SELO BLOG FM (4)

Categoria: abril 21, 2021

Centrais do cidadão reabrem segunda para atendimento exclusivo do ITEP

FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma portaria do governo do Rio Grande do Norte autorizou a abertura das unidades das Centrais do Cidadão para o funcionamento exclusivo dos serviços do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) relativos à confecção da Carteira de Identidade/Registro Geral (RG), a partir do dia 26 de abril de 2021. A medida foi assinada em conjunto com as secretarias estaduais de Administração (Sead) e Saúde (Sesap), além do Itep, levando em consideração a necessidade de retomada do serviço.

O atendimento para agendamento do cidadão acontecerá, exclusivamente, mediante acesso digital realizado na plataforma virtual das Centrais do Cidadão constantes no site http://www.centraldocidadao.rn.gov.br.

A portaria pontua, também, que o intervalo de tempo entre os agendamentos será ampliado de 10 minutos para 15 minutos, de forma a evitar aglomerações na área interna das Centrais do Cidadão.

O agendamento deve ser realizado, obrigatoriamente, no nome do usuário.  Não podem acessar o espaço interno das Centrais do Cidadão pessoas que não estejam com agendamento para o respectivo dia de atendimento, excetuando-se: gestores e servidores do Itep que estejam a trabalho; gestores e servidores da Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão (CODACI) da Sead em função de suas atividades; e crianças acompanhadas de seus responsáveis legais e acompanhantes de pessoas com necessidades especiais.

A fiscalização de aglomerações dentro das unidades ficará por conta dos gerentes e supervisores dos locais.

Veja horário de funcionamento nas unidades

O horário de funcionamento das Centrais do Cidadão para o funcionamento do Itep ocorrerá da seguinte forma:

I – Central do Cidadão da Zona Norte de Natal: das 09h às 18h;

II – Central do Cidadão da Zona Sul de Natal: das 09h às 18h;

III – Central do Cidadão de Parnamirim: das 08h às 18h;

IV – Demais Centrais do Cidadão: das 07h às 13h.

Tribuna do Norte

“O governo do RN está incomodado achando que Álvaro será candidato em 2022”, afirma secretário

SECRETÁRIO DE SAÚDE GEORGE ANTUNES CONCEDEU ENTREVISTA A 98 FM. FOTO: DIVULGAÇÃO

O secretário municipal de Saúde, George Antunes, disse que o prefeito Álvaro Dias (PSDB) está “incomodando” o Governo do Estado devido as especulações de que o mesmo poderá ser candidato a governadora em 2022. Essa seria, na opinião do secretário, o motivo para a crise instalada no debate sobre a vacinação na capital potiguar.

Em entrevista ao Repórter 98, na rádio 98 FM, nesta terça-feira (20), George Antunes disse que a motivação para o Governo criticar o sistema de imunização adotado pela Prefeitura seria “político”.

“Um município que se saiu bem no combate a pandemia incomoda. Tem o componente político. Tem pessoas incomodadas achando que Álvaro será candidato a governador e já querem detonar a partir de agora. É uma discussão política que não cabe”, disse o gestor.

Assista abaixo.

Com informações do Portal Grande Ponto e 98 FM

Mossoró ultrapassa 400 mortes por Covid-19

CIDADE É A SEGUNDA COM MAIS ÓBITOS REGISTRADOS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA NO RIO GRANDE DO NORTE. FOTO: HUGO ANDRADE

O município de Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, ultrapassou a marca de 400 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a cidade chegou na terça-feira (20) a 409 óbitos pela doença, sendo a segunda com maior registro no estado. Nesta semana, Natal ultrapassou as 2 mil mortes.

Mortes e casos de Covid nas cidades do Rio Grande do Norte

Uma das vítimas mais recentes do vírus na cidade foi o estudante de educação física Tiago Fernandes do Nascimento, de 32 anos de idade, que também era professor de handebol de uma escola. Ele perdeu a batalha para a Covid-19 na segunda-feira (19), justamente o dia em que a cidade rompeu a marca dos 400 óbitos. A morte do rapaz causou comoção na cidade.

“Ele era uma pessoa muito dedicada, prestativa, com características que vão ficar marcadas em todos nós. Ele contagiava a todos. Tive a oportunidade de tê-lo como aluno no curso de educação física. Ele tinha um futuro brilhante”, disse emocionado Humberto Jefferson de Medeiros, que foi professor de Tiago.

A primeira morte por Covid-19 em Mossoró aconteceu há mais de um ano, no dia 28 de março de 2020. O professor da UERN, Luiz di Souza, de 61 anos, foi também a primeira vítima da doença em todo o Rio Grande do Norte.

O município tem 17.738 casos confirmados da doença e uma taxa de letalidade de 2,31% – a média nacional é de 2,34%.

Depois de Natal e Mossoró, os municípios com mais mortes registradas por Covid-19 são Parnamirim (382) e São Gonçalo do Amarante (170).

Abril com mortes

Este mês de abril já é considerado um dos mais letais da pandemia no município, registrando 59 mortes até a terça-feira (20): são quase três óbitos por dia. Em todo mês de março, foram 50 mortes.

O número, até o momento, só é menor no município do que o do mês de junho do ano passado, quando 69 pessoas morreram de Covid-19 em Mossoró.

A alta média de óbitos acontece num período crítico para o sistema de saúde. Desde março, a taxa de ocupação dos leitos de UTI ultrapassa os 80% na Região Oeste, atingindo a lotação máxima em vários momentos.

“A gente recebe com tristeza o nome de cada pessoa que está internada e vem a morrer. Mossoró precisa muito do apoio da população para que a gente consiga diminuir esses índices”, afirmou a secretária de saúde de Mossoró, Morgana Dantas.

G1RN

Covid: Natal zera fila de espera por leito de UTI nesta quarta-feira, comemora Álvaro Dias

FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

O prefeito de Natal Álvaro Dias(PSDB), usou suas redes sociais para anuncia uma boa notícias aos natalenses. A fila de espera por leitos de UTI zerada em Natal.

“Com os 51 novos leitos de UTI que abrimos e os novos hospitais de campanha, estamos hoje com mais leitos disponíveis do que a demanda de pacientes. Na região metropolitana, temos agora 29 leitos críticos livres para 19 pacientes na lista de espera”.

“É desumano Estado reter 10 mil doses de Coronavac armazenadas”, diz secretário

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Governo do Estado ainda não respondeu a Prefeitura de Natal se enviará mais doses da Coronavac para o município, retirando os imunizantes da reserva técnica mantida pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). O fato foi criticado pelo secretário municipal de Saúde, George Antunes.

“É desumano o Estado reter 10 mil doses de Coronavac”, disse o secretário em entrevista concedida nessa terça-feira (20) ao programa Repórter 98, na rádio 98 FM. Assista ao trecho acima.

Portal Grande Ponto

Prefeitura do Natal propõe ao Governo zerar impostos para setor de transporte

FOTO: ALEX RÉGIS

A Prefeitura de Natal encaminhou nesta segunda-feira (19) ao Governo do Estado a proposta de zerar a alíquota de ICMS para as empresas de transporte público. Na semana passada, o prefeito Álvaro Dias já havia apresentado medida semelhante, só que em relação ao Imposto Sobre Serviços (ISS), que é de abrangência municipal. Antes, já havia sido aprovada — também por iniciativa da Prefeitura e com aprovação da Câmara Municipal — a redução de 50% na cobrança do ISS ao segmento.

Por meio do ofício 454/2021, do seu Gabinete, o prefeito Álvaro Dias formalizou nesta segunda-feira à governadora Fátima Bezerra a proposta de que o Governo do Estado também zere o ICMS do sistema. “Tal ação auxiliaria não apenas o Município do Natal a manter sua operação, mas todas as cidades do Estado que possuem sistema de transporte público coletivo, assim como esse próprio Governo, que é gerenciador do transporte coletivo intermunicipal”, aponta o prefeito no documento remetido à governadora.

Na semana passada, durante reunião de conciliação coordenada pelo juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho, também para tratar sobre o sistema de transporte público de Natal, o prefeito Álvaro Dias já propusera o incentivo fiscal para o segmento.

“Estamos em um momento crítico, enfrentando muitas dificuldades e uma pandemia avassaladora que está comprometendo muito nossas receitas. É preciso existir uma solidariedade entre os entes para pagar essa conta de forma conjunta e melhorar a oferta do serviço à população. Estamos nos comprometendo a zerar o ISS e esperamos que o Governo do Estado faça o mesmo em relação ao ICMS. Essa medida, inclusive, vai ajudar também aos municípios da região metropolitana e cidades maiores, como Mossoró. A Prefeitura de Natal tem todo o interesse em resolver essa questão, já deu claras demonstrações disso e espera que as nossas propostas sejam acatadas”, destacou Álvaro, naquela ocasião.

O sistema de transporte público em Natal vem funcionando nos últimos anos com desequilíbrio financeiro, quadro que se agravou desde o início da pandemia, no ano passado. As empresas alegam não ter como aumentar a frota sem ter a contrapartida financeira para colocar mais ônibus nas ruas.

PT cogita Márcio França como vice de Lula em 2022 para ampliar base de apoio

LIDERANÇAS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, INCLUINDO O EX-PRESIDENTE, SE REUNIRAM COM NOMES DO PSB DE FRANÇA EM REUNIÃO VIRTUAL. FOTO: DIVULGAÇÃO

Buscando se reaproximar do PSB , dirigentes do PT e o ex-presidente Lula debateram nesta semana, em reunião virtual com líderes da legenda de centro-esquerda, possíveis alianças para as eleições de 2022 . Segundo a colunista da Folha de S.Paulo Mônica Bergamo, é ventilada inclusive a possibilidade de o ex-governador de São Paulo, Márcio França , ser vice de Lula no ano que vem.

Aliado do PT durante as gestões Lula e o início do governo Dilma, o PSB se distanciou nos últimos anos e, nacionalmente, alianças pontuais foram sendo rompidas; pensando nisso, o PT buscou a reunião para pensar em possibilidades de reatar essa relação, sugerindo até mesmo a vice-presidência.

Oposição ao governo Bolsonaro com menos veemência que o PT, o PSB é mais um partido de centro que tende a apoiar outra candidatura em 2022 que não a do atual presidente. O PT busca, com essa reaproximação, evitar que a sigla se junte a uma eventual “terceira via” que fuja de Lula e Bolsonaro.

São Paulo, Pernambuco e aliança nacional entre PT e PSB

Outra possibilidade levantada na reunião foi a de o PSB apoiar uma chapa com Fernando Haddad e Marta Suplicy no governo do estado de São Paulo e receber o apoio para lançar França ao Senado. A ideia, no entanto, não entusiasmou o próprio França, que preferiria concorrer novamente a governador.

Uma aliança nacional com o PSB permitiria “reconciliação” entre as legendas em Pernambuco, que durou vários mandatos, mas foi interrompida em 2020, quando os primos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) se enfrentaram no segundo turno e trocaram ataques na corrida eleitoral pela prefeitura do Recife.

Possível entrave para a aliança é a vontade de Lula de ter um empresário como vice, repetindo o que foi feito com José Alencar em 2002. O petista acredita que adotar a tática novamente seria um bom caminho para derrotar o bolsonarismo.

iG

Governo do RN propõe pagar folha atrasada em 2022 e terminar 13º de 2018 em 2021

FOTO: ILUSTRAÇÃO

A situação financeira do Governo do Estado com a pandemia de Covid-19 pode gerar problemas financeiros para os servidores. O Governo do Estado se comprometeu a terminar de pagar o décimo terceiro salário de 2018 ainda em 2021 e sugeriu que vai quitar a folha de dezembro/18 somente em 2022. As informações foram divulgadas pelo SINTE/RN.

A dívida, deixada pela gestão Robinson Faria, foi o tema da audiência virtual entre o Fórum Estadual dos Servidores e o Executivo Estadual. O encontro aconteceu na manhã dessa segunda-feira (19) e contou com a participação de dirigentes do SINTE/RN.

A dívida foi o tema da audiência virtual entre o Fórum Estadual dos Servidores e o Executivo Estadual

De acordo com o prometido pelo Governo, em maio e novembro deste ano o 13º de 2018 será totalmente pago. Ainda não se sabe se por faixa ou percentual salarial. Até agora receberam o décimo de 2018 os servidores públicos que ganham até 3.500 reais.

Sobre a folha relativa ao mês de dezembro de 2018, os secretários disseram que, por ora, o Estado não tem dinheiro em caixa para honrar este compromisso. Sinalizaram que talvez somente em 2022 os trabalhadores colocarão no bolso esse dinheiro.

Por sua vez, o SINTE, ao lado dos outros sindicatos, defendeu que as duas folhas devem ser quitadas ainda em 2021. Uma nova audiência deverá acontecer em 04 de maio. Ficou acordado que o Governo, aberto ao diálogo, vai esperar o Fórum sugerir uma proposta para o décimo de 2018.

Tribuna do Norte