SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 27, 2022

Busca por qualificação em energia eólica triplica no RN e supera nível pré-pandemia

FOTO: DIVULGAÇÃO

A busca por qualificação em energia eólica, em 2021, superou em mais de três vezes o nível registrado pré-pandemia no Rio Grande do Norte. E a tendência para os próximos anos é de continuidade na curva de crescimento.

A análise faz parte de um levantamento divulgado, nesta quarta-feira (26), a partir de matrículas realizadas nos últimos três anos pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI no Rio Grande do Norte e principal referência do SENAI no Brasil em qualificação profissional para os setores de energia e do gás.

“Nós tivemos um crescimento de 234,84% no número de matrículas em relação a 2019 e de 44,63% na comparação com 2020”, diz o diretor do Centro e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello. “O que fez a busca por qualificação acelerar em 2021 foi a velocidade de implantação dos parques eólicos”.

Expansão

Cursos presenciais e a distância relacionados à atividade atraíram 1.105 pessoas, entre janeiro e dezembro de 2021, ante 330 em 2019. Em 2020, o contingente chegou a 764. Números da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), divulgados pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), confirmam que o setor está aquecido.

De acordo com os dados, o Brasil registrou no ano passado “o maior incremento da história em capacidade instalada de energia eólica” e o Rio Grande do Norte, o maior produtor desse tipo de energia no país, foi o estado que mais puxou esse crescimento. Dos mais de 3 Gigawatts (GW) instalados no país no período, 44,19%, ou 1,35 GW, foram implantados em território potiguar.

“Iniciamos 2021, no estado, com aproximadamente 5 Gigawatts (GW) em capacidade instalada construída nas últimas duas décadas, e fechamos o ano com mais de 6 GW. Há um movimento de forte expansão e perspectiva de que a alta continue, com a demanda por pessoas qualificadas também muito intensa pelo menos até 2025, considerando os projetos que já estão contratados”, observa Rodrigo Mello.

Ranking

O recorde registrado em 2021 levou a atividade pela primeira vez ao topo do ranking das áreas com mais matrículas no SENAI do Rio Grande do Norte, no período.

O salto foi da 11ª posição, em 2020, para a 5ª em 2021. A participação no total de matrículas avançou de 2,43% para 6,01%.

Com essa escalada, o setor ficou atrás apenas de cursos ligados à segurança do trabalho – que aparecem na primeira posição e também têm demanda puxada especialmente pelo trabalho no setor de energia – e das áreas de vestuário, gestão e logística, nesta ordem.

Mulheres

Outro destaque no período foi o crescimento na matrícula de mulheres, com alta de 307,89% em relação a 2019, ante 225,34% de avanço no total de homens.

Apesar do ritmo, o público feminino ainda é minoria nas salas de aula e estratégias do SENAI, em parceria com empresas do setor, tentam mudar essa realidade – com esforços para ampliar a diversidade não só nos cursos, mas também no mercado de trabalho.

“Nós estamos respondendo a uma natural evolução da sociedade e da indústria, em que a busca por profissionais do sexo feminino nas ocupações mais tecnológicas, incluindo as do setor de energia, é crescente. As mulheres buscam esse incremento por motivos óbvios, do ‘por que não?’, diz o diretor do CTGAS-ER, Rodrigo Mello.

As mulheres representam 14% das matrículas no Centro em 2021. A participação é mais que o dobro da que existia em 2015 (6,73%), quando alunas ingressaram pela primeira vez em cursos da área. “O SENAI buscou se adaptar. Está respondendo a essa nova demanda por equilíbrio nas profissões e a expectativa é que se mantenha o crescimento do público feminino ocupando vagas das indústrias de energia”, analisa Mello.

Desenvolvimento Sustentável

Amora Vieira, assessora de Mercado e Projetos do SENAI-RN – que, no CTGAS-ER, tem liderado ações para promover a diversidade na instituição e em cursos como os de Energias Renováveis – observa que as investidas nesse sentido estão alinhadas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que preveem educação de qualidade e igualdade de gênero, entre outros avanços.

As investidas do Centro relacionadas à diversidade se intensificam desde o início da pandemia, quando parcerias com empresas do setor e outras instituições passaram a explicitar com mais clareza que existem oportunidades para todas as pessoas, mesmo em áreas com tradicional predominância masculina.

 “Nós começamos esse movimento com a agência alemã GIZ, produzindo um vídeo que comunica à sociedade que também há espaço para mulheres em profissões tecnológicas, com foco em energia solar”, diz Vieira.

“Agora, desde 2021, o SENAI tem sido demandado de forma significativa pela indústria eólica para formar turmas mistas ou exclusivas para mulheres no desenvolvimento de competências para o setor, e também passou a fazer parte do GT Transformação da ABEEólica, um Grupo de Trabalho com discussões de ações que incluam todas as pessoas nas oportunidades trazidas pelos parques eólicos”, acrescenta. “Isso só corrobora com o momento e reforça o argumento de que os cursos técnicos também são para mulheres”.

A demanda chega aquecida do setor e também leva o SENAI a olhar para outros ramos da indústria. Em uma ação iniciada neste mês de janeiro, na cidade de Parelhas, o incentivo da instituição é para que mulheres a partir de 18 anos também se inscrevam em cursos de pedreiro de alvenaria e armador de ferro, oferecidos de forma gratuita por meio de projeto com a Elera, empresa de energia que vai construir um complexo eólico no município.

Polícia Penal captura preso que “esquecia” de recarregar tornozeleira

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policias Penais da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) prenderam, em Mossoró, um apenado que repetidas vezes deixava a tornozeleira eletrônica descarregar, ficando sem comunicação com a Central de Monitoramento Eletrônico (CEME).

A prisão aconteceu durante trabalho de fiscalização dos apenados monitorados, em cumprimento de mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais de Mossoró (VEP), em desfavor de Leykson Thiago Fernandes, 30 anos, que respondia a processos por roubo em regime semiaberto. Ele teve o regime regredido para o fechado após “descumprimentos continuados” das regras do monitoramento, ficando a tornozeleira eletrônica sem comunicação com a CEME, impossibilitando confirmar sua localização em tempo real.

A CEME, em casos de irregularidades como esse, comunica o ocorrido à Justiça.  A magistrada, na decisão, determinou a “regressão na forma de execução da pena privativa de liberdade, com a transferência para regime mais rigoroso (Fechado), pelo prazo de 16 anos e 8 meses”, de acordo com o artigo 118 da Lei de Execução Penal.

O acusado foi preso no bairro de Três Vinténs, numa ação coordenada entre a CEME, o Grupo de Escolta Penal (GEP) e o Centro de Operações Integradas de Segurança Pública (CIOSP). A ação ocorreu em menos de 24h da expedição do mandado de prisão pela Justiça.

A tornozeleira eletrônica foi recuperada e o acusado acabou conduzido à Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio, onde permanece à disposição da Justiça para o cumprimento da pena.

Plataforma para regulação de cirurgias é implantado no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

Informatizar as filas de cirurgias eletivas no Estado do Rio Grande do Norte, dando mais transparência e segurança aos usuários do SUS. Este é o objetivo da plataforma Regula Cirurgias, que está em fase de implementação através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Unidade de Gestão e Tecnologia da Informação (UGTSIC) parte integrante da própria secretaria.

“O sistema Regula Cirurgias vem para oferecer maior transparência, equidade e acesso ao programa Mais Cirurgia, Mais Saúde. A população terá acesso aos dados e também facilitará para os municípios a organização e celeridade das cirurgias eletivas, através da visualização e mapeamento”, afirma Lyane Ramalho, secretária-adjunta da Sesap.

“O sistema é uma de muitas atividades desenvolvidas pelo setor responsável pela informação e  informática desta secretaria, que tem o intuito de informatizar a saúde e trazer transparência a todo o processo administrativo e a população” afirma Chander Pinheiro, Diretor de Tecnologia da Informação

A primeira parte da implementação acontece através das capacitações iniciadas nesta quarta-feira (26) com a participação dos reguladores municipais, divididos em turmas por regionais de saúde de todo o Rio Grande do Norte.

Desenvolvida pela equipe de Regulação da Sesap, o momento envolve todas as regiões de saúde através dos servidores que atuam diretamente na regulação das cirurgias eletivas em todo o estado.

Após a capacitação, haverá o cadastramento de novos pacientes junto a todos os municípios com as regulações municipais e a lista existente hoje será preservada. “Essa parceria é fundamental para que tanto os prestadores de serviços do SUS tenham maior acesso às cirurgias, quanto os usuários. O que vai facilitar a celeridade do processo e a diminuição das filas. Tanto o usuário conseguirá acompanhar a fila e como os municípios terão o entendimento dos níveis de prioridade dos usuários”, disse Renata Nascimento, Coordenadora da Regulação em Saúde e Avaliação da Sesap.

A previsão de implantação é até o final do primeiro trimestre de 2022 e o sistema é totalmente auditável.

STTU permite estacionamento junto a canteiros centrais nas imediações das unidades de saúde

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), vai autorizar o estacionamento ao lado de alguns canteiros centrais, praças e jardins públicos durante as 24 horas do dia, mesmo quando a sinalização disser ao contrário, para facilitar o acesso das pessoas às unidades de saúde.

De acordo com a STTU, a decisão, cuja portaria será publicada nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial do Município, está sendo tomada devido ao aumento dos casos de Covid-19 na capital.

Apesar da autorização, o cidadão deve se ater a respeitar os pontos de parada do transporte público, praças de táxis, locais destinados a embarque e desembarque, acesso às entradas das unidades de saúde e locais de abastecimento dos insumos dessas unidades e os locais de retorno.

Ainda de acordo com a STTU, as regras definidas neste decreto poderão ser revistas a qualquer tempo, de acordo com as taxas e índices de transmissibilidade da Covid-19 em Natal.

A medida valerá para os seguintes locais:

– Av. Afonso Pena, entre as ruas Apodi e Ceará-Mirim;

– Av. Rodrigues Alves, entre as ruas Maxaranguape e Jundiaí;

– Av. Campos Sales, entre as ruas Apodi e Jundiaí;

– Av. Presidente Getúlio Vargas, entre a Av. Nilo Peçanha e a Rua Joaquim Fabrício; e) Av. Antônio Basílio, entre as avenidas Senador Salgado Filho e Rui Barbosa;

– Av. Florianópolis, entre a Av. Dr. João Medeiros Filho e a Rua Ilhéus;

– Rua Moita Bonita, ao longo da Praça de Igapó;

– Av. Senhor do Bonfim e Rua Macaé, ao longo do jardim público vizinho a UPA de Potengi;

– Rua Grão Pará, ao longo do jardim público vizinho ao Hospital Municipal da Mulher Dr. Leide Morais;

– Rua Dr. Antônio Machado de Alcântara e Rua dos Tamôios, ao longo do jardim público vizinho a UPA de Pajuçara;

– Rua Rio Gramame, ao longo do jardim público vizinho a UPA de Cidade Satélite;

– Rua Abreu e Lima, entre a Av. dos Xavantes e a Rua Largo de Pedra, ao longo do jardim público.

Em caso de dúvidas os usuários poderão ligar para o Alô STTU – no telefone 156 – ou perguntar pelo Twitter oficial, o @156Natal.

Justiça suspende decreto de Álvaro Dias e mantém cobrança de passaporte da vacina no comércio de Natal

FOTO: ANNA ALYNE CUNHA

O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública Airton Pinheiro acatou um pedido conjunto da Defensoria e Ministério Público Estadual para manter a cobrança do passaporte vacinal em estabelecimentos comerciais com capacidade superior a 100 pessoas, conforme prevê o decreto estadual válido desde 21 de janeiro.

À revelia do avanço das internações de casos graves em razão do avanço da pandemia, o prefeito de Natal Álvaro Dias (PSDB) cedeu à pressão de empresários locais e tentou suspender, também por decreto, a cobrança do comprovante da vacina pelos clientes de bares, restaurantes e espaços similares.

Porém, já há uma jurisprudência do Supremo Tribunal Federal consolidada em todo o país que determina que, entre dois decretos divergentes, vale o mais restritivo.

Esse foi o entendimento do juiz Airton Pinheiro, cuja decisão deixa claro que o decreto estadual se sobrepõe ao municipal. Segundo o magistrado, a tentativa da prefeitura de Natal representa “vício de excesso de poder e incompetência”:

– Havendo o Decreto Estadual imposto aos segmentos socioeconômicos de alimentação – a exemplo de bares e restaurantes, bem como centros comerciais, galerias e shopping centers que utilizem sistema artificial de circulação de ar deverão -, a obrigação de exigir a comprovação do esquema vacinal de seus clientes para liberação do acesso, não poderia o Decreto Municipal legislar em sentido contrário, padecendo de vício de excesso de poder e incompetência, sendo, portanto, ilegítimo nesta parte (Art. 3º), merecendo acatamento o pleito liminar de suspensão da eficácia do Decreto Municipal, prevalecendo as determinações do Decreto Estadual”.

Airton Pinheiro, juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública.

Magistrado se abstém sobre proibição de eventos de massa em Natal

Além de manter a cobrança do passaporte vacinal, o juiz Airton Pinheiro preferiu se abster em relação ao pedido para que a Justiça proibisse a realização de eventos de massa públicos e privados em Natal, uma vez que esse tipo de festa foi autorizada no mesmo decreto municipal questionado pela Defensoria e MP.

O magistrado afirmo que, pessoalmente, é cobra esse tipo de evento num momento crítico da pandemia. No entanto, disse que não cabe ao Judiciário definir “políticas públicas”.

E lembrou que nem o Governo do Estado chegou a proibir eventos semelhantes, mas apenas recomendar que não acontecessem, “exigindo apenas a comprovação do esquema vacinal na realização dos eventos de massa”.

– Veja-se que o Estado tem a competência para fazer a proibição, mas preferiu não exercer tal competência, sendo vedado ao Judiciário a adoção de tal política. Não há, pois, como acolher o segundo pedido uma vez que importaria em atividade legislativa pelo Judiciário”, disse.

Agência Saiba Mais

Prefeitura investe em campanhas de incentivo à vacinação

FOTO: DIVULGAÇÃO

Além de toda a assistência prestada na rede pública de Saúde do Município, a Prefeitura do Natal investe em ações de conscientização da população, com o propósito de estimular os natalenses a se vacinarem e se prevenirem contra a Covid-19. Desde o início da vacinação contra o coronavírus, há pouco mais de um ano, a gestão investiu, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), cerca de R$ 5 milhões em campanhas educativas sobre o tema.

A mais nova dessas campanhas foi lançada nesta semana, para marcar o primeiro ano da vacinação. O VT que já está sendo veiculado na TV informa a largada da vacinação para as crianças de 5 a 11 anos. Destaca ainda os avanços obtidos na ação, que já superou 86% da população adulta com esquema vacinal completo e 92% dos natalenses com ao menos a primeira dose, bem como a importância das pessoas receberem as doses indicadas.

“Estamos focados no combate abrangente à Covid-19 e, nesse contexto, a comunicação exerce papel fundamental no sentido de informar os natalenses sobre os nossos serviços e sobre as medidas necessárias ao enfrentamento da pandemia. Até porque precisamos da contribuição de todos nessa cruzada para vencer o coronavírus”, aponta o prefeito Álvaro Dias.

A nova campanha educativa vem se somar à política de esclarecimento e informação elaborada pela Secom no sentido incentivar os natalenses a se vacinarem. Fazem parte dessa política outras ações, como a divulgação feita em torno da “Balada da Vacina” realizada na Arena das Dunas, no início da vacinação do público a partir de 18 anos, a promoção de campanhas pelas mídias sociais e, mais recentemente, com o início da vacinação do público infantil.

“Durante esse um ano de vacinação contra a Covid, a comunicação da Prefeitura do Natal tem centrado esforços no sentido de informar a população sobre as medidas não farmacológicas de prevenção da doença e, ao mesmo tempo, o incentivo a que a população busque as vacinas, na medida em que forem sendo disponibilizadas para cada grupo específico, usando para isso tanto as redes sociais oficiais, que têm mais agilidade, como a comunicação de massa através da publicidade nas emissoras de rádio e TV”, explica o secretário de Comunicação Social, Heverton de Freitas.

Acaba o casamento de Gabriel Medina e Yasmin Brunet

FOTO: DIVULGAÇÃO

Chega ao fim a história entre Gabriel Medina e Yasmin Brunet. O casamento, que aconteceu de forma discreta no fim de 2020, não existe mais. A assessoria da modelo já confirmou a separação e que eles estão vivendo apenas de aparência, já não dividem mais o mesmo teto.

Yasmin se encontra em uma das casas do condomínio em Maresias, litoral de São Paulo, e Medina, em outra. As lindas fotos do casal não foram apagadas de suas redes sociais. Mas a modelo deu alguns sinais do afastamento em seus Stories ao postar imagens com dizeres que o amor está no cuidado, além da diferença entre gostar, paixão e amor.

Metropoles

Túnel de Neópolis será interditado até domingo para manutenção

FOTO: REPRODUÇÃO/GOOGLE STREET VIEW

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Norte (Dnit-RN) vai interditar o túnel de Neópolis, que passa sob a BR-101 e dá acesso à avenida das Alagoas. O bloqueio começa nesta quinta-feira (27) e se estenderá até o domingo (30).

Segundo o órgão, a interdição vai acontecer das 21h às 5h durante esse período e será necessária para a realização de uma manutenção estrutural preventiva.

A orientação é para que os motoristas sigam pela marginal e realizem o retorno logo após o monumento dos Reis Magos.

Além disso, o Dnit “solicita a compreensão dos motoristas no sentido de reduzirem a velocidade e atentarem para a sinalização de obra a fim de manter a funcionalidade da via de maneira segura”.

Portal da Tropical