Potiguar

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) quer que toda a extensão da RN-233 que liga a cidade de Triunfo Potiguar à BR 304 seja recuperada. Para isso, emitiu uma recomendação direcionada ao Departamento de Estradas e Rodagem do Rio Grande Do Norte (DER) para que faça as obras necessárias.

A rodovia é um importante acesso às cidades de Paraú e Triunfo Potiguar, bem como às cidades do Oeste potiguar, uma vez que é a ligação com a BR 304, pela qual trafega, frequentemente, significativo número de caminhões e outros veículos pesados.

As providências indicadas incluem ainda o processo de poda da vegetação nativa que cresce às margens desta rodovia e a implementação da sinalização horizontal e vertical da via, especialmente nos locais com maior fluxo de veículos e transeuntes, como nas proximidades da cidade de Paraú. O MPRN ainda está recomendando que o DER realize a captura de semoventes soltos ao longo da rodovia ou firme convênio com a municipalidade para que assuma esse serviço.

No prazo máximo de 20 dias, o DER precisa informar ao MPRN quais providências foram implementadas para cumprir a recomendação, sob pena de serem adotadas as medidas judiciais cabíveis.

De acordo com o MPRN, a RN-233, no trecho que liga a BR 304 ao município de Triunfo Potiguar, encontra-se com várias ondulações e buracos no asfalto, cujo tamanho aumenta a cada dia que se passa, prejudicando o tráfego de veículos e expondo seus usuários ao perigo de acidentes.

Além disso, órgão também chama a atenção para o grande o número de semoventes soltos às margens da rodovia, provocando perigo aos transeuntes sem que aparentemente haja uma ação programada do Detran para a sua captura, destacando-se, inclusive, que já ocorreram vários acidentes tanto por desvios de buracos, como por batida em animais.

O MPRN também ressalta que a sinalização tanto vertical quanto horizontal da via é praticamente inexistente, ressaltando-se que trafega pela via um fluxo considerável de caminhões e transeuntes, havendo incremento do risco de acidentes pela ausência de sinalização adequada no local.