SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 27, 2021

Caso de advogada que deu voz de prisão a delegada será apurado com “transparência e isenção”, diz Polícia Civil

DELEGADA KARLA VIVIANE E ADVOGADA LUCIANA LOPES DE CARVALHO. FOTO: REPRODUÇÃO

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte afirmou nesta sexta-feira (27) que vai apurar com “transparência e isenção” o caso da advogada que deu voz de prisão a uma delegada em Natal, na noite dessa quinta (26), alegando suposto abuso de autoridade.

“A instituição informa que os fatos serão investigados com a transparência e a isenção sempre adotadas, quando as condutas serão analisadas, apurando-se eventuais transgressões das partes envolvidas”, afirmou a corporação, em nota oficial à imprensa.

A Polícia Civil afirma que tudo aconteceu porque a delegada, se amparando na legislação, deu um prazo para analisar o pedido de uma advogada que queria acesso a autos de um processo. A advogada teria exigido acesso imediato, motivo pelo qual entendeu que a negativa configurou abuso de autoridade.

Confira a nota da Polícia Civil na íntegra:

“A Polícia Civil do Rio Grande do Norte esclarece que, na quinta-feira (26), a delegada Karla Viviane, diretora do Departamento de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (DECCOR/LD), recebeu em seu gabinete um pedido protocolado, na quarta-feira (25), pela advogada Luciana Lopes Carvalho, no qual ela solicitava acesso a autos referentes à investigação em andamento.

Na ocasião, a diretora da DECCOR despachou o documento, informando que analisaria o pedido no prazo legal, conduta amparada em lei e no Enunciando 05, da Portaria Normativa nº 001/2020-GDG/PCRN, de 14 de fevereiro de 2020, que estabelece a necessidade de fundamentação por meio de despacho nos autos e ressalta a independência funcional do delegado. A advogada alegou violação de suas prerrogativas funcionais e suposto crime de abuso de autoridade, afirmando que a delegada estaria presa. Os fatos foram acompanhados por policiais civis e outros advogados que se fizeram presentes ao local.

Por oportuno, a PCRN esclarece que a temática do acesso de advogados a autos de inquéritos policiais é tratada em diversas leis e envolvem divergências sobre os limites da prática da advocacia, bem como a necessidade do sigilo dos autos como meio de garantir a efetividade das investigações policiais. Nessas situações, as decisões da autoridade policial envolvem formalidades que precisam ser respeitadas, demandando a análise detida, em tempo oportuno, dos fundamentos apresentados.

A instituição informa que os fatos serão investigados com a transparência e a isenção sempre adotadas, quando as condutas serão analisadas, apurando-se eventuais transgressões das partes envolvidas.”

Portal 98 FM

Terceiro caso de contaminação pela variante Delta é identificado em Natal

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou, nesta sexta-feira (27), que foi identificado o terceiro caso de contaminação pela variante Delta do coronavírus no Rio Grande do Norte.

Por meio de nota, a Sesap explicou que o paciente é do sexo masculino e tem relação familiar com um dos dois primeiros casos identificados com a variante Delta. “A contaminação do paciente foi constatada no dia 10 de agosto. Ele tomou 1ª dose de vacina contra Covid-19 em 22 de julho e está em boas condições clínicas”, disse a nota.

A secretaria informou ainda que “todos os possíveis contatos no ambiente de trabalho já foram identificados, não registram de sintomas de contaminação e seguem sendo monitorados”.

Outros casos

Na terça-feira (24), o Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) já havia divulgado a identificação da variante Delta do novo coronavírus em duas amostras coletadas no dia 8 de agosto em Natal, no Rio Grande do Norte. De acordo com a diretora do IMT, Selma Jerônimo, a identificação de variantes é frequente, em virtude da fácil mutação do RNA do vírus, motivo pelo qual as pessoas devem manter os cuidados na prevenção e tomar a vacina contra a covid-19. “A diminuição da presença do vírus entre as pessoas é via de controlar o surgimento de novas variantes”, afirma.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal emitiu uma nota, nesta semana, informando que as duas primeiras pessoas que testaram positivo para covid-19, com contaminação pela variante Delta, não tinham tomado a vacina contra a doença. Segundo a pasta, a nova cepa foi identificada em duas mulheres.

Uma delas tem 32 anos e reside em outro estado. A SMS informou que ela chegou a Natal no dia 5 de agosto e apresentou os sintomas na mesma data. Ela segue sem internação. Já a outra paciente tem 57 anos e é moradora de Natal. Ela não apresenta histórico de viagem, mas começou a ter sintomas em 8 de agosto e está internada em uma unidade hospitalar. “Ambos os casos não apresentaram vacinação contra a Covid-19”, destacou a SMS.

A variante delta do novo coronavírus atualmente é a prevalente nos Estados Unidos e no Reino Unido. No Brasil, já foi encontrada em outros estados, entre eles Rio de Janeiro, Ceará e Pernambuco. A identificação da variante foi realizada por meio do sequenciamento das amostras coletadas, trabalho desenvolvido pelo IMT/UFRN com recursos de projeto de pesquisa e colaboração do laboratório Getúlio Sales Diagnósticos. Atualmente, a unidade sequenciou e está analisando 64 genomas do SARS-CoV-2 provenientes de amostras do Rio Grande do Norte.

Portal da Tropical

Seminário na OAB conclui ações da Câmara de Natal no Agosto Lilás

FOTO: VERÔNICA MACEDO

Com o seminário “Mulheres livres da violência. Essa pauta nos une!”, a Câmara Municipal de Natal, através da Frente Parlamentar da Mulher, encerrou as ações da campanha Agosto Lilás 2021. O evento ocorreu nesta sexta-feira (27), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), com debates voltados às mulheres com mandato eletivo nos poderes Legislativo e Executivo, ministrados por palestrantes de renome nacional.

“Foi um mês de programação com debates tratando temas pertinentes e estamos encerrando com este seminário, pensando em caminhos para enfrentar a violência e proteger as mulheres”, destacou a presidente da Frente, vereadora Divaneide Basílio (PT). “Esse seminário vai nos ajudar a criar um fórum intermunicipal para construirmos juntos políticas públicas em defesa da mulher e disseminar as já construídas, além de discutir a estrutura que temos para fortalecer a rede de proteção”, completou a vereadora Nina Souza (PDT).

Uma das palestras foi conduzida pela juíza da coordenadoria da mulher em situação de violência doméstica e familiar do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Fátima Soares, que enfatizou os 15 anos da Lei Maria da Penha e a necessidade da conquista de espaços pelas mulheres. “A lei tem todo um arcabouço de acompanhamento para situações de violência e a penalidade para os agressores. É muito importante que a mulher busque inserir-se no mercado de trabalho. O empoderamento da mulher tem essa característica de valorizar, não só a ela, mas todo o seu entorno familiar” enfatizou a juíza.

Também ministraram palestras, a professora do Departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília – UnB, Valeska Zanello, e a diretora de Gênero e Violência Doméstica do Instituto Brasileiro do Direito da Família – Seção Paraíba – IBDFAM/PB e presidente da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher da OAB/PB, Izabelle Ramalho. Em destaque, a discussão sobre machismo e o reflexo da violência doméstica na família.

As secretárias estadual e municipal de Políticas Públicas para as mulheres, Júlia Arruda e Andréa Ramalho; as deputadas estadual e federal, Cristiane Dantas e Carla Dickson; bem como a presidente da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica no RN (ABMCJ-RN), Sâmoa Martins e a representante da Fecam/RN, Lucélia Ribeiro, que preside a Câmara Municipal de Patu/RN, completaram a mesa dos trabalhos junto às vereadoras de Natal, Brisa Bracchi (PT), Camila Araújo (PSD), Divaneide Basílio (PT), Margarete Régia (PROS) e Nina Souza (PDT). Os vereadores Robério Paulino (PSOL) e Luciano Nascimento (PTB) também participaram do seminário.

“São 15 anos da Lei Maria da Penha, que ainda não transformou por completo a situação de violência da mulher. Por isso, precisamos discutir novas políticas públicas”, frisou a vereadora Brisa Bracchi. “Nós estamos trabalhando para que ações como esse seminário ocorram sempre para que as mulheres que se identifiquem nesse contexto de violência possam saber que têm uma rede de proteção para acolhê-las”, enfatizou a vereadora Camila Araújo.

Durante todo o mês de agosto, que é marcado pela criação da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, a Câmara de Natal elaborou uma programação com debates especiais exibidos pela TV Câmara, nos quais se discutiu assuntos relacionados à temática.

Após morte de operário, Prefeitura e Crea-RN vistoriam obra em Ponta Negra

FOTO: DIVULGAÇÃO

Equipes do Conselho Regional de Engenheira e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) e da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Natal realizaram uma vistoria, na manhã desta sexta-feira (27) em um canteiro de obras em Ponta Negra, na zona Sul de Natal. No local, um operário morreu e um engenheiro ficou ferido após uma viga desabar nessa quinta-feira (26).

De acordo com Heulyson Arruda, gerente de fiscalização do Crea, um dia antes do acidente, os engenheiros do conselho estiveram na construção, mas não constararam irregularidades. Agora, com o desabamento, a fiscalização será realizada para novas apurações.

Já a Vigilância em Saúde de Natal explicou que a função deles é avaliar a situação, verificar quantas pessoas foram atingidas e comunicar aos órgãos competentes, caso seja necessário.

Devido à tragédia, a obra foi paralisada. Um trabalhador que estava no local contou que estava de cabeça baixa e não viu o momento do acidente.

O desabamento aconteceu na tarde dessa quinta-feira (26). Os funcionários montavam um pré-moldado quando um dos pilares caiu. Um engenheiro teve fraturas nas pernas e foi socorrido ao hospital. Já o operário teve ferimentos mais graves e não resistiu, morrendo a caminho do hospital. Identificado como Ailton da Silva Rodrigues, de 36 anos, ele trabalhava na obra há cerca de um mês.

Em julho, outro funcionário de uma obra morreu em um desabamento de uma estrutura metálica. O caso aconteceu na comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. Genildo Batista tinha 48 anos e tinha começado a trabalhar no local dois dias antes. Outras nove pessoas ficaram feridas.

Portal da Tropical

Rafael Motta viabiliza pagamento de R$ 12,2 milhões em favor da saúde do RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

O deputado federal Rafael Motta conseguiu viabilizar o pagamento de R$ 12,2 milhões em emendas parlamentares de sua autoria para a saúde do Rio Grande do Norte. As emendas são individuais e de bancada e contemplam o Estado e municípios.

De acordo com Rafael, esses recursos vão ser utilizados para custear unidades de saúde e também para a aquisição de insumos relativos à vacinação da Covid-19. No ano passado, um outro montante indicado pelo parlamentar foi pago para esse mesmo fim.

“A saúde segue como a área que tem exigido mais esforço parlamentar para que possa dar conta das altas demandas que tem tido durante a pandemia. Com esse apoio, esperamos poder fortalecer a oferta de serviços e colaborar com o avanço da imunização”, conta ele.

No âmbito nacional, as emendas parlamentares permitem que deputados e senadores modifiquem o Orçamento da União para favorecer os estados que representam na Câmara e no Senado, respectivamente. Rafael acredita que até o fim da pandemia, investimentos na área da saúde devem seguir como prioridade.

Audiência proposta por Aldo Clemente encaminha soluções para poluição em Areia Preta

FOTO: VERÔNICA MACEDO

O vereador Aldo Clemente (PDT) promoveu uma audiência pública nesta sexta-feira (27), no plenário da Câmara Municipal de Natal, para debater o tema “o descarte incorreto de esgoto sanitário na praia de Areia Preta”. Após uma ampla discussão, vários encaminhamentos foram propostos para a resolução definitiva do problema que afeta os banhistas da capital potiguar.

“Este é um problema constante em nosso município. A ideia de fazer essa audiência pública é justamente alertarmos para a necessidade de identificarmos e, assim, acabarmos com essa questão que afeta o meio ambiente e também a qualidade de vida dos banhistas e das pessoas que utilizam a praia para outras atividades”, disse o vereador Aldo Clemente.

O presidente da associação dos moradores de Areia Preta, Delcindo Mascena, parabenizou e agradeceu ao vereador pela iniciativa. “Eu acredito que, com força de vontade, tudo é possível resolver. Já faz um tempo que nós sofremos com esse problema em nossa praia e nunca temos solução. A disponibilidade do vereador em reunir todos e debater esse problema nos deixa muito felizes”, destacou Delcindo, ao lembrar que Areia Preta também é um cartão postal para os turistas.

Ricardo Barros, superintendente da Direção de Operações da Companhia de Aguas e Esgotos (CAERN), destacou que grande parte desse problema é causado pelas ligações de esgotos clandestinos e descarte irregular por parte dos moradores. “Eu acredito que para esse problema ser resolvido será necessária uma ação conjunta com o objetivo de definir as atribuições de cada órgão. Coloco a Caern à disposição para trabalhar nesse plano de ação”, declarou.

Já o secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, mostrou interesse em resolver a questão, mas destacou que 99% do material que causa o problema é formado por águas pluviais.

“Isso não diminui o impacto visual que essas línguas pretas causam, mas entendemos que grande parte desse material vem das águas das chuvas. Entendemos também que outra questão são as casas que fazem o descarte de esgoto indevido, então a solução definitiva é que a cidade esteja 100% esgotada, mas até lá é preciso achar meios tecnológicos e de fiscalização de infraestrutura”, pontuou o secretário da SEMURB.

O vereador Aldo Clemente, propositor da audiência, finalizou ressaltando que está empenhado em resolver o problema e disse que irá fiscalizar para que sejam feitas as ações de resolução.

“Peço que cada secretaria identifique qual problema é de sua competência para ser resolvido e nos passe um prazo dentro de um calendário para esta questão ser anulada. Sugiro ainda uma reunião com todos os órgãos competentes. Farei uma ata dessa audiência para ser repassada ao Ministério Público e assim sejam devidamente fiscalizadas as ações para a resolução do problema”, disse o vereador.

Participaram do evento os vereadores Herberth Sena, Eribaldo Medeiros, Robério Paulino, Tércio Tinoco, Hermes Câmara, Milklei Leite, Robson Carvalho e Preto Aquino. Também contribuíram com o debate representantes da Caern, SEMOV, IDEMA, ARSBAN e da Associação de Moradores de Areia Preta.

Laboratórios Unimed abrem mais cedo para atender melhor o cliente

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Unimed Natal  conta com um serviço próprio de laboratórios especializados na coleta de exames, instalados nos principais pontos da capital potiguar. Neles o cliente encontra o melhor Jeito de Cuidar com agilidade, eficiência e agora com novo horário de início do funcionamento –  a partir de 1º de setembro os 3 laboratórios passam a abrir às 6h. Confira todos os  locais e horários de funcionamento:

Laboratório Unidade Via Direta

Local: Av. Sen. Salgado Filho, 2233, Lagoa Nova (Shopping Via Direta).

Horário: segunda a sexta, 6h às 17h e sábado das 6h às 11h30.

Laboratório Unidade Tirol

Local: Rua Açu, 507, Tirol (serviço drive-thru e dentro da unidade).

Horário: segunda a sexta, das 6h às 16h e sábado das 6h às 11:30h.

Laboratório Unidade Cidade Verde

Local: Rua Gastão Mariz de Faria, 1083, Nova Parnamirim (drive-thru).

Horário: segunda a sexta, das 6h às 16h e sábado das 6h às 11:30h.

Infográfico sobre Balança Comercial demonstra crescimento de exportações no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

O governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), publicou o primeiro Infográfico Mensal da Balança Comercial do RN, com base nas informações do sistema Comex Stat para consultas e  extração de dados do comércio exterior brasileiro. A publicação promove maior  transparência e facilita o acesso a dados sobre a economia do Rio Grande do Norte, de  interesse do setor produtivo, da academia e da sociedade em geral.

Até o sétimo mês do ano, o estado registrou um crescimento acumulado de 51%  de suas exportações em relação ao mesmo período de 2020. Destaca-se as exportações de  óleo combustível, que desde de março de 2021 vem liderando a pauta de exportações  potiguar. Entretanto, também observa-se um acréscimo de 76% das importações no  comparativo entre o acumulado até julho de 2021 e igual período de 2020. Com isso, o  saldo da balança comercial do RN acumulado até julho de 2021, ficou positivo com um  superavit de US$ 37,9 milhões.