SELO BLOG FM (4)

Categoria: junho 18, 2021

Autora potiguar lança o seu primeiro livro no gênero ensaio sobre feminismo

EM SUA PRÉ-VENDA, O LIVRO DESMISTIFICANDO O FEMINISMO: E A MULHER INVENTADA PELO MACHISMO  JÁ COMERCIALIZOU APROXIMADAMENTE 200 UNIDADES. FOTO: DIVULGAÇÃO

Com o tema ‘Desmistificando o feminismo: e a mulher inventada pelo machismo’, a potiguar Carla Fernandes lança neste domingo(20), 16h seu primeiro livro abordando os diversos aspectos sobre feminismo – assunto que nos tempos atuais necessita ser melhor compreendido para evitar a contínua reprodução de ideias e comportamentos equivocados que contribuem para manutenção das desigualdades e violências exercidas historicamente contra as mulheres.

O lançamento contará um bate-papo no instagram entre a autora (@carlafernandesbarros), a editora Débora Gil (@editoraescaleras) e Gabriela Oliveira (@goadvocate). Ao final será feito um sorteio de um exemplar entre os participantes.

Utilizando uma linguagem simples e relacionando vivências do cotidiano com eventos históricos, os capítulos do livro- publicado pela Editora Escaleras- trazem reflexões sobre as faces do machismo, a caricatura criada sobre o feminismo e as mulheres em geral.

“A proposta do livro é possibilitar uma reflexão sobre as mentiras absurdas disseminadas na sociedade sobre as mulheres e o movimento feminista, além de desmascarar o machismo cotidiano que nos envolve com ares de comportamento natural, mas que, na verdade é uma fonte incessante de violência contra a mulher”, destacou Carla.

No período da pré-venda, Carla realizou lives nas redes sociais com diversas mulheres, entre elas a filósofa Márcia Tiburi, a pesquisadora Fernanda Abreu, Top Model Fluvia Lacerda, entre outras.

“Um livro potente e extremamente didático sobre o feminismo. Em poucas páginas, que trazem desde fatos históricos até situações cotidianas, a autora conseguiu deixar clara a necessidade premente de que cada vez mais mulheres tenham vontade de conhecer esse movimento político e social, tão importante para nossas vidas”, disse Celimari Castim, administradora do perfil Leituras e Mulheridades no Instagram.

O livro pode ser adquirido no site  www.editoraescaleras.com.br  ou diretamente com a autora por meio do perfil do instagram @carlafernandesbarros. Preço do livro: R$ 55,00

MINIBIO DA AUTORA

Carla Fernandes é feminista, professora universitária (UERN), doutora em ciências jurídicas e sociais, escritora, mãe, apaixonada pela transformação que os livros provocam nos seres humanos e pela revolução social que uma educação libertária é capaz de promover.

Em 2020, publicou em co-autoria o livro Lawfare, O Calvário da Democracia Brasileira, sendo autora de outros artigos jurídicos e palestrante em temas relacionados aos direitos das mulheres, direitos humanos e direito penal.

LANÇAMENTO ONLINE DESMISTIFICANDO O FEMINISMO

Instagram de Carla Barros(@carlafernandesbarros), a editora Débora Gil (editoraescaleras) e Gabriela Oliveira (@goadvocate). Ao final um livro será sorteado entre os participantes.

MPF recorre ao STJ para garantir conclusão de obras de conjunto habitacional em Natal

IMÓVEIS SÃO DESTINADOS A PESSOAS DE BAIXA RENDA, CADASTRADAS NO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA. FOTO: BRUNO PERES

O Ministério Público Federal na 5ª Região defende, em recurso especial apresentado ao Supremo Tribunal de Justiça, a continuidade da construção de 176 unidades habitacionais no Conjunto Residencial Morar Bem Pajuçara, em Natal (RN). As obras foram interrompidas devido à não entrega da construtora contratada, o que facilitou a invasão e a ocupação ilegal dos imóveis por pessoas desconhecidas.

O empreendimento contempla famílias inscritas no programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida. Porém, devido ao descumprimento da entrega da obra no tempo previsto, o local passou a não contar mais com vigilância. Inclusive, de acordo com informações nos autos, os desconhecidos justificaram a invasão alegando que o imóvel estava abandonado.

Diante dessa situação, o MPF propôs ação civil pública para que as unidades habitacionais fossem desocupadas. O pedido foi deferido pela Justiça, que determinou, também, o andamento do processo de conclusão da obra por parte dos responsáveis pelos recursos destinados ao empreendimento (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil S/A).

Os dois bancos não concordaram com a imposição na sentença, apresentando recurso de apelação no TRF5. O Tribunal, então, acatou o recurso, anulando parcialmente a primeira decisão na parte em que as obriga a substituírem a construtora e prosseguirem com o empreendimento. O motivo é que tal obrigação não havia sido requerida no pedido inicial, apenas nas alegações finais, e que, portanto, só caberia desocupar os imóveis.

Em resposta, o MPF, em parecer do procurador regional da República Roberto Moreira de Almeida, defendeu que as pessoas contempladas pelo programa têm direito a uma moradia digna e, sem a continuidade da obra, esse direito não será alcançado. Uma vez obtida a desocupação, ressaltou, a proteção dos direitos dos cidadãos devidamente cadastrados no programa permanece com a conclusão do empreendimento e com a entrega das unidades habitacionais.

Além disso, o parecer cita o artigo 12 da Lei 7.347/85, que possibilita ao juiz, independente do requerimento do autor, determinar a prestação da atividade devida ou a cessação da atividade nociva, conforme a hipótese. Nesse caso, foram os problemas decorrentes do atraso da obra que possibilitaram a entrada de pessoas desconhecidas no local. Não seria, portanto, caso de decisão fora do pedido inicial, mas de o Tribunal utilizar das técnicas processuais para permitir a proteção do direito de moradia debatido nos autos.

Jaime Calado ironiza ressurgimento de Carlos Eduardo com críticas a Fátima: “Deve ter passado muito tempo no Japão”

SECRETÁRIO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, JAIME CALADO, E EX-PREFEITO DE NATAL CARLOS EDUARDO. FOTO: 98 FM / REPRODUÇÃO

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, ironizou nesta sexta-feira (18) o ressurgimento no debate público do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT), que tem feito críticas à governadora Fátima Bezerra (PT) em entrevistas a emissoras de rádio da capital potiguar.

Ao programa “12 em Ponto 98”, da 98 FM, o secretário de Fátima disse que o ex-prefeito “deve ter passado muito tempo no Japão”, por ter se ausentado das discussões políticas desde as eleições de 2018 e ressurgir agora, a pouco mais de um ano da próxima disputa.

Jaime Calado rebateu a declaração de Carlos Eduardo de que a gestão atual está “fadada ao fracasso” por não ter uma capacidade reduzida de investimento. O secretário argumentou que, apesar das críticas do ex-prefeito, o Governo do Estado regularizou o pagamento dos salários dos servidores – o que tem contribuído, segundo ele, para a melhora da economia do Rio Grande do Norte. Ele lembrou que a atual gestão assumiu herdando quatro folhas salariais atrasadas.

“Eu acho que ele deve ter passado muito tempo no Japão. Ele deve estar muito longe da realidade para dizer isso. Quando há disputa política, não devia ser assim, mas é. É um metendo pau no outro, mesmo que não tenha razão. Agora virou moda as pessoas dizerem coisas que Deus duvida”, enfatizou o secretário.

Vice de Fátima

Na mesma entrevista, Jaime Calado revelou que pretende ser o candidato a vice na chapa da governadora Fátima Bezerra que vai concorrer à reeleição em 2022. Foi a primeira vez que o secretário falou publicamente sobre a possibilidade, já especulada por interlocutores do governo.

O secretário – que foi prefeito de São Gonçalo do Amarante por dois mandatos – afirmou que deverá disputar a posição com o atual vice-governador, Antenor Roberto (PCdoB), e que, “na hora H”, terá vantagem o político que mais acrescentar à chapa.

“Ele pode se candidatar também. Já é candidato nato. Mas, na hora H, vai valer a história: vale quanto pesa nesse caso. Não estou fazendo comparação. Eu gosto muito de Antenor. Eu fui um dos que defendi Antenor para vice. Ele sabe disso. Ele é um rapaz muito capaz, honesto, decente. É um cara extraordinário. Mas, quando só tem uma vaga, há disputa natural”, enfatizou.

Jaime Calado acrescentou que, se não for candidato a vice-governador em 2022 na chapa com Fátima Bezerra, vai disputar uma vaga de deputado federal – o que representaria uma ameaça à ampliação da bancada do PT do RN na Câmara dos Deputados, que hoje só tem a deputada Natália Bonavides. A ideia é que o PT e a ala que apoia Jaime no Pros sejam aliados na disputa do ano que vem.

“Vai completar 10 anos que eu não sou candidato a nada. Só apoio. E não estou arrependido não. Está dando certo. Então não tem do que reclamar. Mas eu penso mesmo em ser candidato. Agora a quê eu não sei ainda. Vai passar muita água por debaixo da ponte. Então, pode acontecer de tudo, inclusive nada”, complementou.

Portal 98 FM

Presidente da ALRN aceita pedido da oposição e autoriza abrir CPI para apurar gastos do governo Fátima na pandemia

DEZ DEPUTADOS ESTADUAIS PROTOCOLARAM UMA CPI PARA INVESTIGAR SUPOSTAS IRREGULARIDADES NOS CONTRATOS NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19 NO RN. FOTO: DIVULGAÇÃO

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), decidiu autorizar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Casa para apurar gastos do Governo do Estado durante a pandemia da Covid-19.

Em um despacho assinado nesta sexta-feira (18), o presidente da Assembleia informou que o pedido para abrir a CPI, feito por 10 deputados da oposição, atende às exigências do regimento interno e, portanto, não há obstáculo para início dos trabalhos de investigação.

“É direito garantido aos subscritores a instalação da Comissão, sem obstrução por parte de qualquer maioria, muito menos por vontade desta Presidência – desde, é claro, que preenchidos os pressupostos que, no caso, estão presentes, e desde que, também, se observem os limites do objeto a ser investigado”, escreveu o presidente da Casa.

No documento, Ezequiel Ferreira aproveitou para convocar a Mesa Diretora da Assembleia para uma reunião na próxima terça-feira (22). Na ocasião, será definida a quantidade de membros da CPI. Em seguida, será aberto o prazo para que os blocos partidários indiquem os componentes. Após isso, as bancadas de governo e oposição deverão entrar em consenso para decidir quem será o presidente e o relator da comissão.

O pedido para abrir a CPI foi assinado por 10 deputados. O requerimento foi entregue a Ezequiel Ferreira no dia 27 de maio. Desde então, o caso estava sob análise da Procuradoria-Geral da Casa, que estava analisando se o pedido atendia às exigências do regimento: número mínimo de assinaturas (que eram 8), a indicação de um fato determinado de investigação e tempo para realização dos trabalhos não superior a 120 dias.

Ao todo, segundo o requerimento apresentado, a CPI pretende apurar 12 contratações realizadas pelo governo Fátima Bezerra (PT), ao custo de R$ 72 milhões.

O pedido para abrir a CPI foi assinado pelos deputados estaduais Coronel Azevedo (PSC), Cristiane Dantas (Solidariedade), Galeno Torquato (PSD), Getúlio Rêgo (DEM), Gustavo Carvalho (PSDB), José Dias (PSDB), Kelps Lima (Solidariedade), Nelter Queiroz (MDB), Subtenente Eliabe (Solidariedade) e Tomba Farias (PSDB).

De acordo com o deputado estadual Kelps Lima, porta-voz da oposição, há fortes indícios de atos de improbidade administrativa cometidos especialmente pelo secretário de Saúde, Cipriano Maia. O parlamentar acusa a gestão estadual de não ter agido com zelo ao fechar contratos durante a pandemia com empresas recém-fundadas, investigadas por supostas irregularidades em outros estados e de baixo porte econômico.

Portal 98 FM

Teatro Alberto Maranhão chega à fase final de sua restauração

FOTO: ASSECOM

Prédio histórico de grande relevância à cultura e história do Rio Grande do Norte, o Teatro Alberto Maranhão (TAM) atingiu a última etapa da obra de restauração pela qual vem passando desde 2018. Fechado desde 2015 e há mais de seis anos sem receber talentos em seu palco nem os aplausos acalorados da plateia, o espaço deverá estar pronto, com suas características históricas e arquitetônicas originais, no final de setembro deste ano, quando será finalizada a reforma da caixa cênica do teatro.

A governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto foram até o local nesta sexta-feira, 18, para vistoriar a obra que está recebendo do Governo do Rio Grande do Norte o montante de R$ 12,3 milhões, sendo R$ 9,8 milhões na reforma do prédio e compra de equipamentos, mais R$ 2,5 milhões destinados à reforma da Caixa Cênica.

Toda a ação está sendo executada pelo Projeto Governo Cidadão e pela Secretaria Estadual de Turismo, com recursos viabilizados pelo acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial. À Fundação José Augusto (FJA-RN), administradora do TAM, e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) cabem a fiscalização do serviço – esta é a primeira vez, inclusive, que uma obra no TAM é fiscalizada pelo IPHAN, órgão responsável pelo tombamento da edificação, o que garante a preservação de sua história.

“Tenho um grande compromisso com o setor cultural do nosso estado que há tanto tempo vem sofrendo com o descaso. Mas estamos firmes no propósito não somente de recuperar o tempo perdido, mas de avançar na área da cultura, devolvendo ao povo e aos artistas todos os espaços que estamos recuperando”, disse a governadora, referindo-se às obras já entregues do Papódromo João Paulo II e da Escola de Dança do TAM (EDTAM), e à Pinacoteca do Estado, Museu da Rampa, Forte dos Reis Magos, Biblioteca e Memorial Câmara Cascudo, que seguem em serviços. 

“O projeto original da obra do TAM continha erros graves deixados pela gestão passada que precisamos corrigir, como a ausência de reforma para a caixa cênica. O Banco Mundial aprovou a inclusão dessa intervenção e agora estamos nos preparando para setembro termos de volta este Teatro secular, fomentando a cultura e preservando a história potiguar”, reforçou o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, coordenador do Governo Cidadão, órgão que viabilizou e entregou a reforma do Papódromo e da EDTAM.

PRF desarticula quadrilha que atuava na região de São José de Mipibu

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Rodoviária Federal desarticulou, nessa quinta-feira (17/06), na grande Natal, uma quadrilha que agia em São José de Mipibu/RN e região.

A quadrilha era conhecida por realizar roubos de veículos e propriedades rurais nas proximidades da Lagoa do Bonfim, tendo vitimado, inclusive, um Policial Rodoviário Federal, de 66 anos. O Policial teve sua arma funcional e seu veículo roubados.

A PRF, por meio de denúncia anônima, tomou conhecimento que parte do bando estava escondida em uma localidade da Lagoa do Bonfim. Foram realizadas diligências no local que culminaram na recuperação de um veículo roubado e na prisão de 3 pessoas.

Novas informações levaram os policiais até o bairro das Rocas, onde possivelmente estaria escondida a arma roubada do PRF.

No local, os policiais foram recebidos a tiros pelo suspeito que fugiu pelo telhado, fazendo refém a família de um Policial Militar que residia no bairro.

O Comando de Operações Especiais (COE) da PRF cercou o local e iniciou uma longa negociação com o último integrante da quadrilha, que se entregou  após a chegada do seu advogado.

A arma foi arremessada pelo bandido durante a fuga e ainda é procurada pela Polícia.

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em cinco municípios do RN

FOTO: DIVULGAÇÃO

Cinco municípios do Rio Grande do Norte tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (18).

As cidades de Antônio Martins, Francisco Dantas, Afonso Bezerra, Nova Cruz e Parelhas passam por estiagem. Com a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal, estão aptas a solicitar recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Sedec avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

Atualmente, o Rio Grande do Norte tem 71 municípios com situação de emergência vigente, sendo 52 provocadas por estiagem.

Outros estados

Também nesta sexta-feira, a Sedec reconheceu situação de emergência em outras 15 cidades do País. Além dos cinco municípios potiguares, a Região Nordeste tem Caculé e Tanque Novo, na Bahia, e Canindé, no Ceará, atingidas pela estiagem.

Já na Região Sul, cinco cidades também registraram estiagem. São elas: Ametista do Sul, Cristal do Sul e Nonoai, no Rio Grande do Sul, Arabutã, em Santa Catarina, e Prudentópolis, no Paraná. Ainda no estado do Paraná, os municípios de Coronel Vivida e Enéas Marques estão em situação de emergência devido a chuva de granizo e Santa Mônica, por conta de vendaval.

No Amazonas, três cidades tiveram emergência reconhecida pelo Governo Federal por causa de inundações: Iranduba, Silves e Uarini. A cidade de Novo Cruzeiro, em Minas Gerais, também registrou inundações.

Ex-vereador Cícero Martins anuncia que vai sair do PP para não conviver com o ministro Fábio Faria, “um petista enrustido”

EX-VEREADOR POR NATAL,CÍCERO MARTINS ARRUMA AS MALAS PARA SAIR O DO PP E ALEGA QUE…
FÁBIO FARIA (ESQ) É PETISTA ENRUSTIDO, ALIADO DA GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA (DIR)

Como se diz no popular, o circo tá pegando fogo….

O presidente do Diretório Municipal do Partido Progressistas (PP) em Natal, ex-vereador Cícero Martins, anunciou que vai sair da legenda, que deverá ser a nova opção partidária do ministro Fábio Faria (PSD). Para Cícero, é impossível conviver na mesma legenda com Fabio Faria, que na sua opinião é “um petista enrustido”.

Martins lembra que Fábio Faria sempre foi aliado do PT e da governadora Fátima Bezerra, que se elegeu para o Senado com o apoio do ex-governador Robinson Faria e do próprio Fábio.

O ex-vereador natalense destacou ainda que na campanha de 2014 o então presidente Lula da Silva gravou vídeo pedindo votos para Robinson Faria.

Tem mais…

Em outro vídeo, Robinson diz que fez o programa de seu governo inspirado em Lula: “inspirado no senhor, inspirado na sua história, na sua vida, vamos fazer um governo pensando em governar para quem precisa”….

A metralhadora giratória de Cícero Martins, que agora é chefe de Gabinete do deputado estadual Coronel Azevedo (PSC), dispara também contra o vereador de Natal, Tércio Tinôco, a quem acusa de não cumprir promessa feita para um grupos de aliados, de que, se fosse eleito, três dos treze cargos do seu gabinete seriam destinados aos suplentes.

Cícero Martins deverá se filiar ao PSC.