SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 25, 2021

10ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (FLiQ) começa amanhã no Parque das Dunas com ampla programação cultural gratuita

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com mais de 50 horas de atividades culturais gratuitas, entre palestras, debates, cordel, oficinas, lançamentos de livros, quadrinhos, sessões de autógrafos e apresentações culturais, começa amanhã (26) e se estenderá até o domingo (29), a 10ª Feira de Livros e Quadrinhos de Natal. A edição deste ano vai acontecer no Parque das Dunas, das 8 às 17h.

Com foco na Literatura Potiguar, a abertura oficial do evento está marcada para as 15h da quinta-feira, com a apresentação da Orquestra D’Amore, do projeto Tocando a Vida. O ator, humorista, jornalista, escritor e compositor piauiense João Cláudio Moreno também é atração confirmada na sexta-feira, 27, às 15h. Ele vai bater um papo sobre Literatura, Arte e Alegria.

A FliQ vai contar também com oficinas de quadrinhos e o Concurso de Cosplay. A programação cultural inclui ainda palestras, debates, cordel, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e apresentações artísticas.

Dentre os destaques, o evento contará ainda com a participação do poeta Thiago Monteiro, membro da Academia de Cordel do Vale da Paraíba, que apresentará o Recital Andanças de Matuto, a partir das 9h do sábado; apresentação da trupe de circo Os Ladrões de Sorrisos, com o espetáculo A Magia do Circo; o espetáculo infantil Uma Viagem Inesperada, da Cia. Encantos; apresentação de histórias cantadas; um bate papo sobre Genealogia e Literatura; concurso de Cosplay, além de oficinas de quadrinhos, de criação de bonecas, de desenhos; gibiteca, entre vários outros. As atividades da Feira serão realizadas durante todo o dia, envolvendo um público diverso e dinâmico.

De acordo com o coordenador do evento, jornalista Osni Damásio, a “FLIQ é hoje um dos principais eventos de Quadrinhos do Nordeste, tendo como principal objetivo estimular os quadrinhos, a leitura e a produção literária, além de prestigiar os autores e editoras potiguares, potencializando a educação e a arte no Rio Grande do Norte.

Participarão da Feira de Livros e Quadrinhos de Natal as editoras locais Escribas, Cooperativa Cultural da UFRN, Artbooks, Sebo Vermelho, Sebo Cata Livros, Fundação José Augusto, Editora CJA, Cuscuz HQ e Sociedade Amigos da Pinacoteca. Estão programados mais de quarenta lançamentos literários.

“São 10 anos valorizando a cultura e a literatura potiguar. Este ano, mesmo diante dos limites impostos pela pandemia, realizaremos uma Feira mais compacta que as anteriores, porém bastante atraente para o público, com uma rica e diversificada programação cultural, valorizando os artistas locais e estimulando a cultura no nosso estado”, afirma Osni Damásio.

O evento respeitará todas as medidas e protocolos de prevenção e distanciamento, incorporando medidas de saúde e segurança, com uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel nas apresentações, e limite de pessoas inscritas nas oficinas e nos espaços do evento.

A 10ª FliQ é patrocinada pela Prefeitura de Natal, através da Lei Djalma Maranhão, Unimed Natal, Arena das Dunas, Governo do Estado, através da Lei Câmara Cascudo, e Café Santa Clara, e tem o apoio da Funcarte, Fundação José Augusto e Idema-Parque das Dunas.

156 municípios do Rio Grande do Norte fazem adesão ao Selo UNICEF

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Dois mil e vinte e um municípios assumiram um compromisso conjunto pelos direitos de crianças e adolescentes da Amazônia e do Semiárido. No Rio Grande do Norte, foram 156 municípios. Nesta quarta-feira, o UNICEF dá início à edição 2021-2024 do Selo UNICEF. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as políticas públicas em áreas centrais para a realização e a garantia dos direitos de meninas e meninos em cada município, trazendo impactos concretos e de longo prazo.

“O município tem um papel essencial na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. É no município onde as crianças nascem, crescem e se desenvolvem que as políticas públicas trazem mudanças concretas na vida dessas meninas e meninos. É esse o compromisso dos 2.021 municípios que começam, agora, a nova edição do Selo UNICEF”, ressalta a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer.

A metodologia do Selo UNICEF inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O Selo UNICEF conta, também, com o apoio do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal; do Consórcio Nordeste; da Associação Brasileira de Municípios (ABM); da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas); do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); da Confederação Nacional de Municípios (CNM); e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), além de outras parcerias nos estados em que o Selo UNICEF acontece. Estas instituições apoiarão os municípios no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas em diferentes áreas essenciais à vida das crianças e dos adolescentes.

Edição 2021-2024

Os municípios que participam do Selo UNICEF se comprometem a melhorar as políticas públicas municipais em sete áreas:

• Desenvolvimento infantil na primeira infância;

• Educação de qualidade para todos;

• Desenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida;

• Hábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas;

• Oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens;

• Prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes;

• Famílias vulneráveis recebendo atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social no município.

Os resultados alcançados precisam ser sistêmicos, ou seja, permanecer nos municípios mesmo após o término das atividades. Quem participa também é monitorado pelo UNICEF junto a um conjunto de indicadores sociais. Essa combinação contribui diretamente com 7 e indiretamente com outros 4 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Ao final do ciclo de 4 anos, em 2024, serão reconhecidos com o Selo UNICEF os municípios que mais avançarem nos resultados sistêmicos (o que eles precisam melhorar), nos indicadores sociais (que refletem a qualidade das políticas públicas para a infância e adolescência) e na participação cidadã e gestão por resultados, garantindo a participação de adolescentes e o fortalecimento dos espaços de participação social no município.

Nota tarifa de água é aprovada para Natal com aumento de 4,42%

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um reajuste na tarifa de distribuição de água e esgotamento sanitário para a cidade de Natal foi homologado, nesta quarta-feira (25), pelo Conselho Municipal de Saneamento Básico de Natal (COMSAB). O aumento da tarifa foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros e fechado em 4,42%. Para finalização do processo de Revisão Tarifária, o novo valor aprovado segue para publicação nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial do Município, entrando em vigor após 30 dias.

A reunião, que foi realizada de forma virtual, e contou com a presença de órgão governamentais e representantes da sociedade civil organizada, apresentou o estudo realizado pela Comissão de Regulação criada pela Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (ARSBAN) e reavaliada após as contribuições da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) e representantes da sociedade civil apontadas na Consulta Pública e Audiência Pública.

Essa revisão considerou aspectos de composição da tarifa como gastos com pessoal, produtos químicos, energia elétrica, serviços contratados, tributos, capital e investimentos. Foi contemplada a previsão dos investimentos considerando o conceito de eficiência, necessários para os próximos 4 anos, presentes nas metas do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O novo valor será atribuído de forma linear, disposto a todas as classes de consumo que significará um acréscimo de R$ 1,77 no consumo Residencial da Tarifa de Água, que representa a maior parcela da população atendida na capital.

Seis cidades do RN estão com abastecimento de água suspenso; veja lista

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que seis cidades do Mato Grande estão com o abastecimento de água suspenso.

Os municípios são Caiçara do Norte, São Bento do Norte, Pedra Grande, Parazinho, comunidades rurais destes municípios, e comunidades rurais de São Miguel do Gostoso e Touros.

De acordo com a companhia, uma equipe fará conserto da adutora do Boqueirão, no trecho próximo à comunidade Baixinha dos Franças.

A previsão é concluir o serviço e religar o sistema no final da tarde desta quarta-feira (25). Serão necessárias 48 horas para normalização do abastecimento nas áreas afetadas pela paralisação.

Abastecimento em São Rafael

A Cidade de São Rafael também está com o abastecimento suspenso. A Caern informou que vai deslocar a captação para uma área mais profunda, dentro da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. A previsão é concluir o serviço no final da tarde desta quarta-feira (25) e religar o sistema. Após religar são necessárias 48 horas para a normalização do abastecimento.

A companhia destacou que capta água para São Rafael em uma área dentro da barragem conhecida como Prainha. A redução do volume no local onde fica o flutuante com as bombas que retiram água do manancial determinou a necessidade de levar os equipamentos para uma área mais profunda.

Segundo a Caern, é a primeira vez este ano que é necessário fazer esse serviço, o que reforça os apelos já feitos pela Caern para que a população faça uso racional da água. No segundo semestre, existe uma tendência de redução no volume de água com o aumento do calor e a ausência de chuvas no interior.

RN representa 5,7% do setor de serviços do Nordeste

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com a receita bruta de prestação de serviços em R$ 11,2 bilhões, o Rio Grande do Norte corresponde a 5,7% do setor de serviços da região Nordeste. Essa é a quinta maior participação entre os estados da região. Os dados são da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) de 2019, divulgada hoje (25) pelo IBGE.

Na região, os estados do Maranhão (7%), Ceará (17,9%), Pernambuco (22,2%) e Bahia (31,4%) têm as maiores participações no setor de serviços. Em 2010, o estado potiguar representava 5,8%, o que mostra leve oscilação negativa na comparação com o resultado atual.

Nacionalmente, os serviços potiguares representam 0,6% da receita bruta produzida pelo Brasil nessa atividade econômica. A participação percentual é a mesma registrada em 2010. Por sua vez, a região Nordeste colabora com 10,2% da receita bruta de serviços brasileiros, a  terceira maior entre as grandes regiões.

Número de trabalhadores em serviços profissionais e administrativos cresce 91% entre 2010 e 2019

O número de pessoas ocupadas em “serviços profissionais, administrativos e complementares”, no Rio Grande do Norte, cresceu 91% entre 2010 e 2019. São 33 mil trabalhadores a mais em 2019 na comparação a 2010, o que resulta em 71 mil pessoas. No total, esse segmento é responsável por mais da metade (52,9%) das pessoas ocupadas em serviços no estado e por 30% da receita bruta do setor.

São exemplos desse segmento: serviços técnico-profissionais; seleção, agenciamento e locação de mão de obra; agências de viagens, operadoras de turismo e serviços de reserva; atividades de vigilância, segurança e investigação; serviços de escritório e apoio administrativo.

No geral, o número total de trabalhadores em serviços no estado potiguar saiu de 92,4 mil, em 2010, e chegou a 134,5 mil em 2019. Com esse crescimento, o Rio Grande do Norte é a 16ª unidade da federação em número de pessoas ocupadas neste setor. Em termos relativos, o aumento foi de 45,5% de trabalhadores, variação acima da média nacional (22,9%) e da média do Nordeste (33%).

No Nordeste, o segmento mais importante é outro. Os serviços de “transporte, serviços auxiliares ao transporte e correio” lideram no ranking da receita bruta de prestação de serviços,  respondente por cerca 30%.

Empresas e salário

O número de empresas de serviços também aumentou, registrando um percentual de crescimento de 45% no período analisado.  Eram 7.308 empresas de serviços, em 2010, e chegou a 10.659 empresas em 2019. Apesar do crescimento no número de pessoas ocupadas e empresas, o salário médio mensal nos serviços diminuiu. Em 2010, o salário médio do trabalhador de serviços era 1,7 salário mínimo, mas recuou para 1,6 em 2019. Dessa forma, o estado manteve o 22º maior salário médio mensal entre as unidades da federação.

A Pesquisa Anual de Serviços (PAS) retrata características estruturais das empresas prestadoras de serviços não-financeiros no Brasil em sete segmentos: serviços prestados principalmente às famílias; serviços de informação e comunicação; serviços profissionais, administrativos e complementares; transportes, serviços auxiliares ao transporte e correio; atividades imobiliárias; serviços de manutenção de reparação; e outras atividades de serviços. O levantamento traz resultados sobre receita, emprego, salários e custos para cada segmento e os agrupamentos de atividades contidos neles. 

Nova e moderna sede do Colégio Porto, com entrega em 2022, vai valorizar a integração entre os estudantes

FOTO: DIVULGAÇÃO

A partir de 2022, Natal ganha uma das estruturas escolares mais modernas do estado, com a nova sede do Colégio Porto, que passa a funcionar na Rua Felipe Cortez, fazendo esquina com a Avenida Nascimento de Castro, no bairro de Lagoa Nova. O local foi projetado para revolucionar o conceito de educação, com o que há de melhor em suporte ao aluno, dentro e fora da sala de aula.

A escola divulgou novas imagens da sede, que conta com laboratórios equipados com alta tecnologia, centro olímpico para a prática de esportes, salas de aula com isolamento acústico, rooftop com espaço de convivência e uma midiateca, que integrará biblioteca, cabines de estudo individualizado e salas para estudo em pequenos grupos. “A nova sede do Colégio Porto vai proporcionar um aprendizado com tecnologia e inovação”, disse, confiante, o aluno Bernardo Mansur, da 1ª série do ensino médio.

O prédio faz parte do planejamento de expansão do Colégio Porto, que passa a contar a partir de 2022, com turmas do 6º e 7º ano no ensino fundamental, oferecendo uma proposta educacional completa, até a preparação para o Enem.  “Eu sinto que a comunidade Porto vai crescer muito com essa nova sede”, afirmou a aluna Cecília Aladim, do 8º ano.

No novo espaço, que está com as obras em andamento, a metodologia de ensino humanizado, que já é uma marca registrada da escola, seguirá sendo aplicada na formação dos estudantes para os desafios do aprendizado e da vida em sociedade. O design interno foi inspirado nas universidades americanas, valorizando a integração.

Em Natal, ex-ministro do PT e secretário do Consórcio NE é intimado a depor na CPI da Covid

FOTO: AGÊNCIA SENADO

O secretário-executivo do Consórcio Nordeste Carlos Gabas foi intimado nesta quarta-feira (25), em Natal, para ser ouvido no dia 06 de outubro na CPI da Covid na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pelo presidente da CPI, deputado estadual Kelps Lima.

“A CPI da COVID/RN acaba de intimar o senhor Carlos Gabbas, Secretário Geral do Consórcio Nordeste, para ser ouvido no dia 06/10 na Assebleia sobre o desvio de 48 milhões na compra de respiradores, sendo 5 milhões só do RN”, escreveu o deputado em suas redes sociais.

Carlos Gabas, que é ex-ministro do governo do PT, participa do lançamento do “Programa Nordeste Acolhe’, na capital potiguar, com presença do Fórum de Governadores. A iniciativa do Consórcio Nordeste foi proposta pela Câmara Temática de Assistência Social, liderada pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra. 

Através do Consórcio Nordeste, o Rio Grande do Norte participou da compra com uma cota de R$ 5 milhões por 30 respiradores, que nunca chegaram ao destino. O dinheiro também não foi recuperado pelo governo.

Portal Grande Ponto

Nutricionista que estava desaparecida desde ontem em Natal é encontrada em Nísia Floresta

FOTO: DIVULGAÇÃO

A nutricionista Vitória Karoline, que estava desparecida desde a tarde da última terça-feira (24), foi encontrada nesta quarta (25) em Campo de Santana, zona rural do município de Nísia Floresta, na região metropolitana de Natal, segundo a Polícia Civil.

Ainda de acordo com a polícia, a nutricionista está na delegacia de Nísia Floresta esperando a chegada dos familiares. Ainda não há informações sobre o estado da jovem e o que teria acontecido.

A família de Vitória estava desde ontem a espera por alguma notícia sobre a jovem que mora em Natal. O último contato da nutricionista com alguém próximo foi nesta terça por volta das 15h e desde então não se tinha informação sobre seu paradeiro. O celular da jovem teria sido encontrado no bairro de Ponta Negra, na zona Sul da capital.

Portal 98 FM