SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 25, 2021

Com Covid e quadro viral, dupla Jorge e Mateus cancela show em réveillon de São Miguel do Gostoso

FOTO: JULIO CESAR COSTA

A dupla Jorge e Mateus anunciou neste sábado (25) o cancelamento do show que faria na próxima terça-feira (28) na cidade de São Miguel do Gostoso, no litoral Norte do Rio Grande do Norte. O comunicado aponta que Mateus testou positivo para Covid-19, e que Jorge está em observação.

A apresentação estava na grade do Réveillon do Gostoso, que vai reunir turistas de todo o Brasil.

A nota publicada pela produção da dupla informa que os cantores “por meio de exames, foram diagnosticados com diferentes quadros virais”.

O perfil do evento compartilhou a publicação da dupla nas redes sociais, mas ainda não se manifestou se a festa terá outra atração em substituição.

G1RN

Com itens da ceia mais caros, famílias potiguares adaptam pratos para não fugir do orçamento

FOTO: PIXABAY

Este ano, com mais gente vacinada contra a Covid (73% com as duas doses no RN), muitas famílias vão se reunir no Natal e fazer a tradicional ceia. Vai ser um retorno dos encontros, mas, além da precaução sanitária, com o uso de máscaras e distanciamento, também será um momento de muito cuidado para não fugir do orçamento na hora de montar a ceia.

Os itens da ceia estão pelo menos 26% mais caros do que no ano passado, por causa da inflação. É o que aponta a Fundação de Pesquisas Econômicas. Muitas famílias, portanto, estão pesquisando mais e tendo mais criatividade na hora de substituir os ingredientes que fugirem do orçamento.

De acordo com a pesquisa, o filé mignon foi o produto que mais aumentou de preço, com reajuste de 35%.

Até a farinha para tradicional farofa subiu mais de 13%. Já as aves de Natal, em geral, por exemplo tiveram um aumento de preço de quase 10%.

Alternativas

Além de substituir itens e rachar despesas, outra opção para quem não abre mão da ceia de Natal e de festa também é equilibrar as compras com o que está mais barato. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Alimentos do RN (Sincovag-RN), as frutas e hortaliças, por exemplo, este ano especificamente, não subiram de preço no Natal.

G1

Fusca poderá voltar ao Brasil, mas não como você imagina

FOTO: DIVULGAÇÃO

Recorde de vendas no mercado de usados em 2020, o Fusca pode voltar ao Brasil como modelo 0 km. Mas desta vez sem estampar o símbolo da Volkswagen, equipado com um motor elétrico, com quatro portas e origem chinesa. O ORA Ballet Cat é o clone do saudoso Fusquinha que tem chances de ser lançado no país, uma vez que a montadora chinesa Great Wall está com a passagem comprada para cá e já tem até lugar para se alocar: a ex-fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP).

Apresentado no Salão de Xangai deste ano, o Ballet Cat – há até pouco tempo conhecido como Punk Cat – é produzido pela ORA, marca de veículos elétricos da Great Wall. Embora sejam os SUVs o grande chamariz da empresa aqui no Brasil, há chances de modelos eletrificados também conquistarem seu espaço. Assim como o recém-lançado Fiat 500e, o chinês ostenta um visual retrô com interior tecnológico. No seu caso, o design é baseado no Fusca do final dos anos 1960.

Problema com a Volkswagen

A fabricante de Wolfsburg, porém, não aprovou a “releitura” do besouro e anunciou que poderia tomar medidas legais por “violações de modelo e do direito de design” do Grupo Volkswagen. A ORA, por sua vez, patenteou duas versões do Fusca chinês no Escritório de Propriedade Intelectual da União Europeia, o equivalente ao nosso Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O problema é que não existe uma lei internacional de direitos autorais, somente acordos para a proteção de obras literárias e artísticas, conforme informou o advogado de propriedade intelectual Oliver Tidman à Auto Express em 2018. Portanto, entrar na justiça contra uma montadora chinesa pode ser um processo demorado, caro e com poucas chances de vitória.

Auto Esporte

MPRN recomenda funcionamento ininterrupto da UTI pediátrica de Mossoró

FOTO: ILUSTRAÇÃO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou à Secretaria Municipal de Saúde Pública de Mossoró que seja adotada toda e qualquer medida necessária ao funcionamento ininterrupto da UTI pediátrica do Município, evitando a descontinuidade dos serviços ali prestados, sobretudo, com a manutenção, em seus quadros, de profissional intensivista pediátrico e médicos pediatras habilitados para compor as respectivas escalas, em especial a partir de 27 de dezembro de 2021.

Na segunda-feira (27), serão encerrados os contratos dos médicos habilitados, que atualmente encontram-se desempenhando suas funções na UTI pediátrica de Mossoró. Caso haja descontinuidade dos serviços, o Município poderá ser responsabilizado civil e criminalmente, diante de eventual dano à saúde de crianças, usuários do Sistema Único de Saúde.

A UTI pediátrica está em funcionamento há mais de oito anos, atendendo, em média, 300 pacientes por ano, acolhendo crianças com as mais diferentes enfermidades e ofertando o suporte multiprofissional que estas demandam.

A recomendação ministerial leva em consideração que a unidade é a única presente em Mossoró e região, bem como, que o exercício da atividade médica por profissional intensivista pediátrico e médicos pediatras habilitados para compor a escala é essencial para o funcionamento de uma unidade intensiva pediátrica.

Eventual paralisação abrupta do referido atendimento especializado de UTI, no Município de Mossoró, colocaria em risco a vida de diversas crianças, tendo em vista a ausência do serviço nesse Município e municípios vizinhos.

A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Mossoró tem um prazo de 48h para se manifestar sobre a recomendação expedida pelo MRN, sob pena de propositura da demanda judicial cabível, sem prejuízo da apuração de eventual responsabilidade de quem de direito, nas esferas cível e administrativa.

Novo Portal da Transparência do Governo do RN pode ser acessado em celular, tablet e computador

FOTO: REPRODUÇÃO

O novo Portal da Transparência do Governo do Estado foi lançado nesta quinta-feira, 23. O Portal possibilita o acompanhamento das informações orçamentárias e financeiras do Executivo estadual, permitindo ao cidadão a fiscalização da utilização dos recursos públicos.

“A transparência das ações governamentais não é peça de marketing da gestão atual. É compromisso assumido e cumprido”, afirmou a governadora Fátima Bezerra para acrescentar: “nosso governo tem compromisso sagrado com os preceitos constitucionais. Aqui valem os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência no trato dos recursos e bens públicos”.

O vice-governador Antenor Roberto disse que o novo Portal é resultado também da experiência e trajetória de vida e parlamentar da Governadora. “Ao assumir o Governo, Fátima formou equipe competente e comprometida que é motivo de orgulho. Faço meu reconhecimento e digo do privilégio que é trabalhar na gestão da professora Fátima Bezerra”.

“Estamos entregando hoje à sociedade um portal desenvolvido pela equipe de TI da Control. Disponibilizamos as receitas e despesas da gestão pública de um Governo que avança em todos os setores – na saúde, na educação, na agricultura familiar, na segurança, na cultura. Com certeza temos um Estado melhor do que quando assumimos em 2019. Tudo feito sob a coordenação da Governadora Fátima Bezerra e do vice-governador Antenor Roberto”, disse o Controlador Geral do Estado, Pedro Lopes.

“Quero expressar meu imenso reconhecimento e gratidão ao trabalho da Control que valoriza a administração e o servidor público. Principalmente nestes tempos de demonização do servidor público. De estado mínimo de direitos para a maioria da população e de privilégios para poucos. Considero também o trabalho da Control fundamental para a credibilidade da gestão e zelo pelos recursos e bens públicos. Um trabalho meritório que resulta em mais recursos para que, por exemplo, possamos ter mais leitos nos hospitais e mais e melhores escolas para nosso povo”.

Fátima Bezerra ainda destacou a importância do trabalho da Control na elaboração do novo Proedi que é um sucesso e evitou a saída de empresas para outros estados, fez crescer negócios fortalecendo a nossa economia, gerando empregos, renda e arrecadação no RN. “Vemos talento, criatividade e espírito público no trabalho de vocês que agora ganha ainda mais destaque com o novo Portal mais fluído, intuitivo e fácil de acessar”.

INVESTIMENTOS

Na apresentação do novo Portal da Transparência no auditório da Governadoria, Fátima Bezerra se referiu a outros investimentos feitos mesmo diante da forte crise financeiro e da pandemia da Covid-19. Ela enfatizou os investimentos em saúde, segurança, educação e cultura. “No campo cultural estamos entregando de volta à população importantes equipamentos que estavam fechados, em estado de abandono, mesmo a gestão anterior ter em caixa os recursos para investir. Mais uma vez assumimos o desafio e estamos neste final de ano entregando as obras de reforma e restauração do Teatro Alberto Maranhão, da Biblioteca Câmara Cascudo e o Forte dos Reis Magos. Isso é resultado de respeito ao cidadão e zelo com o dinheiro público. Valorizar a cultura é respeitar nossa identidade e valorizar a história”.

O ato de lançamento do novo Portal contou com a presença do secretário de Estado da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, participação da equipe de desenvolvimento da Control – Flávio Rocha, Maria Olívia, Andhara Reis, Joelson Esdralins, Paulo Shioga, Luiz Gustavo, Lilly Anne, Amanda Veríssimo, João Rock Brito, Mariana Medeiros, Ana Paula Oliveira, Matheus Silva, Alefe Oliveira, Janne Carmen e Diego Soares (SET).

Rogério Marinho assina convênios para investir mais de R$ 11 milhões em segurança hídrica no RN

FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

Com o objetivo de garantir segurança hídrica no estado do Rio Grande do Norte, o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), vai investir mais de R$ 11 milhões em obras hídricas nas cidades de Cerro Corá, Brejinho, São Tomé, Venha-ver, Macaíba, Caraúbas, Água Nova e Marcelino Vieira. Recursos serão usados em sistemas de abastecimento de água, barragem e adutoras.

“Oferecer água de qualidade para consumo humano é fundamental para a saúde e a qualidade de vida das famílias desta região, que tradicionalmente sofre com a falta de chuvas”, destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “Garantir segurança hídrica para a população brasileira, sobretudo a da Região Nordeste, é uma das prioridades desta gestão e estamos empenhados em cumprir essa tarefa”, completou.

“Serão oito municípios potiguares que, nesse início, terão a segurança hídrica ampliada pelo MDR. Vamos continuar trabalhando para que a população do estado e de todo o país possa ter o insumo mais importante dentro das suas casas, a água. Esse é o nosso compromisso, o compromisso do futuro com mais empregos e dignidade”, reforçou o diretor de Obras Hídricas, Francisco Igor Nunes.

Com a formalização dos convênios, os municípios iniciarão os projetos, que serão encaminhados para análise da equipe técnica do MDR. Após essa fase, os processos licitatórios serão realizados e as cidades começarão a receber os recursos para as intervenções.

O maior aporte previsto será direcionado à cidade de Macaíba. O valor de R$ 3 milhões será destinado à implantação de sistemas de abastecimento simplificados, com perfuração e instalação de poços tubulares na zona rural do município. As obras devem beneficiar cerca de 30 mil pessoas e o prazo estimado para execução do projeto é de 36 meses.

Para a cidade de Caraúbas, estão previstos R$ 2,2 milhões, que serão utilizados na implantação de sistema de abastecimento de água na região de Mariana, comunidade localizada na zona rural do município.

Já Água Nova deverá contar com cerca de R$ 500 mil para implantação de sistema de abastecimento de água na comunidade rural de Nafuê. No total, cerca de 3 mil pessoas serão beneficiadas.

A cidade de Venha-ver tem previsão de receber R$ 980 mil para construção de três sistemas simplificados de abastecimento de água nas localidades de Sítio Bandeiras, Sítio Cactus e Sítio Formoso dos Robertos. Mais de 200 famílias da região serão beneficiadas.

Em São Tomé, o convênio celebrado prevê a construção da Barragem da Pitombeira, com investimentos de R$ 1,5 milhão.

Na zona rural do município de Marcelino Vieira, 115 famílias serão beneficiadas com a ampliação do fornecimento de água. Serão construídos quatro sistemas simplificados de abastecimento nas localidades de Sítio São José, Sítio Coito, Sítio Flexas e Sítio Pitombeira. Os investimentos previstos são de R$ 1 milhão.

Já para Cerro Corá, serão destinados R$ 900 mil para obra de infraestrutura hídrica, com serviços de distribuição de água por meio da adutora na zona rural.

Por fim, a cidade de Brejinho irá contar com R$ 1 milhão para a construção de adutora nas comunidades rurais de Barbaço e Tabuleiro.

Portal Grande Ponto

Trens urbanos só voltam a operar no RN a partir desta segunda-feira

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) confirmou que não haverá circulação de trens neste sábado (25), dia do Natal

A CBTU informa que o sistema volta a operar normalmente na segunda-feira (27), a partir das 5h05 na Linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal, e das 5h35 na Linha Sul, no percurso Parnamirim/Natal.

Luto no fisiculturismo potiguar: Morre aos 48 anos, o personal trainer Paulo Leitão

FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Morreu neste sábado (25) o fisiculturista e personal trainer potiguar Paulo Leitão de Gregório. Ele tinha 48 anos. Paulo foi encontrado morto em casa por familiares.

Em contato com amigos próximos, a provável causa da morte teria sido um AVC. O velório acontecerá às 8 horas deste domingo, no cemitério Morada da Paz, em Emaús. O sepultamento será às 16 horas.

Leitão, como era mais conhecido pelos amigos e alunos fou aluno no colégio Salesiano e Marista de Natal. Figura polêmica nas redes sociais. Paulo Leitão chegou a ter sua conta no Instagram suspensa na rede social este ano.

Em um dos vídeos que publicou, ele questionava a pandemia do coronavírus. “Esse povo que usa máscara é de um nível intelectual muito baixo. É o mesmo povo que surtou com o ET de Varginha, o Boi da Cara Preta. Eles querem surtar e assustar a população”. “Não respeitem o isolamento. Não respeitem esse pânico social. Não façam parte do terror. Sigam suas vidas, normais”.

Com informações do Blog do BG