SELO BLOG FM (4)

Categoria: agosto 6, 2021

Nos últimos 13 meses, micro e pequenas empresas do RN abriram 30.978 vagas com carteira assinada

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os negócios de pequeno porte – aquelas empresas que faturam no máximo R$ 4,8 milhões por ano – são os principais responsáveis pela recuperação de empregos no Rio Grande do Norte. As empresas desse segmento têm conseguido frear a onda de desemprego que assola o estado e contratarem mais trabalhadores que dispensarem. Nos últimos 13 meses, as micro e pequenas empresas potiguares abriram 30.978 novas vagas de emprego com carteira assinada. É o que comprova um levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados do Caged do Ministério da Economia, divulgados na semana passada.

Segundo o levantamento, de junho do ano passado para cá, o Rio Grande do Norte abriu 34.416 novos postos de trabalho e mais de 90% dessas vagas foram criadas por empresas de micro e pequeno porte, que apesar do tamanho, juntas, têm a força de melhorar os índices de empregabilidade no estado. As médias e grandes empresas foram responsáveis por um saldo de 3.438 vagas em 13 meses.

Quando se fala em saldo e novas vagas nos pequenos negócios, não significa que essas empresas têm o poder de grandes volumes de contratações, que são bem maiores nas médias e grandes empresas. Mas, que essas empresas pequenas demitem menos e contratam mais. Nas de demais porte, o volume de admissões pode até ser mais elevado que nas pequenas, no entanto, a quantidade de demissões supera, muitas vezes, o número admissões, o que acaba gerando saldos negativos em determinados períodos.

“A estrutura mais dinâmica e enxuta que os pequenos negócios possuem, em relação às médias e grandes empresas, permite uma recuperação mais rápida das vagas perdidas desde março de 2020″Alinne Dantas – Gerente de Unidade do Sebrae-RN

“A estrutura mais dinâmica e enxuta que os pequenos negócios possuem, em relação às médias e grandes empresas, permite uma recuperação mais rápida das vagas perdidas desde março de 2020, início da pandemia. Isso se reflete no somatório de novas vagas abertas no último por essas empresas”, explica a gerente da Unidade de Gestão Estratégia do Sebrae no Rio Grande do Norte, Alinne Dantas.

De acordo com o levantamento, as empresas do setor de serviços foram as que mais abriram novas frentes de trabalho. Entre janeiro e junho deste ano, essas organizações foram responsáveis pela abertura de 7.139 novas vagas. O comércio potiguar também contratou bastante no ano. Foram 3.853 contratações a mais que o número de demissões feitas pelas empresas de micro e pequeno porte. Na pequena indústria, a quantidade de novos postos abertos foi de 2.873 vagas e na agropecuária, 240 novas vagas.

No contexto nacional, os pequenos negócios, nos últimos 12 meses, apresentaram um saldo positivo de 2.094.812, o que significa 71,8% das vagas criadas no país. Número quase três vezes superior ao das médias e grandes que contrataram, entre julho de 2020 e julho de 2021, 717.029 trabalhadores.

Apenas no mês de junho de 2021, as MPE apresentaram um total de 871.197 admissões contra 654.801 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 216.396 empregos gerados. Esse montante equivale a 70% do total de empregos em todo território nacional. Já as médias e grandes empresas (MGE), realizaram 663.993 admissões contra 596.048 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 67.945 empregos, o que equivale a 21,9% do total de empregos gerados no Brasil.

Com informações da Tribuna do Norte

Agosto Dourado alerta importância do aleitamento materno e SMS/Natal realiza fórum

FOTO: SMS

A campanha “Agosto Dourado”, do Ministério da Saúde, prevê que sejam intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) em parceria com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Norte (SOPERN), promoveu nesta quinta-feira (05) o Fórum Municipal da Semana Mundial de Aleitamento Materno com o tema Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos.

O evento aconteceu pela plataforma Google meet, sendo destinado a profissionais que atuam na atenção primária do município, com objetivo de integrar os setores abordando aspectos desafiadores para a implementação do apoio, incentivo, promoção e proteção ao aleitamento materno. Participaram membros do corpo técnico da SMS/Natal, representantes dos departamentos de nutrição, enfermagem e pediatria da UFRN, além de representantes de outros órgãos.

“Essa temática do aleitamento materno  é trabalhada durante todo o ano, não apenas em agosto. Nós desenvolvemos trabalhos educativos em nossa rede de atenção básica desde o pré-natal até às consultas pediátricas, indicando que o leite materno é um alimento rico em nutrientes e indispensável para que as crianças cresçam de forma saudável. O leite materno é como se fosse o ouro líquido”, comenta Monique Rosa, Coordenadora do setor de Aleitamento Materno da SMS/Natal.

Após morte do filho, Walkyria e César Neto pedem “Lei Lucas Santos” para punir haters da internet

FOTO: DIVULGAÇÃO

Os cantores Walkyria Santos e César Neto, pai do garoto Lucas Santos, de 16 anos – morto nesta semana após sofrer ataques nas redes sociais – iniciaram uma campanha nas redes sociais pela aprovação de um projeto de lei de iniciativa do deputado Julian Lemos (PSL-PB) que criminaliza a prática de “haters” nas redes sociais.

O objetivo da proposta é instituir uma pena de até quatro anos de prisão, além de multa, para quem disseminar ódio ou proferir comentários discriminatórios de qualquer natureza que causem danos à integridade psíquica da criança e do adolescente. A responsabilização civil e criminal se dará, segundo o PL, para aqueles que por ação ou omissão efetuarem essa prática em redes sociais ou quaisquer meios que facilite a sua propagação.

Além disso, segundo o projeto, comentários racistas, xenófobos, misóginos ou qualquer outro que cause dano à integridade psíquica da criança e do adolescente, não excluídos pelas plataformas digitais, poderão levar a diretoria das redes a responder criminalmente, segundo o PL.

Ao apresentar a proposta da Lei Lucas Santos, o deputado Julian Lemos propôs o debate sobre o problema, defendendo que a prática passe a ser monitorada por vias legais.

Pais se pronunciam

Pelas redes sociais, o cantor César Neto defendeu a aprovação do projeto. “Para que nenhuma vida seja mais arrancada de nós, vamos juntos transformar esse luto em uma luta pelo amor. Por favor compartilhem o máximo que puderem! Vamos subir a hastag #leilucassantosja”, escreveu o pai, em publicação no Instagram.

Em um vídeo publicado na quarta-feira (4), dia seguinte à morte do filho, César disse que a perda de Lucas Santos o dava uma missão. “Tenho certeza que Deus me deu uma missão e que eu irei cumprir essa missão. É de tentar abrir os olhos dos pais de que a vida é muito mais do que uma curtida na rede social, é muito mais do que uma postagem com visualizações. A humanidade está doente, totalmente doente”, enfatizou.

Bolsonaro volta a atacar Barroso: “Ele quer que nossas filhas de 12 anos tenham relações sexuais”

FOTO: ISAC NÓBREGA

O presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso nesta sexta-feira (6). Em discurso a empresários em Joinville, o presidente afirmou que Barroso quer que meninas de 12 anos tenham relações sexuais.

O ministro, que comanda o TSE, se tornou o principal alvo de Bolsonaro em sua defesa do voto impresso.

Na quinta (5), o presidente do Supremo, Luiz Fux, cancelou um encontro com Bolsonaro por causa dos ataques a integrantes da Corte. O presidente negou que tenha feito ameaças a ministros.

“Não estou atacando o Supremo Tribunal Federal. No dia de ontem, a nota do senhor excelentíssimo ministro presidente do Supremo falou que, de acordo com matérias da mídia, o presidente ataca o parlamento. Olha, quem busca informação pela mídia já está desinformado.”

O presidente disse que “apenas” fez “comentários sobre o histórico de Barroso”.

“Não ofendi nenhum ministro do Supremo, apenas falei da ficha do senhor Barroso. Defensor do terrorista Battisti, favorável ao aborto, à liberação das drogas, à redução da idade para estupro de vulnerável. Ele quer que nossas filhas e netas, com 12 anos, tenham relações sexuais. Por ele, sem problema nenhum.”

Afirmação é fake news

Bolsonaro tem dito repetidas vezes que o ministro Barroso defenderia a pedofilia. A afirmação é falsa, de acordo com informação do Supremo.

Segundo Bolsonaro, Barroso teria defendido a redução da maioridade em casos de estupro de vulnerável. Em julgamento de 2017, no entanto, o ministro votou de modo inverso ao alegado pelo presidente. Manteve a continuidade de uma ação movida contra um rapaz de 18 anos acusado de manter relações sexuais com uma menina de 13 anos.

Na ocasião, o ministro disse que, embora o processo trouxesse elementos que possibilitavam afirmar que a vítima consentiu a relação, a criança tinha menos de 14 anos.

Portanto, era justificada a continuidade do processo, em nome da proteção da infância e da adolescência. Assim, a 1ª Turma do Tribunal, seguindo o voto de Barroso, decidiu que “para a configuração do estupro de vulnerável é irrelevante o consentimento da vítima menor de 14 anos”.

Essa é a mesma posição mantida pelo Supremo e pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) em outros julgamentos sobre o mesmo tema. De 2009 para cá, por exemplo, se consolidou o entendimento de que qualquer ato libidinoso com menores de 14 anos configura estupro de vulnerável, pois entende-se que crianças não têm condição de consentir.

No caso do STJ, foi editada uma súmula para pacificar o entendimento da Corte de que “o crime de estupro de vulnerável configura com a conjunção carnal ou prática de ato libidinoso com menor de 14 anos”. Há um compilado de jurisprudência mostrando como o Tribunal se portou sobre o tema nos últimos anos.

No caso do Supremo Tribunal Federal, há ao menos outro julgamento em que foi decidido o mesmo. Trata-se do habeas corpus 134.591, em que a Corte entendeu não ser possível alterar uma condenação por estupro de vulnerável por uma de importunação sexual – crime que implica, na maior parte dos casos, homens que assediam mulheres no transporte público.

Ação conjunta do MPRN e PM prende comerciante condenado por envolvimento na morte do radialista F Gomes em Caicó

RADIALISTA FOI ASSASSINADO EM CAICÓ. FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma ação conjunta do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), da Polícia Militar nesta quinta-feira (5) localizou e prendeu o comerciante Lailson Lopes. Ele é condenado a 14 anos de prisão por envolvimento no planejamento do assassinato do radialista Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes, morto a tiros em 18 de outubro de 2010 em Caicó.

A ação cumpriu um mandado de prisão expedido pela 3ª vara de Caicó. Um trabalho de inteligência do MPRN localizou Lailson Lopes no bairro de Capim Macio, na zona Sul de Natal. A Polícia Militar cumpriu o mandado nesta quinta.

Lailson Lopes foi condenado a 14 anos de prisão por homicídio duplamento qualificado em 2019. Mesmo condenado, foi concedido a ele o direito de aguardar o recurso do julgamento em liberdade.

Francisco Gomes de Medeiros tinha 46 anos quando foi assassinado. Ele foi morto a tiros na noite de 18 de outubro de 2010, deixando mulher e três filhos. ‘F. Gomes’, como era mais conhecido, foi atingido por três tiros de revólver na calçada de casa, na rua Professor Viana, no bairro Paraíba. Vizinhos ainda o socorreram ao hospital da cidade, mas o radialista não resistiu aos ferimentos.

Hospital Tarcísio Maia triplica oferta de leitos de UTI após reversão de leitos Covid

FOTO: ARQUIVO/ASSECOM

O Governo do RN e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) seguem ampliando a rede de assistência à saúde para população em todo estado, tendo em vista a redução no quadro pandêmico no Rio Grande do Norte e a evolução da campanha estadual de vacinação. Assim, dando continuidade ao avanço na reversão dos leitos Covid em leitos de UTI Geral para atendimento de outras patologias, o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, está triplicando a oferta de leitos de UTI Geral na região Oeste.

No início da gestão, o Hospital Tarcísio Maia contava com nove leitos de UTI Geral. Agora, a unidade hospitalar passa a contar com 30 leitos de UTI Geral e cinco leitos semi-intensivos, financiados e custeados pelo Governo do Estado. “Isso é um feito. É mais do que triplicar a oferta de leitos de UTI Geral. É a ampliação do acesso para os usuários”, informou a secretária-adjunta de saúde, Maura Sobreira.

A Sesap ainda destacou que o Hospital Tarcísio Maia tem assumido um importante papel no enfrentamento à covid-19, especialmente para os usuários da região Oeste. A unidade permanecerá com leitos clínicos, porém, diante da redução na taxa de ocupação, está passando a atender a demanda de UTI Geral.

Hoje (06), a taxa de ocupação de leitos críticos na região Oeste está em torno de 39,7%. Há exato um mês, a região Oeste registrava uma taxa de ocupação por volta dos 73%. E, em 06 de junho, um dos momentos mais críticos da pandemia neste ano, a ocupação na região atingiu uma média de 99% de ocupação.

De acordo com dados da ferramenta Coronavírus RN, desenvolvida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), em Mossoró, no dia 06 de junho, a média móvel de casos nos 7 dias era é de 110,14 casos/dia; em julho, caiu para 40,57 casos/dia; e, hoje, a média móvel é de 2,86 casos/dia. Já em relação à média móvel de óbitos confirmados nos 7 dias dia, caiu 1,71, em 06 de junho, para 0,14 óbitos/dia, ontem.

Segundo o RN + Vacina, em Mossoró, mais de 157 mil pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19, correspondendo a 69% das pessoas parcialmente vacinadas; e mais de 56 mil pessoas já estão totalmente vacinadas, equivalente a 25% de pessoas que já completaram o esquema vacinal.

Reversão

Nesta semana, foram revertidos leitos nos municípios de Santo Antônio, Apodi, João Câmara, São Paulo do Potengi, Pau dos Ferros, Mossoró e Macaíba.

No Hospital João Machado, em Natal, 20 leitos de UTI Covid já foram revertidos em leitos de UTI Geral. No Hospital Coronel Pedro Germano (Hospital da PM) a reversão foi de dez leitos, mesmo número do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó. No Hospital Regional Alfredo Mesquita, localizado em Macaíba, 10 leitos de UTI Covid estão sendo revertidos hoje em leitos de UTI geral.

Pesquisa avalia a discriminação de gênero na área de exatas no RN

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Profissionais e estudantes das áreas de Ciências Exatas, Tecnologia e Engenharias podem contribuir para a pesquisa Percepções sobre discriminação de gênero no ambiente de trabalho e estudos no Estado do Rio Grande do Norte. O questionário está disponível até o dia 17 de setembro de 2021. O objetivo do estudo é a coleta de dados acerca da percepção de indivíduos que atuam profissionalmente nas áreas de Ciências Exatas, Tecnologia e Engenharias no estado.

Este projeto de pesquisa busca estratificar percepções relacionadas às vivências de profissionais atuantes nessas áreas considerando seus gêneros. Os resultados serão disponibilizados em ambiente online para fins de consulta à informação por instituições públicas, privadas e indivíduos que desejem entender melhor o ambiente profissional do Estado do Rio Grande do Norte e atuar ativamente na busca por estratégias de enfrentamento da discriminação de gênero.

Para participar da pesquisa é necessário ter entre 18 e 45 anos e ser profissional ou estudante atuante nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Tecnologias do Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa pode ser respondida por pessoas de qualquer gênero. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética sob o número CAAE:45643721.0.0000.5537 e está disponível através deste link. Mais detalhes podem ser acompanhados através da página oficial #MulheresNaStem.

Coordenado pela Professora Mônica Magalhães Pereira, do Departamento de Informática e Matemática Aplicada da UFRN, compõem o corpo de pesquisadoras do projeto a doutoranda Viviane Brito Nogueira, em Ciências da Saúde, Biotecnologista pela UFAM e Mestre em Ciências da Saúde pela UFRN; a mestranda Izabela Lima Paiva, graduada em Farmácia pela UFRN e mestranda em Neurociências pela UFRN e Universidade de Upsália na Suécia e a Servidora Técnico-Administrativa, Allana de Carvalho Araújo, Mestre em Psicologia e Psicóloga pela UFRN.

GACC-RN Lança Camiseta Especial Para o Dia dos Pais

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Dia dos Pais está chegando! E essa data pede uma homenagem especial, não é mesmo?  Claro que o GACC-RN não iria deixar essa data passar em branco! Na Instituição é cada vez maior a participação dos homens no tratamento dos assistidos, sempre atenciosos e cuidadosos com os seu filhos.

Ainda que o filho dê amor e carinho ao seu pai todos os dias, nada como uma linda lembrança, cheia de afeto, para emocionar ainda mais esse dia! Foi pensando nisso que  o GACC-RN escolheu a data  para apresentar o novo modelo da camiseta  da linha Heróis Honorários, nela estão os valores que a Instituição identifica nos pais: força, inteligência, coragem, liderança, resistência e lealdade.

A campanha tem a assinatura da Spin e da Ak Camisetas e contou com a participação do padrinho honorário do GACC-RN, Cristiano Félix, e do cantor Giannini Alencar. As fotos foram feitas em parceria o fotógrafo Nuno Almeida.

Adquirindo a camiseta o público tem a chance de emocionar o seu grande herói nesse Dia dos Pais, e ainda pode colaborar com as ações e projetos do GACC-RN.