SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 15, 2021

Prefeitura dá ordem de serviço para construção de Centro Comercial do Maruim

FOTO: ALEX RÉGIS

A comunidade do Maruim, no bairro das Rocas, Zona Leste de Natal, vai receber mais uma obra de reurbanização dentro do macroprojeto de revitalização e modernização dos equipamentos públicos da Prefeitura do Natal. Os casebres antes existentes darão espaço à revitalização do Centro Comercial de Pescados e Frutos do Mar. O prefeito Álvaro Dias assinou nesta terça-feira (14) a ordem de serviço da obra.

Com investimentos de mais de R$ 4 milhões, oriundos de um convênio do Município com o Governo Federal, o prefeito de Natal ressaltou o impacto social e econômico que o equipamento vai gerar. “Vamos promover dignidade, oferecendo um espaço moderno para os moradores da região comercializarem seus produtos. Além disso, a região ganha no aspecto urbanístico”, aponta Álvaro Dias. Ele lembrou ainda que a Prefeitura realizou a obra de urbanização do Mercado Público das Rocas, abrindo mais um centro de movimentação econômica para toda a Zona Leste da capital e que a Praça do Pôr do Sol será revitalizada, funcionando como ponto turístico, por ser um local privilegiado pela beleza do por do sol do Rio Potengi.

O secretário municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, José Vanildo, explicou que este é um momento importante para a gestão por ter sido seu primeiro desafio. “Este é um grande passo que damos para valorização do bairro das Rocas. A pesca é a principal atividade econômica da área e a construção de mais de 30 boxes e lojas de camarão irá gerar emprego e renda para os moradores da região”, projetou o secretário.

“Nosso objetivo é revitalizar e reviver todos estes espaços públicos, alcançando também a Ribeira, desde as avenidas do Contorno e a Tavares de Lira até a obra do Complexo Turístico da Redinha, que engloba a reformulação completa do mercado, com criação de novos acessos ao local, abertura de nova rua ligando a ponte Newton Navarro ao mercado, construção de deck para passeio, recuperação do quebra-mar e instalação de nova iluminação nas áreas. Em todos os cantos de Natal, teremos obras importantes”, ressaltou o prefeito.

CPI da Covid indicia secretário de Saúde do Rio Grande do Norte e empresários

FOTO: JOÃO GILBERTO

O secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia, foi incluído entre os indiciados pela CPI da Covid da Assembleia Legislativa. A decisão ocorreu durante a 35ª reunião da comissão, na tarde desta quarta-feira (15), quando parte do relatório do deputado Francisco do PT foi analisado e os parlamentares propuseram mudanças. Além de Cipriano Maia, empresários e uma servidora também foram indiciados.

Na reunião passada, o relatório foi lido pelo deputado Francisco do PT com o indiciamento de algumas pessoas, principalmente relacionadas ao Consórcio Nordeste. Nesta quarta, contudo, os parlamentares analisaram 10 dos 13 processos investigados pela CPI – o do Consórcio Nordeste ficou para a quinta-feira (16). Na análise, a maior parte dos deputados aprovaram mudanças no relatório.

No início da reunião, o presidente da CPI da Covid, deputado Kelps Lima (Solidariedade), explicou como seria a dinâmica para a votação. Ao todo, foram dados quatro votos complementares, que ampliavam sugestões ou diligências em contratos, além de outros seis votos divergentes, que tratavam sobre mudanças drásticas no entendimento do relator no documento apresentado anteriormente. Todos os votos divergentes e complementares foram de autoria conjunta dos deputados Kelps Lima, Gustavo Carvalho (PSDB) e Getúlio Rêgo (DEM). Na sessão, as propostas complementares foram aprovadas à unanimidade. Por outro lado, outros seis votos divergentes foram aprovados por 3 votos a 2, sempre com votos contrários do relator, Francisco do PT, e do deputado George Soares (PL).

Nos votos divergentes, os contratos analisados foram para compra de respiradores fora de especificações e nunca utilizados; compra de testes contra Covid; contratação de instituto para inquérito sorológico; contratação de Organização Social para gestão de leitos nos hospitais João Machado e Alfredo Mesquita; aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); e contrato de serviço de transporte sanitário. Em todos os contratos, o secretário Cipriano Maia foi indiciado. Além dele, empresários envolvidos na contratação de gestão de leitos e na contratação de EPIs, enquanto uma servidora e Cipriano Maia foram indiciados pela contratação do transporte sanitário.

Na justificativa para os indiciamentos, o deputado Kelps Lima, que fez a leitura dos votos divergentes, elencou elementos que supostamente apontavam para direcionamento de contratação de empresas e “omissões dolosas” por parte do secretário Cipriano Maia. Por outro lado, Francisco do PT criticou os indiciamentos por apontar informações que supostamente afastam a possibilidade de intenção em cometer irregularidades. Além disso, ele questionou o não indiciamento de empresários em outros processos em que Cipriano Maia aparece como indiciado, já que, no entendimento do relator, se há conluio, deveria haver indiciamento de quem supostamente teria participado.

Após a votação, os deputados convocaram outra sessão para a quinta-feira (16), quando serão analisados os contratos investigados na Operação Lectus, compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste e campanha publicitária de prevenção à covid com participação de ex-candidato filiado ao PT.

PF prende foragido da Justiça acusado de contrabando de cigarros no RN

FOTO: CEDIDA

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira, 15/12, na cidade de Areia Branca, Litoral Norte Potiguar, um homem de 23 anos, acusado de promover a internalização clandestina de cigarros contrabandeados no país. Ele estava foragido desde a deflagração da segunda fase de Operação “Falsos Heróis”, ocorrida em outubro deste ano.

Além do cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pela 8ª Vara da Justiça Federal de Mossoró/RN, o investigado, que é ex-funcionário da capitania dos portos, já tinha sido preso anteriormente, em flagrante, em 13.09.2021, no município de Carnaubais/RN, acusado de transportar mercadorias contrabandeadas na companhia de outros dois indivíduos.

Conduzido para os devidos procedimentos cartorários na Delegacia da PF em Mossoró, o preso foi em seguida transferido para a Cadeia Pública daquela cidade, onde permanecerá custodiado, à disposição da Justiça.

FALSOS HERÓIS

A Operação Falsos Heróis II foi deflagrada pela PF em 26 de outubro de 2021, visando investigar as atividades de Organização Criminosa voltada à prática de contrabando de cigarros e produtos falsificados.

Na época, policiais federais cumpriram 16 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão preventiva expedidos pela 8ª Vara da Justiça Federal/RN, nos municípios potiguares de Apodi, Areia Branca, Grossos, Mossoró, Natal e Parnamirim, além da cidade de São Paulo/SP.

Também foi determinado o sequestro judicial de 21 contas bancárias, bem como a adoção de medidas cautelares diversas de prisão com relação a 11 investigados, incluindo o afastamento da função de dois policiais civis.

Conforme o inquérito policial instaurado, a organização criminosa foi investigada suspeita de promover o transporte marítimo de produtos contrabandeados, vindos do Suriname, e  internalizados de forma clandestina em pontos da costa potiguar através dos municípios de Areia Branca, Porto do Mangue e Macau, sendo depois distribuídos para outros estados.

Estádio Senador João Câmara é entregue após obras de revitalização

FOTO: ANDERSON RÉGIS

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, entregou na noite dessa terça-feira (14), mais um equipamento esportivo revitalizado para os natalenses. Desta vez, a Prefeitura de Natal, através da Secretaria de Esporte e Lazer entregou novos banheiros com acessibilidade e vestiários no Estádio Senador João Câmara, no bairro das Rocas. As instalações internas também foram recuperadas, recebendo serviços de pintura, construção de calçadas acessíveis, fixação de telas de proteção de segurança, entre outras melhorias.

O investimento foi de aproximadamente R$ 200 mil, e foi executado com recursos oriundos de emenda impositiva de bancada do legislativo municipal, indicada pelo vereador Paulinho Freire, presidente da Câmara, presente à solenidade. Estiveram presentes moradores, secretários e vereadores.

“Sabemos da importância dessas praças esportivas. Não só pelo fato de que a prática esportiva gera benefícios à saúde, mas também para a socialização dos jovens da comunidade. Além da revitalização dos vestiários como outras melhorias para os desportistas. É mais saúde, lazer e qualidade de vida para todos do Eldorado e das comunidades circunvizinhas”, explica Álvaro Dias.

Jódia Melo, destacou o trabalho que foi executado pela prefeitura de Natal. “Quero agradecer a cooperação do prefeito Álvaro Dias de entregarmos mais um benefício aos moradores das Rocas. Essa é uma das marcas dessa gestão. O trabalho em conjunto que tem o único objetivo de oferecer o melhor para os natalenses”.

Responsável pela emenda impositiva que garantiu os recursos para a execução da obra, o vereador Paulinho Freire parabenizou o prefeito Álvaro Dias. “Como vereador, fico muito gratificado em poder viabilizar mais essa melhoria para a comunidade. Destacar também essa parceria entre os poderes executivo e legislativo que estão atuando juntos para fazer de Natal uma cidade melhor de se viver”.

Prefeitura volta a remover barracas irregulares na Praia de Miami

FOTO: SEMURB

Sete barracas instaladas irregularmente na Praia de Miami, no bairro de Areia Preta em Natal foram removidas na manhã desta quarta-feira (15) por equipes da fiscalização da Prefeitura do Natal.  Os comerciantes do local já haviam sido intimados a retirar voluntariamente as estruturas, mas não cumpriram os prazos.  A ação conjunta contou com a participação das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Serviços Urbanos (Semsur), Guarda Municipal, Urbana e apoio da Polícia Militar.

Os responsáveis pelas construções foram notificados sobre a proibição de uso do espaço público da praia sem regulamentação prévia. “A Semurb já  fez procedimento semelhante na Praia do Forte, retirando barracas na faixa de areia de praia/restinga.  Na praia de Miami os comerciantes já haviam sido notificados e intimados a remover as estruturas fixas instaladas na faixa de areia”, explica o supervisor geral de fiscalização ambiental,  Leonardo Almeida.

A Prefeitura já finalizou o cadastramento dos quiosqueiros e demais trabalhadores que atuam no local.  Ao todo são 12 pessoas que já realizavam atividades na área antes da desmobilização das ocupações irregulares na faixa de área. Todos compareceram à sede da  Semurb, para o procedimento e orientações acerca das regras para o comércio no local. A decisão para o cadastro foi ajustada na primeira reunião realizada com a categoria no dia 1º setembro.

Ainda segundo o supervisor da Semurb, antes de tomar qualquer decisão sobre o uso e ocupação da faixa de areia também era necessário elaborar um estudo de viabilidade que também já foi concluído e entregue  ao Ministério Público Federal (MPF)  e Patrimônio da União(SPU), que vão analisar o documento para que seja possível elaborar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com regras claras e os limites para que os trabalhadores possam exercer suas atividades dentro da legislação.

No dia 10 de setembro uma nova reunião foi feita para formalizar em Termo de Audiência todas as regras por escrito entre as partes. Entre as normas para permanecer trabalhando na Praia estão a não utilização de nenhuma estrutura fixa na faixa de areia como tendas, barracas ou alvenarias. Além disso, não é permitido o uso de música ao vivo ou caixas de som, água encanada, ou a manipulação de alimentos na praia, bem como a circulação de veículos na orla e calçadão.

Outro ponto ajustado com entre os comerciantes e a Prefeitura foi a utilização de materiais recicláveis, com o compromisso da manutenção da limpeza pelos comerciantes e retirada diariamente desse material, a  padronização da mochila térmica, e o uso de mesas e cadeiras por demanda, limitando-se a 15 jogos.  E ainda todos os esportes serão regulamentados pela SEL, e todos os comerciantes se comprometeram ase formalizar como Microempreendedores Individuais (MEI).

A mesma ação será realizada nas outras praias da capital como o objetivo de disciplinar o uso das praias urbanas.

Fátima Bezerra defende “frente ampla” para 2022 e admite se aliar a MDB e PDT

FOTO: REPRODUÇÃO

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), defendeu nesta quarta-feira (15) a construção de uma “frente ampla” para as eleições de 2022 em torno de sua candidatura à reeleição. Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan Natal (89,9 FM), a governadora admitiu a possibilidade de se aliar a partidos que não são aliados históricos, como MDB e PDT, legendas com as quais está conversando.

“Eu comungo da tese do presidente Lula de que se faz necessário, mais do que nunca, diante dessa conjuntura que aí está, com um projeto a nível nacional de tantos retrocessos, desse obscurantismo, de que é preciso ter sabedoria, maturidade, responsabilidade política para fazer uma frente política de caráter mais amplo. Tem conversas com o MDB, como houve também a sinalização por parte do PDT”, afirmou a petista.

Fátima Bezerra disse também que, dentro da construção dessa aliança, pode entregar aos aliados a indicação dos candidatos a vice-governador e a senador, espaços negociados, respectivamente, com o deputado federal Walter Alves (MDB) e com o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT).

“Claro que estarão nessa discussão (vice e Senado). No momento oportuno, haverá essa definição. Na medida em que outros partidos querem vir discutir conosco, não vamos rejeitar apoio”, afirmou a governadora.

Portal 98 FM

Lei Orçamentária Anual é aprovada na Comissão de Finanças e Fiscalização da ALRN

FOTO: JOÃO GILBERTO

Os membros da Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte reuniram-se na última reunião do ano para analisar projetos e zerar a pauta. Dentre as matérias, o Projeto de Lei N° 329/2021, de iniciativa do Governo do Estado, que estima a receita e fixa as despesas do Estado do Rio Grande do Norte para o exercício financeiro do próximo ano. Entre as emendas apresentadas no substitutivo do Projeto da  Lei Orçamentária, o relator Gustavo Carvalho (PSDB) encartou a que trata da redução de 15% para 10% o percentual máximo para que o Governo abra Créditos Suplementares ao seu Orçamento durante o exercício financeiro de 2022, sem precisar solicitação à Assembleia Legislativa. Já o deputado George Soares (PL) solicitou ao relator que as emendas encartadas sejam votadas em destaque, depois da votação do Projeto Original.

“Nos debruçamos sobre o relatório do orçamento anual por sua importância e por saber o quanto esse projeto impacta diretamente na vida do cidadão. É esse projeto que diz como o governo vai gastar os recursos que o Estado vai receber. Daí a sua importância”, disse o relator do projeto Tomba Farias (PSDB).

O projeto de Lei Nº 411/2021, de iniciativa do Governo do Estado, que trata da autonomia de gestão financeira e patrimonial da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que não passou na Comissão, por um pedido de vistas do deputado José Dias (PSDB). “Entendo que esse é um projeto que precisa ser analisado com maior atenção por parte dessa Casa”, disse o deputado José Dias.

Na pauta, o Projeto de Lei Nº 193/2021 que dispõe sobre o sistema financeiro da cota única, no âmbito do Poder Executivo estadual foi aprovado à unanimidade, assim como o Projeto de Lei Nº 202/2021, que institui a Lei da Cultura Popular no RN.

Também foram apreciados e aprovados à unanimidade o Projeto de Lei Nº 363/2021 que altera a Lei Estadual Nº 7.131, de 13 de janeiro de 1998, que dispõe sobre o Estatuto Penitenciário do RN; o Projeto de Lei Nº 236/2019, que dispõe sobre a aplicação de penalidades e a cassação da eficácia da inscrição no cadastro de contribuintes dos impostos sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação – ICMS por fraude metrológica na revenda varejista de combustíveis.

“Esse é um projeto que passou pela CCJ e que vai, além de outras coisas, diminuir as irregularidades nos postos de combustíveis, protegendo o consumidor e inibindo a sonegação fiscal”, justificou o relator da matéria, deputado Tomba Farias (PSDB).

Os projetos apreciados e aprovados serão votados pelos parlamentares na próxima sessão ordinária, agendada para amanhã (16).

Plano Diretor já recebeu mais de 300 emendas na Câmara de Natal

FOTO: ELPÍDIO JÚNIOR

A proposta de revisão do Plano Diretor de Natal, enviada em outubro pela gestão do prefeito Álvaro Dias (PSDB) para análise dos vereadores, já recebeu mais de 300 propostas de emenda na Câmara Municipal. Até o fim da tarde desta terça-feira (14), o sistema legislativo já tinha recebido 301 sugestões de mudanças no texto original. O prazo final para apresentação das emendas é sexta-feira (17). Todos os 29 vereadores podem propor alterações.

Por se tratar de um projeto de lei complementar, o novo Plano Diretor tem de ser aprovado em dois turnos. A previsão é que o projeto seja votado em 1º turno na Câmara Municipal na próxima terça-feira (21). Depois dessa votação, os vereadores passarão a se debruçar sobre as emendas. A previsão é que a votação termine na noite de quinta-feira (23). “Peço aos vereadores que tragam um colchãozinho para a gente ficar aqui”, disse a vereadora Nina Souza (PDT), líder do governo na Câmara, na sessão desta terça.

Em entrevista ao programa “Repórter 98”, Nina Souza disse que dois terços das emendas são consensuais entre os vereadores. Algumas das propostas foram apresentadas pela própria base governista. Segundo ela, um terço das emendas, contudo, modifica profundamente o projeto e deverão ser objeto de maior discussão.

Entre as principais mudanças no texto original que as emendas propõem, está a liberação para construção de prédios mais altos na orla da Praia da Redinha. Pelo Plano Diretor atual, o limite é 7 metros de altura. Pela proposta enviada pelo Executivo, passaria a ser de 30 metros. Vereadores cogitam criar um escalonamento, com prédios mais baixos na faixa mais próxima da areia, aumentando à medida que se afasta do litoral.

Na avaliação do vereador Professor Roberio Paulino (PSOL), o tempo é insuficiente para analisar todas as mais de 300 emendas. Segundo ele, a votação do Plano Diretor em menos de 1 semana significa aprovar a proposta “a toque de caixa”.

“Não sei como vão fazer para votar tantas emendas. Como é que em seis ou sete dias vão se votar centenas de emendas? A maioria está dizendo que vai levar a votação até de madrugada, em convocações especiais durante a semana. Mas, mesmo que seja uma semana inteira de votação, é muito difícil. A não ser que haja um verdadeiro rolo compressor da maioria de votar em bloco, sem discussão… eles são capazes de fazer isso”, disse, em entrevista à Agência Saiba Mais.

Já a vereadora Nina Souza entende que o tempo é suficiente para analisar todo o texto. Ela pontua que o projeto chegou à Câmara para tramitação em “regime de urgência” e que o prazo limite (45 dias) já foi ultrapassado – a proposta está na Casa há dois meses. “A maioria das emendas é consensual”, registra.

Portal 98 FM