SELO BLOG FM (4)

Categoria: julho 9, 2021

Hermano solicita esclarecimentos sobre distribuição proporcional de vacinas

FOTO: DIVULGAÇÃO

O deputado estadual Hermano Morais (PSB) solicitou esclarecimentos sobre a distribuição proporcional de vacinas contra a Covid-19 aos municípios do Estado. A solicitação foi feita esta semana, por meio de requerimento protocolado na Assembleia Legislativa, e direcionada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap)

“Todos nós sabemos da necessidade da vacina contra a Covid-19, afinal, quanto maior o número de pessoas vacinadas, mais fácil será controlar a propagação da doença. Entretanto, dúvidas têm surgido a respeito da distribuição proporcional das vacinas no Rio Grande do Norte, que precisam ser esclarecidas”, justificou o parlamentar.

Hermano usou como exemplo o caso de Ceará-Mirim, que tem mais de 73 mil habitantes, porém só recebeu 36 mil doses da vacina contra a Covid-19. Segundo dados do site Mais Vacina RN, municípios com população inferior receberam mais de 45 mil doses.

Para o deputado, os esclarecimentos da Secretaria vão ajudar no planejamento da vacinação nos municípios, além de tornar do conhecimento de todos a relação entre a distribuição dos imunizantes e o quantitativo populacional.

Praia da Pipa inicia calendário de eventos do segundo semestre

FOTO: DIVULGAÇÃO

Com uma programação de eventos esportivos montada dentro de protocolos de biossegurança e respeitando os decretos em vigor, uma série de eventos esportivos está programada para a praia da Pipa, em Tibau do Sul, neste segundo semestre.

Um calendário foi apresentado à Prefeitura de Tibau do Sul com apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS-RN) e que vai ser realizado pela SuperAção Eventos.

E a abertura do calendário do segundo semestre começa dia 23 de julho (sexta-feira) com a 7ª edição do Festival Off Road – Test Edition, que acontecerá até o dia 25 de julho (domingo).

O evento consiste em uma trilha de carros 4×4 com trechos e percursos bem acessíveis que vão passar por vários pontos turísticos do litoral Sul até as serras do Agreste Potiguar seguindo até a divisa com o estado da Paraíba, onde está localizada a famosa Pedra da Boca.

Além do encontro 4×4, será realizada uma prova de Mountain Bike com percurso de aproximadamente 55 km.

A proposta do evento é reforçar a Praia da Pipa no circuito das atividades esportivas mostrando a variedade e diversidade de terrenos com falésias, estradão, trilhas fechadas na mata, single track e um visual exuberante do chapadão entre Sibaúma e Pipa.

Natal desativa Hospital de Campanha da Zona Sul e transfere pacientes para Hospital dos Pescadores

FOTO: DIVULGAÇÃO

Natal anunciou que vai desativar o Hospital de Campanha Natal Sul e transferir os cinco pacientes que atualmente estão na unidade para a área anexa ao Hospital dos Pescadores, que está com os 30 leitos clínicos livres.

Aberto em março deste ano, o Hospital de Campanha da Zona Sul fica às margens da BR-101, próximo à UFRN, e atende exclusivamente pacientes com Covid.

A unidade conta com 41 leitos ao todo – sendo 33 leitos de enfermaria clínica, quatro semi-intensivos, dois de estabilização e dois de admissão. Atualmente, há cinco pacientes.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todo o atendimento que antes era ofertado pelo Natal Sul será realizado no Hospital dos Pescadores. A transferência dos pacientes se dará nos próximos dias, observando a segurança deles e a manutenção do serviço.

“O primeiro andar do Hospec [Hospital dos Pescadores] tem o mesmo perfil de internamento do Natal Sul, recebe pacientes classificados para leitos clínicos de média complexidade, com tempo médio de internamento de cinco dias”, explicou o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

“Nos últimos dias, não há registro de nenhuma internação de pacientes em leitos Covid, ou seja, os 30 leitos [do Hospec] estão ociosos e por isso faremos essa integração”.

Segundo a SMS, o Hospital de Campanha Natal Sul não registrou nenhum óbito nos três meses de funcionamento. Ao todo, foram 230 altas. O hospital não possuía leitos de UTI e atendia pacientes com média complexidade.

A desativação da unidade só será possível pela diminuição da pressão nas unidades de saúde do município. Atualmente, segundo o Regula RN, a Região Metropolitana está com 55% de ocupação dos leitos críticos – esse número teve média acima de 90% entre março e junho.

“Apesar da diminuição da solicitação de internação, lembro à população que a pandemia não acabou. A Covid mata, é necessário que as pessoas continuem usando máscaras, higienizando as mãos, evitando aglomeração e indo se vacinar, com as duas doses”, alertou George Antunes.

O Hospital de Campanha da Via Costeira segue em funcionamento na capital potiguar, com 28 dos 34 leitos críticos atualmente ocupados com pacientes Covid.

G1RN

Penitenciária de Parnamirim passa por melhorias estruturais

FOTO: DIVULGAÇÃO/SEAP

A direção da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) finalizou esta semana uma série de melhorias estruturais na unidade prisional. Pátio, banheiro de visitantes, áreas de convivência dos presos e de uso comum foram restauradas, e dispositivos de segurança reforçados. As melhorias foram percebidas por parentes e familiares dos internos com a retomada das visitas presenciais.

O diretor da unidade, policial penal Zemilton Pinheiro, tem realizado um choque de gestão ao implementar, através de apenados voluntários, ações para transformar o ambiente da carceragem em um lugar mais limpo, humanizado e seguro.

O pátio onde os presos tem acesso ao banho de sol, por exemplo, foi totalmente pintado e as concertinas sobre o muro revisadas a partir de levantamento feito pela nova direção do estabelecimento penal. As paredes brancas ajudam na segurança, melhorando a visualização de qualquer tentativa de escalada na muralha. Também foram aplicadas sinalizações no piso para organização, contagem e procedimento com os internos.

A área onde ocorrem as visitas presenciais foi recuperada e recebeu nova pintura e o banheiro foi reformado. O ambiente trás mais dignidade aos familiares que vão visitar os privados de liberdade e aos policiais penais. O PEP retomou as visitas presenciais esta semana e, assim como as demais unidades do Estado, vai permanecer com o serviço de televisitas. As visitas estavam suspensas em decorrência das medidas sanitárias e preventivas de combate ao novo Coronavírus.

O policial Zemilton Pinheiro explica que o PEP tem 775 internos, sendo 555 em regime fechado e 220 em regime aberto. Entre os privados de liberdade, muitos tem habilidades em construção civil, marcenaria e metalurgia e  trabalham em ações da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) como a reforma dos hospitais João Machado e Giselda Trigueiro.

O PEP dispõe de uma oficina multitarefa totalmente equipada pela Seap. Na serralheria, por exemplo, estão sendo reformadas 600 carteiras da rede pública estadual. Esses internos com habilidades em solda foram utilizados pela direção para a manutenção de celas da unidade, bem como para a instalação de dispositivo de segurança na tranca das grades.  Todo trabalho é supervisionado pelos policiais penais da unidade.

Polícia Civil identifica suspeitos de furto de R$ 62 mil em peças de concessionária em Natal

FOTO: DIVULGAÇÃO/PCRN

Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Natal deram cumprimento, nesta sexta-feira (09), a dois mandados de busca e apreensão, expedidos em razão de investigação de subtração de peças do estoque de uma concessionária de veículos em Natal.

De acordo com a investigação, os suspeitos teriam subtraído peças novas do estoque da concessionária, com valor total estimado em cerca de R$ 62 mil, valendo-se da condição de funcionários do setor de funilaria, o que lhes permitia amplo acesso ao estoque de peças.

Durante as buscas realizadas nesta manhã, os policiais civis localizaram em poder dos suspeitos peças que teriam sido subtraídas. Eles serão indiciados pelo crime de furto qualificado pelo abuso de confiança e a investigação prosseguirá para a identificação de possíveis receptadores.

A Polícia Civil orienta a população a não adquirir objetos sem a devida comprovação de procedência, tais como notas fiscais, comprovantes de venda, recibos e outros, bem como a enviar informações de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181, ao tomarem conhecimento da comercialização de produtos cuja origem seja duvidosa.

Sesap distribui mais de 34 mil vacinas aos municípios

DISTRIBUIÇÃO OCORREU NA MANHÃ DE HOJE (09) COM SAÍDA DA UNICAT. FOTO: SESAP

A Secretaria de Estado da Saúde Pública distribuiu, no fim da manhã desta sexta-feira (9), mais uma carga de vacinas contra a Covid-19. Os municípios potiguares recebem 34.972 doses de Pfizer, Coronavac/Butantan, ambas para primeira dose, e Janssen, de dose única.

De acordo com a Nota Técnica nº 43, são 27.852 doses da Pfizer, outras 6.530 doses da Coronavac/Butantan e 590 da Jansen, estas exclusivas para trabalhadores aquaviários. As demais vacinas distribuídas são destinadas aos trabalhadores industriais, trabalhadores dos serviços de limpeza e manejo de resíduos sólidos e para a população em geral, de acordo com o cronograma por faixa etária seguido pelos municípios.

O trabalho de distribuição contou com o trabalho dos policiais e bombeiros, apoiados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesed), que desde o início da campanha integram o esforço do Governo em agilizar a vacinação dos potiguares.

Os trabalhadores da limpeza urbana, incluídos nos grupos elegíveis no Plano Estadual e Nacional de Vacinação da Covid-19, serão contemplados nesta fase da campanha de imunização, devido à exposição ao risco de infecção em suas atividades.

Continuidade

A Sesap orienta aos municípios a continuidade da vacinação dos caminhoneiros e disponibilidade da vacina a estes profissionais em todos os municípios, independente do local de residência, devido à sua necessidade de constante deslocamento.

Também seguem sendo vacinados os trabalhadores que comprovem vínculos em empresas do ramo industrial, estabelecendo entre eles a prioridade por faixa etária, caso as doses disponíveis não sejam suficientes para totalizar este público.

Rio Grande do Norte é destaque em revista nacional da Abema

FOTO: DIVULGAÇÃO

Parques Eólicos, energias renováveis no Rio Grande do Norte e ações do Grupo de Gerenciamento Costeiro são destaques na 3ª edição da revista da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente – Abema, da qual o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema faz parte.

A publicação com periodicidade bimestral tem o objetivo de fortalecer as ações ambientais das secretarias e autarquias de todo o Brasil. Mais uma ferramenta de comunicação que apresenta ações, posicionamentos e atividades pertinentes a temática ambiental dos órgãos ambientais do Brasil.

Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, a revista da Abema amplia os canais de comunicação entre os órgãos que fazem a política ambiental do país. “A representação das instituições por meio das Associações é muito significativa no papel de fortalecimento das políticas públicas. Na publicação de junho, apresentamos o Rio Grande do Norte como grande gerador de energias renováveis do país. E para isso, como as ações de fortalecimento do Licenciamento Ambiental tem atraído novos investimentos na área”, enfatiza o diretor.

O periódico está disponível no site da Abema (www.abema.org.br) e dos estados associados, e reforçar a área ambiental no cenário nacional, que fomenta o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos estados, além de eventos para impulsionar a temática de meio ambiente.

Com uma linha editorial que se diferencia de outras mídias, a revista atinge o público especializado na área de Meio Ambiente. Em sua terceira edição a publicação possui 128 páginas entre conteúdo editorial, artigo, matérias dos 26 estados e do Distrito Federal.

O Rio Grande do Norte também é destaque pelo trabalho realizado pela arquiteta e técnica do Idema, Ana Maria Teixeira Marcelino, no Grupo Nacional do Gerenciamento Costeiro, uma das organizadoras do 14º Encogerco, que acontecerá em novembro de 2021.

PMRN recebe novas viaturas e equipamentos para serviço operacional

FOTO: PM/ASSECOM

Na manhã desta sexta-feira (9), aconteceu na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, a entrega de novas viaturas e equipamentos para as instituições que compõem as forças de segurança pública do RN.

Com a presença da governadora Fátima Bezerra, as Polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) receberam veículos e materiais oriundos de investimentos no valor de mais de R$ 15 milhões de reais, entre recursos próprios e de convênios com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Na ocasião, a PM foi contemplada com 16 caminhonetes 4×4 modelo Mitsubishi L200 Triton. A distribuição visa abranger todos os Batalhões e Companhias Independentes do interior do estado, ficando assim divididas: 01 viatura para o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e 10 para os BPMs e CIPMs.

A corporação também recebeu 60 pistolas calibre .40, 5.400 algemas, 160 rádios comunicadores e 1.680 baterias, além de munições não letais, uma máquina de recarga de munição e 40 conjuntos de proteção para cavalos do Regimento de Polícia Montada.

O Comandante Geral da PMRN, Coronel Alarico Azevedo esteve presente na entrega das viaturas e dos materiais e ressaltou a importância destas aquisições para a Instituição: “A aquisição dos materiais será de extrema relevância para o nosso serviço operacional, abrangendo unidades operacionais e tendo por propósito a melhoria da atividade de policiamento.”