SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 27, 2021

SÃO GONÇALO: Cronograma de vacinação contra a covid-19 a partir desta segunda-feira

FOTO: DIVULGAÇÃO

Horário das UBSs: das 8h às 12h;

Horário do Aeroporto: das 11h às 17h;

Veja os grupos que estão sendo vacinados em São Gonçalo:

? Terceira dose (D3):

Pessoas acima de 18 anos que completaram 4 meses da segunda dose;

Pessoas com imunossupressão que tomaram a D2 nos últimos 28 dias.

? Segunda dose (D2):

? Oxford/AstraZeneca para quem tomou a D1 nos últimos 56 dias;

? Pfizer para quem tomou a D1 nos últimos 21 dias;

? Coronavac para quem tomou a D1 nos últimos 28 dias.

?Janssen – pode tomar a dose de reforço quem tomou a dose única nos últimos 60 dias. (Na ausência do imunizante da Janssen, poderá ser administrada com a Pfizer).

ATENÇÃO: Gestantes e Puérperas que tomaram a dose única da Janssen, deverão tomar a dose de reforço, exclusivamente, com o imunizante da Pfizer.

Locais para aplicação da JANSSEN:

UBS do Centro, Santo Antônio, Jardim Lola, Mangueirão, Cidade das Flores e Amarante.

? Primeira dose (D1)

População de 12 a 17 anos em todos os locais de vacinação serão vacinados exclusivamente com o imunizante da Pfizer.

População geral acima de 18 anos em todos os locais poderão ser vacinados com imunizastes da Pfizer e Coronavac (de acordo com a disponibilidade do imunizante na UBS).

✌? Documentos:

Para D3 e D2 são necessários cartão de vacina e documento oficial com foto. Já para primeira dose, estar cadastrado no RN Mais Vacina, documento oficial com foto e comprovante de residência.

E os adolescentes devem estar acompanhados do responsável legal.

RN deve iniciar urgentemente vacinação contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, alerta Lais

FOTO: HELENE SANTOS/ GOVERNO DO CEARÁ

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN) realizou uma nova análise sobre o cenário epidemiológico da covid-19 no estado potiguar. Como conclusão, o grupo de pesquisadores alertou para a urgente necessidade de iniciar a vacinação contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos.

No relatório “A Evolução da Pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Norte: A Rede Assistencial Covid-19 do SUS em dezembro 2021”, publicado nesse domingo (26), o Lais reforçou que a imunização das crianças “torna-se fundamental diante do cenário de retorno às aulas em 2022, o qual está previsto para o final do mês de janeiro e início do mês de fevereiro”. A meta, segundo o laboratório, é aumentar a proteção coletiva e reduzir o número de indivíduos suscetíveis ao contágio.

Atualmente, o RN já avança na imunização de adolescentes de 12 a 17 anos. No relatório, o Lais apontou que, recentemente, o  estado alcançou a marca de 80% dessa população vacinada com pelo menos uma dose. “Fator que demonstra o interesse e engajamento das famílias em vacinar seus filhos, aspecto fundamental para a consolidação da cobertura vacinal na população. Esse processo é fundamental para redução da transmissibilidade do vírus, uma vez que menos crianças e adolescentes estarão suscetíveis à infecção e disseminação da doença”, disse o Lais.

Em 16 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade no Brasil no dia 16 de dezembro. A decisão foi fruto de avaliação técnica do pedido submetido pela farmacêutica no dia 12 de novembro. Segundo a agência, a dosagem da vacina para esta faixa etária será ajustada e menor que aquela utilizada por maiores de 12 anos.

Após a autorização da Anvisa, o Ministério da Saúde passou a recomendar a vacinação das crianças contra a covid-19. Em documento publicado na sexta-feira (24), a pasta disse que a imunização do público de 5 a 11 anos deveria ser realizada com a autorização dos pais ou responsáveis e com a prescrição médica. A exigência é alvo de críticas por parte de autoridades locais e motivou o Supremo Tribunal Federal (STF) a cobrar ao Ministério da Saúde uma explicação sobre a exigência de prescrição médica e informar o cronograma vacinal das crianças.

Nesta segunda-feira (27), o Ministério da Saúde informou que a vacinação de crianças contra a covid-19 a partir dos 5 anos pode começar ainda em janeiro de 2022. Em nota, a pasta destacou que a recomendação é de inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) e que não há divergência em relação às recentes cobranças do STF.

“Especificamente em relação ao processo de imunização contra covid-19 no estado é necessário neste momento ampliar a vacinação entre a população mais jovem, de 12 a 17 anos e iniciar urgentemente a vacinação em crianças de 5 a 11 anos. Outro ponto estratégico neste momento, é acelerar a aplicação da dose de reforço contra a covid-19 em todo o RN. Hoje, a taxa de vacinados entre a população adulta com a dose de reforço é de apenas 18%. Nesse sentido, é fundamental que se estabeleçam metas de vacinação contra a covid-19 em relação a Dose de Reforço (D3) para os meses de janeiro e fevereiro, com o objetivo de vacinar até março de 2022 no mínimo 70% da população adulta com a D3”, destacou o relatório.

O grupo de pesquisadores também avaliou, nesse relatório, que a pandemia no Rio Grande do Norte segue em processo de desaceleração de novos casos e óbitos de forma sustentada. De acordo com o documento, essa redução teve como principal motivo o início do processo de imunização da população potiguar, tendo em vista que a redução ocorreu aproximadamente dois meses depois do início da vacinação.

Segundo os levantamentos feitos pelo Lais, entre o período de março de 2021 a novembro de 2021, foi observada uma redução de 83,24% no número de novos casos diários. Outro aspecto relevante apresentado neste dado é a redução sustentada de novos casos diários por mais de 9 meses, algo que não havia sido registrado no estado antes do processo de imunização.

O relatório é de autoria dos pesquisadores Carlos Alberto Pereira de Oliveira, Fernando Lucas, Higor Morais, Isabela Sales Moioli,  Juciano Lacerda, Leonardo Galvão de Lima, Nícolas Veras, Pablo Holanda,  Ricardo Valentim,  Rodrigo Silva e Talita Brito.

Portal da Tropical

Professores contrariam decisão judicial, mantêm greve e fazem protesto em frente à Prefeitura de Natal

FOTO: KLEBER TEIXEIRA

Professores em greve montaram um acampamento e iniciaram um protesto na manhã desta segunda-feira (27) em frente ao Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal, no centro da capital.

A categoria decidiu manter a greve, mesmo com uma decisão liminar da Justiça que determinou o retorno imediato dos profissionais ao trabalho. Segundo representantes do sindicato dos professores, a categoria decidiu recorrer da decisão.

“Decidimos manter a greve e iremos recorrer. Ela não decreta a greve ilegal, mas determina que os professores retornem ao trabalho. Estabeleceram multa caso desobedecesse, mas o sindicato está disposto inclusive a pagar a multa e a greve permanece até que o prefeito aceite voltar às negociações”, afirmou Thelma Farias, diretora de comunicação do Sinte.

Os professores começaram a greve no dia 10 de dezembro cobrando reajuste salarial de 12,84% em relação ao piso salarial de 2020, redução do número de alunos por sala de aula e reformas nas unidades de ensino. Eles alegam que estão sem aumento de salários há dois anos.

A Prefeitura de Natal informou à Inter TV Cabugi que vai realizar uma reunião com representantes da categoria nesta terça-feira (28).

Em outras reuniões, a Secretaria Municipal de Educação (SME) ofereceu aos servidores um reajuste de 6,42% a ser pago de forma imediata, além do retroativo, para os ativos e inativos. A proposta foi recusada pela categoria.

O novo protesto acontece uma semana após um ato, também na prefeitura, acabar em confusão. Na última segunda-feira (20), a Guarda Municipal chegou a usar spray de pimenta para dispersar manifestantes.

Os grevistas afirmaram que os guardas tentaram impedir uma comissão de entrar no prédio. Já a guarda alegou que houve uma tentativa de invasão e que o spray foi usado para liberar a saída de quem estava dentro do prédio.

G1RN

Sétima semana de programação do Natal em Natal tem show pirotécnico para receber 2022

FOTO: SECULT

A sétima semana de programação do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal, marca a realização do show pirotécnico na virada do ano, além de shows na Árvore de Mirassol, Rocas, Quintas, Centro e apresentação de dança. O Natal em Natal promove a economia criativa, o turismo, a geração de emprego e renda. Confira a programação da semana de Réveillon:

Shows, artesanato e gastronomia na árvore de Mirassol

A Árvore de Mirassol vai receber shows e apresentação de dança. Na quinta-feira (30) tem shows de Dom Cardoso e Seus Metais (19h) e Rodolfo Lopes (21h). Na sexta-feira (31) é a vez de Fobica do Jubila (19h) e o projeto Romã (Sérgio Groove e Khrystal). No primeiro dia de janeiro de 2002 (sábado) tem show de Mc Priguissa (19h) e Skarimbó (21h). Fechando a programação no domingo (2) se apresentam Rosa de Pedra (19h) e Clara Volte e Pegue às 21h.

Espetáculo e festival de dança na árvore de Mirassol

A quarta-feira (29) do Natal em Natal na Árvore de Mirassol será dedicada à dança para todos os gostos e estilos (Folclórico, Clássico, Urbana, Contemporânea, Popular e Étnicas). A 1ª Mostra de Dança da Escola de Ballet Professor Roosevelt Pimenta começa às 19h e reúne Bê-a Baladi, Corpos Turvos, Células Dançantes e Outras Coisas, Don(N)A, O Despertar da Deusa Interna, Sem Prova e Herói de Mil Sonhos. Às 21h tem apresentação “Hora de Dançar, Dançar!”. No palco estarão mais de 50 participantes entre as três companhias (Clássica, Contemporânea e Popular) além de alunos da turma Adultos da Escola. O espetáculo de fim ano tem recursos da Prefeitura do Natal através de emenda parlamentar municipal.

Shows no palco da rua João Pessoa de segunda (27) a quinta-feira (30)

Tradicional ponto cultural e comércio da cidade, o Centro de Natal conta nesta edição do Natal em Natal com palco especial montado na Rua João Pessoa. A programação elaborada pela Prefeitura do Natal começa nesta segunda-feira (27) e vai até quinta (30).   Hoje (27) sobe ao palco o Forrozão Prime, a partir das 16h. Na terça-feira (28) é a vez de Jaqueleide & Banda Kaleo (16h) e na quarta-feira (29) tem Ismar Vambora. Fechando a programação na quinta-feira (30) sobem ao palco Durval da Nóbrega e Tuas Rosas Teus Espinhos (Piano e Canto).

Nas Rocas tem o “Fest Rocas” quarta (29) e quinta (30)

Reduto do Samba e do Futebol, o tradicional bairro das Rocas vai receber shows de diversos estilos no projeto Fest Rocas, que integra a programação do Natal em Natal através de emendas parlamentares do legislativo municipal. Na quarta (29) se apresentam Chama das Meninas, Aduílio Mendes e Pegada do Coiote. Na quinta (30) é a vez de Debinha Ramos, Tonny Farra, Ferro na Boneca e Flavinho Pisada Quente.

No bairro das Quintas tem muito forró

O bairro das Quintas recebe na quarta-feira (29) o projeto “Natal dos Amigos das Quintas”, realizado através de emendas parlamentares e integrante da programação do Natal em Natal, promovido pela Prefeitura do Natal. Na quarta-feira (29) sobem ao palco Jay Morais, Pegada do Coiote, Litto Lins e Chama das Meninas. Na quinta-feira (30), às 17h, se apresentam Forró dos 3, Tonny Farra e Flávio Pisada Quente. A entrada é gratuita.

Show pirotécnico em Ponta Negra e na Ponte Newton Navarro

Para receber 2022 a aquecer a economia criativa e toda a cadeia produtiva do Turismo e da Cultura, a Prefeitura do Natal promove o tradicional show pirotécnico para receber 2022 em dois pontos: Ponte Forte Redinha e Ponta Negra (com balsas especiais em alto mar). O show pirotécnico tem duração de 12 minutos e graças aos dois pontos de ativação é possível contemplar o espetáculo em todas as regiões de Natal.

PROGRAMAÇÃO SÉTIMA SEMANA DO NATAL EM NATAL

ÁRVORE DE MIRASSOL

29/12 – Quarta

19h – 1ª Mostra de Dança Professor Roosevelt Pimenta

30/12 – Quinta

19h – Dom Cardoso e Seus Metais

21h – Rodolfo Lopes

31/12 – Sexta

19h – Fóbica do Jubila

21h – Romã

01/12 – Sábado

19h – MC Priguissa

21h – Skarimbó

02/12 – Domingo

19h – Rosa de Pedra

21h – Clara Volte e Pegue

PALCO DA RUA JOÃO PESSOA

27/12 – Segunda

16h – Forrozão Prime

28/12 – Terça

16h – Jaqueleide & Banda Kaleo

29/12 – Quarta

16h – Ismar Vambora

30/12 – Quinta

16h – Durval da Nóbrega

17h – Tuas Rosas Teus Espinhos (Piano e Canto)

NATAL DAS ROCAS

Local: Rua Pereira Simões(Vila Ferroviária) – Rocas

29/12 – Quarta

A partir das 17h

Na Pegada do Coyote

Aduílio Mendes

Chama as meninas

30/12 – Quinta

A partir das 17h

Ferro na Boneca

Tonny Farra

Flávio Pisada Quente

Debinha Ramos

NATAL DOS AMIGOS DAS QUINTAS

29/12 – Quarta

Local: Rua Senador Roberto Kennedy – Quintas

A partir das 17h

Litto Lins

Chama as Meninas

Na Pegada do Coyote

Jay Morais

30/12 – Quinta

A partir das 17h

Forró dos 3

Tonny Farra

Flávio Pisada Quente

Militares gastaram recursos do combate à Covid com picanha, filé mignon e camarão, aponta TCU

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que o Ministério da Defesa, responsável pelas Forças Armadas, gastou em 2020 cerca de meio milhão de reais de recursos que deveriam ser utilizados no combate à pandemia do coronavírus com itens alimentícios de luxo e não essenciais, como picanha, file mignon, camarão e bebidas alcoólicas. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo o periódico paulista, a partir de apuração sobre supostas irregularidades na compra de alimentos no governo desde 2017, foram descobertos gastos de R$ 535 mil, por parte da Defesa, com esse itens, que ainda incluem, por exemplo, bacalhau e salmão.

Esse dinheiro, de acordo com o TCU, veio a partir da ação orçamentária “21C0 – Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional decorrente do Coronavírus“. Ou seja, tratavam-se de recursos destinados ao custeio de políticas de combate à Covid-19.

“Além de não servir à finalidade a que se destina, a contratação desse tipo de insumo fere o princípio da moralidade previsto no art. 37 da Constituição Federal de 1988, o qual está diretamente relacionado à integridade nas compras públicas”, diz trecho do relatório da auditoria do TCU.

Em nota, o Ministério da Defesa informou que os militares atuaram no combate à pandemia e que relatório apontando os gastos é “preliminar”. “Ainda será apreciado por ministros do Tribunal de Contas da União, no qual esta pasta já apresentou os devidos esclarecimentos”, diz.

Folha de SP

Xand Avião destina cachê de show para vítimas de enchentes na Bahia

FOTO: REPRODUÇÃO/IG

Xand Avião irá se apresentar na Bahia na quarta-feira (29) e se comprometeu a doar 100% do cachê para as vítimas das enchentes que assolam o sul do estado desde a semana passada. As chuvas já deixaram mais de 400 mil pessoas desabrigadas.

O cantor pediu pelas redes sociais ajuda dos fãs na campanha ‘SOS Bahia’, organizada pela CUFA Bahia, a Central Única das Favelas no estado. “A cada passagem pela Bahia eu me sinto um ser humano melhor. Ver a situação que nossos irmãos baianos estão enfrentando nesses últimos dias é muito duro”, disse.

“Fiz a doação de 100% do cachê do show que tenho em Salvador e estou mobilizando meus amigos e parceiros para colaborarem nessa hora tão difícil”, contou Xand. Ele contou que no show que fez em Juazeiro do Norte, em uma hora e meia, “o show inteiro choveu”.

“É inacreditável, cidades que eu passei, fiz show ali. Itabuna, Imbicuí, Itambé, cidades que conheço bem, que fiz vários shows, ver a situação que está é triste”, contou. O cachê do cantor será destinado a 5 mil famílias. “Eu e meus sócios estamos doando para poder ajudar essas famílias”, contou.

As chuvas que atingem a Bahia deixaram quase 60 cidades submersas e 430 mil pessoas afetadas. No último balanço divulgado pelo governo do estado, 18 pessoas morreram, duas estão desaparecidas, 16 mil desabrigadas e quase 20 mil desalojadas. Além disso, diversas rodovias federais que cortam o estado estão interditadas parcial ou totalmente.

iG

Sem mortes por covid-19 em 48 horas, RN acumula 7.566 vidas perdidas para a doença

FOTO: WILSON MORENO

O Rio Grande do Norte não registrou mortes provocadas pela covid-19 nas últimas 48 horas. O dado foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), em boletim epidemiológico diário, nesta segunda-feira (27).

Segundo o informe, o estado já perdeu 7.566 vidas para o coronavírus desde o início da pandemia, que fez a primeira vítima fatal em março de 2020. Ainda são 1.405 óbitos considerados suspeitos e outros 1.035 já descartados.

Em relação aos casos confirmados, já foram 386.069 em todo o Rio Grande do Norte. Desse total, 16 confirmações ocorreram nas últimas 48 horas, de acordo com a Sesap.

O boletim mostra ainda que o RN tem 77.898 casos suspeitos e 809.532 casos descartados. Além disso, 377.257 casos são indicados como recuperados e cerca de 1.200 casos estão em acompanhamento.

A plataforma Regula RN aponta que 25,9% dos leitos críticos do estado estão sendo utilizados. Na Região Metropolitana de Natal, a taxa é de 36%. No Seridó, o índice é de 23,1%. Já o Oeste Potiguar tem a menor ocupação, com apenas 6,8%.

Portal da Tropical

PRF registra redução de 21% dos acidentes no feriado do Natal no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, nesse domingo (26/12), a Operação Natal, nas rodovias federais no Rio Grande do Norte. Ao longo dos quatro dias de operação (23/12 a 26/12), 24 pessoas foram detidas, cinco veículos roubados foram recuperados e uma arma de fogo foi apreendida.

Além disso, de acordo com a PRF, 46 motoristas foram autuados por dirigirem sob influência de álcool. As ações foram registradas em diversos municípios do estado.

A PRF também registrou uma redução de 21% no número de acidentes comparado com o mesmo período do ano anterior. Duas mortes foram contabilizadas.

Nesta quinta-feira (30), os policiais rodoviários federais iniciam a Operação Ano Novo em todas as estradas federais que cortam o Rio Grande do Norte.