SELO BLOG FM (4)

Categoria: outubro 16, 2021

Decretos criam batalhão da Polícia Militar do RN em Currais Novos e companhia independente em Patu

FOTO: ELISA ELSIE

O governo do Rio Grande do Norte criou um novo batalhão da Polícia Militar no município de Currais Novos, na região Seridó, e uma companhia independente da corporação em Patu, no Oeste potiguar.

O decreto que determina a implantação do 13º Batalhão da PM foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado neste sábado (16).

De acordo com o governo, a área de atuação do 13º BPM vai abranger 12 municípios:

  • Currais Novos
  • Acari
  • Bodó
  • Carnaúba dos Dantas
  • Cerro Corá
  • Equador
  • Florânia
  • Lagoa Nova
  • Parelhas
  • Santana do Seridó
  • São Vicente
  • Tenente Laurentino Cruz.

Ao todo, o batalhão terá três companhias subordinadas a ele: a 1ª em Currais Novos, a 2ª em Parelhas e a 3ª em Lagoa Nova.

A publicação no DOE prevê um total de 421 militares lotados no batalhão, sendo 22 oficiais e 399 praças militares.

Companhia Independente

Outro decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) e pelo secretário de Segurança, coronel Francisco Araújo, também criou uma companhia independente da PM em Patú, no Oeste potiguar.

A 3ª Companhia Independente de Patú prevê a utilização de 271 militares, sendo 13 oficiais e 258 praças.

A área de atuação da 3ª CIPM terá nove municípios:

  • Patu
  • Almino Afonso
  • Frutuoso Gomes
  • Janduís
  • Lucrécia
  • Messias Targino
  • Olho d’Água do Borges
  • Rafael Godeiro
  • Umarizal

A 3ª CIPM também terá três pelotões em sua estrutura, distribuídos no próprio município de Patu, em Janduís e Umarizal.

Concursos

A criação de novas unidades da PM era aguardada desde que a corporação concluiu a formação de mais de mil policiais militares aprovados no último concurso realizado em 2018. Em setembro, a governadora do estado anunciou que autorizou a realização de outra seleção para contratar mais soldados em 2022. A corporação também tem concurso previsto para oficiais e militares da saúde.

Uma lei publicada em julho deste ano também extinguiu a diferenciação por sexo para entrada na PMRN. Até então, o número de mulheres era limitado pelo número de vagas disponíveis na companhia feminina. Agora as mulheres podem concorrer com os homens a qualquer um dos cargos.

Natal cadastra idosos dos acamados para dose de reforço contra covid-19

FOTO: JOANA LIMA

Os responsáveis pelos idosos acamados domiciliados com idade a partir de 60 anos devem realizar o cadastrado do idoso no site https://vacina.natal.rn.gov.br/ solicitando que uma equipe de vacinação da Prefeitura do Natal, através da SMS, realize a dose de reforço da imunização contra Covid-19, a D3.

O cadastro prévio se faz necessário pelo fato de as equipes de vacinação estarem indo aos domicílios e muitos idosos não se encontram em casa, ou seja, não são considerados acamados. Em Natal, nas primeiras fases da campanha, cerca de 3.500 pessoas solicitaram esse tipo de atendimento. Devido à logística ser complexa, a SMS não está fazendo aviso antecipado de quando a equipe vai vacinar, pois considera o aviso prévio desnecessário uma vez que os idosos são considerados acamados.

“A dose de reforço é com o imunizante da Pfizer que exige uma temperatura adequada que dura apenas 6h e cada frasco possui apenas seis doses, então traçar as rotas e verificar se o idoso já completou os seis meses de quando recebeu a D2, exige toda atenção de nossas equipes. Por esse motivo, estamos pedindo o cadastro prévio”, explica o secretário municipal de Saúde, George Antunes.

Para as pessoas que não têm acesso à internet podem ir na Unidade Básica de Saúde mais próxima e solicitar a dose de reforço do acamado domiciliado.

Governo do Estado, Sebrae e Riachuelo promovem festival de brinquedos populares até o final de outubro

FOTO: RAIANE MIRANDA

A Mostra de Brinquedos Populares, montada especialmente no mês de outubro na loja 160 do shopping Midway, em Natal, valoriza o artesanato potiguar, abre um novo mercado para os profissionais envolvidos e ainda resgata o charme das brincadeiras de antigamente. Todas as peças expostas estão à venda e foram confeccionadas por 10 artesãos e artesãs selecionados pelo Programa do Artesanato do Rio Grande do Norte (Proarte), ligado à Secretaria de Estado da Habitação, do Trabalho e da Assistência Social (Sethas). A exposição é realizada através de parceria com o Sebrae-RN e o Instituto Riachuelo.

Em visita à loja na noite dessa sexta-feira (15), a governadora Fátima Bezerra, acompanhada da subsecretária do trabalho, Josiane Bezerra, afirmou que “voltou no tempo em que era criança em Nova Palmeira”, referindo-se ao seu lugar de origem, na Paraíba. Ela elogiou a iniciativa que, além de promover o artesanato potiguar, tem o sentido de resgatar e manter viva a memória e a tradição dos brinquedos infantis, “especialmente do nosso Nordeste”, enfatizou. Devido à procura, a exposição montada para homenagear as crianças foi prorrogada para o final do mês de outubro (iria encerrar no dia 17/10).

A mostra é composta por peças bem diversificadas, confeccionadas nas mais variadas tipologias, tais como casas de madeira, bonecas de pano, fantoches, bichinhos de crochê, carrinhos de madeira e jogos educativos. Todos os brinquedos foram feitos por Carla Baeta, Regia Andrade, André Barbosa, Maria de Lurdes Teixeira, Ledalícia Monis Sodré, Ana Maria Aurélio, Valdir da Silva, Cleber Albertoj Silva de Souza, Joelma Rocha da Costa e John Pontes Gomes. No momento da venda, o valor é remetido diretamente na conta de cada participante.

A visita foi acompanhada pela curadora do festival de brinquedos populares, Graça Leal, coordenadora do Proarte. Ela destacou que a mostra promove aos visitantes uma viagem no tempo. “Preservar os brinquedos populares e manter viva a alma infantil, é a resistência simbólica e cultural que passamos de geração a geração no mundo inteiro, mudando apenas a nomenclatura mas que acima de tudo, nos faz reverberar na alma as nossas humanidades infantis pela vida afora”.

A iniciativa está possibilitando a venda direta do artesanato ao público consumidor, em um centro comercial bastante frequentado pela população natalense e também por turistas, como frisou o consultor técnico do Sebrae-RN, João Hélio. “O objetivo desta Mostra de Brinquedos Populares é manter viva a memória e a tradição das brincadeiras infantis, preservando assim a identidade nordestina, além de gerar renda para os artesãos”, disse. A ação é coordenada pelo setor de Economia Criativa do Sebrae-RN.

Covid mata mais homens que mulheres no Brasil

FOTO: MYKE SENA/MS

Em todas as faixas etárias abaixo de 90 anos, mais homens morreram de Covid-19 que mulheres, segundo levantamento da transparência dos cartórios brasileiros de registros civis e de óbitos. Entre os 40 e 49 anos, por exemplo, a diferença é superior a 50%: 32,5 mil vítimas foram homens e 20 mil mulheres. Dos 60 aos 69 anos, o número de mortes masculinas foi de pouco mais de 76 mil e as femininas, mais de 57 mil.

Até entre as crianças de menos de 9 anos, o número de vítimas do sexo masculino (534) é maior que o número de vítimas femininas (470).

O número de mulheres vítimas fatais da Covid entre 90 e 99 anos é de 18.936. Os homens, 14.450. Acima dos 100 anos são 1.285 contra 683.

Os dados são da Central de Informações do Registro Civil, do CRC Nacional e são atualizadas até o último dia 3 de outubro.

Diário do Poder

Morre em Natal o filho caçula do advogado Paulo Lopo Saraiva

FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Faleceu no final da manhã deste sábado, em Natal, o filho caçula do renomado advogado Paulo Lopo Saraiva, Alexandre Magno Pinheiro Saraiva, 45 anos, que também era advogado e trabalhava no escritório da família.

Alexandre lutava contra um câncer no intestino.

O anúncio foi feito pelo próprio advogado Paulo Lopo, em suas redes sociais.

O velório acontece nesta tarde, no Centro de Velório São José, em Lagoa Seca.

Do Blog do FM, nosso sincero sentimento.

No Facebook, o irmão de Alexandre, o advogado Paulo Lopo Junior publicou a seguinte mensagem ao irmão:

HOMENAGEM AO MEU QUERIDO E ETERNO IRMÃO Alexandre Saraiva

Entre tantas pessoas no mundo , eu fui escolhido para ser seu irmão, hoje você não está mais entre nós, mas nunca me esquecerei de seu rosto, do seu sorriso, do seu jeito leve de encantar a todos, irmão honeste, de caráter ilibado, sem nenhum arranhão. Aprendi tudo com você meu irmão como advogado, hoje sou o que sou na minha profissão graças aos seus ensinamentos, ninguém sabe, mas sem dúvida nenhuma era e será o melhor advogado da FAMÍLIA SARAIVA. Fica com Deus aí, nos encontramos um dia.

Do seu irmão Paulo Lopo Saraiva Júnior para Alexandre Magno Pinheiro Saraiva

EUA reabrem para brasileiros em novembro, mas novos vistos só saem em 2022

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os brasileiros que ainda sonham em passar o final do ano –sem máscara– sob a neve no Times Square ou debaixo de um guarda-sol em Long Beach vão se frustrar se não tiverem um visto válido no passaporte igualmente em dia para ingressar nos Estados Unidos. A abertura do país aos estrangeiros 100% vacinados em novembro tem uma trava natural: o limite da capacidade de trabalho dos consulados norte-americanos.

O Poder360 apurou que o agendamento das obrigatórias entrevistas para a obtenção do visto somente deve começar em meados de novembro. A conversa propriamente dita tem espera mais longa: só em 2022.

Até o início do ano que vem, os consulados devem cuidar dos casos considerados prioritários e das entrevistas suspensas –muitas vezes reagendadas mais de uma vez– desde 29 de maio de 2020. Nessa data, o então presidente Donald Trump proibiu o ingresso de brasileiros devido ao aumento de contaminações da covid no país.

A embaixada e os consulados já começaram a elaborar um plano para atender à demanda reprimida dos brasileiros ansiosos em viajar para os EUA. Há uma semana, foi anunciada a prorrogação da validade da taxa que deve ser paga antes da entrevista.

Poder 360

Empresa aérea Alitalia encerra atividades após 74 anos

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Alitalia encerra 74 anos de história para dar passagem à empresa ITA Airways, nascida de suas cinzas, em um mercado aéreo que luta pela recuperação após as turbulências da pandemia de covid-19.

O primeiro voo da ITA Airways decolou nesta sexta-feira às 6h20 locais (1h20 de Brasília) de Milão com destino a Bari, sul do país, 7 horas após o último pouso da Alitalia, na quinta-feira à noite em Roma, procedente de Cagliari.

Fundada em 5 de maio de 1947, a Alitalia foi o símbolo do milagre econômico da Itália após a Segunda Guerra Mundial e se tornou a sétima companhia aérea do mundo nos anos 1970, antes de entrar em um longo declínio, que se agravou nos últimos anos.

A história da empresa está entrelaçada com a do país: as primeiras comissárias de bordo vieram em 1950, a Alitalia foi a empresa de transporte oficial dos Jogos Olímpicos de Roma-1960 e superou a marca de 1 milhão de passageiros, Paulo VI foi o primeiro papa que voou pela companhia em 1964 e Antonella Celletti, a primeira mulher que pilotou um de seus aviões em 1989.

“Assistimos com profunda tristeza o fim da Alitalia, que era nossa marca nacional, símbolo da história do país”, declarou, emocionada, Laura Facchini, de 47 anos, auxiliar de voo da Alitalia durante duas décadas.

Como tantos outros, ela solicitou, em vão, passar a integrar o quadro de funcionários da ITA como parte da primeira série de 2.800 pessoas contratadas neste ano.

Até 2022 devem ser contratados 5.750 funcionários, de um total de 10.500 da Alitalia.

Exame

Keanu Reeves ‘não é simpático’ e ‘dá entrevista por obrigação’, comenta jornalista

FOTO: REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Conhecido mundialmente pelos filmes Matrix, John Wick e diversos outros papéis icônicos, Kenu Reeves é uma das maiores celebridades de Hollywood. O astro, contudo, não é nada simpático quando se trata de dar entrevistas aos jornalistas, conforme explicou Maria Cândida.

A jornalista realizou diversas entrevistas internacionais ao longo da carreira, inclusive com o astro Keanu Reeves. Segundo Cândida, ela conversou com o ator para o segundo e terceiro filme da franquia Matrix, além de ter a oportunidade de viajar para os sets de filmagem e assistir algumas cenas inéditas.

Em participação no podcast Inteligência Ltda (via Cine Pop), Cândida relembrou as entrevistas com Reeves, e revelou que o astro é muito introspectivo quando de trata de conversar com jornalistas. Ainda, a profissional revelou uma interação desagradável com o astro para o lançamento do filme Constantine (2005).

Segundo a jornalista, ela tinha 10 minutos para fazer a entrevista sobre o filme Constantine, mas Reeves não demonstrava nenhum interesse: “Keanu Reeves não rende na entrevista (…) Queria muito que ele falasse das histórias das motos (…), mas ele só olhava para o lado.”

Revista Rolling Stone