SELO BLOG FM (4)

Categoria: novembro 10, 2021

Governo do RN tem a terceira maior proporção de servidores estatutários do Brasil

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com  91,5% de servidores estatutários, a administração direta do poder Executivo do Rio Grande do Norte tem a terceira maior proporção dessa categoria entre as unidades da federação. Somente Minas Gerais (96,6%) e Rio de Janeiro (94,6%) possuem parcelas maiores em seus quadros de servidores.

Os servidores estatutários têm a relação de trabalho com o Estado regida por lei estadual (Regime Jurídico Único), que prevê a forma de ingresso (concurso público por exemplo), remuneração, vantagens e deveres.

O estado potiguar também se destaca pela baixa proporção de servidores sem vínculo permanente: 1,8% do pessoal da administração direta. Apenas Maranhão (0,3%) e Rio de Janeiro (1,7%) têm percentuais menores. Nesta categoria, estão os servidores que trabalham  por prestação de serviços, sem vínculo empregatício e sem carteira assinada. Os voluntários e cedidos de outras administrações também são enquadrados no grupo.

RN não tem conselho nem fundo estadual de transporte

O Rio Grande do Norte não tem conselho nem fundo estadual de transportes. Além do Rio Grande do Norte, outros 11 estados brasileiros não têm conselho. No Nordeste, somente Pernambuco e Sergipe possuem esse instrumento de participação social.

Os conselhos de políticas públicas, como o transporte, são utilizados para dar voz aos cidadãos e até compartilhar a tomada de decisões com representantes da sociedade civil organizada.

No caso dos fundos de transporte, 19 unidades da federação não possuem essa ferramenta para financiar ações e projetos na área. Na região Nordeste, apenas Maranhão tem um fundo estadual de transportes.

A pesquisa também investigou a existência de planos estaduais de transporte. O Rio Grande do Norte e mais 15 unidades da federação responderam positivamente a esta questão.

Na publicação  completa da Estadic 2020, o IBGE ressalta o papel dos estados nessa área. “As unidades da federação têm a responsabilidade de regular o transporte coletivo rodoviário ou aquaviário de passageiros entre os seus municípios. Elas também devem atuar para integrar a organização e a execução do serviço de transporte que seja do interesse de municípios limítrofes, organizados em Regiões Metropolitanas e Aglomerações Urbanas”.

Transporte adaptado

Quando se trata de adaptação para pessoas com deficiência, os sistemas de transporte intermunicipal por ônibus e ferroviário estão parcialmente adaptados no RN. Nos ônibus, são registrados três tipos de adaptação: piso baixo; piso alto com acesso à plataforma de embarque/desembarque; e piso alto equipado com plataforma elevatória veicular.

Estadic 2020

Além de meio ambiente, transporte e recursos humanos, a Estadic 2020 também investigou questões relacionadas à agropecuária e habitação nas 27 unidades da federação. Todos os dados da pesquisa são fornecidos por um representante do Executivo estadual.

O resultado do levantamento serve ao planejamento e monitoramento de políticas setoriais, à avaliação do desempenho atual das unidades da federação, bem como à análise das parcerias entre governos, formatos institucionais e padrões das gestões públicas estaduais.

DELAÇÃO À VISTA: em sessão secreta na CPI da Covid do RN, empresário denuncia autoridades do Nordeste

SESSÃO FOI REALIZADA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA LOGO APÓS O ENCERRAMENTO DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CPI DA COVID-19

A CPI da Covid-19 realizou sua 26ª reunião na tarde desta quarta-feira (10) e, mais uma vez, não conseguiu ouvir testemunhas na investigação da compra de respiradores por parte do Consórcio Nordeste. No entanto, o presidente da CPI Kelps Lima (Solidariedade) confirmou que, ao lado de outros membros da comissão, ouviu o empresário Paulo de Tarso, dono da Biogeoenergy, que denunciou autoridades do Nordeste, segundo Lima, sem revelar os nomes citados pelo empresário.

A sessão foi realizada logo após o encerramento da sessão ordinária da CPI da Covid-19, na sala da Procuradoria da Assembleia. Foi impedido o acesso de jornalistas, inclusive nos corredores. 

A empresa BioGeoenergy é sediada na cidade de Araraquara ((SP), onde teria sido oferecida doações no valor de mais de R$ 4 milhões, recursos oriundos do Consórcio Nordeste, para a aquisição de respiradores pelo prefeito Edinho do PT.

A empresa araraquarense teria sido procurada pela Hempcare Pharma Representações Ltda para fabricar os respiradores, depois da fracassada importação dos ventiladores da China entre o fim de abril e começo de maio do ano passado.

Fonte: TN On Line

Projeto Samba no Mercado acontece a partir deste sábado (13) em Natal

PROGRAMAÇÃO GRATUITA É PROMOVIDA POR MEIO DE EMENDA PARLAMENTAR IMPOSITIVA DESTINADA PELO VEREADOR RANIERE BARBOSA. FOTO: DIVULGAÇÃO

Inegável conceito africano com inovação regada à brasileira. Fusão que codifica em samba, na potente capacidade de se transformar. Assim, na circularidade de culturas. Batuque, roda das boas, saborosas comidas. Tradição. Na música brasileira, o gênero que mais retrata a luta diária do povo, considerando questões sociais e políticas, expondo sacrifícios e suas dores, felicidades, amores e desamores, é o samba. Por muito tempo marginalizado, proibido, camuflado. Em samba enredo, sua trajetória é, hoje, energicamente celebrada. Desde Pelo Telefone (1916), até o samba que será uníssono nas vozes potiguares, a partir das 12h deste sábado (13), por meio do Projeto Samba no Mercado, proporcionando mais vida correndo nas veias, cultura com vez, voz e palco, a vida fica melhor.

Através de emenda parlamentar impositiva, destinada pelo vereador Raniere Barbosa (Avante), serão seis edições nos Mercados Públicos de Natal (Petrópolis, Rocas e Alecrim), que receberão mais de doze apresentações musicais de samba e pagode, com artistas potiguares. A iniciativa pretende fortalecer a inclusão desses espaços como pontos culturais e turísticos no município, servindo de vitrine para músicos, compositores, intérpretes e instrumentistas, reconhecidos pela excelência de seus trabalhos. Bem como proporcionar arte, cultura e entretenimento gratuito para a população.

O Samba no Mercado está inserido na programação do Natal em Natal 2021 e é uma realização da Associação dos Produtores Culturais e Artísticos do RN (APCA/RN), com patrocínio da Prefeitura do Natal, via emenda parlamentar. De volta à arte: como diz Noel, sambar é chorar de alegria; a quem preferir, junto a Vinicius, o Poetinha, o samba é a tristeza que balança. Subjetividade inerente a quem somos. Basta escolher cair no fuzo, por qualquer que seja a interpretação. E o melhor, contando com mais uma opção de agenda gratuita, de qualidade aparente, com encontros marcados até o final deste 2021. É só convidar os amigos, respeitar as medidas de biossegurança e celebrar a beleza que é poder viver.

Programação novembro

  • Mercado da Seis: dia 13 – Grupo D’Breque e Pagode Seis na Mesa;
  • Mercado de Petrópolis: dia 20 – Soul Mais Elas e Soanata;
  • Mercado das Rocas: dia 27 – Ana Tomaz e Debinha Ramos.

Motorista de ônibus escolar esfaqueia colega nas costas durante briga no Oeste potiguar, diz PM

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um motorista de ônibus do transporte escolar foi esfaqueado por um colega de trabalho nesta terça-feira (9), durante uma discussão dentro da garagem da Prefeitura de Assú, na região Oeste potiguar.

Segundo a Polícia Militar, os dois motoristas iniciaram uma discussão e um deles esfaqueou o outro pelas costas. Após cometer o crime, o agressor fugiu.

A vítima foi socorrida ao hospital da cidade. De acordo com a polícia, o ferimento não atingiu órgãos vitais e a vítima se encontra fora de perigo, em observação.

A PM informou que a faca usada no crime seria do própria agressor, mas que o caso será investigado pela Polícia Civil. A motivação da briga não foi informada.

A prefeitura de Assú declarou que não existem câmeras de segurança no local onde o crime aconteceu – o que poderia auxiliar nas investigações.

Os dois envolvidos são funcionários contratados pelo município e já atuavam há 3 anos nas funções. De acordo com a prefeitura, após o crime, o setor jurídico apura os fatos para tomar providências necessárias.

G1RN

“Falta respeito, falta humanidade e falta governo no RN”, critica deputado General Girão

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em artigo publicado em suas redes sociais, o deputado federal General Girão criticou o atual caos instalado na Saúde Pública do RN. Segue;

Insegurança, escolas sem aulas e saúde, mais do que nunca, na UTI. Esse é o retrato do Rio Grande do Norte sob a gestão incompetente e irresponsável da desgovernadora Fátima Bezerra.

Na área da saúde, o Governo do RN, desde o início da pandemia, há quase 1 ano e 8 meses, tem recebido recursos muito superiores aos habituais, o que daria para ter melhorado – e muito – a qualidade do serviço oferecido. No entanto, a desgovernadora preferiu arriscar R$ 5 milhões na compra de respiradores que nunca chegaram e nunca vão chegar. O resultado, todos nós sabemos: um milionário calote e uma série de desculpas para justificar o injustificável.

Faltam medicamentos, faltam insumos simples como gaze, falta alimentação para médicos, funcionários, pacientes, falta pagamento de diárias aos profissionais da saúde, falta atendimento, falta tudo. Falta, principalmente, respeito com a vida humana. E isso, nos faz deparar com a absurda morte de um senhor de 56 anos, por falta de atendimento médico. Faltam adjetivos para tamanha irresponsabilidade.  Nós estamos acionando o Ministério da Saúde e o Ministério Público do Estado e solicitando a devida apuração deste caso para que os culpados sejam devidamente punidos. Uma sindicância se faz mais do que necessária.

Na segurança, crimes como assaltos e homicídios acontecem em qualquer região e em qualquer horário sem nenhum ‘constrangimento’ por parte dos bandidos. Vale salientar que nestes quase três anos, o Governo Bolsonaro enviou R$ 195 milhões apenas para a segurança pública do RN distribuídos em veículos, coletes, armamentos, munições, etc.

Na Educação, as escolas estaduais passaram 19 meses sem aulas durante a gestão de uma governadora que se diz professora. Algumas, remotas. Outras, nem isso. O retorno das aulas foi autorizado em outubro passado, mas, segundo informações da imprensa local obtidas através da própria Secretaria, cerca de 12 mil estudantes ainda estão com 100% de ensino remoto. Isso, é claro, os que podem ter acesso à internet. Falta estrutura para o retorno de 100% das aulas na rede estadual. O que está faltando? Se a governadora estivesse em solo potiguar, ficaria mais fácil de perguntar ou, por parte dela, buscar sanar a deficiência que vive a educação do RN.

Diante dessa incompetência generalizada, na qual, educação, saúde e segurança estão ruindo, diante dos nossos olhos, a Governadora está viajando para a Europa. O grito do povo potiguar e da oposição ao atual governo ecoa, mas os órgãos fiscalizadores também precisam tomar essa responsabilidade e agir. O resultado dessa sindicância deve ser a responsabilização da gestão, desde a mais alta cadeira do governo. Enquanto isso, o povo vai juntando o respaldo necessário para fazer justiça, nas urnas, em 2022.

General Girão

Deputado Federal/RN

RN e Piauí têm os maiores percentuais de recursos destinados a órgãos ambientais do Brasil

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os estados do Rio Grande do Norte e Piauí destinaram 5% de seus orçamentos estaduais a órgãos ambientais em 2019. Esse é o maior percentual entre as unidades da federação que, em média, direcionaram 1,6% para órgãos dessas áreas.

Os dados são da Pesquisa  de Informações Básicas Estaduais (Estadic) 2020, divulgada hoje (10) pelo IBGE.

No Rio Grande do Norte, os recursos tiveram origem em taxas de licenciamento ou fiscalização (multas, compensação ambiental); instituição ou órgão internacional; e recurso próprio estadual.

Apesar do destaque nacional na destinação de recursos, o RN não possui um fundo estadual de meio ambiente conforme a Estadic 2020. No Brasil, apenas seis unidades da federação possuem um fundo ambiental. No Nordeste, apenas a Bahia respondeu positivamente.

Prioridades

Os temas selecionados como prioritários pelo conjunto de órgãos estaduais potiguares foram: educação ambiental; gestão de recursos hídricos (inclui dragagem e despoluição); e licenciamento ambiental.

Nacionalmente, as unidades da federação apontaram as seguintes prioridades: gestão de recursos hídricos (15 unidades da federação); gestão de recursos florestais (dez UFs); controle de queimadas (nove UFs); fiscalização ambiental (nove UFs); e gestão de resíduos sólidos e perigosos (nove UFs).

Cláudia Santa Rosa lança livro sobre educação

FOTO: DIVULGAÇÃO

A diretora executiva do IDE, Cláudia Santa Rosa convida para o lançamento do seu livro “Aprender com a Escola da Ponte: repensar a educação” nesta quinta-feira, 11 de novembro, das 18 às 20h, no jardim da Escola Estadual de Tempo Integral Dr. Manoel Dantas.

O livro tem origem na tese de doutorado que Cláudia defendeu, na UFRN, a partir da pesquisa realizada na Escola da Ponte, em Portugal. O conteúdo se reveste numa proposta para repensar a educação e diz muito sobre os “segredos” dos trabalhos que ela tem coordenado em escolas, sempre apresentando resultados muito significativos nos indicadores educacionais.

A publicação é uma maneira de partilhar esse conhecimento com quantos tenham interesse de transformar ou fortalecer suas práticas pedagógicas. Lançado pela editora D’Niro, o livro tem 304 páginas e conta com prefácio de Moacir Gadotti, posfácio de José Pacheco e orelhas de Fátima Pacheco.

A Escola fica na Rua Alberto Maranhão, 892, Tirol (esquina com a Av. Prudente de Morais).

Guarda Municipal resgata animais vítimas de maus-tratos nas zonas Sul e Norte de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

O atendimento a ocorrências com animais vítimas de maus-tratos na capital vem se tornando uma rotina durante os patrulhamentos realizados pela Guarda Municipal do Natal (GMN). Mais dois animais magros, doentes e largados sem alimento e água foram encontrados nessa terça-feira (09), pela equipe de Supervisão da GMN. Na maior parte são cavalos utilizados de forma desumana para carregas carroças.

De acordo com informações repassadas pelo subcomandante de Segurança da GMN, Carlos Cruz, o primeiro animal foi localizado pelos guardas municipais nas proximidades da lagoa de captação de águas pluviais do loteamento José Sarney, na zona Norte. O cavalo se encontrava muito debilitado, com feridas expostas no dorso, magro e visivelmente debilitado. “A equipe da Supervisão encontrou o animal amarrado em área pública sem acesso a comida e bebida, sofrendo com fome e sede”, contou.

Os guardas municipais ampararam o cavalo debilitado, acionaram a equipe de socorro da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e iniciaram diligências para tentar localizar o responsável pelo animal. “Foi solicitado ajuda do pessoal do curral municipal que de pronto atendeu ao chamado e fez o recolhimento do animal que será examinado por veterinário. Infelizmente não foi localizado o tutor do animal. Casos assim estão sendo uma constante em nossa cidade”, comentou a comandante da viatura de Supervisão da GMN, Francineide Maria.

Já o segundo cavalo identificado com sinais de maus-tratos foi localizado na Avenida Omar O’grady, na zona Sul de Natal. Nesse caso, o animal estava abandonado e com sinais severos de machucados, sendo resgatado pela guarnição da GMN e conduzido para avaliação e tratamento pela equipe da Semsur.

O crime de maus tratos contra animais é tipificado na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998) mais precisamente no seu artigo 32 que pune o ilícito com detenção de três meses a um ano, e multa. Podendo a pena ser aumentada de um sexto a um terço, devido à morte do animal. Se o crime for cometido contra cães ou gatos a pena sobe para 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda.

Para denúncia de maus-tratos contra animais o cidadão pode acionar a Guarda Municipal do Natal no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), no número 190.