SELO BLOG FM (4)

Categoria: janeiro 10, 2022

Micro e pequenas empresas inadimplentes têm até dia 31 para rever dívidas

FOTO: SANDRO MENEZES

Os pequenos negócios que possuem débitos junto à Secretaria Estadual de Tributação (Set-RN) têm mais uma chance de regularizar a situação e voltarem ao Simples Nacional, o sistema simplificado de arrecadação de impostos que assegura uma redução de até 40% na carga tributária. Desde o dia 27 de dezembro, um lote contendo quase 700 empresas potiguares foi designado para desenquadramento do regime, cujo efeito passa a valer a partir deste mês. No entanto, esses contribuintes ainda poderão reverter a exclusão e voltarem ao regime caso a dívida seja quitada antes do dia 31, quando encerra o prazo geral de novas adesões ao Simples.

De acordo com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, a Lei Complementar 123/2006, as empresas de pequeno porte podem solicitar nova adesão ao regime simplificado até o último dia útil de janeiro do ano vigente. Mas, para isso, as empresas não podem ter irregularidades fiscais junto aos municípios, estados e União. Como já foi confirmada a exclusão desse lote de CNPJ no mês passado, esses contribuintes inadimplentes ainda podem se regularizar e solicitar um novo pedido de reenquadramento ao Simples, que só ocorre no primeiro mês de cada ano.

O pedido de adesão pode ser feito por meio do Portal do Simples Nacional, na página http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/Default.aspx. Caso a solicitação seja aceita, valerá a partir de 1° de janeiro deste ano, em caráter retroativo. Para regularizar os débitos com o Estado, os empreendedores devem procurar a SET-RN (www.set.rn.gov.br) para quitar a dívida antes de solicitar o novo pedido de adesão.

Desde outubro do ano passado, o Fisco Estadual havia notificado essas empresas a respeito do débito, que à época somava cerca de R$ 3,9 milhões. No comunicado enviado ao Domicílio Tributário Eletrônico (DTe), os contribuintes inadimplentes receberam um link que remete à Unidade Virtual de Tributação (UVT), onde é possível verificar as dívidas presentes no Extrato Fiscal. Em caso de inclusão na Dívida Ativa do Estado, o empreendedor deve procurar a Procuradoria Geral do Estado (www.pge.rn.gov.br).

Centenas de voos são cancelados em meio a avanço de covid-19 e gripe

FOTO: FERNANDO FRAZÃO

Centenas de voos nacionais e internacionais estão sendo cancelados nos aeroportos brasileiros por falta de tripulação, incluindo pilotos e copilotos. A situação tem sido provocada pelo aumento das dispensas médicas no mês de janeiro, por covid-19 e influenza.

As três principais companhias aéreas brasileiras – Azul, Gol e Latam – confirmaram o impacto nas operações. Procurada, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que “está monitorando os casos de doenças respiratórias causadas em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo”.

A Latam, por exemplo, informou aos passageiros que já cancelou 1% de todos os voos domésticos e internacionais em janeiro. Na companhia, ao menos 111 decolagens foram canceladas entre hoje (10) e o próximo domingo (16).

“A Latam lamenta essa situação, totalmente alheia à sua vontade. Antes de se dirigir ao aeroporto, a companhia orienta que o cliente confira o status do seu voo diretamente em latam.com”, disse a companhia por meio de nota.

A Gol também confirmou que houve “um aumento dos casos positivos entre colaboradores” nos últimos dias, mas disse que “nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por este motivo. Os funcionários que apresentam resultado positivo estão sendo afastados das funções para se recuperarem em casa com segurança”, diz nota divulgada pela companhia.

No caso da Azul, em janeiro houve aumento de 405% nos afastamentos por motivos médicos, em relação à média dos últimos 12 meses, segundo dados apresentados pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A situação levou a companhia a propor acordo coletivo aos empregados, no qual ofereceu gratificação em dinheiro a quem aceitar redução de folgas.

De acordo com Ondino Dutra, presidente do SNA, a Azul disse em reunião com o sindicato que pretendia cancelar “centenas de voos”, sobretudo na segunda quinzena de janeiro. Em nota, a companhia afirma que “90% das operações da companhia estão funcionando normalmente”.

A nota da Azul informou ainda que “por razões operacionais, alguns de seus voos do mês de janeiro estão sendo reprogramados. A companhia registrou aumento no número de dispensas médicas entre seus tripulantes – casos esses que, em sua totalidade, apresentaram um quadro com sintomas leves – e tem acompanhado o crescimento do número de casos de gripe e covid-19 no Brasil e no mundo”.

No Aeroporto de Viracopos (SP), principal hub da companhia Azul, foram registrados ao menos 53 cancelamentos entre ontem (9) e hoje.

Orientação

Segundo as regras da Anac, em caso de cancelamentos com menos de 72 horas de antecedência, o passageiro tem direito a reembolso integral da passagem aérea ou reacomodação, sem custo, em outro voo, seja da própria companhia ou de outra empresa aérea.

Todos os direitos dos passageiros, inclusive em relação à contaminação por covid-19, podem ser encontrados na portal da Anac.

Agência Brasil

FLAGRA: Ratos são visto na orla e água suja invade Praia de Miami em Natal

FOTO: REPRODUÇÃO/AGORA RN

Um vazamento de água suja na Praia de Miami, na Zona Leste de Natal, prejudicou a orla na noite deste domingo 9. Imagens mostram o trecho da praia que estava ocupado pela mancha de água suja.

Procurada, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que não há registro de obstrução de esgoto na região que pudesse contribuir para a situação.

Além disso, muitos ratos foram flagrados no entorno do vazamento, bem em frente à Escadaria de Mãe Luiza. A água tem um cheiro forte, o que incomodou pessoas que caminhavam pela região.

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) foi questionada e enviou nota. Confira:

O bairro de Mãe Luiza é 100% saneado. Infelizmente, alguns moradores do bairro insistem em não ligar seus imóveis a rede pública de coleta e tratamento de esgotos operado pela Caern, e com isso lançam seus efluentes para a rede pública de drenagem de águas pluviais, cujo destino final é a praia. O problema é de conhecimento da Semurb, que já realizou uma conversa com lideranças comunitárias do bairro, que iniciarão um trabalho de conscientização com a comunidade, fazendo uso inicial das redes sociais na comunidade. O objetivo é envolver toda a comunidade, para que ela se sensibilize da necessidade de combater o lançamento de água servida para a praia que eles utilizam para uso recreativo. Foi acordado ainda com estas lideranças, que a partir da segunda quinzena de março deste ano, a fiscalização da Semurb inicie a notificação dos moradores do bairro, que insistem em manter seus efluentes sendo jogados para a via pública. Estas ações contarão com a companhia e o apoio das lideranças comunitárias de Mãe Luíza.

Agora RN

“Moro passou a achar que era o dono do ministério”, diz Bolsonaro

FOTO: REPRODUÇÃO/AGÊNCIA BRASIL

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a alfinetar o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro (Podemos), potencial adversário na eleição presidencial deste ano. O mandatário brasileiro afirmou que o ex-ministro achava que “era o dono do Ministério” e voltou a dizer que o ex-auxiliar tentou barganhar a troca do então diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo, por uma indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro disse que acreditava que a “PF podia agir melhor” do que estava sob a gestão Moro e reforçou que a indicação é do presidente, mas Moro não aceitava.

“A questão da Polícia Federal eu achava que tinha que ser dessa maneira. Outras questões foram aparecendo ao longo do meio do caminho e ele não admitia isso daí, era tudo dele. No início do governo, ele colocou lá num conselho uma senhorita de nome Ilona Szabó, que quando eu vi eu falei: Essa senhora aqui não tem nada com o que a gente defende, as posições dela são bastante progressistas. Não interessa se essa pessoa não assumir. ‘Ah, a gente precisa, para ter um contraponto’. Falei: Moro, contraponto já tem a imprensa. Não tem que colocar gente lá para dar pancada em você, para pegar o que acontece lá e jogar na imprensa. Levei três dias para demitir essa mulher. Ele passou a achar que era o dono do ministério”, afirmou Bolsonaro em entrevista à Jovem Pan gravada na semana passada e exibida nesta segunda-feira (10/1).

Em março de 2019, Szabó foi convidada pelo então ministro Sergio Moro para integrar, como suplente, o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária. O nome dela foi vetado por Bolsonaro por posições divergentes do governo com relação a temas como armamento e políticas de drogas.

Metropoles

Semurb vistoria estabelecimentos comerciais e terrenos baldios no fim de semana prolongado

FOTO: SEMURB

Feriado de Santos Reis bastante tranquilo e sem ocorrências. Essa foi a constatação da equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) que realizou vistorias por denúncias de poluição sonora em bares e estabelecimentos comerciais, neste último fim de semana, dias 7, 8 e 9. As ações tiveram o objetivo de monitorar o funcionamento e emissão de ruídos desses locais. Além disso, terrenos baldios em descaso ambiental, previamente notificados receberam novas vistorias a fim de observar o cumprimento das notificações.

Segundo informações do supervisor de fiscalização de plantão, Gustavo Szilagyi, sete estabelecimentos foram fiscalizados ao longo do fim de semana, dentre eles: duas academias, no bairro de Capim Macio; uma conveniência e dois bares, no bairro da Redinha; uma igreja, localizada no bairro de Lagoa Azul; e uma casa de recepção, também na Redinha. “Os estabelecimentos receberam visita da equipe de fiscalização da Semurb, mas não apresentavam ocorrências de som alto, o que manteve o final de semana tranquilo”, conta Szilagyi.

Ainda nos três dias do fim de semana, por volta de 70 terrenos em situação de descaso ambiental foram novamente fiscalizados para monitoramento do cumprimento das notificações recebidas pelos proprietários dos imóveis. As vistorias ocorreram nos bairros de Lagoa Nova, Candelária, Pitimbu e Capim Macio, além de 15 ruas do Conjunto San Valle, todos na zona sul da capital.

“As vistorias no Conjunto San Valle resultaram em cinco autos de infração por descumprimento das notificações. Em 2021, foi realizada vistoria nos terrenos do Conjunto, quando os proprietários foram notificados a cumprirem as normas de manutenção desses terrenos. E alguns deles não realizaram essas normas, o que resultou na emissão de novos autos de infração”, continua o supervisor.

Já na quinta (6), dia do feriado de Santos Reis, a Semurb realizou uma ação da operação Abrace o Meio Ambiente (AMA), atendendo uma ocorrência de terreno baldio no bairro de Capim Macio, com presença de sinistro com fogo. “O proprietário do terreno, que já havia sido notificado anteriormente pela Semurb, foi autuado com previsão de pagamento de multa por não ter realizado as adequações indicadas pela fiscalização”, finaliza Szilagyi.

Os autos de infração foram emitidos acompanhados com penalidade de multa grave, que para o ano de 2022 podem variar de R$2.364,86 a R$9.095,63. Lembrando que a Lei 325/2011 torna obrigatório aos proprietários de terrenos privados e particulares, edificados ou não, situados e registrados em Natal, a cercar ou murar a totalidade do seu bem imóvel independentemente do tamanho, como também mantê-los cercados e limpos.

Ocorrências desse tipo problema podem ser denunciadas na Ouvidoria da Semurb pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta, das 8h às 16h. Lembrando que as denúncias podem ser feitas de forma anônima.

Com surto de gripe no RN, Sesap emite recomendações para trabalhadores de bares e restaurantes

FOTO: KAROL MOYA

A subcoordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador- CEREST/RN da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), emitiu uma nota técnica com recomendações aos trabalhadores de bares e restaurantes, bem como aos empregadores desses estabelecimentos, visando informar e orientar sobre as responsabilidades trabalhistas e minimizar o número de casos de influenza no estado.

No documento são enumeradas 17 medidas de caráter preventivo, a serem adotadas por clientes e funcionários, dentro dos bares e restaurantes. Entre as principais medidas estão: o incentivo ao uso da máscara pelos clientes durante a permanência dentro do estabelecimento, quando não estiver na mesa de refeição; uso de máscaras pelos funcionários durante todo o horário de trabalho, inclusive durante o preparo de alimentos; o empregador deve fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI) adequados para os funcionários; dar preferência ao uso de máscaras descartáveis por todos os profissionais em serviço, especialmente àqueles que trabalham com atendimento direto ao cliente, além de estimular/monitorar a completude do esquema vacinal para COVID-19, bem como a vacinação para influenza, de todos os funcionários.

A nota recomenda ainda uma rotina de limpeza e desinfecção de superfície, equipamentos e utensílios. Os detergentes e desinfetantes utilizados devem ser adequados para a sua finalidade (leia o rótulo) e devem estar regularizados pela Anvisa.

É fundamental que a empresa adote estratégias que permitam a identificação imediata de casos suspeitos e o afastamento do ambiente de trabalho de forma a diminuir a transmissão pessoa a pessoa e garantir o pleno funcionamento do estabelecimento. Recomenda-se que a empresa estabeleça procedimentos específicos de avaliação do estado de saúde dos trabalhadores, de forma a identificar de maneira proativa possíveis suspeitas ou contaminação com o vírus da Influenza.

A Influenza é uma doença infecciosa, transmitida através do vírus influenza que afeta o sistema respiratório ocasionando febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e mal estar. A transmissão ocorre através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir. Também pode ocorrer por meio das mãos, que após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado, podem carrear o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos.

Homens roubam carro e compram arma para matar desafeto, mas acabam presos em Mossoró

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Guarda Municipal de Mossoró prendeu dois homens com um carro roubado e uma arma de fogo nesse domingo (09). A dupla foi presa na entrada da Comunidade de Jucuri, na zona rural de Mossoró.

Segundo os guardas, Ítalo Bruno Alves Arruda, de 18 anos, Matheus Vitor Gomes da Silva, de 19 anos, afirmaram que iriam matar um desafeto com a arma que foi apreendida, uma espingarda calibre .20 com cinco munições intactas.

A guarda afirmou ainda que o crime seria cometido no município de Governador Dix-Sept Rosado. Eles não contaram quem seria o alvo.

A ocorrência foi levada para a Delegacia de Plantão da Polícia Civil. Eles foram encaminhados ao sistema prisional e ficam à disposição da Justiça.

Detran-RN realiza ações educativas durante a Operação Verão 2022

FOTO: DIVULGAÇÃO

Durante a Operação Verão 2022, o Departamento Estadual de Trânsito desenvolverá ações educativas por todo o litoral do Estado e vias de acesso, somando-se às demais intuições do governo envolvidas na operação.

Na abertura do evento, que ocorreu na manhã de quarta-feira (5) no posto de Pium, os educadores do trânsito do Departamento abordaram os condutores com mensagem educativa  sobre as boas práticas no trânsito e entrega de material com  o tema da campanha educativa “No trânsito, desacelere”.  Além disso, houve a participação do Teatro Educativo para o Trânsito que, de forma lúdica, apresentou orientações para uma conduta segura.

Na Sexta-feira, a blitz educativa ocorreu na Ponte Newton Navarro, juntamente com o 9º Batalhão da Polícia Militar, sobre consumo de álcool e direção , condições do veículo e transporte de crianças. No sábado, novamente no Posto de Pium, o trabalho foi realizado em conjunto com o Programa RN+Saúde, Corpo de Bombeiros, CPRE e Polícia Militar. Os condutores receberam orientação sobre excesso de velocidade, uso do celular ao volante e direção defensiva.

“O trabalho que já acontece durante todo o ano é intensificado nessa época, onde ocorre considerável aumento de turistas e moradores nas praias, tanto do litoral Sul quanto Norte”, considera Flavio Câmara, subcoordenador de educação para o Trânsito do Detran.

Por meio da subcoordenadoria de Educação para o trânsito, o Detran desenvolverá a seguinte programação, nos meses de janeiro e fevereiro, totalizando cerca de vinte e cinco ações:

*Programação Operação Verão Detran/RN 2022

Mês de Janeiro

04 – Abertura Oficial (Posto Pium)

07, 08 e 09 – Blitzens educativas no Litoral Sul (Barreira do CPRE, Pium

e Tabatinga)

14, 15 e 16 –Comando Educativo do Litoral Norte ( Barra de Maxaranguape,

Muriú e Maracajaú)

21,22 e 23 –Ação Educativa do Trânsito (São Miguel do Gostoso, Rio do

Fogo e Touros)

28, 29 e 30 – Blitzens educativas na cidade de Tibau do Norte

Mês de Fevereiro

01, 02  e 03 – Operação volta às aulas  (Currais Novos) extensão dos

Trabalhos educativos na região Seridó.

04, 05 e 06- Blitzens educativas  (Via Costeira, Pium e Redinha)

11, 12 e 13 – Comando Educativo (Barra de Cunhaú, Baía Formosa e Sagi)

18, 19 e 20 –  Blitzens Educativas (Redinha, Santa Rita e Genipabu)