SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 27, 2021

Publicada Lei Municipal que pune quem furar a fila da vacina contra a Covid

FOTO: MANOEL BARBOSA

Quem tentar “furar a fila” da vacinação contra a Covid-19, em Natal, terá que pagar multa. O prefeito Álvaro Dias sancionou a Lei nº 7.140 que determina a punição pecuniária para quem praticar o ato contra a saúde pública. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município – DOM, desta terça-feira (27). O valor da multa será definido, posteriormente, via Decreto.

A Lei determina a sanção de multa para os indivíduos que burlarem a sequência de vacinação dos grupos prioritários previstos no plano nacional e municipal de imunização contra a Covid-19.

A sanção não se aplica apenas aos indivíduos que praticam o “fura fila”. Está prevista punição ainda aos profissionais de rede pública municipal que administrem a dose do imunizante ou criem meios para que isso ocorra.

Além disso, a aplicação da multa não isenta os infratores das demais sanções previstas por outras leis no âmbito administrativo, cível e criminal.

A Lei sancionada considera, nestes casos, infração administrativa lesiva ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Covid-19 toda ação ou omissão, voluntária ou não, que viole regras jurídicas previstas nesta lei, nos regulamentos, protocolos e normas que se destinem à promoção, preservação e recuperação da saúde no combate à pandemia, relacionadas à ordem de prioridade de vacinação em Natal.

A medida assinada pelo prefeito Álvaro Dias e aprovada na Câmara Municipal, determina que os valores arrecadados com as multas deverão ser destinados ao sistema de saúde pública no Município do Natal, podendo ser usados para aquisição de vacinas, materiais de expediente, remédios e equipamentos.

Os servidores ou qualquer cidadão que detectarem a fraude ou tentativa de fraude contra a ordem prioritária estabelecida para a vacinação, deverão imediatamente comunicar o fato à Secretaria Municipal de Saúde, a quem competirá adotar as diligências necessárias para a abertura de processo administrativo e encaminhamento dos nomes dos envolvidos para o Ministério Público.

A SMS poderá, conforme a necessidade, solicitar a cooperação da Polícia Militar, bem como da Polícia Civil, em casos de flagrante ou qualquer situação que se concretize como fraude ou tentativa de fraude contra a ordem prioritária estabelecida para a vacinação, inclusive para evitar a concretização do ato fraudador.

As infrações administrativas serão apuradas, processadas e decididas em processo administrativo próprio, no âmbito da SMS, assegurado o direito à ampla defesa, ao contraditório e ao devido processo legal.

A SMS tem prazo de cinco dias para comunicar ao Ministério Público todos os casos de fraude ou tentativa de fraude contra a ordem prioritária estabelecida para a vacinação, independentemente do processo administrativo.

Emprega Mais: SENAI-RN inicia qualificação de centenas de profissionais para Guararapes

FOTO: DIVULGAÇÃO

O SENAI-RN iniciou, na manhã desta segunda-feira (26), as duas primeiras turmas do curso de Costureiro Industrial do Vestuário na empresa Guararapes, através do programa Emprega Mais. São 200 alunos, que serão capacitados através do Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta.

Para o diretor regional do SENAI-RN, Emerson da Cunha Batista, esta é uma oportunidade única para os profissionais e também para a indústria. “Temos aqui pessoas que podem futuramente estar trabalhando nesta empresa inclusive em cargo de gerência. Esta é uma oportunidade e cabe e vocês agarrarem ou não”, disse na abertura.

O diretor executivo industrial da Guararapes, Jairo Amorim, foi quem deu as boas-vindas aos futuros profissionais da costura. “Esta parceria aqui é muito bem-vinda porque realmente forma profissionais e com isso há chance realmente deles crescerem e se desenvolverem”, disse.

Além disso, o diretor demonstrou otimismo quando ao futuro. “Nós temos aqui uma grande oportunidade. O grupo [Guararapes] é muito grande. A gente acredita neste Brasil, no Rio Grande do Norte e o nosso plano é de crescimento. As lojas Riachuelo crescem e nós vamos precisar muito de mão de obra que possa gerar produtos que alimentam as mais de 330 lojas que nós temos em todo o país”, finalizou.

Lançado em fevereiro, o Emprega Mais é uma iniciativa do SENAI e do Ministério da Economia para promover qualificação e inserção profissional. O programa oferece vouchers gratuitos para empregados e desempregados para qualificar os trabalhadores, buscando alinhar as necessidades das empresas com oportunidades de qualificação e intermediação de mão de obra. A expectativa é que ao final do curso os novos profissionais sejam contratados.

Os alunos estão instalados em um galpão de costura na fábrica da Guararapes, localizada no Distrito Industrial de Extremoz. Divididos em duas turmas, uma no período matutino e outra no vespertino, com três professoras e três auxiliares. O curso tem duração de 240h e deve ser encerrado no final do primeiro semestre de 2021.

Governo do RN atende pleito da Fecomércio e prorroga pagamento do IPVA 2021 para setor turístico

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Um alívio para o setor do turismo foi anunciado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (27). A partir de um pleito da Fecomércio Rio Grande do Norte, por meio da sua Câmara Empresarial do Turismo, foi prorrogado o prazo de pagamento do IPVA para os estabelecimentos do setor turístico do estado.

O decreto nº 30.528 autoriza a Secretaria de Estado da Tributação (SET) modificar o calendário de pagamento do IPVA 2021 de veículos utilizados por bares, restaurantes e estabelecimentos similares e bufês, hotéis, agências de viagens e operadores turísticos.

“Esse foi um da série de pleitos que entregamos e pedimos ao Governo do Estado que fossem atendidos. São ações que vão ajudar a diminuir um pouco do impacto causado pela pandemia da Covid-19 para os estabelecimentos do setor do turismo, que está sofrendo a duras penas para se reerguer”, comentou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Desde o início do período pandêmico, a Fecomércio Rio Grande do Norte apresentou pleitos para minimizar os efeitos da crise nos setores do Comércio, Serviços e Turismo para o Governo do Estado e prefeituras.

Curso para gestantes do Sesc RN está com inscrições abertas até maio

PÚBLICO-ALVO SÃO PAPAIS E MAMÃES DE PRIMEIRA VIAGEM QUE TERÃO CONTEÚDO EM VÍDEO PELO CANAL DO YOUTUBE DO SESC. FOTO: DIVULGAÇÃO

Com intuito de ajudar os papais e mamães de primeira viagem, o Serviço Social do Comércio do RN (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, oferece o curso para gestantes, em formato on-line, entre os dias 24 e 28 de maio. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 21 de maio, pelo whatsapp (84) 99165 7689.

Para efetivar a inscrição, os interessados devem realizar o pagamento da taxa no valor de R$ 10, por meio de transferência bancária, com envio do comprovante. O valor arrecadado com a matrícula será destinado à compra de leite pelo Programa Mesa Brasil, e que será doado para instituições carentes.

O modelo virtual acontece em decorrência da pandemia da Covid-19, com vídeos enviados por links do Youtube do Sesc RN. Os especialistas convidados abordarão temas como: os tipos de parto, o primeiro banho do bebê, nutrição e atividade física, entre outros. 

Serviço:

  • O quê? Curso On-line para Gestantes
  • Onde? Youtube do Sesc RN com link para convidados
  • Quando? 24 a 28 de maio, das 18h às 19h
  • Inscrições? (84) 99165 7689 – Whatsapp
  • Taxa: R$ 10 (valor será revertido ao programa Mesa Brasil para compra de leite)
  • Transferência bancária
  • Banco do Brasil. Ag. 2874-6, C/C: 133326-7.
  • CNPJ: 03.591.097/0012-03

VÍDEO: Vereador abre caixão com facão para “provar” que idoso não morreu por Covid

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um vereador da cidade de Santa Bárbara do Leste, em Minas Gerais, chocou seus conterrâneos neste domingo (25) após utiliza um facão para abrir o caixão onde estava o corpo de um idoso de 92 anos, que morreu após apresentar sintomas da Covid-19. William Faria, do Partido dos Trabalhadores (PT), alega que o homem não morreu por covid e sim por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ele filmou o ato e publicou nas redes sociais.

No vídeo, o vereador afirma que o idoso merecia um funeral digno, e não ser sepultado em um caixão lacrado envolvido em plásticos. Após a repercussão das imagens nas redes sociais, policiais civis tiveram passaram a investigar o vereador por crime de Infração de Medida Sanitária Preventiva (Art. 268 do Código Penal)

De acordo com a Polícia Civil, o motivo de o atestado de óbito atribuir a causa da morte à síndrome respiratória e não por Covid-19, se deve à espera do resultado do exame RT-PCR, que vai determinar se a COVID-19 foi a causadora da SRAG.

A Prefeitura de Santa Bárbara do Leste lamentou o fato e informou que a violação do caixão é de total responsabilidade do vereador. “Ele chamou ao cemitério uma representante da Vigilância Sanitária que ficou sem ação diante do fato, pois, quando chegou ao local, o caixão já havia sido aberto”, explicou a prefeitura por meio de nota.

Já o presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste, Altair Nunes Ferreira (MDB), também criticou a ação e adiantou que o vereador será ouvido por uma Comissão Parlamentar de Inquérito. “Tão logo esse processo seja instaurado, daremos mais informações sobre esse lamentável evento.”

O Estado de Minas

Deputada Natália Bonavides denuncia ao Ministério Público o despejo de lixo em praias do RN

FOTO: CLEIA VIANA

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) entrou com representação no Ministério Público do Rio Grande Grande do Norte, ontem (26), para que seja investigada a origem do lixo que está chegando em diversas praias nos últimos dias, trazidos pelas correntes marítimas. Segundo informações, desde o dia 21 de abril de 2021, a chegada de lixo no litoral sul do Rio Grande do Norte passou a ser observada. Até sexta-feira, 23 de abril, autoridades e voluntários já recolheram toneladas de lixo nas praias de Nísia Floresta.

“Denunciamos esse dano ambiental e esperamos que a investigação seja iniciada. É urgente! Além disso, exigimos que o Governo Federal não seja omisso como foi no derramamento de óleo no Nordeste, que afetou milhares de famílias”, destacou a parlamentar.

Segundo reportagem publicada na Agência de Reportagem Saiba Mais, o problema não é novo, é a quantidade e a regularidade o que deixou os moradores ainda mais preocupados. Entre o lixo recolhido, foram encontrados potes e copos plásticos, sapatos e até mesmo lixo hospitalar, como seringas e ampolas de sangue.

Na representação, a parlamentar solicita que “que sejam tomadas as providências pertinentes com o intuito de apurar a responsabilidade pelos fatos narrados, bem como as medidas voltadas à devida responsabilização no âmbito civil, criminal e administrativo, nos termos da lei, além da reparação dos danos ambientais causados”.

Emprotur realiza capacitação com Operadora BWT e atinge público máximo

FOTO: REPRODUÇÃO

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa de Promoção Turística do Estado (Emprotur), promoveu nesta terça-feira (27) mais uma capacitação virtual, desta vez com a Operadora BWT.

Com o objetivo de preparar os agentes para a retomada do turismo potiguar, a ação contou com um público de 100 agentes de viagens, dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais e Amazonas.

Devido ao grande sucesso e capacidade total da sala atingida, foi marcada uma nova capacitação já para essa sexta-feira (30), às 10h.

CAPACITAÇÃO BRT

Na semana passada foi realizada capacitação com a Operadora BRT, contemplando também 100 agentes de viagens.

Mãe de Gabriel Medina tira nome do filho da biografia do Instagram

SIMONE MEDINA APAGOU NOME DO PRIMOGÊNITO E SÓ DEIXOU ‘MÃE DA SOPHIA MEDINA’; APÓS REPERCUSSÃO, MATRIARCA DELETOU TUDO. FOTO: REPRODUÇÃO

Simone Medina, mãe de Gabriel Medina, virou assunto nas redes sociais, nesta terça-feira (27). Isso porque, a empresária apagou o nome do filho do perfil da biografia dela do Instagram.

Simone deixou apenas o nome da filha caçula: “mãe de Sophia Medina”. Diante da repercussão, ela deletou tudo e deixou o espaço em branco.

A mudança aconteceu em meio à polêmica da família, que segundo a colunista do R7, Keila Jimenez, cortou relações com a família e rompeu com o padrasto, que era treinador dele há 15 anos, após o casamento com Yasmin. Ainda de acordo com a jornalista, a modelo teria sido considerada “controladora” e “mandona”.

R7