SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 18, 2021

Campanha alerta sobre respeito às leis do trânsito para evitar multas

FOTO: ALEX RÉGIS

A Prefeitura de Natal lançou neste mês de agosto a campanha “Bateu”. A campanha está sendo veiculada nas emissoras rádio, busdoor e placas educativas nos canteiros centrais da cidade e terá vários temas educativos a começar pelo respeito aos limites de velocidades, avanço de sinal vermelho, uso do celular e uso do cinto de segurança.

Além da campanha no rádio, a STTU também está realizando trabalho educativo com a distribuição de panfletos e o trabalho do grupo de Educação no trânsito que atua durante todo o ano com ações nos locais de maior volume de tráfego.

Como característica marcante, todos os spots começavam com uma sonoplastia de freada forte e barulho de choque entre veículos, chamando a atenção dos ouvintes, principalmente aqueles que ouvem rádio no carro. Logo depois, uma locução e uma trilha graves alertam sobre o problema das infrações e riscos de consequências e multas.

Uma peça criativa e diferenciada chamou a atenção do público alvo: os motoristas. Na traseira dos ônibus que circulam por Natal, um adesivo cobrindo quase toda a área simula o vidro quebrado e a lataria amassada, alertando sobre o risco de acidente ao usar o telefone celular e dirigir.

Também foram instaladas placas de rua, utilizando as cores dos semáforos (vermelho, amarelo e verde) para chamar a atenção dos motoristas. As placas foram colocadas em avenidas estratégicas e de grande movimentação de Natal, sempre usando na placa vermelha o tipo de infração, na amarela de atenção a palavra “Bateu” e na verde a frase “Proteja sua vida e evite multas”.

Em setembro também é comemorada a Semana Nacional do Trânsito e a STTU também irá abordar outros temas como o respeito a vaga do idoso, a faixa de pedestre e relembrará a necessidade de respeito aos limites de velocidade nas avenidas da cidade.

O secretário da STTU, Paulo César, explica que a campanha tem um caráter de reforço ao respeito às regras de trânsito, sobretudo as que especificamente estão sendo abordadas na campanha. “Nós tomamos essa iniciativa porque o mais importante é evitar acidentes e alertar toda população sobre as regras de circulação viária, a multa acontece quando as pessoas não respeitam as leis de trânsito”.

O secretário de Comunicação, Heverton de Freitas, ressalta o caráter informativo sobre as principais infrações no trânsito e o chamamento da população a se engajarem a fim de evitar acidentes e também a aplicação de multas. “Ninguém gosta de ser multado então a campanha chama a atenção para a necessidade de respeitar as regras para evitar bater o seu veículo e ao mesmo tempo evitar ser multado pela transgressão à legislação de trânsito”, diz.

Portuários do RN começam a receber 2ª dose da vacina contra a Covid-19

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os portuários do Rio Grande do Norte começaram a receber a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 na manhã desta quarta-feira (18). No Porto de Natal, a vacinação aconteceu no Terminal Marítimo de Passageiros por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde e vai contemplar todos os colaboradores da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), na capital e em Areia Branca.

Para os funcionários da CODERN lotados em Areia Branca está sendo aguardado apenas completar o ciclo de intervalo entre as doses do imunizante e, posteriormente, a Secretaria Municipal procederá com a aplicação.

Os portuários integram o grupo prioritário estabelecido pelo Governo Federal (Ministérios da Saúde e Infraestrutura) no Programa Nacional de Imunização (PNI), já que a atividade portuária é essencial para garantir o abastecimento do País, Estados e Municípios.

Ministério Público do RN analisa propostas da revisão do Plano Diretor de Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) realizou uma avaliação do conteúdo do resultado da proposta de alteração do Plano Diretor de Natal que foi votado durante a Conferência Final, realizada entre os dias 14 a 16 de junho passados. Em razão da grande alteração constatada, a instituição produziu um material educativo para possibilitar o entendimento, por parte da população, das principais mudanças detectadas, o qual será apresentado por etapas.

No material educativo, foram pontuadas algumas questões para ensejar a reflexão da população sobre o benefício ou não da mudança proposta para a cidade.

O trabalho faz parte do acompanhamento pelo MPRN do processo de revisão do Plano Diretor que está ocorrendo na cidade desde 2017.

Divisão

O material encontra-se dividido em blocos. Novos blocos contendo outros esclarecimentos serão apresentados oportunamente. Inicialmente, cada bloco contém 10 slides com o detalhamento da proposta comentada.

O bloco 1 trata do aumento da altura máxima dos prédios na cidade; e a verticalização da beira-mar da Praia da Redinha. No bloco 2, são apresentados a diminuição da proteção de Zonas de Proteção Ambiental; e o estímulo à canalização de lagoas e rios urbanos.

No bloco 3, é tratada a intensa verticalização no entorno do Parque das Dunas.

O bloco 4 é sobre a criação dos Eixos Estruturantes; a criação dos apartamentos/estúdios; e a alteração nas prescrições urbanísticas (regras de afastamento dos prédios e taxa de impermeabilização nos lotes).

No bloco 5, trata sobre a alteração da área non aedificandi (não edificável) de Ponta Negra e sobre a necessidade de reconhecimento da importância paisagística da Vila de Ponta Negra.

O bloco 6 traz informações e preocupações relativas à infraestrutura urbana sanitária – bacias de esgotamento sanitário.

Os novos blocos a serem apresentados estão relacionados à acessibilidade (bloco 7) e às alterações propostas nas Áreas Especiais de Interesse Social (bloco 8).

MP abre inquérito após Sesap anunciar que Walfredo Gurgel vai passar a atender só pacientes encaminhados

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) decidiu abrir um inquérito para investigar quais serão os impactos da decisão anunciada pelo Governo do Estado de “regular” o atendimento no Hospital Walfredo Gurgel, o maior da rede pública de saúde do RN.

Uma portaria instalando o inquérito, assinada pela promotora Kalina Filgueira, da 48ª Promotoria de Justiça, foi publicada nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial do Estado. O objetivo do procedimento é fiscalizar se a regulação da porta do Walfredo vai dificultar a situação nos serviços de saúde municipais – que seriam a porta de entrada.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) anunciou nesta terça-feira (17) que o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal vai deixar de ser “porta aberta” e passar a funcionar com “porta regulada” a partir de 15 de outubro. Isso significa que a unidade vai começar a receber apenas pacientes encaminhados de outras unidades, exceto casos de urgência mais graves, como politraumas provocados por acidentes de trânsito.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a regulação da porta do Walfredo Gurgel é uma forma de diminuir a sobrecarga na unidade, que hoje está superlotada. A pasta argumenta que, “muitas vezes”, pacientes que procuram o hospital têm quadros de baixa complexidade, que poderiam ser resolvidos em outras unidades, como as UPAs ou hospitais regionais.

Urgências clínicas gerais serão reguladas diretamente entre as portas municipais e os hospitais regionais estaduais.

Com a porta regulada, pacientes que não sejam politraumatizados ou não possuam condição de saúde que demanda atendimento de urgência no Walfredo em alguma das suas especialidades serão orientados a procurar uma unidade mais básica – como UPA – para, em seguida, serem regulados para algum hospital da rede que possa fazer o atendimento.

Ao MPRN, gestores de saúde informaram que “essa medida trará impactos na rede de urgência e emergência do Município de Natal, com possibilidade de haver aumento na superlotação nos serviços municipais”. A promotora de Justiça pontuou que “a implementação dessa medida provocará em toda a rede assistencial, na proporção em que não mais serão atendidos pacientes sem prévia regulação no Hospital Walfredo Gurgel”.

Prefeitura e Sebrae assinam Termo de Cooperação e entra na rota do Projeto “Lugares de Charme”

TERMO DE COOPERAÇÃO VISA TRANSFORMAR A VIDA DOS ARTESÃOS COM PROJETO LOCAL. FOTO: ALEX RÉGIS/SECOM

Com o objetivo de repaginar a Loja Natal Original por meio do design social e afetivo, e transformar o artesanato em vitrines vivas, a Prefeitura e o Sebrae/RN assinaram nesta quarta, 18, o Termo de Cooperação que irá transformar a vida dos artesãos através do projeto “Lugares de Charme”. A gestão e coordenação das atividades será realizada pela secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) em conjunto com a instituição parceira e a designer Cris Ribeiro, criadora do projeto.

A Loja Natal Original tem um espaço com localização privilegiada na entrada de Natal, com estrutura disponível para realização de eventos artístico-culturais na cidade. Atualmente, recebe maior fluxo de visitas no final do ano, devido às atividades do “Natal em Natal” e da decoração da maior árvore de Natal da cidade. O projeto de restauração da área da loja Natal Original tem como objetivo fortalecer não apenas o artesanato local, mas também a gastronomia, sendo um lugar voltado para o turismo e também para a convivência dos natalenses durante todo o ano.

O prefeito Álvaro Dias destacou que o projeto se alinha à filosofia de trabalho da gestão, de modernizar e transformar Natal numa cidade convidativa, acolhedora,  boa de ser viver, que encante o turista e valorize seus artistas e artesãos. “Nossas belezas naturais são consideradas das mais belas do mundo e elas são inspiradoras para a criação da arte  manual, gerando emprego e renda para os artesãos”. Disse ainda que “assim como as intervenções feitas no Beco da Lama, no Espaço Rui Pereira e na Escadaria de Mãe Luíza, onde os grafiteiros e mosaicistas transformaram o local em arte, pretendemos fazer o mesmo com a Loja Natal Original que terá seu espaço todo repaginado, transformado, reequipado e modernizado com este projeto ambicioso chamado Lugares de Charme, em parceria com o Sebrae”, disse Álvaro Dias.

O projeto também vai capacitar até 120 artesãos em como atender melhor os clientes, conhecer mais ferramentas práticas sobre gestão financeira e auxiliar o cálculo dos preços dos produtos além de como vender mais e utilizar os canais e plataformas digitais para aumentar relacionamento com o cliente e as vendas online e offline. “O maior parceiro do Sebrae é a Prefeitura. Capacitamos mais de mil empresários informais e atuamos na bioprevenção nas escolas e hoje temos a oportunidade de trazer um trabalho exitoso, forte no mercado que é o projeto “Lugares de Charme”. Estou feliz e honrado em ter a oportunidade de ser parceiro da Prefeitura para preparar os artesãos para o mercado de trabalho com dignidade. No final do ano, período natalino, estaremos preparados para receber a população com um novo ponto turístico, onde o turista terá contato com um artesanato diferente”, afirma Zeca Melo, diretor do Sebrae/RN.

 Por meio do método “Ser Especiário”, o projeto foi idealizado pela designer de produto Cris Ribeiro e tem objetivo de repaginar espaços, através da interferência do design de artesanato, transformando-os em vitrines de charme para a exposição de produtos de artesãos e artistas da cidade, que nunca tiveram a oportunidade de vender sua produção, de forma diferenciada e exclusiva, agregando valor ao trabalho. “Nossa parceria vem somar ao artesanato local, para resgatarmos a identidade cultural a partir de pesquisas iconográficas e etnográficas e, a partir delas, transformamos o seu lugar de trabalho em um novo espaço de charme e revitalizado. O Projeto Lugares de Charme leva para a população o conhecimento sobre sua essência e a história. Produtos estes que estarão aptos a serem comercializados não somente no município, mas em feiras e eventos”, salientou.

“A Semtas quer incluir a loja Natal Original e seu entorno nos roteiros turísticos da capital potiguar, e para isso está realizando uma série de intervenções para potencialização da área como destino dos que visitam o município e dos próprios natalenses. Além disso, estamos buscando potencializar nossa cultura e dar voz aos nossos artesãos. Queremos, junto as demais secretarias, revitalizar a praça e trazer a gastronomia”, ressaltou o secretário Adjuto Dias.

Hospital dos Pescadores retomará pronto-atendimento

FOTO: SMS

A Prefeitura do Natal vai retomar o pronto-atendimento do Hospital dos Pescadores (Hospesc), na Ribeira. A Secretaria Municipal de Saúde reinicia esse atendimento na quinta-feira (19) com regime de funcionamento 24 horas. Os leitos clínicos do hospital voltarão a funcionar no primeiro andar, com alas distintas para pacientes Covid e clínica geral, tendo separação física e equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais diferentes.

Uma ampliação da estrutura da unidade também está prevista para os próximos meses, com a construção de 20 novos leitos clínicos e 10 leitos de UTI. Atualmente o Hospesc também atende o perfil intermediário de pacientes acometidos pelo coronavírus, abrigando os serviços do antigo Hospital Natal Sul.

“Durante essa pandemia a gente tem estudado sempre as melhores formas de atender os pacientes com Covid, mas também de não deixar os atendimentos de rotina sem ter uma atenção, por isso organizamos nossa rede e nossos fluxos de atendimento algumas vezes durante esse período. Com os casos de internamento de Covid mais controlados, decidimos voltar com o pronto-atendimento do Hospesc de forma a ampliar essa assistência em nosso município”, indica George Antunes, Secretário Municipal de Saúde.

Hospital Infantil Varela Santiago realiza Simpósio dos Ex-Residentes em Pediatria

FOTO: DIVULGAÇÃO

Para celebrar a primeira década de formação de Pediatras no Hospital Infantil Varela Santiago, a Comissão de Residência Médica da instituição realiza na próxima semana o I Simpósio dos Ex-Residentes de Pediatria.

O encontro traz o objetivo de promover a interação entre os ex e atuais residentes de Pediatria, residentes de outras instituições, além de médicos e acadêmicos de Medicina que desejam se aprofundar mais nos temas propostos da especialidade.

A programação terá início no dia 25 de agosto, às 19h30, com a palestra da pediatra com especialização em Gastroenterologia Pediátrica, Dra. Thalita Xavier, sobre Alergia à proteína do leite de vaca. O evento será online e acontecerá pela plataforma do Google Meet.

Também participarão do evento a pediatra com especialização em Endocrinologia Pediátric, Dra. Ingryd Leite, com o tema “Puberdade precoce”; a pediatra com Residência Médica em curso na área de Hematologia e Hemoterapia, Dra. Bárbara Vasconcelos, que discutirá a Anemia Falciforme e suas complicações; e a pediatra Dra. Silvana Braga que discutirá a Puericultura na Síndrome de Down.

As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo link (bit.ly/simposioexresidenteshivs). O investimento é de R$ 55,00. Todo o valor arrecadado será revertido como doação ao hospital.

Sessões plenárias do TRE-RN passam a contar com tradução simultânea em Libras

INICIATIVA FAZ PARTE DO PLANO DE GESTÃO DO BIÊNIO 2020/2022. FOTO: ILUSTRAÇÃO/GETTY

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) iniciou, nessa terça-feira (17), a tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) das sessões plenárias da Corte Eleitoral potiguar. A iniciativa faz parte do Plano de Gestão do Biênio 2020/2022, o qual dispensa um olhar especial para o desenvolvimento de ações que visem garantir a acessibilidade plena às ações e aos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral. A contratação do serviço de tradução em LIBRAS foi realizada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão/AGE do TRE-RN e atende às diretrizes da Resolução nº 401 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, consciente do seu papel de promoção da cidadania, atende, a partir de hoje, mais uma parcela da população, ao realizar a sessão plenária com o acompanhamento de intérprete de LIBRAS. Agradeço a todos a participação, de servidores a integrantes da Corte, que deram a contribuição para tornar efetiva mais essa atuação de cumprimento às determinações tanto legais quanto por meio de Resoluções do TSE”, disse o presidente do TRE-RN, desembargador Gilson Barbosa.

O Corregedor Regional Eleitoral e vice-presidente do TRE-RN, desembargador Claudio Santos, ressaltou a importância do projeto de tradução simultânea das sessões plenárias da Justiça Eleitoral do RN para levar as informações dos julgamentos a todos. “É uma iniciativa civilizatória importante pela necessidade de inclusão desses que não tinham, até então, a oportunidade de acompanhar a Justiça Eleitoral no dia a dia”, salientou o desembargador Claudio Santos.

O presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRE-RN, Dr. Geraldo Mota, destacou o reconhecimento da Corte em relação ao projeto para aumentar a inclusão dentro da Justiça Eleitoral potiguar. “Destacar a felicidade que tenho em receber o reconhecimento da Corte em relação a esse belíssimo projeto, que traz uma maior integração de pessoas ao universo jurídico, no julgamento dos processos. E nós sabemos a dificuldade que é traduzir, entre uma língua e outra, as expressões verbais, imagine o grau de dificuldade que temos ao fazê-los a tradução corporal dessas mesmas palavras, que é um uso linguístico completamente diferente”, enfatizou o magistrado.

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão

Vinculado à Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica do TRE-RN, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) tem como objetivo executar as propostas e ações com foco no conforto, atendimento, locomoção e inclusão dos servidores e eleitores.

Entre as ações realizadas pelo TRE-RN estão: a capacitação dos servidores na conversação em Libras para atendimento aos eleitores. Também foi implantada uma ferramenta importante para a acessibilidade no portal do TRE-RN na internet: o sistema Rybená, que facilita o entendimento dos conteúdos por surdos, pessoas com deficiências visual ou intelectual, entre outras dificuldades. Além da reprodução dos textos em áudio, a tecnologia também possui tradução para Libras.

“Ficamos em festa com a transmissão das sessões plenárias por um intérprete em libras. Esse meio de transmissão de julgamentos é extremamente importante para o exercício da cidadania e da inclusão social, posto que leva a pessoas com deficiência auditiva a possibilidade de participar e entender os julgamentos advindo das sessões plenárias desta Corte Eleitoral”, disse Juliana Aguiar, que faz parte do NAI.