SELO BLOG FM (4)

Categoria: maio 11, 2021

Plataforma digital sobre vacinação Covid-19 registra mais de 50 mil acessos em primeiro mês

FOTO: ALEX RÉGIS

A tecnologia tem sido uma aliada importante do cidadão que está em busca da vacinação contra a Covid-19 em Natal. Os números da plataforma Vacina Natal, desenvolvida pela Prefeitura e disponibilizada para a população com o objetivo de reduzir o tempo de espera nos pontos de imunização mostram a adesão em peso ao sistema. Nesse primeiro mês de operação, foram registrados 50.914 acessos e 155 mil sessões abertas. Em média, são 2000 acessos diários. A ferramenta pode ser acessada pelo link https://vacina.natal.rn.gov.br.

O hotsite apresenta todas as informações necessárias ao serviço de vacinação, das 7h30 até o final dos atendimentos, às 16h. É atualizado de hora em hora, diz qual é o público-alvo, os endereços dos pontos de vacinação (com mapa para acesso), horários, e se é a primeira ou a segunda dose, neste último especificando qual o tipo da vacina (CoronaVac ou Oxford/AstraZeneca).

Na plataforma, consta também o número de doses já aplicadas no município e o número de alimentos já arrecadados por meio da campanha Vacina Solidária, liderada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e que tem assistido muitas famílias em situação vulnerabilidade social e econômica. Até o momento, o vacinômetro registra 237.928 doses aplicadas e mais de sete toneladas de alimentos arrecadados.

A ferramenta digital também oferece informação sobre os locais que estão ofertando a Vacinação contra a Influenza (H1N1), uma campanha que acontece anualmente para proteger os grupos a que se destina. “A ideia com a ferramenta Vacina Natal é minimizar o tempo de espera das pessoas nos pontos de vacinação e evitar grandes aglomerações. Nosso objetivo é continuar aperfeiçoando a plataforma para oferecer ainda mais funcionalidade, comodidade, inovação e segurança aos usuários”, destaca o prefeito de Natal, Álvaro Dias.

Pontos de arrecadação e Horário da vacinação: 8h às 16h

Os postos de recebimento (drives) estão instalados no Shopping Via Direta, unidade da Universidade Potiguar (UnP) da avenida Roberto Freire, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arena das Dunas, Sesi da avenida Capitão-mor Gouveia, Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias. Já os de pedestres, no Shopping Via Direta, Nélio Dias, sede da OAB/RN, Sesi e UNP Roberto Freire.  A coleta dos alimentos ocorre enquanto durar a vacinação da população de Natal.

Em novo decreto, Governo do RN permitirá venda de bebidas alcoólicas e horário ampliado para bares e restaurantes

CAMPANHA EM DEFESA DO SETOR PRESSIONOU O GOVERNO PARA FLEXIBILIZAÇÃO DE MEDIDAS. FOTO: ILUSTRAÇÃO

Em novo decreto, que será publicado nesta quarta-feira, a governadora Fátima Bezerra (PT) deverá flexibilizar, de forma parcial, o funcionamento de bares e restaurantes em todo estado, inclusive com a venda de bebidas alcoólicas, em atendimento ao apelo do segmento em questão, que desde a semana passada mantém a campanha #SalveOTurismo, nas redes sociais, em defesa do setor.

Os estabelecimentos poderão funcionar até às 22 horas, com direito a estender o horário até as 22 horas, com direito à música a vivo. Os empresários do segmento de bares e restaurantes esperam que a governadora Fátima Bezerra amplie também a flexibilização os finais de semana, suspendendo o “toque de recolher”, seguindo todo o protocolo sanitário previsto em decretos anteriores.

A medida prevista em novo decreto deverá mitigar os impactos da pandemia em um segmento do setor de turismo que mais emprega no RN.

Portanto, as flexibilizações devem contemplar as seguintes alterações de restrição:

–  funcionamento de bares e restaurantes das 11 às 22h, com tolerância até às 23h para o fechamento;

– venda de bebidas alcoólicas nestes locais; e toque de recolher retirado nos domingos e feriados.

– Ampliação do funcionamento das atividades escolares;

– permissão de prática de esportes coletivos; liberação dos parques; e ampliação das atividades religiosas

Em relação às escolas estará autorizado o ensino híbrido para a rede privada e estadual, com aulas presenciais ou remotas – a depender dos pais. A exceção é para alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e para estudantes do 1º ano do ensino médio que, segundo o decreto, vão continuar apenas com ensino remoto.

A situação da rede estadual, no entanto, segue indefinida neste momento, já que a questão está na Justiça. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou uma decisão da Justiça do RN que determinava o retorno imediato das aulas presenciais no estado. O governo do RN, portanto, precisou revogar a autorização. A ação no STF foi protocolada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (Sinte/RN).

Segundo o vice-governador do estado, Antenor Roberto, há “um esforço para a construção de um plano de retomada das atividades da rede pública estadual, considerando as condições epidemiológicas e a luta para a data de vacinação dos professores e trabalhadores na rede de educação”. Segundo ele, há uma audiência de conciliação marcada para avançar na volta às aulas da rede estadual.

No último dia 5, o deputado estadual Tomba Faria afirmou não entender o motivo da proibição de bares e restaurantes venderem “uma taça de vinho, uma cerveja ou uma dose de uísque”, até mesmo durante o período de permissão de funcionamento até às 20 horas. Para o parlamentar, também não existe explicação para que os estabelecimentos funcionem só até às 20 horas e não até às 22 horas.

RN registra 174 casos confirmados de dengue em 2021; Sesap alerta para cuidados em período chuvoso

PASTA TAMBÉM PUBLICOU TAXA DE INCIDÊNCIA DA DOENÇA NO ESTADO E NÚMEROS DE CHIKUNGUNYA E DA ZIKA. FOTO: RAUL SANTANA

O Rio Grande do Norte registrou até o metade do mês de abril deste ano 174 casos confirmados de dengue em 2021. A doença teve, ao todo, 1.180 notificações das quais 488 foram descartadas. As demais são casos suspeitos.

Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e estão no informe epidemiológico das arboviroses divulgado nesta terça-feira (11). De acordo com a pasta, ninguém morreu da doença neste ano.

Segundo os dados da Sesap, a taxa de incidência da dengue é de 33,43 casos por 100 mil habitantes. A cidade com maior número de casos confirmado foi Natal, com 119. Mossoró foi a segunda com 18.

A pasta também divulgou os dados da chikungunya, que teve 72 casos confirmados neste mesmo período de 16 semanas. Ao todo, foram notificados 894 casos, sendo 112 casos descartados. A taxa de incidência é de de 25,33 casos para100 mil habitantes.

Em relação à zika, foram confirmados 11 casos de um total de 57 notificados. Desses, 22 foram descartados. A incidência é de 1,61 casos por 100 mil habitantes.

Um levantamento realizado pelo controle vetorial da secretaria em abril também aponta o índice de Infestação Predial – o indicador que mede o risco de adoecimento da população pelas doenças. Ao todo, 66 municípios potiguares estão em situação de risco (39,57%), 47 municípios estão em situação de alerta (28,14%), 8 municípios apresentam uma condição satisfatória (4,79%), e 46 municípios não realizaram ou ainda não enviaram as informações.

Cuidados

A Sesap também alertou para os perigos e os cuidados com o início do período chuvoso no Rio Grande do Norte e a população passando mais tempo nas próprias residências em decorrência da pandemia da Covid-19.

Segundo a pasta, a população desempenha um papel primordial no controle de vetorial do Aedes aegypti (que é o transmissor das três doenças) e, para isso, deve adotar alguns cuidados a fim de prevenir a proliferação do mosquito e evitar a transmissão das doenças. Entre as recomendações, estão:

  • Mantenha os quintais livres de possíveis criadouros do mosquito;
  • Esfregue com bucha as vasilhas ou reservatórios de água de seus animais;
  • Não coloque lixo em terrenos baldios;Mantenha a caixa d’água sempre tapada;
  • Observe vasos e pratinhos de plantas que acumulam água parada;
  • Fique atento aos locais que possam acumular água parada como bandeja de bebedouros e de geladeiras, ralos, pias e vasos sanitários sem uso;
  • Mantenha em local coberto pneus inservíveis e outros objetos que possam acumular água;
  • Não deixe acumular água em lajes e calhas, pois esses locais podem se tornar criadouros para o mosquito Aedes aegypti;
  • E receba a visita do agente de endemias e aproveite a oportunidade para tirar suas dúvidas.

As arboviroses urbanas apresentam diversos sinais clínicos semelhantes, dificultando a suspeita inicial pelo profissional de saúde e pode dificultar a adoção de manejo clínico adequado, predispondo à ocorrência de formas graves, podendo levar ao óbito.

Sendo assim, os profissionais de saúde devem estar atentos aos seguintes sintomas: febre alta (39º a 40ºC) de início abrupto e com duração de 2 a 7 dias, associada à cefaleia, fraqueza, dores musculares, dores nas articulações e dor ao redor dos olhos; manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira; anorexia, náuseas, vômitos e diarreia.

G1RN

Sede da Defesa Civil de Natal passa por medida preventiva de desinfectação contra a Covid-19

FOTO: DIVULGAÇÃO

A sede administrativa e operacional da Defesa Civil Municipal de Natal passou na manhã desta terça-feira (11), por ação completa de desinfectação para prevenir os servidores do contágio pelo novo coronavírus. A medida realizada pelo Comando Conjunto do Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha do Brasil (Comando do 3º Distrito Naval), Exército Brasileiro (7ª Brigada de Infantaria Motorizada) e Força Aérea Brasileira (ALA 10), foi efetivada por uma solicitação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes).

Os militares agiram com o processo de desinfectação em todos os cômodos do prédio que abriga a Defesa Civil Municipal, englobando os espaços dos serviços administrativos, alojamento, cozinha, banheiros, salas, despensa, corredores, como também a área externa de estacionamento onde ficam as viaturas operacionais de atendimento às ocorrências.

O trabalho de desinfectação foi efetivado em horário reservado, sem circulação de pessoas estranhas, no sentido de facilitar a condução da ação pelos militares na aplicação dos produtos químicos de forma segura. A Defesa Civil de Natal é uma das instituições da Prefeitura que continua atuando durante toda esse período de pandemia. Os agentes atendem cotidianamente chamadas da população em relação a riscos de incidentes e outros sinistros, além de manter equipe 24h agindo preventivamente monitorando áreas de riscos da cidade.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, lembrou que a medida preventiva de desinfectação vem ocorrendo em todas as instituições que compõem a Secretaria de Segurança de Natal. Antes da sede da Defesa Civil, foi realizado o mesmo serviço no prédio da Semdes, na sede da Guarda Municipal, na zona Norte e na Base Regional da Guarda, localizada na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim.

De acordo com informações da Marinha do Brasil, os militares empregados na missão de desinfecção são habilitados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), em Estágios de Capacitação ministrados pela Equipe de Resposta NBQR do Comando do 3º Distrito Naval.

Brasileiros que tomaram Coronavac podem ser barrados em outros países?

UNIÃO EUROPEIA INFORMOU QUE SÓ ACEITARÁ TURISTAS IMUNIZADOS COM VACINAS APROVADAS PELA PRÓPRIA AGÊNCIA REGULADORA. FOTO: ILUSTRAÇÃO

Depois de um ano cheio de restrições devido à pandemia de Covid-19, países que seguem um ritmo acelerado de vacinação começam a planejar a reabertura de suas fronteiras para turistas. A Comissão Europeia recomendou, na última semana, que os 27 países que compõem o bloco comecem a aceitar turistas totalmente vacinados, ou seja, que tenham recebido o esquema completo de vacinas.

A decisão, entretanto, só inclui pessoas que tenham sido imunizadas com uma das quatro vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) – equivalente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil. Até aqui a EMA só autorizou as vacinas Oxford/AstraZeneca, Pfizer/BioNTech, Johnson & Johnson e Moderna.

A liberação não se aplica, portanto, às pessoas vacinadas com a Coronavac, produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. O que pode atrasar os planos dos brasileiros que pretendem viajar para Itália, França ou Alemanha, por exemplo. A orientação também aumenta a polêmica sobre o chamado “passaporte da vacina”.

Para o médico sanitarista Claudio Maierovitch, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), apesar do tom discriminatório – apenas os países mais ricos estão tendo acesso amplo às vacinas contra Covid-19, a medida é compreensível. “Países que estão tentando controlar a transmissão do vírus não querem alguém de fora que possa ser um agente de contágio”, explica o ex-diretor presidente da Anvisa.

Autorização para a Coronavac

A restrição, entretanto, pode cair em breve. Na última terça-feira (4/5), o regulador de medicamentos da Europa informou que iniciou uma “revisão contínua em tempo real” da vacina da Sinovac, do laboratório chinês desenvolvedor da Coronavac. Esse tipo de análise de dados é feita para acelerar o processo de aprovação, permitindo que os pesquisadores enviem os resultados na medida em que eles estejam disponíveis.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também começou a revisar o relatório da Sinovac na última semana. Segundo especialistas da entidade, o imunizante é eficaz na prevenção da Covid-19 em adultos com menos de 60 anos, mas faltam ser enviados dados mais consistentes sobre o risco de efeitos adversos graves para que a vacina seja aprovada.

A decisão deve ser tomada ainda nesta semana. Maierovitch acredita que, com a aval da OMS à vacina, é provável que os imunizados com a Coronavac não tenham dificuldades para entrar no bloco europeu.

Lista vermelha

De qualquer maneira, os brasileiros ainda terão de esperar para encontrar as fronteiras abertas. O Brasil, por causa da situação atual da pandemia e da variante de Manaus, está em uma espécie de “lista vermelha” mundial, com a entrada de seus cidadãos vetada na maioria dos países. “O Brasil está simplesmente observando a doença acontecer e não faz nada para que a transmissão diminua. Enquanto estiver nessa situação, acho difícil sair da lista vermelha”, afirma Maierovitch.

Metrópoles

Médicos da Índia pedem para que pessoas do país não usem esterco bovino contra a Covid-19

PRÁTICA É LIGADA AO HINDUÍSMO E NÃO TEM NENHUMA EFICIÊNCIA PARA COMBATER O CORONAVÍRUS, ALÉM DE AUMENTAR O RISCO DE INFECÇÃO POR OUTRAS DOENÇAS. FOTO: REUTERS

Médicos na Índia se viram obrigados a alertar a população que espalhar estrume de vaca pelo corpo não protege contra a Covid-19 e que ainda há risco de contágio por outras doenças.

No estado de Gujarat, algumas pessoas têm ido a currais uma vez por semana para cobrir o corpo de esterco e urina de vaca, na esperança de que isso fortaleça a imunidade contra o coronavírus ou mesmo que possa ajudá-los a se recuperar da doença.

O coronavírus já infectou mais de 22,6 milhões de pessoas na Índia. Até agora, foram mais de 246 mil mortes notificadas oficialmente (os especialistas dizem que o número real pode ser até 10 vezes maior). Há falta de leitos hospitalares, oxigênio e remédios e, assim, muitos morrem sem tratamento.

A vaca no hinduísmo

A vaca é sagrada no hinduísmo. É um símbolo da vida e da terra. Durante séculos, os hindus usaram estrume de vaca em rituais religiosos. Eles acreditam que o material tem propriedades terapêuticas.

“Vemos até mesmo médicos aqui. A crença deles é que essa terapia melhora a imunidade e que eles podem atender os pacientes sem receio”, disse Gautam Manilal Borisa, um gerente de uma empresa farmacêutica.

Ele mesmo vai com frequência a uma escola de monges hindus para passar pelo banho de estrume.

Os participantes passam uma mistura de estrume e urina nos corpos e esperam secar. Eles se abraçam e fazem homenagens às vacas no recinto e também praticam yoga. Depois, eles se lavam com leite.

Médicos e cientistas na Índia e em outros países já avisaram que tratamentos sem eficácia podem levar a uma falsa sensação de segurança em relação à pandemia e piorar a situação epidemiológica.

O presidente da Associação Médica Indiana, o doutor J.A. Jayalal, afirmou que não há nenhuma comprovação científica de que estrume e urina de vaca fortalecem a imunidade contra a Covid-19.

“Há risco à saúde ao usar esses produtos. Doenças dos animais podem contaminar os humanos”, afirmou.

Além disso, há aglomeração de pessoas nesses rituais, o que vai contra as orientações mundiais de especialistas para evitar a disseminação da Covid.

G1

Democratização do sistema aumenta em 32% emissão de licenças e alvarás, aponta Semurb

FOTO: DIVULGAÇÃO

Apenas nos primeiros quatro meses deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) expediu 32% a mais de atos administrativos do que no mesmo período do ano passado. Os dados revelam que mesmo diante do cenário de pandemia e regime de trabalho híbrido, de janeiro a abril de 2021, foram expedidos 1.166 atos entre licenças, alvarás, certidões, autorizações e habite-se. Com destaque para a emissão do alvará de funcionamento provisório, licença que libera o início das atividades comerciais, que teve um salto de um terço a mais que em 2020.

Foram 316 alvarás de funcionamento provisório, 108 alvarás de funcionamento definitivo,137 alvarás de construção,135 certidões negativas de débito ambiental (CNDA’s) e 122 certidões diversas entre característica, demolição e de uso e ocupação. Além de 85 licenças de instalação, operação e simplificada, 66 habite-se, 65 autorizações entre urbanísticas, ambientais e de supressão, 123 dispensas de licenciamento e 9 consultas prévias.

Para o secretário da pasta, Thiago Mesquita, este incremento deve-se ao ambiente criado pela Semurb para facilitar a obtenção das licenças. “Os números são animadores e correspondem ao esforço que nós, enquanto Prefeitura do Natal, estamos fazendo para facilitar a vida dos empreendedores neste período de pandemia. E também o comprometimento da gestão na manutenção dos negócios e, principalmente, dos empregos”, ressalta.

A Semurb se adaptou durante a pandemia para manter seu funcionamento, disponibilizando atendimento virtual pelo “Semurb On-line” e priorizando a segurança de servidores e da população. Com vários serviços que podem ser acessados via site (www.natal.rn.gov.br/semurb) e todo o atendimento ao público feito pelo WhatsApp, e-mail e telefone.

E visando agilizar e democratizar o atendimento do licenciamento, por exemplo, adotou o recebimento de relatórios e laudos de vistorias, que possibilita ao empreendedor enviar as informações diretamente pelo sistema e aguardar em casa para receber sua licença. Outra facilidade foi a adesão ao sistema directa, que proporciona mais transparência e um melhor acompanhamento do contribuinte ao processo de licenciamento.

“Com a eficiência de um sistema eletrônico confiável e transparente a Semurb vem avançando em proporcionar um desenvolvimento ao município de Natal, e o mais importante, respeitando toda legislação ambiental e urbanística”, acrescenta Mesquita.

Além disso, foram prorrogadas automaticamente as validades das CNDA’s com datas de vencimento durante a situação de emergência no município. Como também das licenças dos alvarás (construção, reforma e/ou ampliação, demolição e de funcionamento), das licenças ambientais (prévia, instalação, operação e autorização), o que trouxe mais tranquilidade aos contribuintes, num momento de dificuldade para todos.

Projeto Vida Saudável promove grande campanha de atenção aos idosos

FOTO: DIVULGAÇÃO

O projeto Vida Saudável, organização sem fins lucrativos e voltado a promoção da qualidade de vida, lança uma grande campanha de atenção aos idosos para arrecadar donativos às instituições sociais que abrigam as pessoas da terceira idade.

A ideia da mobilização social surgiu a partir do agravamento da situação dos idosos gerada pela pandemia da Covid-19. “Esse é um momento delicado para todos, especialmente para os idosos que precisaram se manter no isolamento social. No caso das instituições que abrigam essas pessoas sabemos que a situação de abastecimento também está muito delicada; daí a importância de todos se engajarem nessa campanha que tem como objetivo promover a atenção ao idoso”, destaca a médica Cristiane Antonangelo, coordenadora do Vida Saudável.

 A campanha terá como ponto alto o 15 de junho, que é o Dia Contra a Violência ao Idoso.

Todo material arrecado, farináceos, fralda geriátrica, material de limpeza e de higiene pessoal, serão doados para cinco instituições de caridade.

As doações poderão ser feitas no DNA Center, da avenida Afonso Pena, farmácia Extrafarma, na avenida Jaguarari, Attivo Envelhecimento, no bairro do Tirol, e o Incor Natal, na avenida Miguel Castro.