SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 28, 2021

Governadora Fátima Bezerra promove 466 agentes da segurança Pública

FOTO: RAIANE MIRANDA

A governadora Fátima Bezerra assinou, nessa sexta-feira (27), atos de promoção de 466 agentes da segurança pública, sendo 399 praças e 44 oficiais da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e 23 promoções entre oficiais e praças do Corpo de Bombeiros. O decreto com as promoções será publicado amanhã, sábado (28), no Diário Oficial do Estado. Desde o início da gestão da governadora já foram realizadas 8.090 promoções, em reconhecimento e valorização da Segurança Pública do Estado.

“Isso é incentivo, tanto do ponto de vista salarial, como do profissional. Eu fico feliz porque nós temos feito todo o esforço para dar à Segurança Pública a prioridade que ela merece. E não é com discurso, é com atos concretos como esses. Valorização e respeito pelo papel tão importante dos agentes de segurança”, afirmou a governadora Fátima.

As promoções dos 399 praças foram de sargento a subtenente, entre homens e mulheres, e a promoção dos 44 oficiais teve a inclusão de 7 mulheres, tanto do quadro combatente quanto do quadro médico.

Quanto aos bombeiros, já foram ultrapassadas as 500 promoções somente no atual governo, sendo assim “quase todo o efetivo do Corpo de Bombeiros Militares promovido na gestão da governadora”, pontuou o coronel Monteiro Júnior, comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN.

“No dia de hoje, foi promovida uma coronel, o último posto da polícia militar, e as demais oficiais também são oficiais superiores, que é o posto mais alto da corporação. Então a governadora valorizou a lei que enviou para a Assembleia, unificando e universalizando a entrada das mulheres nos quadros da Polícia Militar”, declarou o coronel Araújo, Secretário de Estado da Segurança Pública, fazendo referência à Lei Complementar Nº 683, de 28 de julho de 2021, que assegura a igualdade de acesso às vagas, entre homens e mulheres, nos próximos concursos da PM RN.

“Seu programa de governo está sendo, mais uma vez, cumprido, pois na Política Estadual de Segurança Pública que construímos no ano passado e na discussão do Plano, essas promoções são, na prática, valorização profissional. Motivar todo o efetivo para prestar, cada vez mais, o serviço de qualidade na área de segurança pública”, disse o vice-governador Antenor Roberto ao se dirigir à governadora.

O comandante da Polícia Militar-RN, coronel Alarico Azevedo, enfatizou que essas promoções são um marco na gestão da governadora que só nos quadros da polícia militar totalizam mais de 7.600. E ainda lembrou da Lei de Reestruturação da Polícia Militar, aprovada no mês passado. “A Lei reajustou todos os nossos quadros já existentes, distribuindo melhor nosso efetivo dentro do território no estado do Rio Grande do Norte. Ou seja, melhora a gestão e o trabalho da segurança pública, vez que melhora o desdobramento da tropa no terreno, interiorizando a segurança e atingindo as pessoas mais distantes da capital”, finalizou para complementar que a valorização profissional junto com a gestão planejada possibilita a maior ascensão de agentes de segurança na história do Rio Grande do Norte.

Pequenos negócios são responsáveis pelo aumento de empregos no RN em julho

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os pequenos negócios foram os maiores responsáveis pelo desempenho positivo na geração de emprego no Rio Grande do Norte durante o mês de julho. Juntas, as microempresas e empresas de pequeno porte abriram 3.403 novas vagas com carteira assinada, que representam 74,3% dos 4.578 postos de trabalho abertos no mês passado. O número é quase o triplo dos novos empregos abertos pelas médias e grandes empresas potiguares no último mês, quando essas organizações tiveram um saldo de 1.146 novos postos de trabalho criados.

A análise está na publicação Mapa do Emprego no RN, elaborada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte,  tendo como base os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em julho, pelo segundo mês consecutivo, o saldo de emprego formal no Estado  ficou acima das 4,5 mil vagas criadas, uma redução de apenas 2,7% em relação ao mês anterior.

O ritmo de contratações nas empresas de menor porte segue no azul desde o início deste ano e, com exceção de abril quando foi registrado um déficit de 184 vagas no estado, foram as empresas desses dois portes que seguraram o saldo de emprego, compensando a estagnação ou o déficit de postos de trabalho verificados nas médias e grandes companhias. Até agora, os pequenos negócios contrataram 20.708 trabalhadores a mais, entre janeiro e julho deste ano, e acabaram compensando as 4.090 vagas perdidas pelas médias e grandes empresas no período, deixando o saldo acumulado do ano positivo em 16.804 novas vagas abertas no Rio Grande do Norte.

De acordo com a análise do Sebrae, atualmente, o Rio Grande do Norte conta com uma massa de 449.045 trabalhadores contratados com carteira assinada, resultante de 15.902 demissões contra 11.324 desligamentos ocorridos no mês de julho. A quantidade de pessoas empregadas formalmente no Rio Grande do Norte é o quinto maior estoque de vagas do Nordeste. A posição em relação ao saldo em julho é a mesma na região, ficando à frente de Alagoas, Paraíba, Piauí e Sergipe.

De acordo com o Mapa do Emprego, as oportunidades de novos empregos formais no sétimo mês do ano surgiram principalmente nos municípios de Natal (2.042), Mossoró (676), Apodi (287), Parnamirim (206) e Baraúna (168). No ranking das cidades onde houve mais demissões, a liderança do maior número de desligamentos no mês ficou com Pedra Grande (-112), seguida de Canguaretama (-79), Coronel João Pessoa (-71), Caiçara do Rio do Vento (-56) e Arêz (-49).

Desde janeiro do ano passado, o uso do Sistema do Caged foi substituído pelo eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) para as empresas, o que traz diferenças na comparação com resultados dos anos anteriores a 2019.

Portal 98 FM

Natal tem terceiro caso confirmado com a variante Delta do Coronavírus

FOTO: JOANA LIMA

O Departamento de Vigilância em Saúde da SMS Natal confirma terceiro caso de pessoa contaminada com a variante Delta do Coronavírus em Natal. A pessoa é do sexo masculino, tem 38 anos, não tem histórico de viagem, porém teve contato com uma das pessoas que testou positivo com a nova cepa.

O residente de Natal iniciou os sintomas de calafrios, tosse e coriza no dia 07 de agosto, quando procurou uma das Unidades de Básica de Saúde da capital e fez o teste de swab. No dia 10 recebeu o resultado do exame positivo. O residente já havia tomado a primeira dose do imunizante contra covid-19 e aguarda o período necessário para tomar a segunda dose.

“Esse terceiro caso em Natal não tem históricos de viagens, porém teve contato com uma das pessoas infectadas na capital com a variante Delta”, explica Juliana Araújo, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS Natal.

Investigação

Quando a SMS Natal foi notificada pelo Instituto de Medicina Tropical da UFRN sobre os primeiros casos de contaminação pela variante Delta, pós investigação foi constatado que há transmissão comunitária da nova cepa Delta do coronavírus na capital, pois um dos casos não tem fonte de infecção/transmissão esclarecida. “Rastreamos todos os contatos das pessoas infectadas e não foi identificado histórico de viagem.  Quando não é identificada a fonte de transmissão significa que vírus está circulando no ambiente, ou seja, já existe uma transmissão comunitária na capital”, afirma Juliana Araújo, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS Natal.

O apelo que a SMS Natal refaz é que as pessoas completem seu esquema vacinal e não se descuidem das medidas protetivas como lavar as mãos, usar máscaras e evitar aglomerações.

Potiguar Thalita Simplício conquista medalha de prata na Paralimpíada de Tóquio

FOTO: WANDER ROBERTO

A potiguar Thalita Simplício garantiu a medalha de prata na prova dos 400 metros (m) rasos, classe T11, da Paralimpíada de Tóquio (Japão) com o tempo de 56s80, na noite dessa sexta-feira (27) no Estádio Olímpico.

Para alcançar esta conquista, a 18ª medalha do Brasil em Tóquio, a paratleta teve que completar a prova com o seu melhor tempo da carreira.

“Não tenho palavras para descrever todo esse momento que estou vivendo, tudo é apenas um sonho de uma garotinha que vem se realizando, muito trabalho e muita dedicação para chegar até aqui. Não foi dessa vez o ouro, mas sim, somos vice campeões. Eu e meu treinador-guia passamos por muitas coisas juntos nestes mais de 9 anos de carreira, e agora estamos colhendo todo o fruto do esforço e trabalho”, celebrou, por meio das redes sociais.

O ouro ficou com a chinesa Liu Cuiqing (56s25), detentora do recorde mundial da prova (56s00) e que já tinha vencido em 2016 (Rio de Janeiro), enquanto o bronze foi para a colombiana Angie Pabon (57s46).

Portal da Tropical

Sesap distribui mais de 130 mil doses de vacina aos municípios potiguares

FOTO: REPRODUÇÃO

Para intensificar a campanha estadual de vacinação e reforçar estoque de doses disponíveis nos munícipios, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou, nessa sexta-deira (27), a distribuição de 83 mil doses de vacina exclusivas para aplicação da D2. Além disso, serão distribuídas mais 11.346 doses da Pfizer e 37.150 da Coronavac/Butantan.

Segundo a Sesap, a logística, que mantém o padrão de entrega das vacinas em até 24h após o desembarque em solo potiguar, visa manter o ritmo da campanha de imunização e cumprir as metas do calendário de vacinação até o início de setembro. A ação tem parceria da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Parte das doses é destinada para o Dia D da Vacinação que acontece amanhã (28) em todo o estado do Rio Grande do Norte, das 8h às 17h. E o governo convoca todas as pessoas que ainda não completaram seu esquema vacinal e já está em tempo da segunda dose. Hoje, no Rio Grande do Norte, mais de 59 mil pessoas não retornaram para vacinar com a segunda dose, essencial para o combate à pandemia.

Portal da Tropical

Liquida Natal espera movimentar mais de R$ 200 milhões em vendas

FOTO: REPRODUÇÃO

A 20ª edição da Liquida Natal teve início nessa sexta-feira (27), na capital potiguar e na região metropolitana. Cerca de 4 mil estabelecimentos participam da campanha promocional promovida pela CDL Natal, que segue até o dia 5 de setembro.

A Liquida Natal é considerada a segunda melhor data para o comércio da capital e deve movimentar mais de R$ 215 milhões em vendas.

“A nossa expectativa é a melhor possível porque esse ano nós estamos com tudo favorável. Tivemos tempo para planejar, fizemos o workshop com os colaboradores das empresas, aumentamos a premiação. Fizemos tudo que estava ao nosso alcance. Agora é só esperar que o lojista tenha consciência, faça uma oferta bacana porque isso aí vai repercutir de forma muito positiva”, falou o presidente da CDL Natal, José Lucena.

Com a ampliação de vacinação da população e a sinalização de recuperação econômica do setor, houve um crescimento no número de adesões de lojas no comparativo com o último ano. “Nós tivemos quase 2.500 adesões em 2020, e esse ano estamos perto de 4 mil. Todos os shoppings vão participar, todos estão com os horários até 22h. As lojas virtuais são uma realidade. Esse ano não tem aquela desculpa pra você não ir pro mercado. O mercado está esperando por você”, reforçou.

Débora Marinho, gerente de marketing de uma loja no bairro do Alecrim, um dos principais centros comerciais de Natal, destacou a importância da campanha e fez o chamado aos clientes. “O desconto mínimo aqui é de 20% e o máximo de 50%. Para você que esperou o momento de comprar aquela roupa, aquela peça que você estava procurando, esse é o momento”, falou.

Na Liquida Natal, a cada R$ 50 em compras o consumidor ganha um cupom para concorrer aos prêmios – um carro 0 Km, cinco TVs de LED 40 polegadas e um caminhão de prêmios. Os vendedores concorrerão a sete vale-compras no valor de R$ 1.000 cada.

G1RN

Prefeitura oferece capacitação profissional às mulheres protegidas pela Patrulha Maria da Penha

FOTO: DIVULGAÇÃO

As secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a de Trabalho e Assistência Social (Semtas) passaram a atuar juntas no direcionamento e na capacitação profissional das mulheres vítimas de violência doméstica que são protegidas pela Patrulha Maria da Penha, operada pela Guarda Municipal de Natal (GMN).

O trabalho conjunto passa a possibilitar às mulheres cursos de qualificação profissional com o objetivo de inseri essas pessoas no mercado de trabalho, concedendo a oportunidade da independência financeira e a construção de uma nova vida, já que um dos pontos da passividade da vítima em não denunciar a violência se encontra inserido na dependência financeira que ela tem do agressor.

Entre os cursos ofertados, as escolhas foram pelos cursos de Libras, Camareira, Inglês, Espanhol e Repositor a de Mercadorias. Os cursos terão duração de 60 horas. Essa parceria que se iniciou recente se estenderá para outros serviços e benefícios ofertados pela Semtas.

“Essa é uma iniciativa que vem reforçar ainda mais a rede de apoio às mulheres vítimas de violência em Natal. O secretário Adjuto Dias foi sensível a causa e de imediato integramos a Semdes e a Semtas nessa parceria que tem como meta maior proporcionar qualificação com vistas a emprego e renda para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar”, comentou a secretária da Semdes, Sheila Freitas.

As primeiras mulheres que aceitaram participar do projeto de capacitação profissional tiveram suas inscrições efetivadas na manhã desta sexta-feira (27). O sistema de inclusão segue um processo onde a Coordenação da Patrulha Maria da Penha identifica as mulheres que desejam dispor de uma capacitação voltada a geração de emprego e renda, e encaminha essas pessoas ao setor responsável da Semtas, que vai acolher e inscrever no curso desejado.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Michely Oliveira, esteve com a equipe da Semtas e todo o processo de acolhimento, inclusão e capacitação foi discutido para iniciar a formação profissional das primeiras mulheres protegidas pela Patrulha de Natal.”São mulheres que não tem emprego e necessitam trabalhar, porém não possuem qualificação para se inserirem no mercado de trabalho. Agora trazemos a oportunidade da mulher ser capacitada para trabalhar e ter uma vida com dignidade”, concluiu a coordenadora.

Sistema de energia solar permite economia de 46% à Escola de Governo

FOTO: ELISA ELSIE

A governadora Fátima Bezerra assinou, nessa sexta-feira (27), a ordem de serviço para a implantação do Sistema de Geração de Energia Solar Fotovoltaica na sede da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN). A iniciativa projeta uma economia de 46% sobre o consumo ativo de energia do prédio localizado no Centro Administrativo, em Natal.

Fátima Bezerra destacou a importância da ação, afirmando que a Escola de Governo é apenas o primeiro órgão do Centro Administrativo a contar com esse sistema, mas que a expectativa é atender todas as secretarias, de modo a tornar a área mais econômica e sustentável. “Por meio desse investimento, estamos reforçando não só o compromisso com a redução de despesas, mas também respaldando a importância de preservar os recursos naturais que dispomos. A Escola de Governo vai ser o primeiro órgão a ser contemplado, mas ainda vamos expandir para todo o Centro Administrativo”, enfatizou.

A secretária da Administração, Virgínia Ferreira, ressaltou que o projeto é pioneiro no âmbito da Administração Pública Estadual e que são muitos os ganhos com a implantação do sistema de geração de energia solar. “Além de energia limpa e renovável, esse sistema vai gerar redução de despesa com energia elétrica bastante significativa para a Escola de Governo. Representa, também, um pioneirismo da atual gestão nessa área”, disse.

O secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, reiterou que o projeto é inovador no âmbito da sustentabilidade, já que a produção de energia será baseada na disponibilidade solar, transformando células fotovoltaicas em energia elétrica. “Sem dúvidas, é um marco no governo da professora Fátima Bezerra, no sentido de poder levar sustentabilidade a todos os órgãos do Rio Grande do Norte”.

Na Escola de Governo, o sistema de geração fotovoltaica será instalado sobre o auditório master do prédio, que compreende uma área de aproximadamente 1.500 metros quadrados. Com capacidade projetada para produzir 268 kWp (kilowatt pico) e será capaz de economizar, no mínimo, R$ 13.006,34 por mês, totalizando aproximadamente R$ 156 mil/ano. Além disso, o tempo de retorno do investimento do sistema fotovoltaico é previsto em cinco anos.

Representante da empresa Avançar Construções e Incorporações Eireli, vencedora do processo licitatório, Mario dos Santos Junior, disse que a implantação dos painéis solares deve ocorrer até o final deste ano. “Pretendemos iniciar a implantação do sistema o mais breve possível, para começar 2022 com esse grande marco na Administração Estadual, que são as usinas fotovoltaicas, sem impacto ambiental”.

Na solenidade, a governadora comentou ainda sobre a criação do Laboratório de Inovação na Escola de Governo, um ambiente colaborativo voltado para fomentar a criatividade e a experimentação com o intuito de desenvolver inovações para melhorar os serviços públicos e lidar com problemas complexos. O evento de lançamento do espaço deve ocorrer nas próximas semanas.

“Com essa iniciativa, teremos atendidos um dos itens do programa de Governo, que é a criação de um laboratório de inovação, onde a Escola de Governo vai poder discutir problemas e apresentar soluções inovadoras para outros órgãos do Governo do Estado”, disse João Emanuel Evangelista, diretor-geral da EGRN.