SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 2, 2021

Escola de Natal homenageia Câmara Cascudo com nome em auditório moderno voltado para atividades culturais

FOTO: DIVULGAÇÃO

O nome do maior folclorista brasileiro, o potiguar Luís da Câmara Cascudo, foi escolhido para batizar o auditório da nova sede do ensino fundamental II da Maple Bear Natal. A inauguração oficial aconteceu na última terça-feira, 31 de agosto, mês em que se comemora o Dia do Folclore.

O espaço, amplo e moderno, vai servir para reuniões, seminários, eventos, apresentações culturais e atividades com pais e alunos. A decisão de homenagear um dos maiores estudiosos da cultura popular veio como forma de resgatar a sua memória e eternizar uma das maiores personalidades do Rio Grande do Norte. “É também uma forma das novas gerações conhecerem a grande contribuição que Câmara Cascudo deu para as nossas manifestações culturais”, disse Eduardo Bezerra, diretor de marketing da escola.

A inauguração contou com a presença de duas netas do folclorista: Daliana Cascudo, que é presidente do Instituto que leva o nome do seu avô, e Camilla Cascudo. Daliana agradeceu a homenagem em nome de toda a família.

“Confesso a emoção de minha irmã Camilla, ao ser comunicada pela direção do Maple Bear Natal sobre esta homenagem à memória cascudiana, através da aposição do nome de Luís da Câmara Cascudo, nosso avô, no auditório da escola. Sua emoção foi intensificada pelo fato de suas duas filhas, Cecília e Lavínia, serem alunas da escola. Que Luís da Câmara Cascudo seja uma fonte constante de inspiração para todos os alunos, pais, professores e colaboradores, frequentadores deste espaço de ensino – aprendizagem”, declarou Daliana.

“A intenção é estreitar essa relação da escola Maple Bear Natal com o Instituto Câmara Cascudo, tendo um calendário anual de eventos sobre Câmara Cascudo, promovendo a formação de professores e desenvolvendo novos projetos que enriqueçam culturalmente a nossa escola e o Instituto”, disse Eduardo Bezerra.

Também estiveram presentes na inauguração o diretor administrativo, Marcelo Freitas, e as diretoras das unidades do ensino fundamental Carolina Bezerra, e do ensino infantil, Julyana Freitas. Na oportunidade, os pais dos alunos do ensino fundamental II puderam conhecer com mais detalhes as novas instalações, que já estão em funcionamento, mas, por conta das restrições impostas pela pandemia, ainda não haviam sido visitadas. A direção aproveitou para realizar uma apresentação para os pais sobre o planejamento das atividades escolares e sobre a metodologia de ensino canadense.

TRE-RN inicia julgamento da elegibilidade do prefeito de Canguaretama

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Corte Eleitoral do Rio Grande do Norte iniciou na sessão desta quinta-feira, 2, o julgamento da elegibilidade do prefeito de Canguaretama, Wellinson Carlos Dantas Ribeiro. Ele concorreu e foi eleito na Eleição Municipal de 2020, mas o diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista entrou com recurso contra a expedição do diploma eleitoral concedido ao gestor municipal.

O PDT de Canguaretama apontou que uma condenação criminal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região contra Ribeiro, pela prática de crimes contra a fé pública e crime de responsabilidade, o tornaria inelegível.

No julgamento, a relatora do processo, Juíza Adriana Magalhães, votou pelo provimento do recurso do órgão partidário, declarando o prefeito inelegível, e a consequente cassação dos diplomas de Ribeiro e da vice, Maria de Fatima Moreira, além da realização de nova eleição para prefeito no município.

“Importa rememorar que o recorrido foi condenado criminalmente pelo juízo da 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte como incurso nas penas do artigo 305 do Código Penal e artigo 1º do Decreto-Lei 201 de 1967”, destacou a relatora em seu voto.

Indústria cloroquímica avalia instalação de fábrica no RN

FOTO: DANIEL HERRERA

O secretário Jaime Calado e equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN (Sedec) receberam na manhã desta quinta-feira (2) uma visita de Maurício Russomanno, presidente e CEO da Unipar. A empresa do ramo cloroquímico possui duas fábricas no Brasil, no estado de São Paulo,  e uma na Argentina, e estuda instalar uma nova unidade no Rio Grande do Norte para expandir atividades e atender ao mercado do Nordeste.

Russomanno explicou que esteve ontem (1) visitando Guamaré para avaliar a possibilidade de instalação de uma unidade fabril no município do litoral norte potiguar. Entre os produtos da empresa, destacam-se a soda cáustica e o cloro, resultantes de um processo químico que utiliza água, sal e energia elétrica, todos insumos abundantes nos terrenos visitados.

“Estamos olhando lugares no Nordeste onde estão disponíveis esses insumos, essas matérias-primas, onde tenha uma boa logística para escoar a produção e que tenha também o suporte do governo para facilitar esse processo de instalação de uma nova unidade”, explicou o CEO.

Além disso, a Unipar estuda a possibilidade de implantação de uma fábrica de PVC, a exemplo das duas unidades que já possui no Brasil e Argentina. O projeto, no entanto, dependeria de uma grande quantidade de gás natural, que, combinado ao cloro, produz o material largamente utilizado no mercado de construção civil. Os técnicos da empresa já estão em contato com a Potigás para verificar também essa possibilidade.

O secretário Jaime Calado exaltou os programas de incentivo que favorecem a instalação da fábrica no RN, especificamente o Proedi e RN Gás Mais. “O incentivo para a indústria cloroquímica é o maior previsto na lei do Proedi, porque é estratégico para o estado. Temos atualmente a melhor política de incentivos do país”, esclareceu o secretário.

Empresa brasileira com 50 anos de história, a Unipar é a maior produtora de cloro e soda cáustica da América Latina, produzindo 600 mil e 550 mil toneladas de cada produto, respectivamente, e emprega 1.400 colaboradores altamente qualificados. Além disso, desenvolve projetos sócio-ambientais, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades e sustentabilidade no entorno de suas fábricas.

Sesc RN oferece descontos para quem tomou 2ª dose da vacina

FOTO: DIVULGAÇÃO

Segundo dados do início de setembro, divulgados no portal RN + Vacina, 932 mil pessoas no estado completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. O percentual corresponde a 35% do público-alvo da campanha, que contempla pessoas maiores de 18 anos. 

Diante do ritmo lento da vacinação aliado ao compromisso em oferecer saúde aos potiguares, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte, Sesc RN, instituição do Sistema Fecomércio RN, lança uma campanha de descontos especiais para quem comprovar que completou o esquema vacinal (2ª dose ou dose única).

A iniciativa fica disponível de 03 a 10 de setembro e os clientes deverão procurar as Centrais de Relacionamento para fazer uso do benefício. Os descontos variam de 10% a 15% nas mensalidades de setembro das modalidades esportivas, bem como uma avaliação gratuita de bioimpedância, exame realizado em balanças especiais que avaliam a densidade corporal do indivíduo. Caso a mensalidade de setembro esteja quitada, a redução do valor será aplicada no mês seguinte. 

Esportes Sesc RN

São 10 modalidades diferentes oferecidas nas unidades Sesc RN, para todos os público e faixas etárias com turmas presenciais e on-line. Os nossos associados contam com uma estrutura moderna e preços diferenciados. Saiba mais no www.sescrn.com.br

Secretário de Fátima admite possibilidade de reajuste salarial para servidores

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com a arrecadação em alta nos últimos meses, mesmo diante da pandemia, os servidores estaduais começam a pressionar o governo do RN por reajustes salariais. O secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier, confirmou que houve um sobressalto na arrecadação estadual e falou sobre a possibilidade de recomposições salariais para os servidores.

Em entrevista ao Hora Extra da Notícia, da 91.9 FM, o secretário reconheceu, nesta quinta-feira (02), que há categorias profissionais que estão há 11 anos sem reajuste, sendo essa classe trabalhadora a que recebe menos e a que mais sofre com a inflação que corrói o poder aquisitivo.

Carlos Eduardo Xavier afirmou que o governo está “atento” a essa pauta, mantém um diálogo aberto com o fórum de servidores e que no momento oportuno a gestão estadual “vai tratar esse tema, que é sensível e, sim, a gente reconhece que esse pleito é cabível por parte, principalmente, dos servidores que ganham menos aqui no Estado”.

Portal Grande Ponto

Pré-candidato a governador diz que PT “só traz insegurança ao RN”

FOTO: DIVULGAÇÃO

A sequência de crimes que tem sido registrada em Natal e nas cidades do interior do Estado tem chamado a atenção também do mundo político. Pré-candidato a governador, o deputado federal Benes Leocádio (Republicanos) disse que a gestão do PT contribui para o aumento da insegurança.

“Todos nós pedimos socorro, chega de violência. O Governo do PT só traz insegurança. É preciso urgentemente a apresentação de um plano de reação das forças policiais com o objetivo de conter a criminalidade que tem tomado conta de todas as regiões do Estado”, disse o parlamentar.

Ainda de acordo com Benes, próximo de completar três anos, o Governo Fátima Bezerra (PT) já deveria ter um planejamento para o setor de segurança, que tem recebido grandes investimentos de recursos federais. “Mas mesmo com todo o dinheiro que tem chegado do governo Bolsonaro, com as novas viaturas e equipamentos, a atual gestão parece perdida e fica assistindo ao povo potigusr ser feito refém da bandidagem”, completou.

Portal Grande Ponto

Licenciamento ambiental do RN tem saldo positivo no mês de agosto

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema finalizou mais um mês com a produção positiva no licenciamento ambiental do Rio Grande do Norte. Segundo levantamento feito pela equipe do Cerberus, sistema que gerencia o licenciamento do órgão, apontou que 356 licenças foram concluídas ao final do mês de agosto, e 578 novos processos foram formados no órgão ambiental. Além disso, também foram emitidas 24 autorizações de flora e 22 autorizações de fauna.

Sobre o contínuo crescimento desse número, o diretor técnico do Idema, Werner Farkatt, falou sobre os mecanismos administrativos, investimentos no campo tecnológico e modernização para dar mais celeridade às análises dos processos e emissão de licenças ambientais. “Enquanto diretor técnico gostaria de parabenizar a equipe do Idema que não mede esforços para alcançar as metas. Cada colaborador demonstra, diariamente, ser um elemento valioso e indispensável nesta conquista”, disse.

Para o assessor técnico do Idema, Josivan do Nascimento, “temos supervisores de setores de Licenciamento, desde o início da gestão, dedicados, experientes, qualificados e comprometidos. Os setores de apoio também merecem destaque neste momento, como o de Geoprocessamento e do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que têm atuado fortemente para auxiliar em nossas análises”, comentou o assessor.

O chefe da Central de Atendimento (CAT), Geyson Galvão, comemora o saldo positivo do último mês, mas afirma que ainda há muito que ser feito nos próximos. “No âmbito dos processos formados, os quais competem exclusivamente à Central de Atendimento do órgão, em nome de toda a equipe, agradeço o reconhecimento e parabenizo o empenho da equipe. Essa é mais uma conquista de todo o Idema. O mês de setembro chegou e com ele muitos desafios virão e muitas realizações também. Seguiremos firmes e motivados”, comentou Geyson.

Segundo o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, a gestão continua reforçando medidas com responsabilidade e seriedade no intuito de atrair investidores e fortalecer a economia do Estado: segurança jurídica, transparência, trabalho integrado, informação, metas, revisão de procedimentos, são algumas das medidas adotadas.  “O Instituto conduz de forma criteriosa o licenciamento ambiental dos processos que chegam ao órgão, estudos e relatórios específicos de impacto ambiental, mas tendo entre as premissas o diálogo com o empreendedor, com os pequenos produtores, investidores, aliando o desenvolvimento econômico e sustentável do Rio Grande do Norte”, finalizou o diretor-geral.

Ainda de acordo com Leon Aguiar, a abertura de novos processos também demonstra a retomada econômica de diversos setores da economia, o que é também um indicador muito positivo para o Estado.

Economia: RN se consolida como maior exportador de atum do Brasil

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com a pandemia do coronavírus e as restrições das atividades econômicas em muitos países, o Rio Grande do Norte se destacou ainda mais nas exportações de atum nos últimos tempos, por ser um dos peixes mais demandados pelos consumidores internacionais.  Em 2021 a produção potiguar – até o fim do mês de julho – foi de 2.500 toneladas. Desse total, 1.700 toneladas foram para exportação, principalmente para os Estados Unidos.

Atualmente 70% das capturas da pesca industrial – atum, meca e lagosta – no RN vão para exportação e 30% ficam no mercado interno. De 1 de Janeiro a 31 de Julho de 2021 a produção gerou um montante de aproximadamente US$ 20 milhões de dólares. 14 milhões   dos peixes e 6 milhões das lagostas. No ano passado a produção total representou um faturamento de aproximadamente 9 milhões de dólares. Ou seja, nesse ano o  desempenho foi 2 vezes melhor que em 2020.

A evolução no setor no RN é explicada diante do aumento de empresas de pequeno e médio porte com o crescimento de embarcações trabalhando especificamente na pesca do atum.   Uma dessas é a Martuna Pescados, empresa potiguar, que atua no mercado há quatro anos, com uma produção média de 10 toneladas por mês. O empresário Marcelo Martini admite que os resultados desse ano o surpreenderam. “A produção foi sensacional e a procura também. Trabalhamos duro, mas conseguimos gerar empregos, mesmo em meio a uma pandemia, e diante de uma forte crise econômica. Hoje, temos 20 colaboradores e, além de exportar para os EUA, também comercializamos para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte”, destaca.

A MARTUNA

A empresa faz a captura e o beneficiamento e comercializa pescados nobres. A pesca é feita pela modalidade Espinhel Horizontal, tendo como foco a pesca oceânica – de forma sustentável. Os barcos são equipados com tecnologia de última geração, operando na zona econômica exclusiva brasileira, como também em águas internacionais.

SOBRE A PESCA NO BRASIL

Com o esgotamento dos recursos pesqueiros costeiros, a principal alternativa para o desenvolvimento do setor pesqueiro nacional, excetuando-se a aqüicultura, reside na pesca oceânica, voltada para a captura de atuns e peixes afins. Tanto que mesmo com entraves, como falta de mão-de-obra especializada, tecnologia e embarcações adequadas, ainda existem vantagens para essa modalidade. Entre elas, a localização geográfica. As frotas operando a partir de portos brasileiros alcançam cardumes mais rapidamente, enquanto que países com tradição pesqueira, como Japão, Taiwan, Coréia, Espanha e Portugal são obrigados a viajar mais de 20.000 km para atingir áreas de pesca.