SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 30, 2021

Projeto Rodas da Vida, do ISD, leva cadeirantes ao Solar Ferreiro Torto em Macaíba

FOTO: ASCOM

Pacientes atendidos pela Clínica de Lesão Medular Adulto do Instituto Santos Dumont (ISD) terão a oportunidade, muitos deles pela primeira vez, de visitar o Solar Ferreiro Torto, um dos mais importantes museus do Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira, dia 1º de outubro. A ação é alusiva ao 5 de Setembro, intitulado Dia Mundial da Lesão Medular. A visita visa proporcionar um momento de entretenimento aos pacientes atendidos no Instituto e, mais ainda, chamar atenção da sociedade e dos gestores públicos acerca das barreiras arquitetônicas que impedem a livre circulação dos cadeirantes.

“Faremos uma atividade coletiva com os pacientes seguindo todas as regras de biossegurança, como uso de máscaras e álcool em gel. Durante a visita ao Solar Ferreiro Torto, iremos discutir as dificuldades dos cadeirantes em acessar pontos turísticos, ampliar sua participação social, acessibilidade e outras questões que fazem parte do cotidiano dessas pessoas. Queremos chamar atenção dos gestores públicos para as causas que envolvem as pessoas com limitação de mobilidade. Nosso objetivo é dar visibilidade às pessoas com lesão medular e às suas necessidades para participação social”, destaca a preceptora multiprofissional fisioterapeuta do ISD, Heloísa Britto.

Além dela, desenvolvem o projeto Rodas da Vida através da Clínica de Lesão Medular Adulto ISD, a psicóloga Miliana Galvão, a assistente social Alexandra Lima e a neuropsicóloga Joísa Araújo. Atualmente, cerca de 40 pacientes, de 18 a 60 anos de idade, são atendidos. São homens e mulheres com lesão medular traumática, provocada por arma de fogo ou acidente automobilístico, por exemplo; adquirida por doença através de infecções, tumores; ou congênita, como é o caso da mielomeningocele.

História

A visita ao museu é fruto de uma parceria do Instituto Santos Dumont com o Solar Ferreiro Torto. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da rica história do município de Macaíba, seu passado glorioso com figuras como Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, político e inventor do dirigível Pax, nascido no município em 1864. Além da poetisa Auta de Souza, autora do livro de poemas Horto.

O museu Solar Ferreiro Torto está localizado nas proximidades do Rio Jundiaí. Antigamente, era a sede do Engenho do Ferreiro Torto. O prédio foi edificado no século XVII, recebendo então a denominação de Engenho Potengi, constituindo-se no segundo engenho de cana-de-açúcar do Rio Grande do Norte.

O local foi cenário de inúmeras batalhas envolvendo colonos holandeses, portugueses, índios e escravos africanos. O prédio chegou a ser praticamente destruído. Somente no Século XIX, em 1845, foi reformado e recebeu a atual denominação de Solar do Ferreiro Torto, servindo como moradia para muitas famílias nobres da cidade.

De acordo com Aécio Pereira, filho de Bruno Pereira (antigo proprietário do estabelecimento), o nome Ferreiro Torto foi inspirado por um coqueiro muito alto e torto que existia nas proximidades da construção, sendo que, perto da árvore, um ferreiro tinha uma tenda onde atendia viajantes que precisavam fazer manutenção das ferraduras de seus animais. Essa narrativa é apresentada no livro “O Giramundo”, de autoria de Aécio Pereira.

Durante muito tempo, o local serviu de moradia e até que no final da década de 70 do Século XX foi transformado em museu de arte sacra, passando a ser mantido pela Fundação José Augusto. No mesmo período, o Solar Ferreiro Torto tombou e restaurou o antigo palacete colonial.

Na década de 80 do mesmo século, o prédio foi novamente reformado e adaptado para funcionar como sede do Poder Executivo Municipal. Desse modo, o Ferreiro Torto foi a sede da Prefeitura de Macaíba no período de 1983 a 1989.

Em seguida, o prédio foi transformado em museu municipal. Mas, pouco tempo depois foi fechado. O Solar foi reinaugurado no mês de abril de 2003, reunindo uma grande exposição de fotografias que retratam a História de Macaíba e de filhos ilustres que foram destaque na sociedade local.

Hoje, o local recebe visitas frequentes de pesquisadores de História e de Ciências Biológicas, grupos de estudantes, famílias e turistas em geral oriundos de várias partes do Estado, do país e do mundo. O Solar Ferreiro Torto é cercado por um trecho preservado de Mata Atlântica, vegetação típica da área litorânea do Brasil. Ao seu redor, existem diversas trilhas ecológicas que o visitante pode aproveitar, além de apreciar a vista do Rio Jundiaí. Portanto, o espaço é ideal para quem gosta de História e Meio Ambiente.

Poço de Pedra recebe nova linha do transporte público a partir desta segunda-feira (4); Golandim, Jacobina e Olho D’água do Chapéu também serão beneficiadas

FOTO: DIVULGAÇÃO

O transporte público municipal, o interbairros, de São Gonçalo do Amarante/RN, um dos únicos licitados no Rio Grande do Norte, vai contar com novas linhas para atender a população da zona rural. A partir da próxima segunda-feira (4), três novas rotas vão melhorar o deslocamento dos moradores do município. Também será reativada, em caráter experimental, linha do Golandim a Jardim Lola.

Na zona rural, as linhas criadas são de Poço de Pedra, com horários que vão das 5h às 19h25; a de Olho D’água do Chapéu via Jardim Lola, com três horários de funcionamento, às 6h, 12h e às 18h; e a linha de Jacobina, que funcionará inicialmente em caráter experimental. Já a do Golandim a Jardim Lola, terá ônibus a cada uma hora, o primeiro saindo às 6h e o último, às 21h.

“Esses horários foram discutidos com os moradores, para que eles atendam as demandas de cada localidade, garantindo um transporte seguro e de qualidade a todos”, destaca Edmilson Gomes, diretor do Demutran.

Rafael Motta comemora proibição de sacrifício de animais saudáveis

FOTO: SERGIO FRANCÊS

O Congresso aprovou e a partir da sanção do presidente da República nos próximos dias fica proibido o sacrifício de cães e gatos saudáveis apreendidos por centros de controle de zoonoses e canis públicos em todo o país. O PL 6610/2019 aprovado nesta quarta-feira, 29, prevê que animais apreendidos sejam destinados para associações de proteção animal a fim de serem encaminhados para adoção. O extermínio só será permitido em caso de doença contagiosa que coloque em risco a saúde pública ou de doença grave incurável.

O deputado federal Rafael Motta (PSB), comemorou a aprovação nas redes sociais e ressaltou a importância de medidas de apoio para os protetores, que ganham uma nova responsabilidade.

“O nosso mandato foi pioneiro na destinação de emendas parlamentares para entidades de proteção, reconhecendo o grande papel que elas exercem para a sociedade ao cuidar desses animais abandonados. Nesse ano, destinamos R$ 800 mil para a causa animal e vamos ampliar essa luta para atender às novas necessidades”, afirmou.

Os recursos foram destinados para manutenção de atividades de ONGs protetoras de animais, aquisição de castramóveis para prefeituras e manutenção do Hospital Veterinário da Ufersa.

VÍDEO: Incêndio é controlado na Praça de Alimentação do Natal Shopping; Corpo de Bombeiros participou da ocorrência

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um incêndio registrado na tarde desta quinta-feira(30) na praça de alimentação do Natal Shopping foi controlado.

A origem do incêndio teria sido uma das lojas pertencentes ao complexo. O Corpo de Bombeiros foi enviado ao local para controlar o incêndio.

Com informações do Blog do BG

Parceria da Prefeitura com Sebrae leva Loja do Empreendedor à zona Norte

FOTO: JOANA LIMA

O prefeito Álvaro Dias e o secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, receberam nessa terça-feira (29) a visita do representante do Sebrae, Everton Lucena, analista técnico da Agência Sebrae da Grande Natal, para detalhar o evento Sunset Zona Norte. A ação pretende valorizar os novos negócios desta região da capital e antecipar a chegada da Loja do Empreendedor da zona Norte, que está sendo instalada em parceria com a Prefeitura de Natal.

O Sunset Zona Norte será realizado no dia 5 de outubro, às 17h, no Norte Shopping, com inscrições confirmadas de cerca de 300 empreendedores, que irão dispor de uma série de palestras, além da apresentação de cases de empresas de sucesso da região e música. O evento vai apresentar trajetórias inspiradoras de empresários, incluindo a do cantor Amazan, que fará show durante o evento. A abertura será no palco Sunset e logo em seguida está programado o Meetup Empreendedor, com a participação dos empreendedores Deborah Sayonara (Matersol), Carlos André (André Rações) e Amanda Nascimento (Kenko Sushi), com mediação de Frederico Fonseca e participação especial de Matheus  Angelo. Além de Amazan, haverá ainda uma programação musical com a dupla Sax In The House, que vai comandar o lounge experience.

O prefeito Álvaro Dias reforçou a importância da parceria com o Sebrae/RN para abrir a Loja do Empreendedor numa região que concentra 26% das micro e pequenas empresas de Natal. “Essa loja vai estimular, orientar, esclarecer e apontar os melhores caminhos a serem seguidos por quem deseja enveredar pelo meio empresarial”, disse o prefeito. O coordenador da futura Loja do Empreendedor lembrou que o evento vai inspirar pessoas a tocar e crescer em seus negócios. “Nada melhor que falar em empreender do que contar histórias que motivem outras pessoas e promover um espaço que vai impactar os negócios da região”, disse Everton.

Marcada para inaugurar em outubro, a Loja do Empreendedor será um espaço de atendimento para aqueles que querem abrir seu próprio negócio e para os que já possuem um empreendimento. O espaço vai funcionar com equipes das secretarias municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Vigilância Sanitária Municipal, Planejamento, além de apoio e orientação dos técnicos do Sebrae/RN.

Permissão para construção em área não edificante de Ponta Negra não vai tirar vista do Morro do Careca, diz secretário

FOTO: RAFAEL DUARTE

Uma das mudanças apresentadas na proposta de revisão do plano diretor de Natal, entregue pela prefeitura nesta quarta-feira (29) à Câmara Municipal, é o fim da área não edificante em um espaço de nove quadras às margens da avenida Roberto Freire, em Ponta Negra, na Zona Sul de Natal. Com isso, imóveis poderão ser construídos no setor.

Em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, nesta quinta-feira (30), o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita, defendeu a mudança e declarou que ela não causará impactos na vista do Morro do Careca e do entorno, para quem está na avenida Roberto Freire. Veja a entrevista completa no vídeo acima.

“O que está mudando é a área não edificante, aqueles terrenos particulares de 9 quadras que vão da rotatória perto da Rota do Sol até a rotatória da Via Costeira. Vai permitir se edificar, vai poder ter construções, mas toda e qualquer construção limita-se ao nível da Roberto Freire. Nenhum centímetro a mais. Aquilo que motivou a transformar toda aquela área em não edificante, que foi a paisagem do Morro do Careca e seu entorno, está completamente garantida”, declarou.

Segundo o secretário, as construções poderão ser inclusive subterrâneas, mas não poderão passar a altura da avenida. A ideia, de acordo com ele, é que a área seja utilizada principalmente pelo setor turístico, com construções de pousadas e restaurantes.

Prédios na Redinha

Outra mudança proposta na revisão, é a permissão para construção de prédios com até 10 andares – ou 30 metros – na região da praia da Redinha, na Zona Norte de Natal. Pelo plano em vigor atualmente, as construções na região podem ter até 7 metros de altura.

De acordo com o secretário, houve sugestões para permissão de prédios com até 90 metros de altura, porém, a proposta intermediária foi que saiu vencedora nas discussões da conferência para formulação do plano. Ele também defendeu que a mudança não causará impactos negativos na região.

“Não tem interferência direta nem na ventilação nem no sombreamento na praia”, defendeu o secretário.

A autorização sobre o aumento do gabarito dos prédios teria se fundamentado em dados da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), que garantem que a área terá infraestrutura de drenagem que vai permitir um maior adensamento populacional na região, segundo explica.

“Há a construção da estação de efluentes do Jaguaribe, que vai poder tratar esgoto de 800 mil pessoas na Zona Norte. Hoje a região tem cerca de 350 mil pessoas. Então a Zona Norte pode dobrar e mesmo assim tratar todo o esgoto”, declarou Mesquita.

Ainda de acordo com o secretário, a mudança ocorre apenas na Zona Norte e não houve proposta de mudança na altura permitida para os prédios desde Ponta Negra até a Praia do Forte. Segundo ele, essas áreas já são regulamentadas por leis próprias.

Via Costeira

Porém, o gestor ressaltou que a orla também poderá ganhar mais construções, e de menor porte, na Via Costeira. Isso porque atualmente apenas empreendimentos com lotes de 5 mil a 30 mil metros quadrados podem ser construídos na região. O novo projeto prevê a redução do lote mínimo para 2 mil metros quadrados.

“Só se viabiliza empreendimento de grande hotéis, capital necessário de mais de R$ 100 milhões. A proposta é de reduzir o lote mínimo para 2 mil metros quadrados e aumentar a taxa de ocupação de 60% do lote. Na teoria, nós vamos democratizar o solo. Pequenas pousadas, restaurantes, boates, de menor investimento serão possíveis. Essa é a esperança nossa, para transformar aquela região em uma área de convivência, de fato, para o natalense e o turista”, disse.

Entorno do Parque das Dunas

Por fim, o secretário também falou sobre o aumento do gabarito para construções de prédios mais altos em bairros no entorno do Parque das Dunas.

De acordo com ele, no plano diretor atual, não existe critério técnico claro que explique porque no conjunto dos professores e em Potilândia, por exemplo, haja um limite rigoroso de gabaritos, enquanto outros bairros como Tirol e Petrópolis, que também ficam no entorno do parque, não têm.

“A própria UFRN pediu a mudança no gabarito, porque isso estava dificultando a expansão da universidade”, argumentou. “Não há nenhum apontamento que a ventilação de Natal será interrompida se você aumentar o gabarito nessa região, até porque os ventos que sopram no nosso litoral são fortes, constante e altos”, disse.

O titular de Meio Ambiente e Urbanismo ainda defendeu que o plano é equilibrado, porque “mantém todas as restrições sociais e ambientais, mas incentiva as áreas que têm potencial de construção”.

Mesquita declarou que 34% do território da cidade são de zona de proteção ambiental, o que impede ou limita construções. Outros 8% são áreas de preservação permanente e outros 10% são de áreas de risco.

G1RN

RN deve ter 8,5 mil contratações temporárias para o final de ano, prevê Fecomércio

FOTO: DIVULGAÇÃO

O segundo semestre será animador para o mercado de trabalho potiguar. A Fecomércio RN prevê a criação de 8.500 empregos temporários para o final do ano, abastecendo o comércio que será movimentado com as vendas no Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Entre os meses de setembro a dezembro, são previstas cerca de 10% a mais de contratações do que no ano passado, quando 7.764 pessoas foram empregadas no mesmo período, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), analisados pelo Instituto Fecomércio.

“Esses números confirmam a nossa expectativa positiva para o segundo semestre. Outro dado animador para a economia potiguar é a recuperação de empregos formais. Até agosto deste ano, segundo dados do Caged, o saldo no mercado de trabalho com carteira assinada do Rio Grande do Norte é de 23,9 mil, enquanto que nos primeiros oito meses de 2020 o saldo era negativo de 11,6 mil vagas”, afirmou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

No Comércio, foram -3.208 empregos entre janeiro e agosto do ano passado contra +5.744 no mesmo período deste ano, um saldo de +2.536 postos de trabalho. No setor de Serviços, nos oito primeiros meses de 2020 e 2021, foram -6.313 e +11.285, respectivamente, um saldo de +4.972.

Sobre as vendas, especificamente no varejo, foi registrado um crescimento de 9,5% em julho. “Nossa expectativa é que possamos fechar o ano com um crescimento das vendas de 5% a 7%”, disse Queiroz.

Receita Federal e PRF deflagram operação no Alecrim e apreendem produtos irregulares

FOTO: DIVULGAÇÃO/PRF

A Receita Federal de Natal, com apoio logístico da Polícia Rodoviária Federal, deflagrou, nesta quinta-feira (30), a operação ‘Rosmarinus’, em combate ao contrabando e venda de mercadorias irregulares no bairro do Alecrim, maior centro comercial de Natal. Ao todo, a ação teve como algo 15 lojas, distribuídas nas avenidas Presidente Quaresma, Coronel Estevam, Leonel Leite e Presidente Bandeira.

Para a operação, estão atuando 40 servidores da Receita Federal, sete motoristas e seis equipes da Polícia Rodoviária Federal, totalizando dezesseis policiais no apoio à operação. De acordo com a PRF, as lojas são de médio porte da região do Alecrim, que se dedicam precipuamente à comercialização de mercadorias falsas.

Devido à proximidade do dia das crianças, as mercadorias alvo são em sua maioria brinquedos contrafeitos (falsificados/piratas), mas também serão retidas roupas, bolsas, sapatos, eletrônicos e acessórios piratas e descaminhados, ou seja, quando alguém sonega uma parte ou todo os tributos devidos pela entrada, saída ou consumo de determinada mercadoria.

Também estão participando da operação, em parceria, escritórios de advocacia que representam diversas marcas. Como explicou a PRF, estes escritórios, além de prestar apoio operacional e jurídico durante a operação, se encarregam de efetuar os laudos constatando a falsidade das mercadorias.

As principais irregularidades que estão sendo encontradas pela Receita nos estabelecimentos comerciais são a falta de selo de garantia do Inmetro nos brinquedos, indícios de contrafação, quando o produto é falsificado e vendido em preço abaixo do valor da marca, além de importações ilegais.