SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 29, 2022

Unimed Natal faz alerta sobre Fake News a respeito de tratamento precoce e vacinação infantil

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Unimed Natal alerta sobre Fake News que têm circulado via WhatsApp usando indevitamente a marca Unimed para propagar informações falsas sobre tratamento precoce e vacinação infantil.

Universidade particular faz seleção para contratação de professores no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Universidade Potiguar (UnP) abriu seleção para a contratação de professores mestres e doutores. São oferecidas mais de 30 vagas.

As informações relativas ao processo seletivo estão disponíveis no site www.vagas.com.br/vagas-de-unp. Há oportunidades para professores de cursos como Enfermagem, Psicologia, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Ciências Contábeis, Administração, Comunicação, Gastronomia, Serviço Social e Pedagogia

As vagas abrangem os Campi Natal e Mossoró, além dos polos Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros e Limoeiro do Norte (CE).

É necessário que os candidatos tenham graduação na área desejada e titulação mínima exigida conforme descrito no perfil de cada vaga. A seleção passa pela triagem de currículos, apresentação e análises dos documentos e entrevista.

G1RN

Vacina contra covid-19 produzida 100% no Brasil está em fase final de desenvolvimento

FOTO: BIO-MANGUINHOS/FIOCRUZ

A vacina da AstraZeneca, fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com todos os insumos produzidos no Brasil, está em fase final de desenvolvimento. A previsão da Fiocruz é que os primeiros lotes sejam entregues em fevereiro ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.

O imunizante é resultado de contrato de transferência tecnológica entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Os primeiros lotes produzidos no Brasil pela fundação usaram ingrediente farmacêutico ativo (IFA) enviado pela China.

A necessidade de adquirir o IFA na China fez com que a entrega de imunizantes da AstraZeneca pela Fiocruz sofresse atrasos no ano passado. Tal situação evidenciou a importância de se concretizar a capacidade de produção do IFA no Brasil.

O contrato previa que as equipes da Fiocruz adquirissem o conhecimento necessário para produzir no Brasil o IFA, principal insumo da vacina. A fundação montou as estruturas de produção e realizou testes até iniciar a produção do IFA. Após atrasos no cronograma, a Fiocruz está concluindo o processo de desenvolvimento da vacina totalmente nacional.

O IFA é formado por vírus e células. O método de fabricação da vacina envolve o adenovírus, tecnicamente classificado como “vetor viral não replicante”. Após a produção dos elementos necessários para a fabricação da vacina, as células são induzidas em um processo de multiplicação e, em seguida, de purificação.

Com isso, a produção do IFA é concluída. Ele é congelado e, depois, descongelado para finalizar a fabricação da vacina com a inclusão de componentes que vão auxiliar a estabilização do imunizante.

O processo seguinte é o envase do produto nos frascos, que são esterilizados para receber o líquido da vacina, que é transferido do local onde fica armazenado (tanques de aço inox).

O último procedimento é a transformação do líquido em uma espécie de pastilha, processo chamado de liofilização. Os frascos são fechados efetivamente com tampa e lacre. São retiradas amostras para análise de qualidade.

Feito o controle de qualidade e atestada a garantia da segurança e eficácia, conforme o previsto e autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os frascos recebem rótulos, são embalados e enviados ao Ministério da Saúde, que faz a distribuição em acordo com as secretarias estaduais e municipais de Saúde.

Com informações da Agência Brasil

Líderes da oposição descartam apoio a Carlos Eduardo Alves para governador

FOTO: DIVULGAÇÃO

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) teve o apoio a sua pré-candidatura ao Governo do Estado descartada por alguns dos principais líderes políticos da oposição a governadora Fátima Bezerra (PT). Entre os que não cogitam mais uma aliança com o pedetista estão o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), e até mesmo o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB).

Fonte com livre acesso a cúpula oposicionista potiguar revelou ao PORTAL GRANDE PONTO que o trio chegou ao consenso que Carlos Eduardo estaria protelando um entendimento devido sua preferência por uma aliança com o PT, na tentativa de ser candidato a senador. Hipótese também remota diante da presença de outro Alves na chapa; o deputado Walter Alves deve ser o nome do MDB indicado para vice de Fátima Bezerra. 

Enquanto sonha com o apoio do petismo para concorrer ao Senado, Carlos Eduardo joga fora a liderança que conquistou no pleito de 2018, quando enfrentou Fátima nas urnas e foi o nome deste mesmo grupo hoje de oposição no segundo turno daquelas eleições.

Do lado do PT, há ainda outro empecilho para a presença de Carlos Eduardo no palanque. O ex-prefeito de Natal nunca teve a simpatia de boa parte dos membros do partido. Não foi a toa que quase todos os petistas com mandato, com exceção da governadora, já manifestaram apoio a reeleição do senador Jean Paul Prates. A deputada federal Natália Bonavides, os deputados estaduais Isolda Dantas e Francisco do PT, o secretário Fernando Mineiro, além de vereadores da legenda, já demonstraram publicamente suas preferências por Jean. Ao que parece, Carlos Eduardo caminha para ficar sozinho.

Portal Grande Ponto

Fiscalização penaliza restaurante que ocupava rua com mesas e cadeiras e interrompia trânsito em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

Agentes de fiscalização da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizaram, na noite dessa sexta-feira (28), uma intervenção em um estabelecimento comercial, situado na Rua dos Caicós (Avenida 7). A ação foi para apreender mesas e cadeiras do local, que ocupavam parte do leito da via pública sem autorização do município. A ação contou com o apoio da Urbana, Secretaria de Trânsito (STTU) e da Guarda Municipal (GMN).

Segundo o supervisor geral de Fiscalização Ambiental da Semurb, o estabelecimento vinha descumprindo orientações da STTU e da SEMURB no tocante a interdição e uso do leito de via pública para fins de instalação de mesas e cadeiras. Além disso, o uso da via pública vinha ocasionando transtornos ao tráfego de veículos e comprometendo a segurança de clientes e motoristas que trafegavam pelo local.

Ainda de acordo com o supervisor, a Semurb já havia expedido Notificação determinando a desobstrução da via e o encerramento da atividade em área pública, mas o proprietário insistia na ocupação indevida da rua. Almeida esclarece que a interdição e uso da via pública vinha ocorrendo a alguns meses, sem anuência da autoridade de trânsito (STTU) e sem autorização da Secretaria.

“Em função do descumprimento às ordens da autoridade Ambiental do Município, o responsável foi autuado com multa grave e teve os materiais que estavam instalados indevidamente em via pública apreendidos”, disse ele.

Natal se recupera e vence Brasília em jogo atrasado da Superliga masculina de vôlei

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Natal reencontrou o caminho da vitória na Superliga na noite de sexta-feira. Em primeiro jogo no Palácio dos Esportes, a equipe potiguar bateu o Brasília Vôlei por 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/21 e 25/20. O confronto foi válido pela primeira rodada do returno – havia sido adiado por causa de um surto de Covid.

O ponteiro Fábio foi escolhido o melhor do jogo e recebeu o troféu Viva Vôlei.

– Estava todo mundo muito animado e disposto hoje (sexta-feira). A gente precisava dessa vitória e treinamos forte para conseguir esse resultado – falou.

Com o resultado, o Natal subiu uma posição na tabela de classificação, voltando ao oitavo lugar, com 15 pontos.

A equipe potiguar volta à quadra na quarta-feira, contra o Goiás. O jogo começa às 19h30, no ginásio do Rio Vermelho, em Goiânia.

– Temos mais um jogo importante contra o Goiás. Vamos com essa garra para conseguir mais um resultado – comentou Fábio.

O Natal com com Gabriel Santos, Pat, Elian, Fábio, Brito, Índio e o líbero Thales. Entraram Emanuel, Yudi e Galo.

GE

37 internos do sistema prisional do RN se recuperaram da covid-19; ainda há 141 em tratamento

FOTO: SEAP

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) informou, neste sábado (29), que 37 internos cumpriram o período de tratamento e estão curados do Covid-19. O sistema prisional tem 141 privados de liberdade isolados dos demais presos para evitar a propagação do Novo Coronavírus, sendo 96 testados e 45 sintomáticos. A nova onda de contaminação motivou a suspensão das visitas presenciais nos estabelecimentos penitenciários para preservar a saúde dos servidores, dos privados de liberdade e seus familiares.

Segundo a Seap, as equipes de saúde prisional estão priorizando o reforço vacinal da D3 e dando atenção especial aos enfermos. A maioria dos doentes apresenta sintomas leves como dor de cabeça, dor pelo corpo, tosse e secreção. Os presos, em sua maioria, não relataram perda de olfato ou paladar e, alguns poucos, reclamaram de cansaço.

Na Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim, foram aplicadas 385 doses da vacina de reforço (D3) somente esta semana. Lá, que é porta de entrada dos novos presos do sistema prisional, todos os presos que serão transferidos tem o esquema  vacinal completo. Todos os dados da vacinação no sistema prisional são encaminhados para a Secretaria Estadual de Saúde pelas equipe de saúde dos municípios e  registrados no RN Mais Vacina.

Na segunda-feira (31), outros 18 presos deverão sair da quarentena curados, segundo estimativa do Comitê de Crise do Covid-19 da Seap. Desde março de 2020, quando a Seap começou a monitorar a pandemia, foram contabilizados 754 presos infectados e curados, e dois óbitos de detentos ocorridos após internação hospitalar.  Entre os servidores, atualmente, a Seap tem 47 policiais penais afastados após teste positivo para o Covid-19.

A Seap, atendendo Portaria Conjunta Nº 01/2022 – Sesap/Sead, determinou a apresentação do passaporte vacinal obrigatório para adentrar nas unidades prisionais. A apresentação deve ser feita inclusive por prestadores de serviço e policiais penais.

Rússia ainda não sabe se invadirá a Ucrânia, avalia Alemanha

FOTO: MONEY TIMES

A Rússia ainda não decidiu se atacará a Ucrânia, mas está preparada para fazê-lo, disse Bruno Kahl, diretor do Serviço de Inteligência Externa da Alemanha (BND, na sigla em alemão) na última 6ª feira (28.jan.2021), em meio às crescentes tensões entre Moscou e Kiev.

Os russos reuniram tropas estimadas em 100 mil soldados próximo à fronteira com a Ucrânia, mas vem afirmando que não planejam invadir o país vizinho. …

“Acredito que a decisão de atacar ainda não foi tomada”, afirmou Kahl à agência de notícias Reuters. “A crise pode se desenvolver de milhares de maneiras”, acrescentou, listando cenários, como medidas para desestabilizar o governo em Kiev ou para apoiar separatistas no leste e avançar a linha de demarcação. …

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, voltou a asseverar, nesta sexta-feira que, “se depender da Rússia, não haverá guerra”: “Não queremos guerras. Mas tampouco permitiremos que nossos interesses sejam grosseiramente pisoteados, ignorados”, destacou a estações de rádio russas.

Poder 360