SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 26, 2021

Primeira superlua de 2021 acontece nesta segunda-feira

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Na noite de segunda (26/4) para terça-feira (27/4), você poderá observar o raro fenômeno da superlua, que acontece quando esse satélite natural ocupa a posição de maior proximidade com a Terra – o perigeu.

Apresentando-se aproximadamente 15% maior e com cerca de 30% a mais de luminosidade, o fenômeno torna-se especial quando coincide com a fase cheia, fazendo com que a lua seja percebida com tamanho muito superior ao normal.

De acordo com a NASA, a lua estará cheia na segunda-feira (26), às 23h32.

Cientificamente, as interpretações sobre o que se qualifica como superlua podem variar, mas geralmente há de duas a quatro luas que atingem o limiar – com base na distância entre a lua e a Terra – em um determinado ano.

Lua Rosa, a origem

Esta superlua será a segunda lua cheia mais próxima do ano, de acordo com a EarthSky. E embora seja chamada de lua rosa, ela não é realmente de uma cor diferente.

Esta lua recebe o nome das flores rosas do início da primavera da planta Phlox subulata, também chamada de “rosa musgo”, nativa do leste da América do Norte.

Tribos de nativos americanos nos Estados Unidos têm seus próprios nomes para a lua, de acordo com o Planetário da Washington University.

Muitos desses nomes também estão associados aos sinais da primavera, incluindo o derretimento da neve e o retorno dos gansos após sua jornada para o sul no inverno.

A tribo Cherokee da Costa Leste a chama de “kawohni” ou “lua das flores”, e a tribo Creek do Sudeste se refere a ela como “tasahcee-rakko” ou “grande lua primaveril”.

Existem também várias celebrações religiosas que se alinham com esta lua, de acordo com a NASA.

Para os cristãos orientais, esta é a lua cheia antes da Páscoa, chamada de lua pascal. O Cristianismo oriental marca a Páscoa no domingo, 2 de maio. Para os hindus, é Hanuman Jayanti, a celebração do nascimento do Senhor Hanuman. Para os budistas, é Bak Poya, que marca a visita do Buda ao Sri Lanka para resolver uma disputa entre chefes, evitando uma guerra.

Esta lua cheia também está perto do meio do mês sagrado do Ramadã, que os muçulmanos observam em homenagem à revelação do Alcorão.

Condições para observar o fenômeno

O fenômeno é mais bem observado em regiões afastadas das grandes cidades, longe da poluição e luminosidade, e em locais onde a posição da lua esteja o máximo possível ao horizonte, o que faz com que o satélite pareça ainda maior. O uso de telescópios é indicado para uma observação mais detalhada das montanhas e crateras lunares, mas o fenômeno pode ser perfeitamente percebido a olho nu.

Hardcore

Comissão da Câmara de Natal aprova projeto que torna bares e restaurantes atividades essenciais

FOTO: PIXABAY

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal aprovou, em reunião desta segunda-feira (26), o projeto de lei que reconhece como essencial, no âmbito do município, a atividade econômica exercida por restaurantes e estabelecimentos similares. O PL é de autoria do vereador Aldo Clemente (PDT).

O projeto garante que, sendo essencial, em caso de calamidade pública ou estado de emergência, haja um protocolo diferente para fechamento e abertura desses serviços. Uma emenda da vereadora Ana Paula (PL), garante a prerrogativa do Poder Executivo flexibilizar a abertura dessas atividades.

“Pensamos também no respeito à vida para o Município reorganizar o funcionamento dessas atividades quando a ocupação de leitos chegar a 80%, garantindo uma abertura responsável”, argumentou a vereadora. O vereador Preto Aquino (PSD), que também subscreveu a matéria, decidiu retirar uma emenda de sua autoria que permitia a venda de bebidas alcoólicas no balcão ou delivery, uma vez que já há decisão judicial contemplando essa medida.

Defesa Civil interdita e monitora trecho do calçadão da Praia do Meio afetado por ressaca

FOTO: SECOM

Agentes da Defesa Civil Municipal estão monitorando a área do calçadão da Praia do Meio que foi atingida por uma ressaca do mar durante o fim de semana. A primeira medida tomada pela Defesa Civil foi isolar completamente o local afetado no sentido de evitar que pedestres circulem no trecho que ficou comprometido, cedendo parte da calçada de alvenaria.

De acordo com laudo de interdição de área emitido pela Defesa Civil de Natal, o local afetado fica situado no trecho entre os quiosques de números dois e três do calçadão. No isolamento foram utilizadas fitas de demarcação, redes de impedimento de acesso às pessoas, além de adesivos taxativos com mensagem de interdição e perigo na área.

Procedimentos

Os técnicos da Defesa Civil responsáveis pela vistoria do local identificaram destruição parcial do calçadão e comprometimento de estrutura. O laudo com todas as informações referentes ao fato já foi encaminhado a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov) para tratar dos procedimentos de conserto do trecho. Enquanto a obra de restauração não inicia, a Defesa Civil vai continuar monitorando o setor no intuito de manter a sinalização de interdição sempre visível, acompanhar a possibilidade de evolução do sinistro, como também evitar o acesso das pessoas ao local.

Para solicitar a intervenção da Defesa Civil Municipal o cidadão pode ligar para o número 190, no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde há agentes para direcionar a ocorrência para as equipes de plantão. A Defesa Civil Municipal atua com foco em ações preventivas, de socorro e de assistência em casos de desastres naturais com intuito de evitar ou minimizar danos à população.

SMS utiliza as 5 mil doses da Coronavac e aguarda chegada de novo lote para retomar imunização

FOTO: ALEX RÉGIS

Conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, em virtude do quantitativo de doses recebidas a SMS Natal só iria vacinar as pessoas que tomaram a primeira dose de Coronavac até o dia 27 de março. Durante o fim de semana, a capital potiguar aplicou 4.514 doses da Coronavac, das 5 mil doses recebidas no último sábado. Houve ainda uma perda de 136 doses.

Esta perda se deu pelo fato dos frascos que devem conter 10 doses e só tinham nove. Todo esse quantitativo será notificado no site da Anvisa e no RN Mais Vacinas.  As 350 doses que a SMS-Natal possui em estoque foram destinadas para a vacinação da segunda dose dos idosos acamados.

Remessas

A Prefeitura de Natal recebeu no sábado (24), 5 mil doses da vacina Coronavac e as utilizou no final de semana. Dessas, 2.110 doses foram da remessa do Ministério da Saúde e 2.890 da reserva técnica do Estado. A Secretaria de Saúde de Natal disponibilizou dois pontos de vacinação neste fim de semana para atender o público que tomou a primeira dose da Coronavac até o dia 27 de março.

A SMS-Natal aguarda o envio de novas doses pelo Ministério da Saúde para retomar a vacinação da segunda dose da Coronavac. O Ministério da Saúde, inclusive, tem admitido dificuldade no fornecimento de vacinas para a segunda dose da Coronavac. Os estados de AL, AP, PB, PE e SP, também limitaram a imunização por falta de doses.

Nesta segunda-feira (26), a SMS-Natal iniciou a vacinação dos idosos de 61 anos e mais em seis pontos de vacinação e 35 drives, com vacina da Oxford.

Mossoró suspende aplicação da segunda dose da Coronavac por falta de vacina

PREFEITURA INFORMOU QUE VACINAÇÃO COM A CORONAVAC SERÁ RETOMADA ASSIM QUE O MUNICÍPIO RECEBER NOVAS DOSES. FOTO: ILUSTRAÇÃO

A Prefeitura de Mossoró suspendeu nesta segunda (26) a aplicação da segunda dose da Coronac por falta de vacinas.

Segundo a Coordenação de Imunização do município, Mossoró aplicou todas as vacinas que recebeu destinadas à segunda dose da coronavac, seguindo as notas técnicas do ministério da saúde.

“O município está usando as doses conforme a nota técnica do Ministério da Saúde. Infelizmente, o quantitativo de doses que está vindo devido à falta de insumos por parte do butantan está sendo insuficiente”, disse Etevaldo de Lima, coordenador de imunização de Mossoró.

A aposentada Jucileide Mara, de 67 anos, tentou se vacinar no domingo (25), mas foi informada de que deveria retornar nesta segunda. Ao chegar na unidade de saúde foi informada que as doses acabaram. “Cheguei ontem e já tinha acabado e me disseram que voltasse hoje bem cedo. Cheguei antes do posto abrir e a notícia que a gente recebeu aqui é que não tem mais a vacina”, disse.

Segundo o município, pelo menos três mil pessoas não vão tomar a segunda dose da vacina dentro do prazo. A prefeitura aguarda a chegada de mais doses de Cornavac pra retomar a aplicação.

Enquanto isso, o município segue vacinando os idosos a partir de 60 anos e pessoas com problemas renais crônicos com as doses da vacina de Oxford.

G1RN

PRF prende dois condutores sob influência de álcool na região do Seridó

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, na noite desse domingo, nas cidades de Caicó e Jardim do Seridó, dois homens, com idades de 57 e 26 anos, que dirigiam sob efeito de álcool e que ainda se envolveram em acidente de trânsito.

Por volta das 18h30, policiais rodoviários federais foram acionados para atendimento de um acidente, no km 98 da BR 427, em Caicó/RN, quando perceberam que um dos condutores, envolvido no acidente que deixou duas vítimas com lesões leves, estava visivelmente alcoolizado. Ao ser abordado, o motorista de uma Hilux foi convidado a realizar o teste de bafômetro que resultou em 0,84 mg/l (miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões).

Em jardim do Seridó/RN, no km 66 da BR 427, uma equipe PRF foi acionada para atendimento de colisão com uma vítima leve. Chegando ao local, a equipe percebeu que o condutor de um I30, um homem de 26 anos, apresentava sinais de embriaguez, sendo realizado teste de etilômetro que resultou em 0,73 mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.

As duas ocorrências foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil de Caicó/RN.

Pecado Capital: MPF pede condenação do ex-deputado Gilson Moura por desvio de recursos

ABSOLVIDO PELA JUSTIÇA FEDERAL NO RIO GRANDE DO NORTE, ELE SERÁ JULGADO AGORA PELO TRF DA 5ª REGIÃO, NO RECIFE (PE). FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

O Ministério Público Federal (MPF) emitiu parecer favorável à condenação do ex-deputado estadual Francisco Gilson de Moura, por improbidade administrativa, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). Acusado de desviar recursos públicos do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem/RN), ele foi absolvido pela 4ª Vara da Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JF/RN), e o MPF, em 1ª instância, recorreu da sentença.

Em 2008, o Ipem/RN promoveu uma licitação destinada à realização de reformas estruturais no seu edifício-sede, com verba do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que resultou na contratação da L&D Prestadora de Serviço Ltda.. A investigação, realizada por meio da chamada “Operação Pecado Capital”, apontou ter havido fraude no processo, causando um prejuízo de cerca de 140 mil reais aos cofres públicos, em valores históricos, em decorrência de superfaturamento estimado em 180% e pagamento por obras imprestáveis, extremamente precárias, perigosas e insalubres. O então deputado estadual Gilson Moura é apontado pelo MPF como autor intelectual da fraude e principal beneficiário dos recursos desviados.

Na ação de improbidade, o MPF relatou que o esquema teve participação dos servidores do Ipem/RN Rychardson de Macedo Bernardo (diretor-geral do órgão), Aécio Aluízio Fernandes (coordenador financeiro), Adriano Flávio Cardoso Nogueira (diretor administrativo e membro da Comissão Permanente de Licitação – CPL), Daniel Vale Bezerra (chefe da assessoria jurídica), Maria do Socorro Freitas (coordenadora operacional interina e presidente da CPL) e Rosângela Frassinete Ramalho (servidora pública efetiva e membro da CPL), bem como dos particulares Lamark Bezerra de Araújo e Deusete Fernandes de Araújo (sócios administradores da L&D Prestadora de Serviço Ltda.) e Carlos Macílio Simão da Silva (contador da empresa).

Embora vários dos envolvidos na empreitada criminosa tenham afirmado, em delações premiadas, que os recursos desviados destinavam-se, em sua maior parte, a Gilson Moura, a JF/RN absolveu o ex-deputado. “Não há, neste processo, nada que possa ligar o demandado Francisco Gilson de Moura com a fraude à licitação objeto desta Ação de Improbidade, além de suposições não demonstradas por evidências”, diz a sentença.

No parecer apresentado ao TRF5 – que julgará o recurso –, o MPF ressaltou que diversas provas indicam que Gilson Moura liderava a organização criminosa, atuando por meio de Rychardson Bernardo, que agia conforme as ordens do então deputado estadual, responsável por sua indicação política ao cargo de diretor-geral do Ipem/RN. O esquema de desvio de recursos públicos que eles operavam não se restringiu às verbas que deveriam ter sido empregadas na reforma da sede do Ipem/RN. Extratos bancários anexados ao processo demonstram que Gilson Moura recebeu diversos pagamentos feitos por Rychardson Bernardo, destinando parte desse dinheiro a sua campanha eleitoral na disputa do cargo de prefeito de Parnamirim (RN), em 2008.

Outras ações – Esta não é a única ação proposta pelo MPF contra Gilson Moura por irregularidades relacionadas à gestão do Ipem/RN. Ele responde a outros processos – inclusive no âmbito criminal – decorrentes da Operação Pecado Capital, e chegou a ser condenado a 30 anos de prisão, em um deles, em 2017.

Com patrocínio garantido, Unimed/Aero mantém projeto para próxima temporada

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Rio Grande do Norte terá presença em mais uma edição da maior competição do voleibol nacional, a Superliga. A Unimed prosseguiu com o contrato de patrocínio e o Aeroclube vai manter na ativa o time de vôlei masculino. “O patrocínio da equipe de vôlei vai até o fim deste ano. A Unimed Natal entende a importância do apoio e do incentivo ao esporte de forma que já estamos negociando uma nova renovação”, disse Rafael Flôres, Superintendente de Mercado da Unimed Natal.

O projeto do vôlei de alto rendimento começou em 2020, com a formação da equipe para a disputa, pela primeira vez na história, da Superliga C. O retorno foi imediato. Já na primeira temporada, o Unimed/Aero foi o campeão da competição, garantindo acesso à Superliga B.

O clube se reforçou, trouxe nomes de peso nas quadras, como o técnico Alessandro Fadul e os jogadores Marlon, Fábio Paes e Pedro Cardoso. O resultado foi uma disputa acirrada entre clubes já tradicionais, e a chegada à semifinal da Superliga. O time foi eliminado pelo JF Volei/MG, que terminou com o título, invicto. Mas conquistou a permanência na série B do vôlei.

“Colocamos o RN no cenário nacional do esporte de alto rendimento. E mostramos potencial para permanecermos lá”, comemora o gestor esportivo do Aeroclube, Matheus Moreira. Agora, o clube começa a negociar as renovações e contratações para a próxima temporada, e avalia a possibilidade de disputar algum Estadual na região Sudeste, para que a equipe tenha ritmo de jogo.