SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 28, 2021

CPI da Covid no RN: Kelps quer convocar governador da Bahia e mais 6 para explicar compra de respiradores

FOTO: JOÃO GILBERTO

O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), provável presidente da CPI da Covid que será instalada na próxima semana na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, anunciou nesta quarta-feira (28) que, assim que os trabalhos da comissão forem iniciados, vai pedir a convocação do governador da Bahia, Rui Costa (PT). Procurado pelo PORTAL DA 98 FM, o governador informou que não vai comentar.

Para isso acontecer, será preciso que a maioria da comissão (que tem cinco membros) aprove o requerimento. A primeira reunião da CPI está marcada para o dia 4 de agosto. Nesta data, serão escolhidos o presidente e o relator. Já há um acordo para que Kelps Lima seja o presidente e para que o deputado Francisco do PT seja designado o relator.

Segundo Kelps, Rui Costa será chamado para depor na condição de presidente do Consórcio Nordeste, do qual o Governo do RN faz parte. Se for oficialmente convocado, o governador baiano terá de dar explicações à CPI sobre a compra frustrada de 300 respiradores pulmonares no auge da pandemia de Covid-19.

O consórcio antecipou na compra R$ 48 milhões para a empresa Hempcare, mas não recebeu os equipamentos nem o dinheiro de volta. O Rio Grande do Norte participou da compra com uma cota de R$ 5 milhões por 30 respiradores. O calote, revelado e denunciado pelos próprios governadores da região, está sob investigação no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

“Os estados nordestinos constituíram o Consórcio Nordeste pera gerar economia e levaram um trambique. O consórcio juridicamente se equipara a uma autarquia, pois é constituído com recursos públicos de cada um dos estados nordestinos. Os responsáveis pela administração do consórcio devem esclarecimento ao povo do Rio Grande do Norte, que perdeu 5 milhões de reais, o que resultou em mortes e sofrimento para população potiguar”, enfatizou Kelps, em publicação no Twitter.

Portal 98 FM

Prefeitura arrecada mais de 15 toneladas de alimentos com Campanha Vacina Solidária

FOTO: DIVULGAÇÃO

Lançada pela Prefeitura em abril passado, a campanha “Vacina Solidária” já arrecadou mais de 15 toneladas de alimentos não perecíveis em Natal. A campanha tem por objetivo reforçar o acolhimento às famílias em vulnerabilidade que residem no município. Em três meses, já foram arrecadados mais de 15 toneladas de alimentos pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), coordenadora da ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Os pontos de coleta funcionam nos locais de vacinação contra a Covid-19.

A “Vacina Solidária” é mais uma forma que a gestão encontrou para auxiliar a população neste momento de pandemia. A iniciativa aproveita a necessidade de deslocamento da população até um ponto de imunização contra a Covid-19 em benefício de todos. “Os locais são identificados e contam com o trabalho de voluntários na confecção destes desses kits de alimentos não perecíveis. Além disso, nos drives instalados em Natal, onde a vacina é aplicada com o munícipe dentro do carro, não há a necessidade de descer do veículo para fazer a doação”, detalha o prefeito Álvaro Dias.

“Estamos chegando ao quarto mês de ação e muito felizes com o apoio de toda a cidade. No entanto, é preciso reforçar a necessidade da consistência das doações. Há muitas pessoas que, neste momento, enfrentam dificuldades e precisam da nossa ajuda. Não importa a quantidade, toda colaboração é bem-vinda e, certamente, fará a diferença na mesa destas famílias”, aponta o secretário da Semtas, Adjuto Dias.

A campanha pede que as pessoas que forem se vacinar contribuam com a doação de um quilo de alimento não perecível. Esses alimentos serão organizados em cestas básicas e distribuídos para a população vulnerável do município. A arrecadação está sendo feita nos postos de vacinação contra a Covid-19, coordenados pela Prefeitura de Natal. Os drives funcionam no Via Direta, no Sesi da Avenida Capitão-mor Gouveia, no Palácio dos Esportes e no Ginásio Nélio Dias, além das 35 Unidades Básicas de Saúde.

Cadastro único

As doações da “Vacina Solidária” estão sendo distribuídas pela Semtas através do Cadastro Único, que garantirá que as pessoas a serem beneficiadas sejam as que preenchem todos os requisitos de política de assistência social. “São aquelas que realmente necessitam. Contamos com todos e vamos juntos enfrentar esse momento de dificuldade”, completa Adjuto Dias, fazendo um apelo à população. A coleta dos alimentos ocorrerá enquanto durar a vacinação da população de Natal.

Ranking de infidelidade coloca Natal entre as cidades que mais registraram relacionamentos adúlteros com pandemia

FOTO: GETTY

Relacionamentos adúlteros cresceram na pandemia da Covid-19. Segundo o levantamento do site Ashley Madison, líder global em namoro infiel, o Brasil apresenta o maior crescimento de usuários cadastrados, com 12,5 milhões de usuários cadastrados na plataforma. De março de 2020 até agora, foram registradas 1,7 milhão de contas no Brasil.

Além do crescimento, o levantamento mostrou as cidades brasileiras mais ativas na plataforma. No período de junho a setembro de 2020: Brasília, Goiânia, Manaus são as cidades que aparecem nas primeiras posições. Logo após, vem São Paulo, Curitiba, Campo Grande e Guarulhos. Belo Horizonte, Porto Alegre, Campinas, João Pessoa, São Luís e Rio de Janeiro são vistos em seguida. Por fim, Natal, São Bernardo do Campo, Santo André, Salvador, Recife, Duque de Caxias e Teresina fecham o ranking.

Nas novas contas, 196 mil foram ao estado de São Paulo e 102 mil vieram do Rio de Janeiro. Além disso, a Ashley Madison aponta a faixa etária de cada cidade participante do ranking de perfis ativos na plataforma.

  • Santo André – 35,9
  • Rio de Janeiro – 35,7
  • Belo Horizonte – 35,4
  • Porto Alegre – 35,4
  • São Bernardo do Campo – 35,2
  • Curitiba – 35,1
  • Salvador – 35,0
  • Campinas – 34,8
  • São Paulo – 34,5
  • Duque de Caxias – 34,4
  • Campo Grande – 34,1
  • Brasília – 34,0
  • Recife – 33,9
  • Guarulhos – 33,7
  • João Pessoa – 33,5
  • Natal – 33,5
  • São Luís – 32,7
  • Goiânia – 32,6
  • Teresina – 32,5
  • Manaus – 32,2

O porquê das aventuras acontecerem

Segundo o site Vida e Estilo do Terra, há estudos de terapeutas de casais que mostram que há, pelo menos, 9 motivos reais para que os relacionamentos extraconjugais aconteçam de forma frequente.

Motivos que vão desde variedade no cardápio, passando por curiosidade e terminando até autoafirmação e carência. E é possível acrescentar um motivo, pelo qual a sociedade global está atravessando desde o começo de 2020: a pandemia e o isolamento social.

Com informações do IG e Blog do BG

Dj Ivis é indiciado por mais dois crimes contra a ex-esposa, Pamella Holanda

FOTO: DIVULGAÇÃO

Após ser flagrado em vídeos agredindo Pamella Holanda, ex-esposa, o artista Dj Ivis foi indicado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e irá responder por mais dois crimes além de lesão corporal: ameaça e injúria no âmbito da violência doméstica. Ele está preso há quase 15 dias, em Fortaleza.

Ao site Uol, a PCCE falou sobre as investigações: “A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) informa que concluiu, no último dia 22, e remeteu ao Poder Judiciário do município do Eusébio, o inquérito policial que investigava uma ocorrência no âmbito de violência doméstica registrado, no último dia três deste mês. Com a conclusão das investigações, o suspeito foi indiciado pelos crimes de lesão corporal, ameaça e injúria no âmbito da violência doméstica”.

Os registros foram feitos pelas câmeras de segurança da residência dela. Em uma das cenas, Ivis agride a mulher quando ela vai amamentar a filha deles. Após a divulgação dos vídeos, o artista comentou as agressões também nas redes sociais. Ele confirmou as agressões e disse que era vítima de chantagem.

Na semana passada, Pamella contou que uma das agressões que sofreu de Ivis foi porque ele mostrou fotos íntimas dela ao amigo Charles. Esse amigo presenciou um dos episódios de violência e não reagiu. Além de ser preso, o artista foi afastado da produtora onde trabalhava e teve o contrato rescindido com a Sony Music Brasil. Além disso, a Som Livre suspendeu os lançamentos das músicas do artista e bloqueou as faixas que já estavam no ar.

O cantor Latino decidiu refazer o videoclipe que teria com a participação de DJ Ivis, além de doar parte dos lucros para que a ex-mulher do artista consiga se reerguer. A faixa será lançada em 6 de agosto e, além de Latino, terá Dennis DJ, Rogerinho e Pamella como sócios.

Diário de Pernambuco

Shoppings e templos religiosos de Natal voltam a funcionar com 100% de ocupação a partir de 19 de agosto

FOTO: AGÊNCIA BRASIL

A Prefeitura do Natal avança a partir desta quarta-feira (28) no processo de reabertura gradual das atividades comerciais e de serviços, devido à queda dos índices da Covid-19 nos leitos hospitalares. Entre as mudanças está o limite de funcionamento dos shoppings, templos religiosos, cinemas, entre outros estabelecimentos, que a partir de 19 de agosto voltam a operar com 100% da capacidade de ocupação. O decreto N.º 12.268, de 26 de julho de 2021, discutido pelo Comitê Científico de Enfrentamento da Covid-19, normatiza e estende a capacidade máxima de ocupação de pessoas nos estabelecimentos.

A partir desta quarta, passa a ser 75% o limite de ocupação de shopping centers, bem como suas respectivas praças de alimentação, os parques de diversões, estações de jogos eletrônicos e playgames, circos, cinemas, teatros e museus, celebrações presenciais de cultos, missas e rituais de qualquer credo ou religião no município do Natal estão sendo atendidos com esta nova medida. Já a partir de 19 de agosto, estes estabelecimentos poderão funcionar com 100% da sua capacidade máxima de ocupação. A mesma determinação está valendo para a realização de reuniões corporativas, tais como treinamentos, seminários, cursos, simpósios e palestras, em auditórios e salões, localizados em instituições públicas e privadas, inclusive empresas e hotéis, além de realização de sessões solenes de colação de grau.

Os buffets, casas de recepções e eventos, salões de festas, associações e clubes sociais poderão funcionar com o número de 200 pessoas presentes simultaneamente, atingindo a marca de 25% do limite de ocupação da área; a partir de 5 de agosto, o limite avança para 50%, ou seja, 400 pessoas; em 19 de agosto, aumenta para 75% da capacidade até o limite máximo de 600 pessoas;  no dia 02 de setembro, será liberada a presença de 800 pessoas, chegando a 100% da capacidade de ocupação. Por fim, a partir de 16 de setembro, o limite fica majorado para a capacidade máxima de ocupação do estabelecimento.

O comércio “de porta para a rua”, as galerias comerciais e os centros comerciais continuam funcionando no horário das 07h às 20h, de segunda-feira a sábado; já os centros de artesanato estão abertos das 07h às 22h, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados; por fim, os supermercados, hipermercados e atacarejos, bem como suas respectivas galerias comerciais estão permitidos a funcionar das 07h às 22h, todos os dias da semana, domingos e feriados.

O decreto continua recomendando as pessoas a adotarem o uso de máscaras de proteção facial, o distanciamento social e a higienização contínua de mãos e ambiente como princípios basilares dos protocolos de medidas preventivas para evitar o contágio e a disseminação da doença Covid-19.

Portal 98 FM

Covid-19: MPF investiga aquisição de medicamentos vencidos para combate à pandemia no RN

FOTO: ILUSTRAÇÃO/GETTY

De janeiro de 2020 até nove de junho deste ano, 30 entes públicos do Rio Grande do Norte podem ter adquirido mais de R$ 577 mil em medicamentos vencidos, utilizando recursos federais repassados pela União. Os indícios de irregularidades serão investigados de forma aprofundada pelo Ministério Público Federal (MPF), a partir de relatório da plataforma Fiscaliza/RN, elaborado por equipe multidisciplinar do MPF, Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).

O procurador da República Fernando Rocha explica que “o objetivo do relatório é traçar hipóteses de irregularidade na aplicação de recursos públicos federais destinados ao enfrentamento da Covid-19”. Segundo ele, “as informações obtidas a partir das técnicas de inteligência digital são caminhos investigatórios para o MPF, que trazem indícios suficientes para autorizar investigações suplementares”.

O Fiscaliza/RN indicou 535 itens de compra com Notas Fiscais Eletrônicas (NF-es) emitidas no mesmo dia ou após a expiração do prazo de validade. As possíveis aquisições de medicamentos vencidos ocorreram em 26 municípios potiguares, na Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte, no Hospital Dr. José Pedro Bezerra, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e no Hospital Colônia Dr. João Machado. O relatório analisou todos os registros de Notas Fiscais Eletrônicas Públicas no período, observando a chave de emissão, seus produtos, as quantidades, os valores unitários, os valores totais, o emissor e o destinatário.

Fiscaliza/RN – A plataforma é uma solução de tecnologia que permite a fiscalização do emprego de recursos públicos federais no combate à pandemia de covid-19, utilizando a Ciência de Dados e Inteligência de Dados, fruto de parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o MPF e o TCE/RN. Uma das principais funções do Fiscaliza/RN é a extração automática de dados brutos de fontes relevantes – como as NF-es de produtos adquiridos pelos entes da administração pública – e a centralização de suas informações.

Com informações da Tribuna do Norte

Natal aprova projetos de adoção de novos canteiros na zona sul e leste

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), aprovou mais dois projetos de adoção de canteiros na zona sul e leste da capital. As adoções foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (28) e já podem ser executadas pelas pessoas aprovadas para participar do Programa de Adoção de Áreas Verdes Públicas – “Natal Mais Verde”.

As adoções contemplam um canteiro de 79,55m², localizado na rua José Seabra, S/N, bairro de Capim Macio, que será adotado por Edilvania Duarte Celestino, e outro canteiro medindo 240m², localizado na avenida Rodrigues Alves, S/N, Tirol, por Antônio Arildo Reginaldo de Holanda.

Natal Mais Verde é uma parceria entre o executivo Municipal e a sociedade com o objetivo de melhorar a paisagem urbana da cidade a partir da adoção de canteiros, praças e áreas verdes. Ao aderir ao programa, o cidadão ou uma empresa se compromete em cuidar de uma área verde e, em contrapartida, o Município oferece o projeto paisagístico e o direito do adotante de fazer propaganda no local.

Para participar do projeto, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), localizada na Avenida Princesa Isabel, 799 – Cidade Alta. Também é possível entrar em contato através do telefone 3232-8674 ou, ainda, pelo email [email protected].

Governo Federal fará estudo sobre terceira dose para a CoronaVac

FOTO: DIVULGAÇÃO/GETTY

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga anunciou que o governo vai começar uma pesquisa para avaliar a necessidade de uma possível terceira dose da vacina CoronaVac.

O estudo, em pareceria com a Universidade de Oxford, deve começar na semana que vem, com 1200 participantes, moradores das cidades de São paulo e Salvador, que tomaram as duas doses da CoronaVac há mais de seis meses.

Segundo a professora que vai participar do estudo, Sue Ann Costa Clemmens, os voluntários serão divididos em quatro grupos e cada um deles vai receber de reforço uma dose de um imunizante diferente. Com isso, a pesquisa vai analisar também a intercambialidade de vacinas.

Cada um desses grupos vai ter 300 pessoas. Um grupo vai receber a terceira dose da Coronavac; o segundo vai receber a vacina da AstraZeneca, o terceiro da Pfizer e o quarto vai receber a vacina da Janssen como terceira dose.

O objetivo é ver qual grupo vai desenvolver mais anticorpos. Com isso o governo vai avaliar que estratégia deve adotar.

O estudo é um pedido do Ministério da Saúde à Universidade de Oxford, que aqui no Brasil vai contar com a participação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e do Hospital São Rafael, da rede D’or, em Salvador.

G1