SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 15, 2021

Premiação homenageia empresas que incentivam a cultura no RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

Diversas empresas potiguares estão sendo homenageadas por incentivarem a cultura no Rio Grande do Norte. A iniciativa é da Viva Entretenimento que idealizou o Troféu ‘Amigo da Cultura’. Receberão a comenda empresas que investem e apoiam, através da Lei Djalma Maranhão e Lei Câmara Cascudo, importantes projetos culturais da Viva Entretenimento, contribuindo com a responsabilidade fiscal e social da empresa para com a sociedade. Nesta quarta-feira foi a vez de Dácio Galvão, secretário municipal de cultura; Crispiniano Neto, secretário estadual de cultura; Rafael Flores, da Unimed Natal e Cristine Rosado, do Cei Romualdo receberem a comenda das mãos de Jarbas Filho, diretor da Viva.

Promovidas e criadas pela Prefeitura do Natal e Governo do Estado, a Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão e a Lei Câmara Cascudo propiciam centenas de projetos nos mais diversos segmentos. Produtores, artistas e realizadores podem captar recursos perante a iniciativa privada para a realização das atividades através do programa. Com a renúncia fiscal são realizados projetos nas áreas do audiovisual, teatro, música, produção de DVDs, blocos e prévias de carnaval, livros, exposições, espetáculos infantis, concertos e dança.

O Troféu ‘Amigo da Cultura’ foi uma concepção e criação do artista e designer Erielton Rangel, baseada no Forte dos Reis Magos e o Teatro Alberto Maranhão, que estão voltando a receber o público. Cada obra será entregue pessoalmente pelo empresário Jarbas Filho, da Viva Entretenimento, que reconhece a importância de cada empresa na cena cultural do Estado. “Muitos eventos que produzimos durante o ano, que são importantes para o calendário turístico do Estado e para a cultura do Rio Grande do Norte, só acontecem graças a visão e parceria desses empresários, que acreditam e apostam”, acrescenta.

Segundo Jarbas, a premiação nasceu com o objetivo de reconhecimento e valorização. “Destinar recursos das empresas para apoiar grandes eventos é uma oportunidade legítima e assertiva de contribuir diretamente com a cultura e consequentemente agregar esse valor à sua marca. Todos saem ganhando. A empresa, o artista, o produtor cultural e, principalmente, a comunidade. São forças mútuas que trazem muitos benefícios”, ressalta. Nesse primeiro momento, explica Jarbas, as empresas homenageadas serão incentivadoras de eventos da Viva Entretenimento, mas a ideia é que o Troféu se torne público.

Entidades empresariais pleiteiam vacinação prioritária de trabalhadores do setor terciário no RN

FOTO: ILUSTRAÇÃO/ALEX RÉGIS

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN), Marcelo Queiroz, entregou, ontem (14), à governadora Fátima Bezerra, ofício que pleiteia inclusão dos trabalhadores do setor terciário na lista de grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19.

A iniciativa é apoiada pela Associação Comercial e Empresarial do Rio Grande do Norte (ACRN), Federação das Associações Comerciais do Rio Grande do Norte (Facern), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal).

Segundo os líderes empresariais, a imunização das pessoas que atuam na oferta de bens e de serviços é urgente, dado que estes profissionais têm contato direto com o público e estão mais expostos ao risco de contágio, mesmo com a adoção de medidas preventivas.

Em âmbito nacional, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) também está buscando articulação com o Ministério da Saúde para a inserção desses trabalhadores na prioridade para a vacinação.

Atuação de Rafael Motta na política destaca seu mandato em prol do RN e da Educação no Brasil

FOTO: DIVULGAÇÃO/ASSECOM

Além do apoio aos municípios, o deputado federal Rafael Motta vem atuando fortemente com propostas na Câmara Federal. Nesse viés, o parlamentar sugeriu uma Comissão da Educação para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Votamos hoje as três metas da Comissão da Educação para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) com a inclusão de uma sugestão minha: políticas públicas para a valorização da educação de ensino superior no Brasil, através da expansão da rede federal, aumento no número de vagas, políticas de combate à evasão escolar, recursos para obras e investimentos em mobiliário, maquinário e materiais para as universidades”, anunciou.

Segundo ele, as outras duas metas tratam da valorização e investimentos na educação básica e na educação profissionalizante.

AGENDA E COMPROMISSOS

Recentemente, o deputado Rafael Motta (PSB), esteve reunido com diversas lideranças políticas do estado do Rio Grande do Norte.

Atestando seu respeito pelo povo potiguar e seus representantes, Rafael Motta dialogou com o prefeito de Serrinha, Deda Terto, acompanhado de Ceiça Medeiros, chefe de gabinete da gestão. Motta também conversou  o ex-prefeito socialista de Janduís, Zé Bezerra e as lideranças Orisvaldo e Sirlia Lira, além dos dos promissores Pedro Henrique e Victor Hugo Noronha ambos suplentes de vereador em Natal pelo PSB, dois nomes jovens de destaque nos quadros do partido.

Rafael enalteceu os encontros, recebeu demandas e trará soluções em breve pois é assim a forma de legislar e trazer benefícios para os potiguares. É com respeito, compromisso e ações pelo Rio Grande do Norte que Rafael Motta alicerça seu mandato de deputado federal.

Com informações do blog João Marcolino

Pelo 2º dia seguido, bancada governista abandona sessão e impede abertura da CPI da Covid na ALRN

FOTO: EDUARDO MAIA

Pelo segundo dia consecutivo, a bancada de deputados estaduais que apoia a governadora Fátima Bezerra (PT) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte abandonou nesta quinta-feira (15) a sessão plenária e, com isso, impediu a votação do projeto de resolução que permitiria o início dos trabalhos da CPI da Covid-19 na Casa.

Com a saída dos governistas, apenas 9 deputados permaneceram no plenário. Sem quórum para a votação, o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), adiou a análise do tema para a sessão de terça-feira (20). E sugeriu que, caso a bancada governista tente manobrar novamente, vai lançar mão de artigos do regimento interno que autorizam a abertura dos trabalhos da CPI sem passar pelo plenário.

O projeto de resolução que está em discussão no plenário nomeia os membros da CPI e fixa a data para início dos trabalhos de investigação. Só com a aprovação deste ato é que os deputados podem eleger presidente e vice-presidente e designar o relator dos trabalhos, além de começar a colher os depoimentos.

Líder da oposição, o deputado Kelps Lima (Solidariedade) tem reclamado da necessidade de o projeto passar pela análise do plenário. O parlamentar lembrou que, em outras casas legislativas, a CPI é aberta por ato de ofício do presidente, sem precisar de aprovação do plenário.

“A CPI é um instrumento da minoria, tanto é que todas as constituições do Brasil preveem que basta um terço do parlamento para iniciar uma investigação contra o Executivo. A Assembleia do Rio Grande do Norte é a única que tem isso (necessidade de aprovação do plenário). Na hora que coloca (para análise do plenário), coloca a favor da maioria. E a maioria faz o silêncio ensurdecedor da bancada do governo”, afirmou Kelps.

De fato, para que uma CPI seja aberta na Assembleia, basta que um terço dos deputados assine um requerimento. No caso do RN, 8 assinaturas eram suficientes, mas 10 deputados assinaram – número acima do necessário.

A abertura da CPI da Covid-19 está travada, porém, porque o regimento interno da Casa fala na necessidade de publicação de uma “resolução” antes do início dos trabalhos. Com isso, por se tratar de uma resolução, é preciso o aval do plenário. Isso aconteceu no caso da CPI da Arena das Dunas, já em funcionamento.

Para evitar manobras como a que ocorreu nesta quarta, Kelps defende que a nomeação dos membros aconteça por um “ato da Mesa Diretora”. O deputado pediu ao Tribunal de Justiça que intervenha para determinar o início imediato dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito. O caso está sob análise do desembargador Glauber Rêgo.

Portal 98 FM

Aldo Clemente defende inclusão dos profissionais do turismo em grupo prioritário para vacinação

FOTO: DIVULGAÇÃO

Nessa terça-feira (13) o vereador Aldo Clemente (PDT) esteve reunido com o secretário municipal de saúde de Natal, George Antunes, para reivindicar que os trabalhadores do turismo sejam incluídos no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19.

“Acredito que a economia agora começa a se recuperar e sabemos da grande contribuição que a atividade turística tem dado; cerca de 65% da economia de Natal vêm do setor. Os profissionais da área são fundamentais para essa retomada. Por isso defendo a inclusão destes trabalhadores no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19”, destacou o vereador.

Aldo Clemente tem sido um defensor da atividade turística nesta pandemia. O parlamentar é o propositor da Lei que tornou bares, restaurantes e similares serviços essenciais na capital do Rio Grande do Norte. O projeto do vereador foi sancionado e publicado no diário oficial pelo prefeito do município, Álvaro Dias (PSDB).

Racismo: Mário Frias diz que educador negro “precisa de um bom banho”

FOTO: ROBERTO CASTRO

O secretário de Cultura do governo Bolsonaro, Mário Frias , está sendo criticado nas redes sociais por conta de um comentário racista proferido nesta quinta-feira (15) contra o historiador e educador Jones Manoel. No Twitter, o secretário disse que o educador “precisa de um bom banho”.

Realmente eu não sei. Mas se eu soubesse diria que ele precisa de um bom banho.

O ato racista aconteceu após o secretário especial da Presidência da República, Tercio Arnaud, compartilhar uma matéria em que Jones Manoel diz que “comprou fogos” para comemorar uma eventual morte do presidente Jair Bolsonaro.

“Quem caralhas é Jones Emanuel?”, questionou o assessor Tercio Arnaud.

Mário Frias emendou: “Realmente eu não sei. Mas se eu soubesse diria que ele precisa de um bom banho”.

O educador rebateu o secretário de Cultura. Segundo ele, Frias é um “ex-ator frustrado e atual fascista cometendo um crime de racismo diário”.

iG

Com desaceleração da pandemia, 4 hospitais do RN iniciam reversão dos leitos covid

FOTO: COMUNICAÇÃO/HUB

Quatro hospitais estaduais do Rio Grande do Norte, nos municípios de Natal, Caicó e Mossoró, já iniciaram o processo de reversão de seus leitos de UTI exclusivos Covid em leitos de UTI Geral para atendimento a outras patologias. A medida, que teve início após as taxas de ocupação de leitos no estado apresentarem tendência sustentada de queda, foi detalhada em coletiva de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) nesta quinta-feira (15).

“O panorama hoje da Covid no RN é de diminuição tanto de casos confirmados, como para solicitação de leitos de UTI, o que nos dá uma tranquilidade, mas ainda devemos manter o alerta e respeitar os protocolos para progredirmos no controle da pandemia”, reforçou o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia.

A melhora no cenário epidemiológico tem alguns fatores importantes, como o avanço da vacinação no estado, os decretos implementados pelo Governo do RN com medidas de restrição regionalizadas e, sobretudo, as ações de vigilância no território em todas as regiões de saúde, proporcionando conhecimento, alerta e suporte para a população. Já são 13.176 altas hospitalares, após Covid, em leitos SUS.

Hoje o RN conta com 389 leitos críticos Covid, sendo 173 disponíveis. E 423 leitos clínicos, sendo 277 disponíveis. A taxa de ocupação no RN está 54,2%; Região Metropolitana: 52,1%; Região Oeste: 63,2% e Seridó: 41,2%.

Reversão

“Com taxas de ocupação inferiores a 60%, nós estamos há vinte dias fazendo, de forma programada, a reversão de leitos tanto clínicos como críticos para atender a demanda geral. Tudo está sendo consolidado com muito cuidado para que não tenhamos reflexo no aumento das taxas de ocupação Covid, tendo em vista a retomada das atividades econômicas e escolares”, explicou a secretária adjunta de saúde Maura Vanessa Sobreira.

No hospital João Machado, em Natal, foram cinco leitos revertidos – ficando a unidade com 50 leitos de UTI Covid e 20 leitos de UTI Geral. No Hospital Coronel Pedro Germano (Hospital da PM) a reversão foi de dez leitos, mesmo número do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó.  Em Mossoró, no Hospital Regional Tarcísio Maia, são cinco leitos semi-intensivos – e para os próximos dias – a previsão é que leitos clínicos do Hospital Rafael Fernandes sejam transformados em leitos para doenças infectocontagiosas.

Com a reversão dos leitos, também foi anunciada a retomada das cirurgias eletivas. A expectativa da Sesap é realizar 10 mil procedimentos até o final de 2021 A secretária adjunta reforçou que todo o planejamento de insumos, pessoal e logística tem sido garantido às unidades da rede SUS estadual, através do Programa RN Mais Cirurgias.

Lei Djalma Maranhão tem alterações no regulamento para ocupar espaços municipais

FOTO: ALEX RÉGIS

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte) publica no Diário Oficial do Município (DOM) o regulamento do Programa Djalma Maranhão de Incentivos Fiscais e Projetos Culturais para 2021 e alterações para dinamizar a cadeia produtiva e a ocupação de espaços na cidade. A publicação  pode ser acessada no www.natal.rn.gov.br .

Para 2021, cada projeto cultural incentivado que possuir várias etapas, deverá executar 20% (vinte por cento) do total dessas etapas ou realizações em equipamentos públicos do Município do Natal.

Também houve alteração no que diz respeito à limitação financeira imposta a cada proposta. Tal limitação não será aplicada aos projetos que exijam a realização de obras em imóveis tombados localizados no bairro histórico Ribeira.

Quanto às demais propostas, permanece o limite de 4 (quatro) projetos por proponente, desde que a soma não ultrapasse 2% (dois por cento) do valor da renúncia, fixado em R$ 220.600,40.

A Lei Djalma Maranhão, que é o principal motor da política cultural de Natal, recebeu o sinal verde para utilização dos recursos em 2021. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, definiu o teto da renúncia fiscal no valor total de R$ 11.030.020,00. Os recursos fazem parte da previsão orçamentária de arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS), para o Exercício 2021.

Promovida e criada pela Prefeitura do Natal, a Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão propicia centenas de projetos nos mais diversos segmentos. Produtores, artistas e realizadores podem captar recursos perante a iniciativa privada para a realização das atividades através do programa. Com a renúncia fiscal do Município são realizados projetos nas áreas do audiovisual, teatro, música, produção de DVDs, blocos e prévias de carnaval, livros, exposições, espetáculos infantis, concertos e dança.

O secretário Dácio Galvão destaca a importância da Lei Djalma Maranhão no incremento da economia criativa durante o calendário cultural de Natal e as alterações que vão dinamizar os projetos e espaços da cidade. “A vida cultural da cidade tem na Lei Djalma Maranhão uma importante ferramenta para movimentar as programações semanais continuadas que agora terão destaque também em equipamentos municipais e também na Ribeira com as mudanças que serão implementadas”.

Para participar dos incentivos da Lei Djalma Maranhão é necessário estar cadastrado no CMEC (Cadastro Municipal de Entidades Culturais).