SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 16, 2021

Natal vai ganhar inventário do seu patrimônio arquitetônico

FOTO: DIVULGAÇÃO

Natal vai ganhar um inventário do seu patrimônio arquitetônico com dados e informações sobre os bens de relevância cultural para a cidade. A informação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), cuja equipe vem trabalhando no levantamento desde abril do ano passado. Foram inventariados imóveis do Centro Histórico e Ribeira e todo o material produzido até agora já está disponível para consulta da população no portal da Prefeitura, na página da Semurb.

Até o momento foram elaboradas 26 fichas de inventário e 188 pranchas com desenhos arquitetônicos e registros fotográficos ao longo do tempo. Após o levantamento preliminar a equipe iniciou a coleta de dados que subsidiou o preenchimento da ficha do prédio vistoriado a partir da ferramenta Street View.  As informações são sobre o histórico da edificação, registro fotográfico, data de construção, nível e data de tombamento, entre outras necessárias para a caracterização do imóvel.

Para o titular da Semurb, Thiago Mesquita, o trabalho é de suma importância para a preservação do patrimônio cultural de Natal, item previsto na Constituição Federal.  “Para que se possa preservar o patrimônio, é essencial primeiro conhecê-lo e registrá-lo. O inventário tem esse papel de identificação dos bens de valor patrimonial”, ressalta. 

Os bairros da Ribeira e Cidade Alta foram escolhidos prioritariamente por possuírem a maior concentração de edificações de valor patrimonial de Natal, inclusive reconhecido a nível federal. Além de mais edificações em situações de risco que necessitam do registro com maior brevidade. O trabalho foi iniciado na Ribeira pelas ruas Chile, Dr. Barata, Frei Miguelinho e Largo do Teatro Alberto Maranhão. E em fase posterior deverá ser expandido para outras ruas.

Ainda segundo Mesquita, o inventário é o instrumento que possibilita a catalogação necessária para o registo e documentação dos bens de relevância cultural. “Diante da sua importância, no contexto do atual momento da Revisão do Plano Diretor de Natal, o inventário foi incluído como um dos instrumentos que compõem o novo Sistema de Proteção do Patrimônio Cultural”, emenda o secretário.

O inventário

O inventário é um dos primeiros trabalhos Setor de Projetos e Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Paisagístico  (SPHAP) recém criado, no mês de julho passado, com a reorganização institucional da Semurb.  “Embora o levantamento já havia sido iniciado no ano passado, com a existência do novo setor, objetivo é atuar de maneira mais focada na reativação cultural, social e turística do Centro Histórico”, explica a diretora do Departamento de Planejamento Urbanístico e Ambiental, Karenine Dantas.

E ressalta também que o inventário é um marco nesse sentido, pois vai possibilitar ao natalense conhecer e se educar, bem como ter a memória e evolução ao longo do tempo do patrimônio arquitetônico da cidade.

Os bairros da Ribeira, Cidade Alta e parte das Rocas já contam com a proteção da poligonal do IPHAN. Ou seja, a importância dessas áreas em relação ao patrimônio já foram reconhecidas.  Já os demais bairros não contam com nenhum tipo de proteção às edificações de valor patrimonial. E tratam-se de áreas em que vem sendo observadas, há bastante tempo, em questões de perda de exemplares, em especial da arquitetura modernista, nos bairros de Tirol e Petrópolis.

“No processo de Revisão do PDN, o inventário foi inserido como instrumento de identificação desses imóveis, e foi prevista a área prioritária para sua realização, que consiste nos bairros do Alecrim, Tirol, Petrópolis, Barro Vermelho, Redinha, Cidade Alta, Ribeira, Rocas e Santos Reis”,  acrescenta a arquiteta da Semurb, Dinara Regina, que faz parte da equipe que conduz os trabalhos. 

A respeito dos bairros categorizados como prioritários trata-se da proposta apresentada pelos Grupos de Trabalhos (GTs) do tema de patrimônio, que foram discutidos ainda durante os envios das propostas do PDN. “Chegou-se a esses bairros durante as discussões do GT, com a participação de representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), SEMURB e público em geral. Então foram propostos esses bairros para facilitar a identificação de edificações que deveriam estar sob alguma proteção e não estão”, conta a arquiteta.

Colabore

A população também pode contribuir com informações para a produção do Inventário do Patrimônio Arquitetônico Natalense com fotos, plantas, levantamento arquitetônico entre outros. É possível enviar informações relativas não somente a imóveis tombados, como também de edificações que possuem alguma relevância patrimonial para Natal e que não se encontram salvaguardadas por nenhum instrumento de proteção.

Para isto, basta acessar o link https://bit.ly/colaboreIPAT e preencher o formulário on-line e enviar as informações de que dispõe. Sugestões de materiais úteis ao inventário e que poderão ser enviadas são: registros fotográficos em datas diversas, plantas baixas das edificações (atuais ou antigas), recortes de notícias em jornais, publicações, desenhos arquitetônicos em geral, registros de modificações ao longo do tempo, entre outros.

O processo do inventário é constante porque é uma catalogação que precisa de atualização. Quando uma edificação sofre qualquer tipo de modificação, seja uma reforma, demolição parcial, ruína, entre outros as fichas precisam ser atualizadas.

Prefeito Emídio Jr visita cidades do interior de Pernambuco em busca de geração de emprego e renda para os macaibenses

FOTO: DIVULGAÇÃO

O prefeito de Macaíba Emídio Jr visitou as cidades de Toritama, Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, no interior de Pernambuco, para conhecer as experiências exitosas de geração de emprego e renda nos locais, no último sábado (13) e domingo (14). O objetivo foi levantar informações sobre os modelos de negócios presentes nos municípios e manter contato com o empresariado local, visando a criação de novas oportunidades de trabalho para a população macaibense, tanto na zona urbana como na zona rural.

As três cidades do agreste pernambucano são reconhecidas pelas experiências com a implantação de facções têxteis e shoppings de moda. Toritama é popularmente conhecida como a “Capital do Jeans” e, de acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2019, tinha mais de 3 mil empresas de confecções instaladas, gerando 15 mil empregos diretos, 60 mil indiretos e 60 milhões de peças de roupas por ano, muitas fabricadas nas máquinas de costura instaladas nas casas dos moradores.

Santa Cruz é conhecida como “Capital da Moda” e “Capital das Confecções” e forma junto com Caruaru e Toritama o “Triângulo das Confecções” em Pernambuco. De acordo com informações da Prefeitura local, Santa Cruz tem o maior parque de confecções da América Latina, o Moda Center Santa Cruz e é a maior produtora de confecções de Pernambuco e a 2ª maior do Brasil.

Caruaru, a “Terra dos Artesãos” e “Capital do Forró”, ocupa a 3ª posição do PIB da região do interior do Nordeste, de acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), em 2018, e ocupa o 2º lugar no ranking dos municípios que mais geraram emprego em Pernambuco, entre os meses de junho de 2020 e 2021, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e tem a tradicional Feira da Sulanca.

O Chefe do Executivo Municipal destaca o trabalho que está sendo feito para a criação de novos postos de trabalho em Macaíba. “É um sonho para o nosso município e, com fé em Deus e muita força de vontade, vamos construir algo semelhante. Buscamos boas ideias, conversar com os empresários que possam se interessar em investir em nossa cidade e assim gerar empregos para o nosso povo”, declara o prefeito.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Auri Simplício enfatiza a impressão do grupo sobre a experiência. “Voltamos da visita conscientes que é possível replicar este modelo de desenvolvimento econômico em nosso município”, declara Auri. O secretário municipal de Assuntos de Governo, Edivaldo Emídio e os empresários Gilmar da Montana, Camilo Roma, Andressa Roma e Lauro Leite também estiveram presentes nas visitas.

ABIH-RN pede união do trade para tentar conter aumento de passagens aéreas

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte – ABIH/RN, por meio da presente nota, vem a público manifestar repúdio e indignação diante dos altos preços das passagens aéreas com destino ao Rio Grande do Norte. Ao mesmo tempo que faz um apelo a todo o trade e às autoridades do turismo para darmos continuidade aos entendimentos, ora por curso com as companhias aéreas para rever o valor das tarifas praticadas nos voos para Natal.

Um levantamento feito pelo portal de notícias G1RN com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mostrou que Natal lidera o ranking com as tarifas mais caras da região Nordeste.

A ABIH-RN alerta que as tarifas atuais podem afetar as perspectivas positivas neste momento de recuperação e retomada do turismo no país, sendo o Rio Grande do Norte um dos destinos mais buscados no Brasil diante da alta.

Atentas a essas demandas, a entidade se coloca como parceira na busca de um diálogo para que as companhias aéreas reavaliem o modelo de tarifas.

Movimentação econômica no RN cresce 2,9% e indica aquecimento para as vendas de fim de ano

FOTO: ARQUIVO

A quantidade de operações de vendas nos principais setores econômicos do Rio Grande do Norte continua em uma curva crescente. Desde o início deste segundo semestre, tem ultrapassado o patamar de um milhão de transações feitas em média por dia. Em outubro, o número de vendas atingiu um montante médio de 1,04 milhão de operações diárias. Com isso, os setores chegaram a movimentar R$ 3,8 bilhões no mês passado, o que equivale a um volume médio de R$ 380,3 milhões em vendas por dia. Isso representa um crescimento de 2,9% em relação a setembro, quando o faturamento médio diário das empresas que efetivaram negociações comerciais foi de R$ 369,4 milhões por dia.

Esses são alguns dos indicadores contidos 24ª edição do Boletim Mensal da Receita Estadual, divulgada nesta terça-feira (16), pela Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN). O informativo apresenta dados sobre o faturamento das empresas e a movimentação dos setores analisados, bem como o desempenho no recolhimento de tributos estaduais. A publicação está disponível para consultas e download no site www.set.rn.gov.br/.

Na avaliação do secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, as informações sobre a movimentação econômica do estado no décimo mês do ano são animadoras. “Esses números revelam que a economia do estado continua em um ritmo crescente e que os níveis de produção e vendas permanecem em alta. Esses fatores só indicam que teremos boas vendas em novembro e dezembro, os meses que tradicionalmente mais se registra alta nas vendas ao consumidor final. Tudo indica que deveremos ter um excelente ciclo natalino em 2021”, comemora.

Isso porque os dois setores – indústria e atacado – que servem de termômetro para medir o aquecimento do comércio varejista e disposição da população ao consumo permanecem com níveis de produção e comercialização estáveis. De setembro para outubro, tanto a indústria quanto o segmento atacadista registraram leves baixas, porém, mantiveram a curva de faturamento acima da casa dos R$ 50 milhões negociados por dia. Em outubro, o faturamento médio diário da indústria de transformação diminuiu de R$ 54 para R$ 51,9 milhões. No atacado, houve redução de R$ 60 milhões para R$ 59,2 milhões em média por dia no mesmo período.

Avanço do varejo

Com a produção em ritmo contínuo, o comércio varejista responde à altura. O número de vendas no varejo potiguar em outubro saltou de 27,6 milhões para 29,2 milhões de operações feitas diariamente. O volume faturado pelas empresas do setor também cresceu proporcionalmente no mês e passou de R$ 91,7 milhões para R$ 92,20 milhões vendidos em média ao dia.

Em relação à arrecadação de impostos, o informativo da Receita Estadual mostra as receitas totais voltaram a crescer em outubro após amargar uma redução no mês anterior. A arrecadação registrou um aumento de 0,8% em relação a setembro com um total de R$ 624 milhões. Em setembro, o volume foi de R$ 619 milhões. No entanto, o crescimento é mais expressivo na comparação com outubro do ano passado: 13% como resultado da evolução de R$ 551 milhões para R$ 624 milhões.

O acréscimo no volume das receitas próprias do estado foi ocasionado principalmente pela alta na arrecadação de ICMS. Em outubro, o Rio Grande do Norte recolheu R$ 600 milhões só com esse tributo, que é a principal fonte das receitas estaduais. Em setembro, o recolhimento deste imposto havia sido de R$ 584 milhões. Isso é equivalente a um aumento de 14% em relação a outubro de 2020, quando o RN arrecadou R$ 528 milhões com esse mesmo tributo.

Portal da Tropical

Potiguar Ítalo Ferreira ‘baba’ por atriz da Globo em show, diz site

FOTO: REPRODUÇÃO

Ítalo Ferreira, atleta olímpico, fez sucesso com o público, foi tietado até por gente famosa, como o modelo Erasmo Viana, mas o surfista só tinha olhos mesmo para a atriz Giullia Buscacio, que estava acompanhada das amigas Gabriella Mustafá e Lara Campos. Ítalo passou a noite na cola de Giullia, depois os dois trocaram telefones e passaram a se seguir no Instagram. Gabigol também esteve por lá, depois da vitória do Flamengo contra o São Paulo, no estádio do Morumbi. O jogador estava acompanhado do rapper Djonga, com quem apareceu em alguns registros.

iG

Com passaporte vacinal obrigatório, Prefeitura monta ponto de vacinação na entrada da Festa do Boi

FOTO: ANA AMARAL

A Prefeitura de Parnamirim, na Grande Natal, instalou um ponto de vacinação contra a Covid-19 em frente ao portão principal do Parque Aristófanes Fernandes, onde acontece a 59ª Festa do Boi. O posto vai funcionar até a próxima sexta-feira (18), das 16h às 22h, na entrada da BR-101.

Com a medida, a prefeitura espera avançar com a imunização na cidade. Nos oito dias do evento, são esperadas 330 mil pessoas na Festa do Boi. O evento vai até sábado (20).

Além disso, a oferta da vacina em frente ao parque é uma forma de estimular a imunização, com a facilidade de acesso, e evitar que pessoas voltem para casa sem entrar na festa, já que o passaporte vacinal é obrigatório para entrar no Parque Aristófanes Fernandes.

Veja quem pode se vacinar:

1ª dose:

Toda a população acima de 12 anos de idade;

2ª dose:

Coronavac: 28 dias após 1ª dose

Pfizer: 45 dias após 1ª dose

Oxford/Astrazeneca: 90 dias após 1ª dose

3ª dose:

Idosos com mais de 60 anos que tenham tomado 2ª dose há pelo menos 5 meses

Profissionais de saúde que tenham tomado 2ª dose há pelo menos 5 meses

Imunossuprimidos que tenham tomado 2ª dose há pelo menos 28 dias

Outros serviços:

Além do posto de vacinação, a Prefeitura de Parnamirim montou na Festa do Boi um espaço para ofertar outros serviços de saúde à população. Entre os serviços oferecidos à população, estão disponíveis testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. Aos sábados, serão realizados ainda testes de Covid-19.

Durante todos os dias da festa, haverá também um posto de enfermagem com enfermeiro e técnico de enfermagem disponíveis para atender os visitantes, além de distribuição de preservativos.

Sesap anuncia aplicação da segunda dose da vacina da Janssen no RN

FOTO: ADRIÀ CREHUET CANO/UNSPLASH

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) anunciou nesta terça-feira (16) que vai dar início à aplicação da segunda dose da vacina da Janssen no Rio Grande do Norte. O imunizante foi o único utilizado na campanha de vacinação do Brasil como dose única.

A segunda dose da vacina foi anunciada pelo Ministério da Saúde também nesta terça.

De acordo com a Sesap, a aplicação da segunda dose está autorizada a partir do próximo sábado (20), já que uma carga destinada a isso será enviada pelo Ministério da Saúde na sexta (19).

Com a autorização da pasta estadual, cabe aos municípios organizarem os calendários para a aplicação. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) informou que só vai divulgar o início da aplicação da segunda dose da Janssen quando receber as doses.

O intervalo para receber a D2 do imunizante é de dois meses – e não cinco como nas doses de reforço das demais vacinas.

A D2 aplicada nas pessoas que tomaram a primeira dose de Janssen também será do mesmo imunizante e não de outro como acontece, por exemplo, com as doses de reforço.

Dose de reforço para todos adultos

O Ministério da Saúde também anunciou que está autorizada a aplicação da dose de reforço para todas as pessoas acima de 18 anos, que tomaram duas doses da vacina, após cinco meses.

Até então, a dose de reforço estava aprovada para os maiores de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde.

A Secretaria Estadual de Saúde do RN, no entanto, informou que ainda não há previsão para iniciar a dose de reforço no restante da população, já que ainda não houve encaminhamento de doses específicas para isso por parte do Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Natal também informou que aguarda a chegada de doses específicas para autorizar a dose de reforço nesse público.

G1RN

Nelter Queiroz pontua caos na saúde pública do RN e pede prisão do secretário Cipriano Maia

FOTO: DIVULGAÇÃO

O deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) usou o horário das lideranças partidárias, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, nesta terça-feira (16), para rebater o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia e pontuar o caos em que vive o Sistema Único de Saúde (SUS) em território potiguar.

“Na atual administração estadual falta de tudo: fios cirúrgicos, comida para pacientes e acompanhantes; e medicamentos na Unicat [Unidade Central de Agentes Terapêuticos] mesmo com a garantia do financiamento federal”, apontou Queiroz, lembrando que constantemente fornecedores deixam de entregar por falta de pagamento, médicos prestadores de serviços reclamam de meses de atraso no pagamento e terceirizados não recebem com regularidade, dentre outros.

Para o parlamentar, além de todos os problemas já citados o que falta realmente é agilidade administrativa e gestão por parte do titular da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). “A situação é tão verdadeira que o próprio secretário Cipriano Maia, semana passada, durante entrevista na 98 FM, em Natal, assumiu que dá calote nos municípios. A notícia foi repercutida em boa parte da imprensa norte-rio-grandense”, lembrou o parlamentar, classificando a situação como vergonhosa.

Em suas colocações, Nelter Queiroz também voltou a citar o falecimento do senhor José William que, mesmo enfartado, teve atendimento negado no Walfredo Gurgel e foi a óbito no dia 05 deste mês. O deputado também citou: a não realização de cateterismos e angioplastias, a morte de bebês no Hospital Santa Catarina, o não funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal no Hospital Maria Alice Fernandes, a não abertura de novos leitos de UTIs durante a pandemia, o afastamento de servidoras da Sesap após ação da Polícia Federal e o famigerado caso dos respiradores adquiridos através do Consórcio Nordeste que nunca chegaram ao Estado do Rio Grande do Norte.

O fechamento dos Hospitais Ruy Pereira e de Canguaretama também pautou a fala do parlamentar.

PRISÃO

O deputado estadual Nelter Queiroz pediu a prisão do Secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia. Segundo o parlamentar, ele pediu que o Ministério Público e a Justiça apurem a denúncia feita pela InterTV Cabugi de uma idosa que aguarda por uma cirurgia no braço há 12 dias. “Cipriano Maia sec de saúde é para estar preso”, escreveu o deputado.

Com informações do Portal Grande Ponto